Este tipo de roupa é uma combinação original de um vestido básico e uma capa leve. O vestido capa tem um visual inesperado e elegante. Ele enfatiza a feminilidade e, ao mesmo tempo, demonstra praticidade e funcionalidade. Para costurá-lo, você precisa conhecer não apenas as técnicas básicas de corte e costura, mas também entender as características deste vestido incomum.
Materiais e ferramentas
A escolha do tecido certo depende do modelo que você planeja costurar. Se você precisa de um modelo para o clima quente do verão, um tecido leve e fluido será suficiente. Para usar este estilo no dia a dia, um tecido de densidade média será mais adequado.

As seguintes opções de vestido de capa são usadas:
- Em climas quentes, as pessoas costumam usar roupas de viscose, chiffon ou seda. Esse tipo de vestido oferece boa proteção contra queimaduras e não impede a entrada de ar no corpo. Uma capa esvoaçante ajuda a mulher a criar uma imagem romântica e misteriosa.
- Existe um tipo de vestido-capa com capuz. Ele traz uma leve atmosfera medieval. Esses modelos são feitos de tecidos de densidade média: lã macia, caxemira ou malhas. Nesse caso, os vestidos são usados até o chão. Algumas preferem comprimentos na altura do joelho.
- Os modelos de capa de transformador são populares.
- Um vestido longo feito de tecidos pesados é decorado com strass, renda ou bordado. É costurado justo ou tem corte em A.
- O estilo de casamento pode ser usado.
- Você pode usar tecidos translúcidos: tule, chiffon fino ou organza. Roupas opacas são usadas por baixo. Neste modelo, a capa pode ser removível. Nesse caso, você pode escolher duas opções de uso: juntas ou separadas.
O vestido-capa pode ser costurado em diferentes variações, dependendo do gosto. Para criar moldes, você pode seguir as dicas da revista Burda.
Para trabalhar você precisa preparar as seguintes ferramentas:
- tesoura;
- governante;
- overloque;
- máquina de costura.
Você precisará de linhas, giz para marcar e alfinetes. Durante o processo de trabalho, você precisará de um ferro de passar para passar as costuras.
Medidas necessárias
Para que o modelo criado corresponda com precisão aos tamanhos, o mestre deve tirar as medidas. Recomenda-se tirar as medidas com o corpo nu. Para costurar um modelo simples de uma peça, serão necessárias as seguintes medidas:
- Você precisará determinar o comprimento da manga. Ela é medida da articulação do ombro até o meio do pulso.
- Será necessário determinar o comprimento da meia circunferência do pescoço. Neste caso, a fita métrica não deve ser esticada, mas sim ajustada livremente ao corpo. A medição é feita no nível da sétima vértebra cervical e da incisura jugular.
- A distância entre a base do pescoço e a queda do ombro é o comprimento do ombro.
- É necessário medir o comprimento do pescoço à cintura. É necessário posicionar corretamente as presilhas por onde o cinto será passado.
- Para o corte, você precisará do comprimento total do vestido. Para isso, determine a distância da base do pescoço até o joelho.
- Você precisa determinar o comprimento da parte frontal.
- Faça outras medições necessárias.
Com base nas medidas tiradas, será costurado um vestido capa, o molde será feito levando em consideração as características da figura.

Cálculo do material levando em consideração o comprimento do produto
A quantidade de tecido necessária depende do modelo escolhido. O comprimento do vestido, a textura, a presença de um padrão ou a largura da peça são importantes.
Se você planeja costurar um vestido de uma só peça, recomenda-se usar uma peça de 1,5 m de largura. Normalmente, para determinar o comprimento, use as dimensões do vestido com a adição de tecido para detalhes adicionais - fendas para os braços.
Se você planeja costurar um vestido solto, o comprimento do corte será determinado como o dobro do tamanho do vestido.

É importante lembrar que o molde da capa indica que deve ser deixado um centímetro de tecido para margem de costura.
Construção do padrão
Ao fazer um vestido de uma peça, o trabalho de corte é mínimo. Esta versão do vestido capa é mais adequada para costureiras iniciantes.
Uma opção mais complexa é um molde de capa com fendas nas mangas, que não inclui pinças. O molde é criado no papel. Depois disso, os moldes resultantes devem ser transferidos para o tecido.

