Uma colcha feita com elementos acolchoados fica muito impressionante no interior de um quarto, quarto de criança ou sala de estar. Com esta técnica de costura, você pode fazer uma tela original a partir do tecido mais comum. Uma colcha acolchoada pode ser feita com suas próprias mãos de forma simples e rápida. Para isso, diversas tecnologias de costura podem ser utilizadas.
Acolchoando uma colcha
Para decidir como costurar uma colcha, você precisa conhecer sua estrutura. Qualquer versão do produto consiste em 3 camadas:
- Frente. Para formar essa camada, é selecionado um tecido bonito e, principalmente, de alta qualidade. É aconselhável estocar tecidos lisos, lisos, jacquard ou acetinados. É nessas telas que a costura fica especialmente em relevo e impressionante.
- O enchimento é a segunda camada localizada dentro do produto. De acordo com a norma, utiliza-se enchimento sintético para isso. É aconselhável escolher a opção mais volumosa para aumentar o relevo do padrão do ponto.
- Camada de forro (base) - para esta parte, vale a pena escolher um tecido antiderrapante. Para não precisar ajustar uma colcha que escorregou da cama ou do sofá, é melhor escolher materiais ainda mais felpudos.

Informações adicionais! Você pode comprar um tecido já acolchoado e simplesmente apará-lo lindamente com vivo. Mas a aparência dependerá em grande parte da qualidade do produto.
Além dos tecidos apropriados, você também precisará de outras ferramentas e materiais para costura:
- máquina de costura;
- fios de cor adequada;
- tesouras, alfinetes de segurança;
- para produtos com debrum - debrum para acabamento das bordas.

Você pode costurar uma colcha com tecido de cortina usando o mesmo kit.
Tirar medidas e cortar
Antes de começar a fazer a colcha, você precisa determinar o tamanho, a espessura e o design do tecido. Primeiro, tire as medidas da cama/sofá. Para isso, use uma fita métrica para medir o comprimento e a largura da cama. Esses parâmetros são necessários para determinar o tamanho exato da colcha.

Em seguida, vale a pena considerar algumas tolerâncias para o design de costuras e sobreposições. Para determinar o encolhimento do material, use um método prático: um pedaço de tecido deve ser lavado, seco e passado a ferro, e então avalie o quanto ele encolheu. Além das medidas obtidas, adicione 1,5 a 2 cm para o ajuste. Também é necessário levar em consideração o encolhimento do tecido, que ocorre devido ao acolchoamento do molde – recomenda-se adicionar mais 5 a 6 cm.
Observe! Quanto mais fino for o padrão do quilting, maior será o encolhimento no final. Portanto, é necessário adicionar mais de 6 cm.
É necessário seguir as instruções básicas para fazer os aumentos. Ao tirar as medidas, não é recomendado costurar um cobertor quadrado. O formato do produto deve ser retangular. Esse formato tornará o molde visualmente mais amplo.
O tamanho do cobertor pode diminuir após o acolchoamento.
Ao tirar as medidas de uma cama/sofá, você deve decidir imediatamente o tamanho e a frequência do padrão acolchoado.

O grau de encolhimento do material dependerá disso. Se você quiser cobrir a maior parte possível da superfície com pontos, o encolhimento pode ser de cerca de 20 a 30 cm. Se a costura for "rara", vale a pena adicionar cerca de 6 a 10 cm de cada lado aos parâmetros básicos.
Padrão de colcha
Até uma criança consegue lidar com o padrão deste tipo de colcha, já que o produto está relacionado a opções de costura para o nível de habilidade inicial. Se você não está confiante no sucesso do evento, pode primeiro tentar costurar esta opção para uma boneca.
Instruções passo a passo para fazer um molde:
- Levando em conta todos os parâmetros de encolhimento, bordas e leito, calcule a quantidade necessária de material para a camada superior, enchimento e revestimento.
- Faça as marcações apropriadas nas folhas de material.
- Recorte pedaços de tecido.
- Prepare o material que será usado para formar a borda.

