Um lençol com elástico é um produto maravilhoso e multifuncional. Este modelo tem várias vantagens: não é necessário alisar e passar o tecido após a lavagem. Além disso, este lençol é adequado para qualquer tipo de cama devido ao seu design exclusivo. Você mesmo pode costurar um lençol com elástico. As etapas de preparação do molde e a costura em si não são difíceis.
Ferramentas e preparação
Um passo importante é preparar as ferramentas necessárias. Além disso, vale a pena cuidar da preparação do local de trabalho – uma mesa ampla ou uma superfície plana sobre a qual a luz incida corretamente. Você precisa reunir todos os acessórios necessários. Para costurar um lençol infantil com elástico, você precisa preparar as seguintes ferramentas:
- um conjunto de alfinetes de segurança para fixar as peças do molde;
- fita métrica e tesoura afiada;
- máquina de costura para criar pontos perfeitos;
- ferro para passar peças e costuras;

- giz e uma régua longa para marcar o tecido;
- caderno e caneta para anotações;
- em algumas situações é necessário utilizar um furador para furar áreas densas;
- pino para enfiar elástico;
- Às vezes, uma tira adesiva é usada para substituir alfinetes de segurança.

Informações adicionais! Além das ferramentas, você precisa cuidar dos acessórios e materiais adicionais - elásticos, linhas.
Com todas as ferramentas listadas em mãos, você pode costurar um lençol de bebê com elástico para berço em poucas horas. O produto ficará impecável e de alta qualidade.
Escolha do tecido
A pele das crianças é muito sensível a substâncias irritantes. Como resultado, podem surgir erupções cutâneas na superfície dos braços, pernas e costas, o que pode incomodar o bebê. Por isso, é especialmente importante escolher os tecidos certos e seguros para costura.
As seguintes opções têxteis são ideais para costurar este elemento de roupa de cama para berço:
- Chintz é a melhor opção para um bebê em crescimento. A roupa de cama precisa ser constantemente renovada – costure novas peças. Embora o chintz seja considerado uma opção econômica, a qualidade do tecido é muito boa.
- A chita tem muitas propriedades positivas: praticamente não enruga, mantém uma aparência atraente por muito tempo e é altamente resistente ao desgaste.
- A flanela é uma opção têxtil relevante para o inverno. O tecido é macio e agradável ao toque devido à presença de um pequeno pelo. Graças a essa textura, ele aquece bem.
Observe! O tecido para a produção é selecionado com base nas preferências e na capacidade financeira dos pais. Também vale a pena considerar a época do ano.
Além disso, o lençol pode ser decorado com elementos decorativos que não interfiram no sono do bebê. É preciso atentar para a adequação da decoração ao gênero da criança. Se for menina, pode-se costurar pequenos babados ou borlas.
Tamanhos e medidas
O principal indicador que influencia a determinação dos parâmetros do futuro produto é o tamanho e o formato do colchão. Para costurar roupa de cama com elástico, você precisa considerar os seguintes parâmetros:
- largura do colchão;
- comprimento do colchão;
- a altura da base da base.
Você pode fazer medições com uma fita métrica. Todos os parâmetros devem ser anotados imediatamente em um caderno para não confundir ou esquecer os dados. Um esboço-padrão será criado de acordo com os parâmetros recebidos.

Para não errar nas dimensões corretas, você precisa considerar a capacidade de encolhimento do material. Antes de cortar, o material precisa ser lavado, seco e passado a ferro. Um pequeno pedaço de tecido, de aproximadamente 30 cm × 30 cm, é suficiente. Meça este pedaço novamente e determine quantos cm faltam após o procedimento padrão de cuidado com o tecido. Este indicador deve ser definitivamente levado em consideração no processo de transferência dos parâmetros para o tecido.
Padrão
O molde de um lençol com elástico não é difícil. Você não precisa usar papel para preparar o molde, pois os parâmetros do produto são bastante amplos e o formato é elementar. A principal tarefa é transferir as medidas corretamente e pensar em todas as etapas subsequentes da costura:

