O manto é uma capa cerimonial usada por monarcas, ministros da igreja, juízes, cientistas e graduados de instituições de ensino superior. Também pode ser usado em fantasias de carnaval para crianças. O manto tem um corte simples e pode ser facilmente costurado em casa com suas próprias mãos.
- Materiais e ferramentas que você precisará para costurar em casa
- Selecionando tecido e material de forro
- Quais padrões são necessários?
- Padrão de vestimenta acadêmica feminina
- Molde para peça feminina sem mangas
- Padrão de roupão masculino
- Padrão para o manto do rei
- Padrão de túnica Harry Potter
- Como costurar uma vestimenta - um robe
- Como fazer medições
- Recortando os elementos (frente e verso)
- Mangas
- De costura
- Capuz
Materiais e ferramentas que você precisará para costurar em casa
Um manto é uma capa longa que pode ter mangas, capuz, gola ou simplesmente uma capa com amarrações. O comprimento da capa depende da finalidade de uso; pode cobrir apenas os ombros ou formar uma longa cauda.

Hoje em dia, o modelo moderno de robe Bat Norton se tornou muito popular, sendo apreciado pelos jovens por seu corte solto, conforto e aquecimento.
Para costurar uma capa com suas próprias mãos em casa, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- tecido principal;
- tecido de forro;
- centímetro;
- papel para moldes;
- governante;
- giz ou sabão;
- tesoura;
- fios;
- agulhas;
- máquina de costura.

Selecionando tecido e material de forro
A escolha do tecido principal para o manto depende da finalidade prática de seu uso. Cetim e veludo têm um visual muito formal, a seda é leve e fluida, a gabardine é densa, fácil de costurar e não amassa com o uso. Lã, viscose e malhas também são usadas. Tweed, caxemira, rodapé ou tecido que imite tricô manual são adequados para costurar uma peça quente. A base pode ser de pele, lã ou fleece.
Importante! O tecido do forro é selecionado de acordo com o tecido principal e a finalidade de utilização da capa de chuva.
Para o forro, use seda, viscose, chiffon, cetim, algodão para uma capa de chuva fina, ou lã, flanela e malhas de lã para um produto quente.

Quais padrões são necessários?
Para costurar qualquer roupa, você precisa de um molde, que é desenhado de acordo com as medidas tiradas de uma pessoa. Para aplicar o molde, você precisará de papel, de preferência papel milimetrado, ou papel vegetal, e um lápis. Quando o molde básico estiver pronto, ele é transferido para o tecido usando giz, um pedaço de sabão ou um marcador especial apagável.
As vestimentas femininas modernas são apresentadas na forma de cardigans, capas, jaquetas e até vestidos. Uma mulher também pode usar uma beca acadêmica, uma beca de juíza ou uma beca de carnaval (fantasia de bruxa, fantasia de princesa). Dependendo do modelo, da presença de capuzes, mangas, bolsos, ripas e outros detalhes, a complexidade da costura varia. O mais simples é o molde de uma capa medieval. Não possui muitos detalhes, apenas as costas, a frente e as gravatas.
Padrão de vestimenta acadêmica feminina
Em muitas universidades, é costume vestir os alunos com capas de formatura durante a cerimônia de formatura.

Para o traje feminino (de mestrado ou de professora), lã, viscose e gabardine são adequados.
Importante! O comprimento da capa de cientistas ou pós-graduandos deve ser até o meio da panturrilha.
O traje tem mangas, mas não tem capuz, sendo substituído por um confederado. Abaixo, um molde para uma altura de aproximadamente 180 cm.

Molde para peça feminina sem mangas
Um manto solto, confortável e sem mangas, feito de tecido quente, é chamado de capa. O casaco pode ter qualquer comprimento, exceto mangas – fendas, fecho do pescoço à cintura ou gravata.

Um casaco de capa feminino com capuz (sem padrão) parece muito elegante, e se você usar pele ou enfeite de pele para costurar um casaco, obterá um rico casaco de pele feminino.


Padrão de roupão masculino
A Bat Norton "Nomadic" é uma capa unissex popular entre os jovens. É muito aconchegante e quentinha.
“Nomad” é a tendência da temporada e, costurando você mesmo, você pode economizar vários milhares de rublos.

Manto com capuz - o padrão é muito simples.

Padrão para o manto do rei
Um rei homem é uma imagem muito excêntrica, para ele basta costurar um manto real.

Para isso, você precisará de um tecido escarlate grosso e pesado, pele branca, um fecho grande e brilhante e um forro branco. Um padrão de capa medieval servirá.

