É difícil imaginar uma única mulher moderna cujo guarda-roupa não inclua uma saia tão simples, feminina, romântica e versátil como a meio-sol.
Cintura acentuada, volumes escondidos, corpo proporcional - o que mais uma garota precisa para criar uma imagem de sucesso!
- Para quem é indicado?
- Estilos de saia meio-sol
- Escolha do tecido
- Ferramentas para corte e costura
- Medidas
- Como calcular a quantidade de tecido
- Construindo um Padrão Básico
- Como desenhar uma linha de fundo
- Peculiaridades da construção de padrões
- Construção de um molde para saia meio-sol com pregas
- Construção de uma saia meio-sol sobre um jugo
- Saia meio-sol até o chão
- Com uma costura
- Com duas costuras
- Com elástico
- Com relâmpagos
- Como cortar uma saia meio-sol
- De costura
- Como costurar um cinto em uma saia meio-sol
- Como fazer bainha
Para quem é indicado?
É seguro dizer que este modelo se adapta a todos os tipos de corpo feminino. Ele corrige as imperfeições e enfatiza as vantagens de quem o usa. Assim, para meninas com cintura pouco definida, ele a enfatiza; para meninas com corpo em formato de pera, ele equilibra a parte superior e inferior; e para o corpo em formato de T, ao contrário, adiciona volume nas áreas faltantes.

Estilos de saia meio-sol
Este é realmente um modelo universal e muito comum. Os seguintes estilos se destacam:
- Cintura alta;
- Com dobras e pregas;
- Com cheiro;
- Meio alargado;
- Com gravatas/zíper;
- Verão/Inverno
- Com/sem cinto;
- Com/sem bolsos.
Dependendo do comprimento, os modelos são divididos em mini, midi, maxi.
A lista é infinita, todas as saias têm um padrão simples em comum. São costuradas com uma, no máximo duas costuras.

Escolha do tecido
Nesse caso, as artesãs são limitadas apenas por suas habilidades, já que a maioria dos tecidos são adequados para a construção do modelo: malhas, couro, jeans, lã, chiffon, linho, cetim, cetim, seda, tule, tweed, jacquard, viscose, poliéster, etc.
Produtos feitos de tecidos lisos têm um visual chique. Estampas populares na costura de saias meio-sol são xadrez, flores e bolinhas.
Para costureiras iniciantes, não é recomendado escolher tecidos “complexos” - couro, seda, cetim, chiffon, etc.

Ferramentas para corte e costura
O conjunto padrão de ferramentas para costurar um produto se parece com isso:
- Réguas de alfaiate;
- Fita métrica;
- Um conjunto de tesouras afiadas de tamanhos diferentes;
- Papel milimetrado;
- Giz de padrão;
- Lápis, borracha;
- Máquina de costura;
- Ferro/vaporizador.

Medidas
Você só deve começar a tirar as medidas depois de decidir o comprimento do produto. Apenas dois indicadores são suficientes para recortar o modelo:
- Circunferência da cintura (CC);
- Comprimento.
A cintura deve ser medida no ponto mais estreito, altura em que a saia será usada. A medida é feita com uma fita métrica, mas não deve ficar nem muito larga nem muito apertada.
Para calcular o comprimento, você precisa ficar em pé, com o centro de gravidade distribuído igualmente entre as pernas. O comprimento é medido ao longo da costura lateral, da cintura até o local onde a bainha da saia está planejada. Você também precisa levar em consideração cerca de 1,5 cm para o processamento da bainha.

Como calcular a quantidade de tecido
O consumo de tecido pode ser calculado matematicamente usando uma fórmula especial. Para isso, você deve primeiro calcular os raios de dois arcos:
P1 = OT 3;
P2 = P1 + comprimento da saia.
A quantidade de tecido é calculada da seguinte forma: (P2 2) + 10 cm.
Exemplo: Circunferência da cintura 66 cm, comprimento 87 cm.
P1 = 22 cm
P2 = 22 cm + 87 cm = 109 cm
Quantidade de tecido = (1092) + 10 = 228 cm.
Importante! A largura do tecido selecionado não pode ser menor que P2.

Construindo um Padrão Básico
A construção do molde de uma saia meio-sol começa com a criação de um ângulo reto no papel.
Em seguida, você precisa marcar passo a passo:
- Linha da cintura (P1);
- Linha da bainha (P2).
Como desenhar uma linha de fundo
Uma maneira fácil de desenhar uma bainha é pegar uma fita ou barbante e prender um lápis na ponta a uma distância de P2. Prenda o início da fita na ponta do canto e desenhe uma bainha a uma distância de P2.

Peculiaridades da construção de padrões
O padrão deste tipo de produto é multivariado. Costurar uma saia meio-sol com as próprias mãos não será difícil usando moldes prontos.
Construção de um molde para saia meio-sol com pregas
Antes de montar, é necessário decidir o número e o tipo de dobras. Elas podem ser unilaterais, opostas, internas ou externas. É importante entender que cada dobra ocupa um determinado comprimento de tecido. Portanto, o comprimento das dobras deve ser incluído na circunferência da cintura.
Exemplo: OT = 66 cm, o projeto inclui 8 dobras. Se a dobra for pequena, por exemplo, 3 cm, então 6 cm devem ser incluídos para cada dobra. 8 6 = 48. 66 + 48 = 114 cm. Este valor é usado para calcular os raios dos círculos (fórmulas acima).

