Hoje em dia, você encontra uma variedade de coletes nas prateleiras das lojas: os clássicos que combinam com ternos, os de pele, os étnicos. Mas um paletó sem mangas nunca foi um item obrigatório no guarda-roupa feminino ou masculino; era considerado um elemento decorativo para criar um visual interessante e estiloso, adicionando um toque especial. A seguir, vamos ver como um molde para um colete é construído e como você mesmo pode modelar o item desejado.
- Modelos
- Colete com gola
- Calça feminina longa e ajustada
- Clássico masculino
- Colete escolar para meninas
- Colete para menino
- Padrão de colete envolvente
- Construindo um Padrão Básico
- Tecnologia de costura simples
- Processamento de cavas, decotes e laterais
- Noções básicas
- Padrão na base
- Construção da cava
- Ajuste de cava
- Voltar
- Aparar revestimentos e revestimentos
- Como costurar um colete rapidamente
Modelos
Os casacos sem mangas variam em modelos, tipos de corte e materiais. A peça pode ser longa, curta, feminina, masculina, infantil, de couro, algodão, drapeada, etc. Não é mais uma peça de roupa, mas um acessório que valoriza a silhueta e o estilo.
Colete com gola
Via de regra, este modelo é costurado em um estilo formal rigoroso, em tons escuros, mas em outros casos, tecidos brilhantes e elegantes podem ser usados. Os coletes podem ser decorados com miçangas, bordados ou outros elementos decorativos. Como resultado, o produto terá uma aparência muito original e elegante.
Para construir um padrão, você precisa tirar e registrar medidas:
- Og - circunferência do peito;
- De - circunferência da cintura;
- OB - circunferência do quadril.
Importante! Dependendo dos valores fornecidos, um molde é construído, levando em consideração margens de costura de 1-2 cm, caso contrário, o produto ficará pequeno.

Calça feminina longa e ajustada
Esse colete pode ser costurado com um cinto, que enfatizará a cintura. O molde de um colete feminino é construído após as medidas necessárias. Também é necessário preparar o tecido com o qual o produto será costurado, tirar todas as medidas necessárias e fazer o forro de viscose. Um colete longo e ajustado difere de um molde regular apenas pelo comprimento estendido e pela presença de pinças para uma silhueta ajustada do produto. As pinças devem ser feitas na altura do peito e da cintura. O acabamento do pescoço e das cavas é feito da mesma forma que em um colete clássico regular. Abaixo está uma lista de peças para cortar uma jaqueta sem mangas do tecido principal:
- partes do meio e laterais da prateleira;
- partes médias e laterais das costas;
- subpavimento;
- aba de bolso;
- costas voltadas para o pescoço;
- cava traseira voltada para cima;
- frente da cava da prateleira;
- cinto;
- debrum de bolso.

Clássico masculino
Este colete difere do feminino apenas pelo padrão de um estilo diferente. Geralmente é uma parte necessária de um terno masculino de três peças. Para costurá-lo, você precisará do tecido principal, do forro, de botões e de uma fivela. Um colete masculino é fácil de costurar, levando de 3 a 5 dias, dependendo do nível de habilidade. O molde do colete é construído de forma bastante simples e requer conhecimento geral de trabalho com tecidos e construção de moldes. Ao contrário dos paletós, não há mangas e a silhueta em si é muito simples de costurar com algumas pinças.

Colete escolar para meninas
O molde é construído da mesma forma que os coletes clássicos, mas em tamanhos infantis. Você pode usar uma gola alta, blusa ou camisa por baixo. Costurar um colete para uma menina é muito simples. Atualmente, existem muitos vídeos de treinamento e master classes na internet. O produto pode ser o principal atributo de um uniforme escolar infantil. Costurá-lo de acordo com moldes prontos não será difícil. Ou você mesmo pode fazer um molde de acordo com suas medidas para que o colete se ajuste à criança. Você também precisa escolher o tecido para costurar e desenhar um molde nele na metade do produto para que fique idêntico ao espelho. Depois de todos os cálculos e cortes de todos os detalhes, eles são costurados um a um.

Colete para menino
A única diferença entre o colete masculino é a ausência de pinças na cintura e no peito, além de cores escuras mais discretas. Ou seja, coletes rosa e ajustados não são costurados para meninos. Geralmente, são pretos, azul-escuros ou cinza, com 2 a 3 botões, sem outros elementos decorativos. O padrão do colete masculino é ligeiramente diferente do feminino no tipo de estrutura e na ausência de pinças.
Padrão de colete envolvente
Coletes desse estilo geralmente são feitos de tecidos grossos. O modelo envolvente parece um modelo normal, mas um lado se sobrepõe ao outro e pode não ter botões. O comprimento desse tipo de produto varia de acordo com a preferência do cliente e a disponibilidade do tecido.

Construindo um Padrão Básico
Existem muitas variações na execução de coletes, mas cada uma delas se baseia em um molde básico, que é então modificado e modernizado para cada estilo. Ele é composto pelas partes frontal esquerda e direita, e pela parte traseira do colete. Elas são cortadas com uma margem de costura de 1 cm. Em seguida, são unidas com um ponto de alinhavo. A costura à máquina é feita ao longo dessas costuras e os pontos de alinhavo são removidos.

