Como costurar renda na parte inferior de um vestido

A renda é uma ótima maneira de decorar qualquer item festivo, incluindo a bainha de um vestido. Veja abaixo como escolher o material certo para criar um produto têxtil, quais ferramentas são necessárias para o trabalho, como costurar renda na bainha de um vestido e dicas úteis para costureiras iniciantes.

Seleção de renda

A etapa mais importante do trabalho é escolher o acabamento de renda certo. Aqui, você precisa considerar não apenas o elemento decorativo, mas também a textura, a cor, a beleza e a decoração do vestido. Só assim você criará um produto sofisticado. Alguns estilos ou materiais podem parecer desinteressantes juntos ou até mesmo pretensiosos de um determinado ângulo.

A combinação do tecido com o vestido como critério de seleção
A combinação do tecido com o vestido como critério de seleção

Para um arranjo de bainha, é necessário focar nas texturas do tecido. Dê preferência especial a fitas vazadas com um pequeno acabamento localizado ao longo da borda. Ele pode ser localizado durante a costura. A melhor opção é usar renda preta devido à sua versatilidade e paleta de cores. Para decorar um vestido colorido, você pode usar qualquer fita.

Atenção especial deve ser dada à qualidade do material. Atualmente, existem tules com elástico para lingerie de poliéster, lycra, guipura, renda agulhada, quilting e richelieu. Tules e malhas são adequados para decorar vestidos de baile, enquanto lingeries de poliéster são adequadas para vestidos de noite feitos de cetim ou seda. Guipura ou tule combinam perfeitamente com roupas de malha, um terno de algodão composto por blusa e saia. Quartzo combina bem com um vestido de verão infantil ou uma boneca, e richelieu com uma minissaia de poliéster.

Qualidade do material como critério de seleção
Qualidade do material como critério de seleção

Ferramentas e materiais necessários

Para fazer todo o trabalho necessário, você precisa de um lápis, renda para vestido, agulha, linha, tesoura, alfinete de segurança e uma máquina de costura. Depois que todas as ferramentas estiverem preparadas, antes de costurar corretamente a bainha do vestido, você deve decidir como ficará o desenho da fita.

Você pode estar interessado nisto:  Instruções para costurar robes masculinos e femininos com capuz e mangas

Observe! Muitas vezes, uma fita de viés, um remendo ou algum tipo de imagem podem ser usados ​​como ferramentas adicionais. Além da renda, isso se tornará uma opção de decoração interessante e pode ser incluído na descrição passo a passo do trabalho.

Ferramentas básicas para trabalhar com renda
Ferramentas básicas para trabalhar com renda

Características de implementação

Atualmente, existem apenas alguns métodos de mestres sobre como costurar renda em tecido e como ela pode ser costurada. A fita pode ser cortada em uma única camada de renda ou em várias camadas. Você também pode costurar a fita na parte inferior do produto, colocá-la no decote ou esconder a base da fita sob parte da bainha. Como complemento, pode haver uma ideia interessante: aplicar decoração de renda em uma dobra ou sobreposição. Além disso, você pode criar franzidos ou anexar vários apliques em áreas específicas da bainha.

Bainha de renda como opção de decoração
Bainha de renda como opção de decoração

Abaixo da bainha

Para colocar a decoração sob a bainha, você precisa costurar toda a parte de dentro para fora. Para isso, vire o vestido do avesso e coloque-o sobre uma mesa dura. Em seguida, coloque a renda em um dos lados do produto e prenda-a com alfinetes. Faça o mesmo com o outro lado. Em seguida, costure a fita na máquina de costura, removendo os alfinetes previamente. A costura pode ser feita com zigue-zague ou ponto reto longo. Se desejar, você pode tentar costurar todos os detalhes à mão com um ponto diferente.

Diagrama de conexão da bainha de renda
Diagrama de conexão da bainha de renda

Sobre o vestido

Colocar renda por cima do vestido não é mais difícil do que por baixo da bainha. A costura é feita de maneira semelhante. O tecido deve ser colocado bem na parte inferior do produto, na parte da frente. Em seguida, prenda o tecido com alfinetes. A costura deve ser feita apenas pela frente, usando uma máquina de costura, para evitar pontos desleixados ou a formação de fios extras. Para o trabalho, vale a pena usar um ponto zigue-zague. As pontas excedentes devem ser cuidadosamente aparadas. Para evitar que a renda se desfaça, você pode também processar as bordas com fósforos.

