Com a ajuda de lantejoulas, você pode criar decorações espetaculares para trajes festivos ou discretas para roupas casuais do dia a dia. Esses brilhos estão disponíveis em vários tipos e cores. Criar padrões dá trabalho, mas o resultado valerá a pena. Antes de começar a trabalhar, você precisa descobrir como costurar lantejoulas corretamente.
- O que são lantejoulas
- Que tipos de lantejoulas existem?
- Características de costura
- Materiais e ferramentas que você precisará para bordado de lantejoulas
- Costurando lantejoulas passo a passo
- Costure as lantejoulas com ponto fechado
- Costura contínua
- Ponto invisível
- Carreira decorativa com ponto atrás
- Bordado de lantejoulas "escamas de peixe"
- Como costurar lantejoulas à mão
O que são lantejoulas
Traduzido do francês, "lantejoulas" significa "grãos de areia dourados". Antigamente, eram feitas de metais preciosos, o que tornava seu uso bastante caro. Tentativas foram feitas para criar análogos baratos a partir de gelatina. No entanto, era quase impossível usar tais lantejoulas. Em um ambiente quente, esse material começava a derreter, o que prejudicava a aparência das fashionistas.

No final do século XIX, o plástico foi inventado. Lantejoulas de celuloide entraram em uso. A popularidade desse tipo de joia não diminuiu até hoje.
Hoje, esses pequenos detalhes brilhantes são feitos de papel metalizado ou plástico. Lantejoulas são costuradas através de um pequeno furo no meio. Elas podem ser costuradas sobre uma base de tecido ou malha.
Você pode conectar glitter não apenas com linhas e agulhas, mas também fazer um padrão de crochê.

Este material ganhou popularidade devido às seguintes vantagens:
- Variedade de cores e formas.
- Preço baixo e ampla disponibilidade.
- Aprender a costurar lantejoulas não é difícil. Para fazer isso bem, você não precisa de nenhum equipamento adicional.
- Lantejoulas são leves. Elas quase não pesam nas roupas, mesmo com estampas grandes.
- Lantejoulas podem ser usadas separadamente ou em combinação com vários elementos decorativos, por exemplo, em roupas, chapéus de feltro e como acessórios.
- Essas decorações oferecem grandes possibilidades pictóricas. Com a ajuda delas, você pode criar quadros ou composições complexas.
- O uso de lantejoulas continua sendo uma tendência de moda há muitos anos.

Observe! Este material decorativo é usado para criar broches, melhorar a aparência de sapatos, bolsas, itens de decoração para casa, acessórios diversos, etc.
Antes de costurar lantejoulas no tecido à mão, você precisa aprender a fazer isso corretamente.
Que tipos de lantejoulas existem?
Na maioria das vezes, as lantejoulas são redondas, mas também podem ser usadas formas quadradas, ovais, em forma de estrela ou outras, há aquelas com superfície plana, côncavas ou convexas, bem como aquelas com propriedades holográficas.

Características de costura
Para criar padrões duráveis e bonitos, as seguintes características das lantejoulas devem ser levadas em consideração durante o trabalho:
- Os detalhes devem ser fixados com segurança à roupa ou a um chapéu. É importante lembrar que, quando usados, estarão sujeitos a impactos mecânicos e devem resistir a eles. Eles não só devem ter boa fixação, como também não devem se mover do lugar e não podem tombar. Existe um tipo especial de glitter móvel projetado para obter um efeito especial.
- Geralmente, várias lantejoulas são presas a um fio. A fixação das pontas deste fio deve ser especialmente segura.
- O fio da urdidura não deve ceder. A tensão cria o arranjo necessário dos detalhes do padrão. Ao mesmo tempo, você precisa garantir que o material não estique.
- O uso de glitter vai embelezar um vestido de noite. Em um look casual, uma estampa luxuosa pode parecer fora de lugar.
- Lantejoulas foscas ficarão melhores em agasalhos.
- Altas temperaturas destroem o glitter. Portanto, o tecido deve ser passado a ferro antes de receber o padrão de lantejoulas. A passagem subsequente só pode ser feita com uma temperatura relativamente baixa e com diversas precauções.
Um lindo padrão feito com detalhes decorativos brilhantes decorará efetivamente o tecido se você levar suas características em consideração ao criá-lo.

Materiais e ferramentas que você precisará para bordado de lantejoulas
Para começar a bordar padrões a partir deles, você precisará das próprias lantejoulas, agulhas e linhas. Às vezes, um padrão pode envolver o uso de vários materiais decorativos, como miçangas ou strass. Agulhas grandes são frequentemente usadas. Isso é necessário para que elas possam perfurar facilmente o material ao criar joias.
Como o elemento principal da composição são as lantejoulas, os fios não devem se destacar pela cor; eles são escolhidos para combinar com a cor do tecido. É importante que representem uma base sólida para o padrão. Se os fios tendem a ficar volumosos, precisam ser encerados.

Ao criar uma composição, é conveniente usar uma maca. Graças a este dispositivo, você pode manter a base do tecido esticada enquanto realiza trabalhos manuais. No processo, você pode precisar de tesouras, mas é melhor escolher as menores, por exemplo, tesouras de manicure.
Costurando lantejoulas passo a passo
Para fazer padrões bonitos e duráveis com glitter, você precisa entender como costurá-los corretamente. Faça uma master class. Existem várias opções para isso, e cada uma delas pode ser usada para criar lindas decorações.