Todas as peças estão prontas para costura. Na camada superior, você pode desenhar com giz o padrão escolhido para o quilting. A seguir, descreveremos como quiltar uma manta de patchwork na máquina.
Processo de costura
Costurar uma colcha acolchoada em casa não é difícil, mas ainda é melhor decidir a sequência e o princípio do trabalho. Resta considerar uma master class sobre como costurar uma colcha acolchoada com as próprias mãos:
- Faça overloque em todos os cortes das futuras peças do produto. Isso evitará que os fios se desenrolem ao longo do corte.
- Posicione as duas bases, a parte superior e a parte de forro, com os lados direitos voltados para dentro. Alinhe todas as bordas e cantos. Fixe a posição dos painéis em relação uns aos outros com alfinetes de segurança.
- Costure três lados, deixando um aberto. É melhor deixar um dos lados estreitos sem costura.
- Coloque o enchimento de poliéster sobre a capa resultante. Faça um alinhavo nos cantos do produto, fixando o enchimento ao tecido.
- Vire a capa do avesso e endireite cuidadosamente o enchimento para que fique plano. Para isso, você pode inicialmente fixar o poliéster de enchimento à camada inferior com alguns pontos.
- Vire as bordas abertas e costure. Costure ao longo da borda do tecido. Às vezes, é necessário usar um furador.
A base da colcha está pronta. A próxima pergunta é como acolchoar a colcha na máquina de costura. O procedimento é simples, mas vale a pena considerar algumas nuances. É melhor fazer uma linha de molde no verso - no forro. Ao costurar, é aconselhável tentar puxar levemente todas as camadas da colcha.

Importante! Quanto maior o ponto, mais limpo e uniforme ficará o produto e o padrão em si. Este tamanho do padrão é relevante para costureiras iniciantes.
A costura de cobertor na máquina de costura é feita com a ajuda de uma plataforma, calcador e agulha especiais. Além disso, você pode usar moldes especiais que se distinguem pela precisão e simetria de todas as partes do molde.
Finalizando a borda de uma colcha sem babados
Para fazer com que cada remendo se destaque em relação ao fundo da base do cobertor, você pode processar as bordas sem formar babados. O princípio desse processamento pode ser visualizado na figura com o seguinte esquema de processamento:

Basta dobrar as bordas da colcha e costurá-las cuidadosamente ou costurá-las ao forro com uma costura invisível. Você também pode emoldurar as bordas aplicando uma fita de cetim ou vivo e costurando o elemento à base da camada superior.
Babado de colcha
Não só costurar um cobertor na máquina de costura pode ser difícil, como também a formação de um babado exuberante. Existem várias opções para fazer essa parte do produto. Você pode formar um pequeno babado imediatamente ao cortar a base. Mas, na maioria das vezes, esse elemento é feito e costurado separadamente.
Se o babado da colcha precisar ser costurado separadamente, será necessário formar uma espécie de saia. Essa saia com babado é costurada na base do produto e é sua parte não removível, o que se justifica em grande parte pela funcionalidade e design da colcha. Qualquer babado simplifica a tecnologia de processamento das bordas da colcha. Além disso, mesmo dobras perfeitas ajudarão a esconder as falhas da costura se os seus losangos estiverem longe da simetria geométrica.

Para fazer um lindo babado você vai precisar de:
- Corte um babado do tamanho desejado e faça a bainha do elemento, costurando com ponto bainha.
- Após dobrar a borda superior da peça, você precisa prendê-la à colcha e costurá-la cuidadosamente com alfinetes de segurança. Nesta etapa, são formadas dobras do tamanho necessário. Recomenda-se prestar atenção especial aos cantos. Nessas partes, o tecido não deve ser esticado ou deformado.
- Costure o babado, retire os alfinetes de segurança e passe bem o produto acabado.

Não é difícil costurar uma colcha de patchwork para cama ou sofá. O principal é ter paciência, pensar cuidadosamente no padrão e abordar o assunto com entusiasmo. O produto final certamente se tornará um elemento único do quarto e encantará você por muitos anos.