Você pode estar interessado nisto:  O procedimento para costurar mochilas de jeans velhos com suas próprias mãos
Diagrama de união de renda com um vestido por cima
Diagrama de união de renda com um vestido por cima

Este método é indicado para decoração de vestido em camada única usando renda.

Versão finalizada do produto
Versão finalizada do produto

Várias camadas

Decorar com muitas camadas é um processo mais complexo. Para o trabalho, você precisa de várias fitas de renda com larguras diferentes. Para dar originalidade ao vestido, você pode usar rendas com padrões diferentes. Para costurá-lo, você precisa prender uma fita estreita na parte superior usando cola de tecido ou alfinetes. Outra fita na parte inferior. Em seguida, costure as tiras uma a uma. Se uma se sobrepuser à outra, comece pela primeira.

Padrão de renda para costurar material na bainha de um vestido em várias camadas
Padrão de renda para costurar material na bainha de um vestido em várias camadas

Vale ressaltar que, se as tiras de renda foram obtidas sem bordas processadas, ao cortar o tecido vazado, é necessário processar as bordas do produto. Você também pode usar uma máquina de costura para isso.

Vale ressaltar que várias camadas de renda coladas em tecido de cetim ficam ótimas juntas, especialmente em vestidos de carnaval infantis. A combinação de fita de cetim com inserções de fita de renda fica interessante. Além disso, decorar as listras com strass autoadesivos ficará ótimo neste caso.

Uma versão pronta de material de costura para a bainha de um vestido
Uma versão pronta de material de costura para a bainha de um vestido

Recomendações

Muitos usuários recomendam escolher materiais de qualidade. É disso que dependerá se o vestido manterá sua beleza por muitos anos. Definitivamente, vale a pena dar preferência a materiais com bordas já processadas e sem fitas penduradas.

Escolher material de qualidade como principal conselho
Escolher material de qualidade como principal conselho

Se as bordas do produto não forem processadas, isso deve ser feito, pois produtos de renda, especialmente vestidos, tendem a furar e descascar. Isso é especialmente verdadeiro para tecidos de origem sintética, e não natural.

O processamento adequado é a chave para criar um produto bonito
O processamento adequado é a chave para criar um produto bonito

É claro que, ao realizar qualquer trabalho, você deve seguir as instruções. Se você escolheu um modelo de um tutorial, não deve demonstrar independência logo de cara ao se familiarizar com a decoração vazada.

Observe! Siga as instruções à risca. Assim, você poderá criar um produto que não só terá uma aparência bonita, como também a manterá por muito tempo.

Você pode estar interessado nisto:  Moldes e costura de gola alta para vestidos e blusas
Adesão total às instruções como conselho
Adesão total às instruções como conselho

Se você decidir processar as bordas do vestido de uma forma inusitada ou fazer toda a bainha de renda, a chave para o sucesso da tarefa será uma boa passagem a ferro antes da pinça e da decoração. Por exemplo, isso será especialmente útil se a tira de renda estiver localizada no vestido em um triângulo ou outro formato.

Vale lembrar também que, antes da decoração, a renda deve ser submetida à descatização. Para isso, a fita deve ser molhada e seca naturalmente. Um gerador de vapor ajudará a facilitar o trabalho. Tais ações ajudarão a evitar o encolhimento rápido.

Ao costurar, não estique o material de renda. Isso pode fazer com que o material fique irregular ou danifique a bainha da roupa, criando uma dobra feia.

Passar a peça antes da costura final como dica
Passar a peça antes da costura final como dica

A borda estampada com textura deve ser costurada à mão. Para desenhá-la, você precisa deixar a máquina de costura de lado e começar a costurar à mão. É importante prestar atenção aos fios. Se a fita passar por baixo da bainha, ela deve combinar com o vestido.

Observe! As inserções de renda podem ser usadas não apenas para decorar um vestido. Elas podem mudar significativamente a aparência do produto com seu comprimento. Você pode decorar a bainha sozinha, sem precisar de habilidades especiais e gastando o mínimo de tempo.

Em geral, decorar a bainha de um vestido com renda é uma ótima ideia. Tudo o que você precisa é escolher o material certo, com base em critérios de qualidade e durabilidade. Depois, você pode fazer a decoração sob a bainha, sobre o vestido ou em várias camadas. Existe a opção de fazer a bainha com renda. Quanto às dicas úteis, toda costureira iniciante deve saber que a qualidade do produto costurado e sua vida útil dependem apenas da qualidade do material e da precisão do seu processamento.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior