As máquinas de costura Podolsk são consideradas domésticas e tiveram um bom desempenho durante a era soviética. Hoje, estão obsoletas, mas há artesãos que continuam a usá-las. Para entender a questão, vale a pena considerar a história, os tipos de modelos, as principais características e os tipos comuns de avarias.
História
A máquina de costura Podolsk tem uma história rica. No século XX, os modelos Singer eram vendidos ativamente. A empresa Podolsk também produzia seus próprios modelos, mas inicialmente eles não tinham grande demanda. Em 1994, foi possível fechar um importante contrato com a empresa Singer. Nessa época, já havia três modelos populares.

Tipos e características
Entre as máquinas de costura mais comuns "Podolsk" estão os seguintes modelos do catálogo:
- "Podolsk 2m".
- "Podolsk 132".
- "Podolsk 142".

São famosos por seu alto desempenho e pelos melhores materiais. Oferecem lubrificação leve e ajuste preciso. As seguintes características são importantes:
- comprimento do ponto;
- dimensões;
- peso da máquina;
- dimensões da plataforma;
- apresentação de material;
- tipo volante.
"Podolsk 2m"
Esta é uma máquina ideal para costura doméstica. Trabalha com tecidos de lã e seda. Os produtos são duráveis e as quebras são extremamente raras.
Especificações:
- plataforma 371 x 178 mm;
- comprimento do ponto 4 mm;
- execução - manual;
- peso do dispositivo 11,5 kg;
- velocidade máxima 1200.
Após analisar as instruções gerais, fica claro que o volante gira em uma direção. Para não se confundir com o dispositivo de transporte, não desmonte completamente o kit. Recomenda-se colocar o pé na posição aberta.
Atenção! É proibido instalar qualquer objeto no elemento de enrolamento da linha. Pode ser um carretel de linha ou um pedaço de tecido.

O modelo é adequado para costurar com ponto de dois fios. Para fazer um ponto, são utilizadas não apenas a agulha, a lançadeira, mas também o estica-fio. As bobinas estão disponíveis em diferentes opções. Há elementos com e sem tampas.
O princípio de enrolamento deve ser considerado separadamente. O elemento principal neste processo é a bobina. Ela gira devido ao mecanismo de dobradiça. Não é necessário fazer esforços significativos, o principal é observar a tensão da linha.
Importante! Um erro comum cometido por iniciantes é não soltar totalmente o volante. Ele deve estar aberto para minimizar o desgaste das peças.

"Podolsk 132"
A peculiaridade desta máquina reside nos seguintes parâmetros:
- voltagem 220 volts;
- agulhas números 70-110;
- comprimento do ponto 4 mm;
- tamanho da cabeça 290 x 178 x 412 mm;
- frequência máxima 1000 revoluções;
- tamanho do pé 4,5 mm;
- largura do ziguezague 5 mm.

Ao usar uma máquina de costura, o volante não deve ser girado na direção oposta. Se for necessário mover o tecido, isso deve ser feito apenas na agulha. A cabeça deve ser abaixada. Iniciantes frequentemente tentam empurrar o tecido à força. Como resultado, a agulha quebra e precisa ser substituída.
O produto acompanha agulhas, escovas, lâmpadas, um passador de linha e pés adicionais. Por motivos de segurança, é importante monitorar a capacidade de manutenção dos cabos de alimentação. Se a lâmpada falhar, a peça deve ser substituída. Antes deste procedimento, o plugue é removido.
Conselho! Ao trabalhar, não mantenha as mãos perto das partes móveis da máquina.

Um problema comum é a quebra da lançadeira. A correia precisa ser ajustada periodicamente. Para começar a trabalhar, é melhor ler as instruções e verificar as unidades principais. Existem recursos para passar a linha superior, pois é necessário ajustar o calcador.
O carretel de linha é instalado na parte superior. Se precisar ser substituído, é importante remover a caixa da bobina. A maneira mais fácil de fazer uma linha reta é ajustar seu comprimento e direção. O regulador com dentes está localizado na lateral da máquina.

"Podolsk 142"
A máquina doméstica apresentada é adequada para uso doméstico. É usada em tecidos sintéticos, de lã e algodão. Você pode fazer pontos retos ou em zigue-zague.

Especificações:
- comprimento do ponto 4 mm;
- extensão da manga 170 mm;
- elevação do pé 6 mm;
- dimensões do gabinete 570 x 430 x 780 mm;
- peso 39 kg.
O produto vem com um conjunto de agulhas, um alfinete, uma lâmpada e um manual. Para se preparar para o trabalho, vale a pena verificar o corpo e inspecionar as unidades principais. Devido às características de design, o parafuso de fricção frequentemente sofre. O volante ou a bobina podem falhar. Faz sentido ajustar a tensão do pé durante o trabalho.

Configurando a máquina de costura "Podolsk"
A máquina de costura manual "Podolsk" é fácil de configurar, você só precisa conhecer um pouco o aparelho.
Nós principais:
- ficar em pé,
- reguladores,
- fixações,
- guia de linha,
- pata,
- dirigir,
- placa,
- mesa de cabeceira,
- motor de tecido,
- bobina,
- trava do volante,
- capa de capa,
- alavanca.

Durante a configuração, é necessário seguir as regras. O regulador está depurado, é necessário consultar as instruções. Os modelos modernos têm rodas, mas aqui tudo é feito manualmente. As peças devem ser reorganizadas, levando em consideração o deslocamento da mola. É assim que o enrolamento e a bobina são ajustados. Um plano para o avanço da linha é fornecido:
- curvatura das orelhas,
- liberação do regulador,
- puxar alavanca,
- apertando as orelhas.
Para apertar a rosca, você terá que usar vários mecanismos no painel. Sem ferramenta, são usados um parafuso e uma lançadeira. O elemento não pode ser usado sem uma arruela, pois ela afeta o parafuso. O teste no material ocorre após o afrouxamento da rosca.

Importante! Se os laços estiverem visíveis, significa que você exagerou na pressão.
É bom que os nós não sejam palpáveis. Os mecanismos com patas são ajustados separadamente. Um mecanismo de mola é usado dentro do corpo. O regulador permite ajustar sua tensão. Durante o processo, é necessário encontrar o meio-termo. Para isso, a convergência é ajustada, é necessário criar pressão mínima na placa. Se você exagerar, a costura se deslocará e não ficará bonita.
As causas mais comuns de avarias em automóveis
As máquinas de costura Podolsk quebram por vários motivos:
- quebra de fio,
- quebra de agulha,
- falha do enrolador,
- deformação da bobina.
Se considerarmos a quebra da linha, ela ocorre devido à má qualidade do material. A passagem da linha deve ser feita de acordo com as instruções. Se a mola dentro da bobina enfraquecer, será necessário trocá-la. Às vezes, o problema está no parafuso pequeno. Há serrilhas na extremidade, que não devem ser retificadas.

Quando se observa um ponto ruim, os especialistas culpam o regulador, sendo necessário levá-lo para conserto. Se a arruela do regulador saltar, ocorre um enrolamento irregular da linha. O avanço inadequado no tecido ocorre por vários motivos. Pode ser uma cremalheira ou uma barra. O mecanismo não pressiona o material ou o pressiona demais.
Acima, analisamos as máquinas de costura Podolsk, que têm uma história rica. Existem modelos interessantes, você pode se familiarizar com as características. Há também características de configuração da máquina, é necessário conhecer as causas comuns de avarias.