Padrão de túnica Harry Potter
Harry Potter é o bruxo mais famoso do mundo; sua imagem é frequentemente usada em festas à fantasia e feriados escolares. Um dos detalhes importantes da imagem é o manto.

A capa de Harry Potter é longa, até o chão, com mangas e capuz, feita de seda ou cetim nas cores preta e bordô. O manto da capa de Harry Potter, cujo molde é apresentado abaixo.

Como costurar uma vestimenta - um robe
O processo de costura de um robe começa com a escolha do modelo e a retirada das medidas da pessoa para quem ele será costurado.
Como fazer medições
Para fazer medições, você precisará de uma fita métrica, um lápis e papel para registrar os dados.
Medido:
- Comprimento do futuro manto. Para isso, aplique uma fita métrica nas costas, na base do pescoço, e abaixe-a até o comprimento desejado.
- Perímetro do pescoço. O perímetro total do pescoço é medido acima da sétima vértebra.
- Circunferência do peito. A linha horizontal que envolve os pontos mais proeminentes do peito determina o tamanho do produto.
- Circunferência da cintura no ponto mais estreito.
- Circunferência do quadril na parte mais larga dos quadris.
- Circunferência do pulso.
- A largura dos ombros é medida da base do pescoço até o ponto onde ele se conecta ao braço.
- Comprimento do braço do ombro ao pulso.
- Ao redor do rosto para ter uma ideia de quanto tecido é necessário para o capuz.

Você também pode achar útil medir a circunferência do seu peito, com a fita métrica colocada nas axilas, e a largura das costas, que é medida de um braço ao outro na altura das axilas.
Importante! Ao criar um molde, certifique-se de adicionar 1–2 cm às medidas para margens e costuras.
Recortando os elementos (frente e verso)
Para recortar os elementos é necessário:
- Transfira as linhas da base das costas, do decote, da cava e do início da costura lateral para o tecido usando um pedaço de sabão ou giz.
Importante! É necessário prestar atenção à localização da linha dos veios. Ela deve correr ao longo ou transversalmente ao dorso.
- Dobre o tecido ao meio e corte o pedaço maior.
- Corte um pescoço redondo e liso.
- Desenhe linhas para as peças da frente.

Abra as prateleiras:
- Desenhe a parte central da prateleira, posicionando o meio do molde na borda ou corte do tecido, marque o comprimento da costura lateral da prateleira, ela é igual à costura lateral da parte de trás.
- No início da costura lateral, marque a largura da prateleira.
- Fixe a parte lateral na parte central da prateleira.
- Segurando o molde na altura do meio do peito, afaste a pinça do ombro de modo que o corte lateral da prateleira comece na altura da costura lateral.
- Conecte o centro do peito com o início do ombro da parte lateral.
- Desenhe uma linha para a cava e a costura lateral.
Mangas
Ao cortar mangas de qualquer formato, posicione o molde de modo que a linha do fio corra ao longo da manga, ao longo da linha do ponto alto.
A costura de ligação com a manga deve estar localizada ao longo do fio, simetricamente em ambos os lados.
De costura
Após o corte do tecido, ele precisa ser alinhavado ou fixado com alfinetes. Nesta etapa, você pode fazer a primeira prova. Se o manto se ajustar perfeitamente, as partes do tecido são costuradas à máquina de costura. Todo o procedimento é feito no tecido principal e no forro. Quando ambas as partes estiverem prontas, o forro é costurado ao manto e costurado à máquina. O corte da capa está concluído, resta apenas virar o manto do avesso e passá-lo cuidadosamente.

Capuz
A próxima pergunta é: como costurar um robe com capuz? O capuz é moldado seguindo o mesmo padrão de todo o robe. As medidas da cabeça são medidas da clavícula direita ao topo da cabeça e da clavícula esquerda, adicionando-se 4 a 5 cm para que o capuz caia livremente. O tecido é dobrado ao meio e dois retângulos são cortados de acordo com o padrão. Em seguida, o capuz é moldado:
- os tecidos principal e de forro são costurados na parte de trás;
- duas partes são costuradas ao longo da borda frontal;
- vire o capô do avesso;
- costure o capuz na gola do manto de modo que a costura fique para dentro da capa;
- Costure o forro à mão usando um ponto invisível.

O manto para um passeio numa noite fria ou para um evento divertido está pronto. Você pode enfeitá-lo com tranças e detalhes de pele, decorá-lo com lindos botões ou alfinetes e aproveitar o objeto criado com amor pelas suas próprias mãos.




