A máquina de costura classe 1022 ainda é popular entre proprietários de produções médias e pequenas. Unidades antigas ainda funcionam e são capazes de processar materiais muito densos. A diferença entre máquinas de diferentes modificações não é muito grande. Mas cada uma delas ainda faz sucesso em maior ou menor grau.
- Características técnicas da máquina de costura classe 1022
- Estrutura e funcionamento da máquina de costura classe 1022
- Instruções de operação para máquina de costura classe 1022
- Ajuste de tensão, linhas superior e inferior
- Procedimento operacional para máquina de costura classe 1022
- Fazer e consertar sapatos, costurar com as próprias mãos
- Reparo e ajuste de máquina de costura classe 1022 - substituição de lançadeira
- Configurando os parâmetros de operação da lançadeira e da agulha
- Manutenção e lubrificação da máquina de costura classe 22
- Lista de falhas típicas
- Por que uma máquina de costura de classe 22 é considerada melhor que uma 1022M
Características técnicas da máquina de costura classe 1022
A máquina de costura da classe 1022 pertence à categoria de dispositivos para uso industrial. Ela é capaz de processar couro, tecidos para casacos e realizar operações complexas que os profissionais usam na criação de roupas.

As características técnicas diferem significativamente das dos modelos domésticos. A máquina 1022 produz 4.000 pontos por minuto com um comprimento de 4,5 mm. O calcador é elevado em 8 milímetros. O tecido que a máquina pode processar não deve ter mais de 5 milímetros de espessura. São utilizados fios de seda e algodão. A máquina pesa até 95 quilos. A potência da unidade é de até 0,25 kW. Independentemente do ano de fabricação, unidades mais antigas são mais populares.

Estrutura e funcionamento da máquina de costura classe 1022
De acordo com a descrição no manual, os principais são o cilindro e os mecanismos de controle. São fornecidos um interruptor e um pedal. Há um local para instalação de carretéis, linhas e um coletor de óleo. A vantagem da máquina é que há um compartimento para tesouras, linhas, agulhas, um furador e outros dispositivos. O material é alimentado de dentro para fora, e uma alavanca é usada para mudar a direção.
O uso da máquina é simplificado pela presença de rolamentos deslizantes na luva. Há um puxa-fio e uma barra de agulha na frente. O volante está localizado na borda. O calcador pressiona o tecido contra a chapa da agulha. Há uma alavanca auxiliar para isso. O ajuste manual não está excluído.

Instruções de operação para máquina de costura classe 1022
As instruções contêm regras para iniciantes e lembretes para costureiras experientes. O que é recomendado lembrar:
- gire o volante somente na direção indicada;
- deixe sempre o tecido sob o calcador;
- não puxe o material enquanto a máquina estiver funcionando;
- costure somente com uma bobina corretamente enfiada;
- remova periodicamente a sujeira, monitore a quantidade de lubrificante;
- utilize somente agulhas aprovadas e selecione-as de acordo com o tipo de tecido;
- monitorar a tensão da correia.
Não viole a sequência de enchimento e operação do dispositivo. O não cumprimento das condições de operação levará a uma falha rápida.
Importante! Existem modificações do 1022M, que são destinadas a fazer bordas em tecidos médios e pesados.

Ajuste de tensão, linhas superior e inferior
O ajuste da tensão da máquina é feito de acordo com o mesmo esquema. Se a linha superior for ajustada incorretamente, as linhas ficarão irregulares e feias. Para reduzir a tensão, gire o regulador até a marca de diminuição. É importante verificar periodicamente a qualidade das linhas à medida que elas diminuem. É importante que a linha inferior não seja visível de cima. Se o defeito não desaparecer, ele será corrigido.
Para verificar o nível da tensão inferior, você precisa pendurar a lançadeira pela linha, que não deve se desenrolar. Caso contrário, ela se soltará.
Importante! Para ajustes, é recomendável ter sempre em mãos uma chave de fenda que será utilizada somente na máquina.

Procedimento operacional para máquina de costura classe 1022
O reabastecimento e a preparação para o trabalho exigem o cumprimento das regras. Como proceder:
- Ligue a unidade pressionando "Iniciar".
- Pressione o pedal.
- Faça uma linha de até 50 centímetros com um traço inverso.
- Desligue o dispositivo.
- Levante a pata.
- Remover material.
- Corte os fios.

Recomenda-se utilizar uma lâmpada de LED para iluminar o ambiente, pois ela não distorce as tonalidades dos materiais.
É importante monitorar periodicamente a qualidade da costura e dos pontos. E, se necessário, ajustar a tensão, inclusive da agulha.

