Somente costureiras e artesãos experientes conseguem usar facilmente o viés; é preciso certa habilidade para costurá-lo de forma uniforme e na primeira vez. Este artigo explica o que é o viés na costura, como fazê-lo você mesmo e para que ele pode ser usado.
O que é viés
O viés é uma tira fina de tecido cortada em um ângulo de 45 graus em relação aos fios da urdidura e da trama. Se você é um alfaiate iniciante, precisa aprender a determinar a direção do fio. Sem essa habilidade, será muito difícil se envolver na produção de costura.

Encadernação de viés: para que serve?
Para fazer a orla da peça, utiliza-se viés. Fica muito bonito em um tom profundo e rico em tecido leve.
Fazer um debrum é muito mais fácil do que costurar um forro ou entretela em uma peça de roupa, então se você estiver costurando em um material pesado ou áspero, ou em tecidos transparentes, um forro grosso não é adequado.

Neste caso, uma tira de viés (de preferência de tule) ficará melhor. A borda engrossa a borda do produto e pode atuar como forro. A maciez da fita de viés permite que ela seja usada para bordar qualquer tipo de material, com diversas bordas curvas que são difíceis de processar com um forro. A tira de tecido também pode ser usada para bordar a parte inferior da peça, nos casos em que não seja permitido processá-la com bainha.
A orla é usada para destacar as bordas da gola, mangas e bolsos, bem como as laterais e bordas inferiores dos suéteres. Geralmente, o viés é feito de um material de tom contrastante, quadrado ou com padrão. Essa decoração chama a atenção imediatamente, portanto, todas as etapas do trabalho devem ser feitas com muito cuidado. A tira de viés deve ter a mesma largura em todos os intervalos do produto.

Para preparar uma encadernação simples clássica, dobre as bordas longas do viés cortado para o centro, deixando espaço para a dobra central. Passe o tecido ao meio no sentido do comprimento, deixando uma borda ligeiramente maior que a outra.
Observe! Para preparar uma orla dupla (italiana), dobre o tecido cortado ao meio no sentido do comprimento e depois em terços.
Como fazer viés de tecido
Fazer viés manualmente é bem difícil.
Materiais e acessórios para trabalho:
- Tecido. Você precisará de um pedaço de material de acabamento do qual serão cortadas tiras. A largura do tecido do qual a borda é cortada geralmente é de cerca de 50 cm, com uma largura de material de 120 cm.
- Uma régua grande, de preferência um metro.
- Régua pequena.
- Giz ou lápis para tecido. Existem marcadores especiais para tecidos leves.
- Uma folha de papel A4 e uma folha de caderno comum.
- Jornal ou papel vegetal. Qualquer material impresso, exceto papel de escritório, por ser espesso.
- Área de trabalho.
- Máquina de costura.
- Linhas de costura.
- Tesoura.
- Ferro.

Master class sobre execução
Execução de corte:
- Primeiro, você precisa desenhar a malha para o viés. É aconselhável desenhar em um ângulo de 45 graus em relação à linha do fio. Mas 40 graus são permitidos. Não importa.
- Agora você precisa marcar os cortes em 45 graus. Para um ângulo de 45 graus, pegue uma folha de papel comum ou uma folha pequena de caderno e dobre-a a partir de um canto. Se a folha de papel estiver uniforme e sem rasgos, ao dobrá-la, ela sempre formará um ângulo de 45 graus.
- Em seguida, você precisa desenhar todos os cantos.
- Uma pequena dica: para evitar confusão na hora de costurar, é recomendável desenhar todos os cantos na mesma direção.
- Em seguida, você precisa cortar tiras de tubulação.
- Os cantos são conectados e fixados com agulhas.
- Todas as costuras são fechadas e um pedaço de jornal ou papel vegetal (qualquer papel fino) é preparado.

Tecnologia de operação da máquina:
- Você precisa colocar a agulha na intersecção dos cantos e começar a costurar;
- O comprimento do ponto é de 2-2,5 mm;
- 2-3 pontos são suficientes para prender;
- O resultado deve ser uma linha uniforme, com fechos no início e no fim;
- Agora está tudo arrumado por dentro. Você pode remover o jornal ou o papel vegetal;
- Caso haja algum pedaço de papel nos fechos, remova-o cuidadosamente com uma agulha.
O último passo é passar a ferro. Após o trabalho, apesar do papel, a máquina encolheu ligeiramente o material, ou seja, o tecido não fica uniforme, mas ligeiramente ondulado. No final, o excesso é cortado e passado a ferro a uma temperatura de 120 graus.
Como costurar viés na cava de uma manga
Subsequência:

