Cada vez mais pessoas se dedicam ao artesanato. Mas, para um resultado eficaz e positivo no trabalho, é preciso ter uma boa ferramenta. Além de máquinas de costura, agulhas e tecidos, você precisa ter uma faca de boa qualidade em seu arsenal. Ela é essencial não apenas para uso doméstico, mas também para grandes fábricas e estúdios. Antes de comprar, você precisa conhecer todas as vantagens e desvantagens da ferramenta, bem como as regras de escolha. Este artigo explica o que é uma faca de corte e como escolhê-la.
Vantagens da ferramenta
Essas ferramentas têm muitas vantagens:
- É mais prático e rápido cortar do que com tesoura;
- Corta cuidadosamente os moldes sem danificar o tecido;
- Você pode cortar duas ou três camadas de tecido de uma só vez;
- Corta facilmente tecidos grossos como feltro;
- Não é necessário afiar.

Existem algumas desvantagens:
- Preço: Alguns modelos são indecentemente caros;
- Tamanho massivo das máquinas;
- Alguns tipos exigem afiação constante da lâmina;
- Você precisa selecionar cuidadosamente uma ferramenta para que seja confortável de segurar e trabalhar, caso contrário, será difícil cortar os tecidos.

É melhor usar facas com motor elétrico. Elas economizam muito tempo e são fáceis de operar. Quanto melhor o motor, mais camadas de material podem ser cortadas.
Elas não ficam cegas porque têm lâminas autoafiáveis.
Tipos de facas de corte
Cada tipo e modelo possui opções individuais. Os principais tipos de facas de corte são descritos abaixo.
Sabre
Também chamado de vertical, é usado para cortes verticais. Geralmente, é usado para cortar materiais sintéticos, bem como tecidos que resistem ao movimento da ferramenta em uma linha horizontal. Podem enrugar, formar vincos e mudar de aparência. Os produtos da Sabre são muito grandes e diferem entre si em várias características, como a frequência de oscilação da fresa e a potência do motor. São usados principalmente em estúdios ou na produção.

Uma faca sabre para cortar tecido tem uma série de nuances:
- A altura da máquina é indicada apenas em polegadas e pode ser de até 12;
- O tamanho deve ser selecionado de acordo com a altura do piso. Se a faca for grande demais para o cômodo, ela ficará instável e se deteriorará rapidamente;
- A potência é de cerca de 500 ou 700 watts, existem também outras maiores, mas não são mais utilizadas em têxteis;
- A afiação pode ser manual ou automática.
Disco
Também chamada de rolo, esta faca de corte será uma das mais populares. Seus cortadores têm aparência arredondada e o corte do tecido ocorre por meio de uma rotação em torno de seu eixo durante o trabalho do cabo. No corpo da ferramenta de disco, há uma superfície com rolos que pressiona firmemente a superfície do material.

Isso também garante o corte correto do produto. Se houver pequenos padrões redondos no molde, será bastante difícil cortá-los com essa faca.
A faca de disco para tecido precisa ser afiada constantemente. Lâminas com diâmetros de 30 mm, 40 mm e 65 mm podem ser afiadas em equipamentos especiais. Para afiar com menos frequência, é necessário inclinar ligeiramente o cabo durante o trabalho para que o material seja cortado em um ângulo de aproximadamente 45 graus.
Coloque um prato sob o rolo da faca. Não é aconselhável colocar tapetes ou tábuas sob ele, pois podem danificar a lâmina.
Às vezes, muitas pessoas, em vez de afiar uma lâmina velha, simplesmente compram um disco novo.

Uma faca circular para cortar tecido pode ser usada em artesanato; ela corta bem papel alumínio, papelão, couro e outros materiais.
Atenção! A maioria das costureiras prefere esse tipo de faca de corte para tecido, porque ela tem um preço baixo, principalmente se você escolher o tipo com controle mecânico.
Um modelo elétrico mais moderno de faca circular é mais prático, mas o preço será bem mais alto. É ideal para patchwork (técnica de patchwork).
Fita
A faca mais famosa para costureiras é a faca de fita. Ela se assemelha mais a uma máquina, usada principalmente em oficinas de malharia. Suas lâminas são bastante potentes e resistentes, podendo cortar qualquer tecido, inclusive uma viga de madeira.