Costure as lantejoulas com ponto fechado
Você pode esconder o fio ao criar um padrão usando miçangas pequenas. Para isso, faça o seguinte:
- As lantejoulas são fixadas lado a lado: de ponta a ponta. Primeiro, a agulha atravessa o tecido base no local onde ficará o meio da próxima peça.
- Depois, a agulha de costura é passada por uma miçanga, uma miçanga de semente ou algo parecido.
- Depois disso, ele passa pelo mesmo furo no meio da peça.
- A agulha é então trazida através do tecido de base, de baixo para cima, no local onde a próxima lantejoula será localizada.
Importante! O uso combinado de dois meios decorativos não só esconde o fio, mas também pode servir como um meio adicional de expressão.

Costura contínua
Esta é outra maneira de costurar lantejoulas. Ao usar uma costura contínua, os fios permanecem visíveis. Portanto, ao escolhê-los, preste atenção à cor e escolha-a de forma que não se destaque. Uma vantagem importante dessa opção é sua maior resistência e confiabilidade. Recomenda-se fazer essa costura da direita para a esquerda. Essas ações são realizadas da seguinte forma:
- A agulha é inserida de baixo para cima, onde o centro da próxima peça deve ficar. As lantejoulas são dispostas de forma que suas bordas se toquem.
- O primeiro ponto é feito em direção à borda mais distante da peça. Em seguida, a agulha sobe pelo centro novamente, a partir da parte inferior.
- Na segunda vez, o ponto vai em direção à borda mais próxima da nova lantejoula. A agulha perfura o tecido de cima para baixo, bem na borda.
- Depois, a linha desce até onde ficará o meio da próxima peça e aqui ela atravessa o tecido até o topo.
Este método de fixação de lantejoulas é confiável. A combinação de linhas e lantejoulas pode ser usada pelo mestre para criar a imagem desejada.

Ponto invisível
Este ponto é feito de forma que cada metade subsequente da lantejoula cubra a anterior. Geralmente, são costurados da direita para a esquerda. Para fazer pontos invisíveis, você precisa fazer o seguinte:
- Uma agulha perfura a nova peça de baixo para cima, na borda esquerda. Ela é colocada a uma distância tal que cobre metade da lantejoula onde o ponto é visível.
- A agulha é então enfiada para cima e para baixo no meio da nova lantejoula.
- A agulha é então passada de baixo para cima pelo tecido para começar a trabalhar em uma nova lantejoula.
Com este tipo de costura, os fios ou linhas de pesca ficam completamente invisíveis. Este recurso pode ser usado para criar efeitos visuais.

Carreira decorativa com ponto atrás
Trabalhando desta forma, a costura é criada da seguinte forma:
- O tecido é perfurado na parte inferior e uma lantejoula é amarrada nele.
- Em seguida, a linha com a agulha é trazida para cima e passada de volta.
- É feita uma perfuração no tecido na borda da lantejoula.
- Em seguida, costure a próxima lantejoula próxima à borda oposta.
Assim, com esta costura, a costura na metade traseira da lantejoula fica visível em cada lantejoula.
Bordado de lantejoulas "escamas de peixe"
Ao usar este estilo, algumas lantejoulas ficam escondidas por outras. Nesse caso, você pode esconder parcialmente os fios com os quais o bordado foi feito. Este método de decoração recebeu esse nome porque lembra escamas na aparência.

Ao usá-lo, cada metade de lantejoula subsequente cobre a anterior, escondendo o ponto. Para costurá-las, você precisa fazer o seguinte:
- A nova lantejoula é colocada de modo que cubra metade da anterior, e a agulha é trazida de baixo para cima, de modo que passe pela borda mais distante da peça.
- Em seguida, faça um ponto, direcionando a agulha para o centro da lantejoula.
- Depois disso, a agulha é passada de baixo para cima até o ponto onde ficará a borda mais distante da nova lantejoula.
Este revestimento esconde completamente os pontos usados para fixar o glitter.

Como costurar lantejoulas à mão
É conveniente usar linha lavsan para trabalhar com glitter. É preferível usar uma agulha longa. Sua espessura deve ser tal que seja conveniente trabalhar com o tecido. Se for fina, recomenda-se usar uma agulha fina. Para uma agulha grossa, será necessária uma mais potente. Embora seja possível fazer o trabalho em uma máquina de costura, o trabalho manual às vezes é mais atraente para o artesão.
Importante! Depois de criar o molde, recomenda-se passar a mão levemente sobre ele. Se as lantejoulas estiverem bem costuradas, elas não se moverão.
Se você passar a vapor ou passar a ferro os padrões com glitter, eles podem perder a aparência. Cuide deles com muito carinho.
Você pode costurar decorações não apenas em roupas, mas também em uma linda fita.

O uso de lantejoulas permite criar padrões vibrantes e festivos, além de decorações que ficarão lindas em roupas comuns do dia a dia. A variedade de tipos de lantejoulas e técnicas para trabalhar com elas dá espaço à imaginação criativa do mestre.




