As boinas são populares há séculos. Podem ser combinadas com vestidos, casacos ou macacões. Esses acessórios de cabeça são usados por todos, de crianças a homens. Este artigo explica como fazer uma boina de tecido com suas próprias mãos e quais materiais são necessários para isso.
O que há de bom nas boinas
Os chapéus podem ser usados em qualquer estação, realçando perfeitamente o formato do rosto. Fáceis de costurar e decorar, tornar-se-ão uma peça indispensável do guarda-roupa. Podem ser usados com casacos, jaquetas ou ternos. Uma boina de tricô feita à mão realçará a individualidade do look.

Por exemplo, na França, as mulheres usam toucados para diferentes ocasiões. Tanto para férias quanto para passeios do dia a dia. Eles podem complementar ternos de negócios ou vestidos de noite. E as crianças, em geral, não podem ficar sem este acessório. Ele protege perfeitamente do sol ou da chuva leve, e não deixa entrar correntes de ar.
Escolhendo o tecido
Os produtos são feitos de tecidos rígidos que mantêm bem o formato e são fáceis de cuidar. O molde para uma boina de tecido é retirado da internet ou de revistas de costura. Esses produtos podem ser costurados para bonecas, para que as meninas possam brincar de fashionistas. É aconselhável usar tecidos de alta qualidade, pois terão um preço alto. Materiais baratos podem se deteriorar rapidamente, esfarelar ou formar muitas bolinhas.
Para opções de inverno, é melhor comprar drapeados, pois são bastante densos. O feltro é adequado para o outono-primavera, e para o verão, você pode usar malhas leves comuns com forro.
boina de feltro
Os chapéus de feltro são a melhor escolha, pois, devido à sua rigidez, eles seguram bem a textura dos produtos.

O toucado de feltro fica lindo, mas respirável, o que é essencial no outono. É aconselhável fazer um toucado de feltro seguindo este padrão: é necessário fazer um fundo duplo para não inserir um forro adicional, o que simplifica o processo de trabalho. O feltro de alta qualidade não se desfaz, mas é aconselhável adicionar uma margem de 1 cm. O fundo é feito de um pedaço inteiro de tecido. Após a conclusão do trabalho, você pode decorar com flores ou bordados.
O mesmo método pode ser usado para fazer uma boina de lã. Produtos de feltro podem ser usados em qualquer época do ano. Mas é preferível usá-los na primavera ou no outono, pois protegem muito bem do vento, o que é muito importante.
Boina feita de drapeado
Boinas feitas de drapeado feito à mão são muito densas, podem ser feitas sem forro, o que agiliza o processo de trabalho.

Até mesmo uma artesã iniciante pode fazer uma boina drapeada; para isso, é preciso usar um molde. O tecido drapeado é fácil de cuidar, então não há necessidade de chulear as bordas, o que facilitará o trabalho. Você também precisa deixar uma margem de cerca de 1 cm. Para costurar, use as dimensões exatas da cabeça - o tecido não é elástico. Você pode costurar uma boina drapeada com a parte inferior sólida ou dividida em segmentos. Na segunda opção, o toucado ficará mais luxuoso e bonito, mas o tempo de trabalho aumentará.
Os gorros de lã são usados com mais frequência por homens. Podem ser usados para complementar um terno e podem ter protetores de orelha para torná-los mais confortáveis de usar no inverno. Esses gorros eram muito populares na década de 1940, e nenhum homem saía de casa sem um, pois isso era considerado desrespeitoso com os outros.
boina de pele
Para criar uma boina de pele, você precisa de um molde sem prateleira. O corte clássico da caxemira é usado:
A base deve ter muitos segmentos para criar pétalas estreitas na boina.
Em peles, o pelo deve ser direcionado para uma direção e ter um forro. É usado apenas no inverno, em geadas leves.

Como fazer um molde e costurar uma boina com suas próprias mãos
Fazer uma boina com as próprias mãos é bem fácil. O molde de uma boina de tecido para mulheres começa com as medidas. Veja abaixo como costurar uma boina de tricô.
Tirando medidas
Antes de começar a trabalhar, você precisa tirar as medidas da sua cabeça. Para saber qual o tamanho da boina a ser costurada, você precisará de uma fita métrica e enrolá-la na parte mais larga do crânio. Esse tamanho será a medida do toucado.
Ao comprar chapéus, você também pode usar medidas. Ao tirar as medidas, não aperte demais a fita métrica, caso contrário, o produto não ficará bem ajustado.
Ao costurar, é aconselhável lembrar da presença de um forro, principalmente em produtos com viseira.