- Primeiro, faça marcações no tecido que determinarão o comprimento do produto. Para isso, some a altura do colchão ao comprimento + 10 cm para a margem e a ranhura para o elástico;
- em seguida, meça a largura da linha resultante, composta pelos parâmetros: largura do colchão + altura + margem de 10 cm;
- é necessário formar linhas condicionais que determinem o comprimento e a largura reais do futuro produto de acordo com o colchão;
- Desenhe as mesmas linhas simétricas e marcações em ambos os lados do espelho. Para isso, você pode dobrar a peça cortada ao meio;
- Você precisa cortar os cantos. Para isso, prepare um quadrado de papelão, onde o lado da figura é igual à largura do colchão. Além disso, você precisa subtrair cerca de 1,5 a 2 cm para processar a costura;
- Aplique o molde preparado e marque as laterais com giz. Recorte os elementos resultantes.

Para deixar o molde mais limpo e adequado para costura, você precisa remover o excesso de linha das bordas. As bordas podem ser revestidas com cola para evitar que o tecido desfie.
Instruções passo a passo
Até mesmo uma costureira inexperiente consegue entender facilmente as instruções de como costurar um lençol com elástico para berço. O algoritmo de trabalho consiste em várias etapas passo a passo:

- Primeiro, aplique overloque em todas as bordas para que o tecido não desfie ao ser lavado ou usado. Esse tipo de processamento dará ao trabalho uma delicadeza adicional.
- Afaste-se 2,5 a 3 cm da borda e vire o tecido. Passe a tira a ferro para fixar essa posição.
- Use um ponto zigue-zague em uma máquina de costura para fixar a posição desta dobra ao longo de todo o perímetro.
- Usando agulhas inglesas, conecte as laterais dos quadrados cortados pelo avesso. Não precisa usar muita força – 1–1,5 cm é suficiente.
- Costure os quadrados à máquina usando ponto linho ou ponto zigue-zague. Remova os alfinetes de segurança.
- Prenda o alfinete no elástico e use-o para puxar o material flexível através do “túnel” formado ao longo da borda do produto.
- Quando o elástico sair no lado oposto ao início do cordão, o pino deve ser removido e as pontas do elemento devem ser amarradas ou costuradas.

Este tipo de costura não é difícil, mas vale a pena prestar atenção a algumas nuances. Ao costurar as laterais dos quadrados, não costure os canais já formados para o elástico. É melhor costurar esta parte manualmente com ponto invisível quando o elástico já estiver completamente fixado.
Principais características
Pequenos detalhes formam uma imagem completa, por isso é especialmente importante levar em conta cada detalhe. Para não estragar o produto com pequenas falhas logo no início, vale a pena prestar atenção aos pequenos detalhes em cada etapa da seleção e do trabalho:
- Atenção especial deve ser dada ao tecido. A composição do tecido deve ser o mais natural possível. A textura e a estrutura devem ser macias e agradáveis ao toque. A tinta não deve desbotar durante a lavagem. Normalmente, a qualidade do tecido pode ser determinada pelo preço: quanto mais caro o item, melhor o produto.
- O principal é que o tecido seja fácil de remover a sujeira durante a lavagem. O tecido deve estar perfeitamente alisado, pois esse procedimento será realizado constantemente e as dobras podem deixar marcas na pele delicada do bebê.
- É necessário selecionar fios que combinem com o tecido. É desejável que a cor deste material seja ± 3 tons diferente da do tecido. Se isso não for levado em consideração, o tratamento não ficará muito harmonioso com o fundo da base do tecido.
- É necessário levar em consideração as características de design da cama. Você pode escolher o formato certo do colchão, por exemplo, redondo, mas não levar em consideração os fechos nas bases dos móveis.
- A cor também importa. É aconselhável não escolher tecidos muito brilhantes ou com estampas complexas. Essas cores vibrantes podem afetar o moral e o humor do bebê.

Durante o processo de trabalho, podem surgir outras nuances que precisarão ser resolvidas à medida que você avança. É quase impossível pensar em todos os movimentos e pontos.

Não há dificuldades em fazer um lençol com elástico. Você só precisa escolher o material certo, os encaixes, fazer o molde certo e costurar. Você não precisa ter nenhuma habilidade especial para fazer isso. O principal é que a criança se sinta confortável e aconchegada enquanto dorme no lençol.