- É necessário cortar o excesso da manga, sobrepondo-o em 1 cm para dentro na frente e nas costas.
- Para processar a cava de uma blusa com mangas, você precisa de uma tira igual ao comprimento da cava. Para o tamanho 42, um metro será suficiente. Você pode comprá-la em uma loja de tecidos; tule ou seda funcionam bem; o custo é de cerca de 20 rublos*/m.
- Em seguida, você precisa alisar a borda dobrada da fita de viés de um lado com um ferro quente.
- Coloque a tira de tecido com o lado direito voltado para a blusa, na borda da cava, e faça um ponto reto no overlock, deixando 1 cm da borda.
- As pontas do tecido de vivo devem ser costuradas uma na outra com uma laçada.
- Em seguida, dobre-a de volta até a margem da cava e costure-as, recuando 0,5 mm da borda da fita de viés. Essa linha será a mais importante, pois segura a borda dobrada para dentro, impedindo que ela saia para a frente. Assim, quando usada, a peça ficará mais arrumada.
- Faça cortes na margem de costura com uma tesoura, a cada 3 cm. Corte a fita de viés no tamanho da margem de costura.
- Costure à máquina a borda do viés e a margem (você pode usar um ponto zigue-zague). Dobre as bordas para dentro e costure você mesmo com um ponto de alinhavo.
- Costure as bordas dobradas da cava no overloque, remova os pontos de alinhavo e passe com ferro quente. Pronto.

Como finalizar um decote com viés
Instruções passo a passo para processar o braço:
- Para começar, corte uma tira diagonal do tamanho do pescoço e com aproximadamente 4 cm de largura.
- Posicione o rosto de frente para o início do pescoço. Em seguida, costure a 1 cm do corte.

- Em seguida, vem a etapa mais difícil do trabalho: é necessário costurar, puxando levemente a costura, para que ela não aperte o pescoço e não se estique com o tempo. Em trechos retos, puxe com menos força do que em trechos oblíquos, ou seja, em curvas, puxe com mais força.
- Para uma costureira iniciante, esta é uma tarefa bastante difícil, por isso é aconselhável fixar a fita de viés na gola do produto com agulhas e alinhavá-la. Isso é necessário para ver como o tecido fica e, se necessário, refazê-lo. Em seguida, a fita precisa ser costurada na máquina.
- Tudo deve ser feito de forma organizada e simétrica. Dobre o produto ao meio e verifique. Se o pescoço estiver intacto, a 4 cm do ponto inicial, a linha é interrompida e esticada com a ajuda da conexão.
- Se o produto for feito corretamente e simetricamente, o tamanho do pescoço permanecer o mesmo, então corte a margem para 0,4 cm.

- Em seguida, você precisa alisar o decote pela frente e recuar 1,3 a 1,5 cm da costura onde a faixa se junta ao decote. O principal é alisar a costura perfeitamente para que a margem fique uniforme. Recomenda-se cortar o excesso.
- Dobre a margem até a borda, dobre-a, feche a costura, afine-a em 2 mm e alinhave-a em 2 mm. Dobre as pontas da fita para dentro.
- Depois que o decote estiver alinhavado, costure ao longo da parte da frente na costura onde a frente se une.
- É necessário passar o rolo (tira de tecido) com cuidado para não amassá-lo. Use a ponta do ferro para direcionar cuidadosamente a costura em direção à linha, puxando-a um pouco. A costura ficará quase invisível.
- Camurça ou couro debruado são muito populares. Couro artificial ou camurça Ultrasuede podem ser usados para processar o produto.

- As vantagens desses tecidos são que suas bordas não desfiam, dificilmente amassam e são mais fáceis de trabalhar. Para fazer a bainha do material, basta dobrá-lo e pronto.
- Por exemplo, para fazer um debrum de couro de 15 mm de largura, corte uma tira de 4 cm de largura. Elas também são cortadas ao longo de uma linha oblíqua e devem se sobrepor em 5 mm na diagonal.
- Em seguida, as tiras são dobradas ao meio, com os lados avessos juntos, de modo que o lado que ficará na frente do produto tenha 20 mm e o lado que ficará no avesso tenha 25 mm. Por fim, a tira precisa ser alinhavada ao produto e pronto.

Consumo de tecido para a quantidade necessária de debrum
Tamanho horizontal - (ao longo do fio transversal) = raiz quadrada de 2 * 3,5 = 4,95 cm.
Número de tiras: 80 cm de largura do material devem ser divididos pela largura de 1 tira = 80/4,95 = 16 tiras.
O tamanho de cada tira = raiz quadrada de 2 * 80 = 1,41 * 80 = 112 cm
Metragem total = 16 tiras * 112 m = 1792 cm

Concluindo, vale ressaltar que a aplicação de viés tem ganhado popularidade nos últimos anos. Ao usar tiras para a aplicação, o produto fica com um acabamento impecável e elegante. Essa ideia é perfeita para vestidos e blusas. Você também pode experimentar diferentes cores vibrantes de viés para peças de cores naturais. Para entender como fazer viés com suas próprias mãos, siga as instruções deste artigo.
*os preços indicados são válidos para junho de 2019