Ferramentas para o trabalho
Conjunto clássico de ferramentas de costura:
- Tesoura;
- Tecido (cortina natural, feltro, pele);
- Agulhas e linhas;
- Padrões e medidas;
- Máquina de costura (opcional).
Tecnologia de costura
Fazer o trabalho sozinha será um pouco difícil para costureiras iniciantes.
Todos os elementos devem ser costurados sem ajuste. Se houver um ajuste pequeno, o produto pode ficar enviesado. Em produtos redondos, a presença de um ajuste é sentida nitidamente, o que pode alterar o volume do toucado.
Todos os elementos precisam ser varridos e experimentados constantemente.

Para fazer uma costura redonda de maneira uniforme, as margens acabadas devem ser cortadas, cortadas nos cantos, sem tocar na costura de conexão, a uma distância de 2 cm uma da outra.
As costuras na parte externa da boina não podem ser passadas a ferro. Só é permitido passá-la a vapor, sobrepondo-a a algo, para dar-lhe forma.
Para alisar costuras redondas, é aconselhável usar um bloco especial e passar cuidadosamente as costuras.
Em vez de uma fita de viés, é aconselhável usar fita de viés para finalizar a borda do produto. Esse tipo de acabamento é muito mais fácil de aplicar na boina, a costura não fica saliente e, o mais importante, você pode usar uma fita de viés comprada. Ao costurar a fita, não a puxe com muita força, pois o toucado pode encolher.

O consumo de material para costurar o produto é pequeno, mas é melhor calcular a quantidade necessária com antecedência e levar uma reserva. Para calcular, você precisa dispor o molde sobre todo o tecido, levando em consideração as margens.
Se você tiver um cocar antigo, pode usar um molde dele usando costuras de cópia. Para um resultado mais preciso, você pode desmontar completamente o cocar e usar os elementos passados como molde.
Nós processamos as bordas
A faixa de cabeça do produto é costurada na parte inferior da lateral. Esta é uma etapa importante, pois é necessário conectar três camadas de tecido, incluindo um elemento lateral e dois elementos da faixa de cabeça. O forro é colocado dentro do produto, alinhando as bordas. Elas precisam ser costuradas 3 mm para dentro e a faixa de cabeça costurada com o tecido do forro.

Como os elementos são redondos, recomenda-se franzir um pouco o material ou formar pequenas cunhas. Após costurar esses elementos, é necessário fazer uma linha na parte da frente, usando linhas no tom do produto. Não há necessidade de decorar o produto, mas, se desejar, você pode adicionar um broche.
Atenção! Seguindo o esboço de 4 elementos, você pode fazer uma boina de pele. Neste caso, as folgas serão de cerca de 2 cm. Você precisa se basear no comprimento e na espessura do tecido. Alguns alfaiates fazem produtos com malhas velhas e usadas. Nesse caso, um forro é necessário.
Se for necessário fazer um forro, a largura de todos os elementos é aumentada em 10 mm. Além disso, durante o processo de trabalho, você pode alterar o tamanho de qualquer peça para obter uma boina com um estilo original.

Em seguida, antes de costurar as laterais e a parte inferior, é necessário verificar o ajuste. Se os elementos tiverem comprimentos diferentes, o material estará franzido ou dobrado.
A lavagem das peças é necessária apenas à mão. A temperatura ideal da água é de cerca de 30 graus. Primeiro, é aconselhável mergulhar a peça na água por 7 minutos para remover o excesso de sujeira. A lavagem em si é feita com uma escova macia. Após a lavagem, enxágue várias vezes para remover todo o sabão. É estritamente proibido apertar ou torcer a peça, caso contrário, ela formará muitas dobras. É melhor secá-la em uma toalha grossa e modelá-la com um vaporizador.

Na hora de lavar, é melhor usar uma solução de sabão ou sabão em pó líquido. Produtos infantis devem ser lavados com produtos especiais para crianças.
Portanto, fazer uma boina com as próprias mãos é um processo bastante complexo. Artesãs iniciantes devem assistir a várias master classes para se familiarizarem com a frente de trabalho. O melhor tecido para um toucado é o drapeado. Ele não amassa, mantém o formato e é resistente ao desgaste.




