Um avental escolar é um item bonito para uma ida regular à escola ou ao ginásio, bem como uma ótima decoração para uma festa de formatura ou para o último sinal de fim de ano letivo. Que tipos de modelos existem, como tirar medidas, como construir um molde passo a passo, quais os preparativos preliminares antes de costurar um avental, como trabalhar com guipura e como costurar o produto? Mais sobre isso e muito mais abaixo.
Tipos de modelos
Atualmente, é fácil fazer um modelo de avental simples e elegante com guipura, renda, cambraia, cetim e náilon. A guipura é o material mais popular, cuja diferença está na leveza, preço acessível e aparência atraente. A renda é um tecido semelhante à guipura, mas com uma estrutura mais densa. A cambraia é considerada um material simples, fácil de cortar e cuidar, sem detalhes especiais. Tem um preço acessível. O cetim é uma variação moderna do tecido anterior. Externamente, é semelhante à seda, mas possui uma estrutura mais complexa para costura. O náilon é considerado um tecido sintético, raramente usado para costurar um avental escolar com as próprias mãos.

Tirando medidas
As medidas são as dimensões básicas da figura de uma pessoa, obtidas medindo-se o corpo. São tiradas com uma fita métrica no lado direito da figura. São anotadas em um papel. Para isso, a cintura é cingida com uma fita. A fita não é esticada nem afrouxada. Para criar um avental, é necessário medir a linha central da frente com o pescoço, o peito, a cintura, os quadris e o meio das costas.
Observe! A medida da cintura permite determinar o comprimento da cintura, a meia circunferência dos quadris - a largura do produto, o comprimento do babador - o comprimento do produto até a cintura, o comprimento da parte inferior do avental da cintura até os quadris - o tamanho do produto até a ponta da cintura. Assim, as medidas do peito e dos quadris permitem descobrir o volume do produto. Já a medida das costas é necessária para descobrir o volume do produto ao longo das costas.

Padrão
Para criar um molde, não é necessário ter conhecimentos especiais em desenho. Basta usar um esquema simples da internet e substituir os valores obtidos a partir das medidas. Um avental escolar para um aluno da primeira série inclui uma parte superior com uma parte inferior, alças, um cinto, um avental e um babado. Alguns modelos vêm sem babador e têm um decote bastante profundo. Nesse caso, as alças são costuradas na frente do cinto.
É importante que todas as peças construídas tenham margens para bainhas e costuras. Se você planeja processar as peças usando bordas, não é necessário fazer margens.

Preparativos antes de costurar um avental
Naturalmente, antes de costurar um avental para o último sino com suas próprias mãos, você precisa preparar o material. Tecidos bonitos e de alta qualidade podem ser facilmente encontrados em qualquer loja de tecidos. É claro que renda com guipura parece mais elegante, mas o algodão simples também pode ter um visual incomum. A princípio, você deve evitar usar seda com veludo e cetim devido à dificuldade de trabalhar com eles. Depois de selecionar o tecido, você precisa escolher o estilo e o modelo. Em seguida, pense em decorar o produto com babados.

As nuances do trabalho com guipura
A guipura é um material difícil de costurar e cortar, por isso costureiras iniciantes não a utilizam para criar peças como aventais. É ótima para criar peças criativas, leves e arejadas, como golas. Também é usada como complemento a um avental já pronto. Muitas costureiras experientes a utilizam como base.
Observe! É difícil para iniciantes trabalhar com guipura, pois é impossível processar cuidadosamente os fios e criar padrões corretamente no início, evitando que o material grude e se transforme em grumos. Tudo o que uma artesã iniciante pode fazer é complementar o avental com inserções de guipura retiradas de produtos prontos ou compradas em lojas.

Costurando um avental
A sequência de costura de um avental escolar é exatamente a mesma que para outros produtos. Primeiro, cria-se um plano de ação, pensa-se em um esboço e, com base nele, criam-se os moldes para a menina. Primeiro, costura-se a base do avental, ou seja, a parte da frente e a saia branca. Em seguida, um cinto é fixado a todo o produto. Por fim, o cinto é complementado com babados e outros detalhes decorativos. Costura-se um botão e faz-se o furo correspondente.
Observe! Antes da costura final de todas as peças, é necessário um ajuste preliminar com os moldes torneados.

Padrão das partes superiores do avental
Não é necessário ter ideia de como fazer um molde para a parte de cima ou como costurá-la na parte de baixo. Para isso, você precisa pegar um diagrama passo a passo pronto, substituir os valores das medidas e recortar as partes correspondentes. Se você tiver um, é melhor fazer um molde baseado em um avental antigo. Para isso, você precisará recortá-lo ou fixá-lo no tecido novo e, em seguida, contornar tudo. Veja abaixo como é um diagrama padrão para criar um avental tamanho M.

Conectando as partes superior e inferior
Conectar a parte de cima e a de baixo é fácil. Basta usar uma máquina de costura e fazer um ponto duplo no verso dos materiais. A conexão também pode ser feita ao longo da cintura, mas é mais difícil.

O cinto do avental pode ser amarrado em um laço
A peça final do futuro avental é o cinto. É muito fácil de fazer. Para isso, você precisa criar um molde e dobrar o tecido ao meio. Em seguida, costure à mão ou use uma máquina de costura e costure o produto por dentro. O cinto pronto pode ser inserido em alças especiais ou vir junto com o avental separadamente. Ele pode ser amarrado da maneira usual ou você pode usar uma ideia interessante: fazer uma gravata borboleta.
Antes de fixá-lo ao produto final, é necessário passá-lo bem. O produto em si também precisa ser cuidadosamente passado. No caso da guipura, vale a pena usar água comum ou um gerador de vapor, para não queimar acidentalmente o avental ou fazer um furo.
Observe! Se desejar, o próprio cinto pode ser complementado com acessórios ou miçangas. Algumas artesãs costumam recorrer ao bordado.

Em geral, criar um avental escolar não é uma tarefa difícil se você tirar as medidas corretamente, criar um molde e prepará-lo com antecedência. Também é simples se você se basear em um diagrama ou em uma master class. Vale ressaltar que somente manuseando o material com cuidado e seguindo à risca a master class você alcançará o sucesso no negócio pretendido.