O trabalho de criação de um molde de capa é dividido nas seguintes etapas:
- São tiradas medidas. É necessário obter a circunferência dos quadris, pescoço, cintura, bem como o comprimento das costas e da frente, a altura dos ombros e quadris, o comprimento dos ombros e a profundidade da cava.
- Desenhe uma linha horizontal em uma folha de papel, recuando 10 cm da parte superior. A partir dela, anote: a profundidade da cava (G), o comprimento das costas do topo até a cintura (T), o comprimento do vestido medido ao longo das costas (H) e a altura dos quadris (B). A partir dos pontos resultantes, desenhe linhas horizontais.
- Na linha G, reserva-se uma distância igual à metade da circunferência do tórax (G1). Neste ponto, traça-se uma linha vertical e obtêm-se os pontos T1, H1 e B1.
- A largura das costas (G2) é definida a partir de G. Um segmento é desenhado a partir dele para cima até a intersecção com o nível A.
- Obtemos o ponto G3 se medirmos um quarto da circunferência do peito à esquerda de G1 menos 4 cm.
- O ponto médio do segmento entre G2 e G3 corresponde ao ponto médio da cava. Neste ponto está o ponto G4. Neste ponto, traça-se uma perpendicular até o nível H.
- Para determinar o decote, você precisa separar 1/6 da circunferência do pescoço no desenho e adicionar um centímetro.
- As linhas dos ombros são determinadas por arcos centrados nos pontos T e T1. Neste caso, o raio deve ser igual à altura das costas menos um centímetro.
Com base no diagrama construído, é necessário desenhar um layout completo da frente e do verso. Em seguida, os desenhos são transferidos do papel para o tecido.
Etapas de costura
Depois de cortar as partes do tecido, você precisa costurar as costuras de conexão e o vestido estará pronto. No entanto, ao costurar, você precisa levar em consideração as características do vestido-capa.

Vestido básico
Abaixo, você aprenderá a costurar uma capa. Na fase inicial da produção, é necessário criar a parte básica do vestido. Ela é criada levando em consideração o tecido utilizado. Para costurar um vestido básico, você precisa fazer o seguinte:
- A borda inferior da frente e de trás deve ser dobrada e costurada. Se o tecido estiver desfiando, será necessário processá-lo com overloque.
- As costuras dos ombros e laterais precisam ser chuleadas e depois costuradas.

- Finalize o decote e as cavas com as viés.

- Costure um zíper escondido nas costas ou na lateral.

Se você fizer o vestido ajustado ou afunilado, uma capa ficará bem com ele.
Cabo
Essa capa ficará espetacular se for 3 a 5 cm mais curta que o vestido. Às vezes, é usado tecido com textura diferente. A história de como costurar um vestido de capa ficará incompleta sem falar sobre como fazer uma capa.
Em climas quentes, recomenda-se usar capas leves e arejadas. Em climas frios, aquelas feitas de material denso serão mais confortáveis.
A capa é uma peça única. O trabalho nela se resume ao processamento das bordas. A capa é costurada na área da costura do ombro.

Casaco de capa
Este casaco tem a peculiaridade de não ter mangas. Em vez disso, há fendas para os braços. O casaco-capa é feito de tecido grosso e pode ser usado em qualquer época do ano.
Capa poncho
Este modelo não possui fendas nos braços. O tamanho do poncho é tal que não ultrapassa o comprimento dos braços. O corte desta parte será mais simples em comparação com a capa, pois não há necessidade de fazer fendas nos braços. Ao costurar um poncho com capa, o molde é mais simples em comparação com a capa, pois não há necessidade de fazer cavas.

Opções de decoração
Este vestido ficará muito mais elegante se você usar vários elementos decorativos. As seguintes opções podem ser usadas:
- Desenhos feitos em tecido, semelhantes a um broche grande. Geralmente são feitos perto do local onde a capa é fixada.
- Às vezes, o contraste entre os tecidos usados na capa e no vestido principal é impressionante.
- A parte inferior e as laterais da capa são decoradas com tecido brilhante.
Essas e outras decorações podem adicionar tons especiais à imagem de uma mulher.
O vestido-capa combina o romantismo e a sofisticação da imagem com a praticidade para o dia a dia. A confecção deste modelo não requer habilidades especiais de costura e é acessível até mesmo para iniciantes.