Fazer e consertar sapatos, costurar com as próprias mãos
O dispositivo é adequado para costurar tecidos pesados e pode trabalhar suavemente até mesmo com couro grosso. Portanto, dispositivos desta classe são frequentemente usados para consertar calçados feitos de materiais macios. Em casa, não é recomendado recorrer a esse método de operação periodicamente. Isso é fácil de explicar, pois máquinas industriais não podem ser reabastecidas com óleo, como as domésticas. E as lançadeiras em produção são trocadas, na melhor das hipóteses, uma vez por ano, ou até com mais frequência. Em casa, isso não é possível. Também não é recomendado tentar consertar e ajustar mecanismos complexos por conta própria.
Importante! Uma unidade industrial deve ser reparada por um especialista.

Reparo e ajuste de máquina de costura classe 1022 - substituição de lançadeira
A finalidade dos modelos da classe 1022 não é a mesma dos eletrodomésticos. Portanto, os reparos em casa podem ser complicados. Para substituir a lançadeira, o mestre remove o pé, a placa e o motor do material. Em seguida, remove a agulha e inclina a parte principal do dispositivo. Em seguida, retira a tampa e a bobina.
Em seguida, o especialista solta dois parafusos e gira o volante. O próximo passo é girar a lançadeira até que a trava de segurança seja abaixada, o porta-bobina e remover a lançadeira. Em seguida, instala um novo mecanismo. Após retornar todas as peças à posição desejada, o mestre verifica a operacionalidade, a qualidade dos pontos, ou seja, verifica a qualidade do seu trabalho.

Configurando os parâmetros de operação da lançadeira e da agulha
Após a instalação, é necessário reajustar os parâmetros de funcionamento dos mecanismos. É necessário posicionar o pino do porta-bobina, mantendo uma folga de 0,5 mm. A distância do pino ao suporte deve ser de meio milímetro, e é necessário verificar a tensão da linha; o indicador não deve ser superior a 60 g. É necessário um parafuso para o ajuste.

Em seguida, instale a bobina no suporte e abaixe o cabeçote da máquina, seguindo as regras. O último passo é instalar o motor de tecido e a chapa da agulha.

Manutenção e lubrificação da máquina de costura classe 22
O reparo e a lubrificação periódica das peças garantem o bom funcionamento e a produção de produtos de alta qualidade. Além disso, é necessário limpar os mecanismos de sujeira e resíduos de tecido. Sem óleo, a máquina faz muito barulho. Acima de tudo, preste atenção à parte inferior. É importante aplicar óleo para que ele não entre em contato com o tecido posteriormente, pois será extremamente difícil removê-lo. A substância é fácil de distribuir com uma seringa médica.
Para tratar engrenagens, compre graxa de grafite. Não é recomendado aplicar graxa de pavio, pois sua eficácia pode ser questionável. Na produção, a unidade de costura 22 é tratada uma vez a cada 30 dias, desde que a operação não seja diária.
Importante! O principal parâmetro a ser considerado na hora de comprar um modelo doméstico é a potência.
Para processar a máquina 1022, é necessário remover a tampa superior e usar óleo de costura. É extremamente difícil chegar à unidade desejada, o que é a principal desvantagem desta variação.

Lista de falhas típicas
Máquinas industriais podem funcionar corretamente por muito tempo. Mas, às vezes, pequenas falhas precisam ser reparadas. Elas são causadas principalmente por operação inadequada. A desvantagem dessas unidades de costura é a dificuldade de encontrar peças de reposição.
A quebra da linha geralmente ocorre devido à seleção de material de baixa qualidade. Se isso acontecer, você também precisa verificar a tensão e, em seguida, afrouxá-la. As linhas também se deterioram devido a agulhas de baixa qualidade. Para evitar problemas, é necessário substituir a chapa da agulha sempre que possível e também polir as rebarbas que causam a quebra da linha.
Importante! Não deve haver nós nas linhas, pois eles são a causa de costura de má qualidade.
Às vezes, costuras ruins são causadas por más condições da superfície de trabalho, dentes cegos, agulhas ruins e materiais de costura inadequados. Hoje em dia, a quebra dessas máquinas antigas pode se tornar um problema significativo, e peças de reposição de qualidade são raras.

Por que uma máquina de costura de classe 22 é considerada melhor que uma 1022M
A máquina de costura 1022M é inferior aos modelos da 22ª série. Ela pode trabalhar com couro, jeans áspero e lona com alta qualidade e sem falhas. Os dispositivos da 1022 apresentam poucas diferenças em relação a modelos similares. Entre as vantagens, destaca-se um design mais moderno. No entanto, são inferiores à 22ª série em termos de ruído. A 22ª série não emite ruído devido ao uso de buchas.

As máquinas industriais são divididas em várias classes. Pequenas produções ainda utilizam os dispositivos 1022, 22 e 1022M. Eles não são muito diferentes e funcionam corretamente. A dificuldade pode estar na configuração. As máquinas da classe 22 produzem um ruído confortável para o ouvido, mas é relativamente difícil preenchê-las.