Construção de uma saia meio-sol sobre um jugo
A peculiaridade desse padrão é que o jugo em si é feito com base em um padrão de saia reta, e a bainha é construída com base em uma saia meio-sol.
Algoritmo passo a passo para construção de um jugo:
- Pegue o molde básico de uma saia reta e transfira-o para um papel milimetrado.
- Determine o comprimento da canga. A partir da linha da cintura, separe segmentos iguais ao comprimento da canga. No desenho, são T1K1, T2K2, T3K3. As linhas TV são linhas de dardo.
- Recorte o molde.

Instruções passo a passo para construir a parte inferior:
- Em vez do valor OT, use o comprimento da base do garfo (no desenho, as linhas conectadas pelos pontos K). Multiplique por dois.
- Desenhe um ângulo em papel milimetrado e marque o comprimento dos raios.
Importante! Ao desenhar o segundo raio, o comprimento do jugo deve ser subtraído do comprimento total da saia.
- Transfira todos os moldes para o tecido, recorte e costure.
- No final você pode inserir um zíper.

Saia meio-sol até o chão
A construção de um modelo longo não é mais difícil do que a produção de saias de outros comprimentos. Nesse caso, é necessário decidir o comprimento desejado. Ele pode chegar até o chão, escondendo as pernas, até a altura dos pés, sem tocar o chão. A bainha também pode chegar ao tornozelo. O molde é baseado no esquema básico (ver Fig. 8).
Com uma costura
Este é um tipo clássico de corte, recomendado para iniciantes. Também é recomendável trabalhar com tecidos estampados, como xadrez, bolinhas, etc., seguindo este princípio. Essas estampas são difíceis de ajustar, então escolher um molde básico com uma costura facilita muito a tarefa.
O tecido deve ser esticado de modo que a linha do fio fique em um ângulo de 45° em relação à linha central.

Com duas costuras
Faça duas costuras nas laterais, com as partes em ordem espelhada. O corte é feito em tecido com 80 cm de largura. Este tipo de molde é recomendado se o comprimento da saia for relativamente pequeno, por exemplo, para uma menina. Ou se a tarefa for economizar material.

Com elástico
O corte é feito de acordo com o esquema padrão (ver Fig. 8), mas os raios serão calculados usando o volume do quadril em vez da circunferência da cintura. Eles precisam ser calculados e inseridos na fórmula. Vale lembrar também que, ao cortar, é necessário reservar uma seção para a colocação do elástico. A largura do elástico é escolhida de acordo com a preferência pessoal.

Com relâmpagos
O zíper deve ficar localizado na costura ao longo da borda do tecido. É necessário lembrar das margens de costura e deixar de 1 a 1,5 cm para elas. Posteriormente, ao cortar, o processamento da linha de costura começa com esse detalhe. O zíper deve ser costurado, passado cuidadosamente e só então a costura na parte inferior da bainha deve ser processada.

Como cortar uma saia meio-sol
Depois que todos os moldes estiverem prontos, eles precisam ser transferidos para o tecido. Corte as linhas da cintura e da parte inferior passo a passo. A linha da bainha no meio do produto deve ser ajustada em 1 cm. Ela precisa ser encurtada para que, após a costura, a saia não fique frouxa e as dobras sejam distribuídas uniformemente.
Especialistas recomendam deixar o tecido pendurado por cerca de 3 dias antes de costurar.
É necessário cortar um cinto para a saia. Para isso, pegue um tecido com comprimento OT + 7 cm. A largura fica a seu critério.

De costura
- Faça uma overloque nas costuras laterais da saia e passe bem o ferro.
- Costure o zíper, passe a ferro e finalize a costura lateral na bainha da saia, passe a ferro.
- Faça um overloque na bainha e em um dos lados do cós.
- Em seguida, prossiga com o procedimento de costura do cinto e da saia.
Como costurar um cinto em uma saia meio-sol
- Na linha da cintura, você precisa encontrar a costura lateral e os centros das partes frontal e traseira. No corte do cinto, reserve de 1 a 1,5 cm para a margem de costura. Em seguida, reserve uma distância igual ao comprimento da cintura e divida esse segmento ao meio. Esta será a segunda costura lateral. Os dois segmentos resultantes devem ser divididos ao meio novamente — o centro das partes frontal e traseira da saia.
- Alinhe o cinto e a cintura nessas marcas, alfinete e costure a 1 cm da borda.
- Marque a linha de dobra no cinto com giz ou sabão. Dobre, prenda com alfinetes e varra.
- Se desejar, você pode inserir alças para facilitar pendurar a saia no futuro.
- Coloque um ponto na parte da frente para que não fique visível.

Como fazer bainha
- A maneira mais fácil de fazer bainhas é usar moldes pré-preparados. Podem ser recortes comuns de papelão. Para fazer a bainha, marque 1,5 cm no papelão.
- Varra e passe a ferro.
- Coloque uma linha.
A bainha está pronta!

Usando os moldes fornecidos, você pode criar um item de guarda-roupa tanto para uma criança quanto para uma mulher. Não se pode dizer que os moldes sejam difíceis na prática. O tempo total para a confecção das peças é de cerca de 3 a 4 horas.