Tecnologia de costura simples
A resposta para a pergunta de como costurar um colete estará abaixo. Para costureiras iniciantes, desenvolvemos uma versão simplificada de como costurar este item. É simples e rápido, mesmo que você não tenha experiência em costura. Aqui estão os principais pontos a serem considerados no processo de criação de um colete:
Processamento de cavas, decotes e laterais
Peças de ombro, ao contrário de outras, exigem o processamento das cavas, gola e painéis laterais. Isso começa com o processamento da gola e é unido às outras partes. A cava pode ser processada de diferentes maneiras, por exemplo, com uma frente, como a gola. Para esse processo, você precisa alfinetar as peças nos lugares certos e processar as partes necessárias uniformemente, sem erros, para que a peça fique bonita e simétrica.

Noções básicas
A base é feita para que o produto seja verificado quanto à simetria das peças e erros de costura sejam corrigidos, por exemplo, para corrigir contornos deformados durante a costura. Ou seja, a base do colete deve ser feita antes da costura, para que todas as imprecisões iniciais possam ser corrigidas a tempo. Ela é feita após a prova, levando em consideração todas as características da figura, enquanto as linhas de costura são ajustadas.
Padrão na base
O molde para a base é feito da seguinte forma. As medidas previamente tiradas, a silhueta e o material do produto são levados em consideração. Assim, do tecido principal, são cortadas 2 peças frontais, 2 debruns e 2 fragmentos para o bolso. Do forro: 2 peças frontais, 2 peças traseiras com prega, 2 tiras para amarrar e 2 fragmentos para o forro do bolso. É melhor deixar uma margem de 1,5 cm, pois serão necessários mais 3 cm para processar a parte inferior do produto.

Construção da cava
Para construir a cava, desenhe uma linha vertical no meio do desenho. A profundidade da cava é medida a partir do topo do molde. Metade da largura da cava é medida à esquerda e à direita. Para determinar a largura, adicione 2 cm a um quarto da metade da circunferência do peito.
Ajuste de cava
Como a profundidade e a largura da cava podem variar de acordo com o modelo do colete, a cava padrão também precisa ser ligeiramente ajustada. O ajuste depende das medidas e do tamanho do colete. Além disso, as características de design do modelo devem ser levadas em consideração.
Voltar
Para construir as costas, desenhe uma linha de 8 cm de comprimento a partir da cintura. Em seguida, desenhe uma nova linha inferior em ambas as partes do molde. Meça 1 cm ao longo da linha da cintura para a direita e trace uma linha a partir dela em ângulo reto com a linha inferior. Meça meio centímetro da borda do pescoço e 2 cm do ombro oblíquo. Conecte essas marcas com uma linha oblíqua, um arco. Encurte a área da cava na parte superior em um cm e meio.
A curva da cava precisa ser aprofundada em 2 cm. Em seguida, usando a curva, conecte as marcas da cintura e do pescoço. Marque as pinças na altura do peito e desenhe um arco do topo das pinças até a linha da cava. Por fim, divida a peça das costas em duas partes iguais e desenhe uma linha pontilhada ao longo da linha de dobra.

Aparar revestimentos e revestimentos
As frentes e o debrum inferior da peça são costurados juntos, alinhando as bordas. Eles são conectados ao forro das frentes. O debrum inferior é costurado por baixo com uma costura de 1 cm. Pequenas dobras são feitas no forro ao longo dos entalhes na parte de trás da peça. Elas são necessárias para evitar que a peça encolha. No final, a costura da peça é dobrada em direção ao forro e finalizada com um ponto duplo para que a linha e a costura não se desfiem ao lavar ou passar a peça.
Como costurar um colete rapidamente
Como costurar um colete se o tempo for muito limitado - é do interesse de muitas pessoas ocupadas modernas que desejam fazer rapidamente uma coisa original e de alta qualidade
Para costurar um colete com as próprias mãos, você pode usar moldes prontos da internet ou recortados de revistas de moda, mas a precisão do tamanho será relativa. Portanto, em qualquer caso, você deve fazer alguns ajustes de acordo com as medidas tiradas.
Logo no início, você deve escolher o tecido certo para costurar o produto. Pode ser veludo, malha, lã, camurça, em geral, qualquer material adequado para isso. Mas, ao escolher costurar um colete de couro, você precisará levar em consideração a complexidade da costura do couro devido à sua densidade e à rugosidade do material utilizado.

A maneira mais fácil é costurar o produto sem molde. Você nem precisa de máquina de costura, apenas tecido, linha, tesoura, giz e uma régua. Um retângulo com o comprimento e a largura desejados é desenhado no tecido selecionado e, em seguida, recortado. Mede-se 15 cm a partir do ponto superior esquerdo. Outros 37 cm são medidos a partir do ponto inferior marcado.
Desenha-se outro retângulo menor. Uma linha de aproximadamente 20 cm é traçada diretamente para baixo a partir do canto inferior direito. O produto é recortado ao longo das linhas marcadas. O retângulo maior é dobrado ao meio e uma abertura simétrica é feita para ambos os braços. Em seguida, as partes precisam ser costuradas, as costuras processadas e passadas a ferro. Uma costureira iniciante precisará de aproximadamente 6 a 8 horas para isso, e uma costureira experiente pode fazê-lo em 2 horas.
Estes são os principais detalhes importantes para costurar um colete de diferentes estilos, usando um molde pronto ou sem ele. Depende do nível de habilidade da costureira e do tempo disponível para esse processo.