Elétrico
Às vezes chamado de ultrassônico. Possui a maior precisão de todos os modelos apresentados. Os elétricos são práticos para cortar produtos resistentes e grossos, além de tecidos revestidos. Não são muito grandes, então podem ser usados em casa. Funcionam na tomada, o que é muito prático.
Existem também máquinas totalmente automatizadas e controladas por computador. No entanto, pouquíssimas fábricas na Rússia têm condições de comprar esses equipamentos, pois são muito caros.

Além da faca, é necessário comprar um tapete ou capacho. Ele é essencial para evitar danos à mesa de corte durante o trabalho. Mesmo a ferramenta de rolo mais simples precisará de um forro sob o tecido em forma de capacho.
Regras de seleção
Antes de comprar uma ferramenta para o material, é aconselhável prestar atenção a algumas nuances que podem afetar o trabalho se você não as conhecer.
O mais importante é a qualidade. Quando uma faca começa a ficar cega, você pode simplesmente afiá-la, mas existem modelos que fazem isso sozinhos. É aconselhável comprar uma de aço de alto carbono.

O tamanho, o cabo e como ele se encaixa na mão são muito importantes. Se a faca não for confortável de segurar, a produtividade será baixa e você poderá sofrer muitos cortes defeituosos.
Ao comprar uma faca elétrica, você precisa verificar o isolamento antes de ligá-la. Não compre itens fabricados por empresas desconhecidas.
É recomendável usar facas diferentes para materiais diferentes.
Em junho de 2019, o custo das máquinas de sabre e banda começa em 102.000 mil rublos. Portanto, é improvável que tais dispositivos sejam adequados para uso doméstico. Antes de comprar, é melhor se familiarizar com os tipos e modelos na internet, ler as características, prós e contras. Na loja, é aconselhável obter uma consulta completa com um especialista.

Características de uso
Ao utilizá-lo, você precisa seguir uma série de regras para evitar problemas durante o trabalho:
- Um tapete de trabalho profissional deve ser colocado sob o material para evitar cortes na mesa. Ele deve ser trocado pelo menos uma vez por mês;
- Após o término do trabalho, a ferramenta deve ser limpa de pedaços de tecido e fios. Faça isso somente quando a lâmina estiver completamente fria;
- Antes de iniciar o trabalho, certifique-se de ler as instruções de uso;
- Ao utilizar a ferramenta, siga as precauções de segurança, mantendo os dedos longe da lâmina. Não permita que crianças ou animais de estimação se aproximem das lâminas;
- Ao trabalhar em uma fábrica, é obrigatório o uso de luvas e máscara de proteção, pois aparas ou restos de tecido podem entrar em contato com os olhos, irritando a mucosa;
- É proibido aproximar as mãos da máquina enquanto ela estiver desligada. É necessário aguardar até que as lâminas parem completamente e só então retirar o material de baixo do cortador;
- Não deixe as lâminas superaquecerem. Desligue a máquina de vez em quando para evitar faíscas ou incêndios.
Toda costureira e artesã deveria ter essas facas. Elas facilitam muito o trabalho e a vida. Para costureiras comuns que trabalham em casa, é essencial comprar uma faca de corte circular. Até mesmo costureiras iniciantes podem usá-la.
Atenção! É imprescindível cumprir todas as regras operacionais.

Se você planeja abrir sua própria pequena produção, os modelos de sabre são ideais. E se você precisa comprar equipamentos para uma fábrica de costura, é aconselhável escolher uma máquina de correia grande. Ela pode cortar materiais muito mais rápido. Existem também máquinas a laser. Em maior medida, são utilizadas em fábricas e pequenas oficinas. Elas têm maior precisão de corte ao longo das linhas do esboço, cortam várias camadas de tecido com muita facilidade e as bordas não se desfazem, pois derretem um pouco. Mas têm um preço alto e são maciças.
Existem muitos modelos de facas de corte para cortar tecidos. Algumas são para uso doméstico, outras para uso industrial. Antes de comprar, você definitivamente deve consultar um especialista.




