Instruções para costurar calças você mesmo

A indústria da moda consolidou sua posição na mente humana, e mesmo as pessoas mais desinteressadas sucumbem imperceptivelmente a todas as tendências de rua, escritório ou outros estilos. Calças são um dos atributos mais importantes da imagem escolhida, e costurá-las não é uma tarefa difícil para muitas costureiras. Muitas vezes, não encontram o que gostam em butiques e lojas, então precisam costurar as calças elas mesmas. Uma gestante nem sempre consegue escolher uma versão clássica e elegante de calças para si mesma, um modelo largo o suficiente ou um tamanho adequado; por isso, precisa recorrer à autocostura.

Como escolher um estilo

Para entender completamente como costurar calças perfeitas, enfatizando todas as vantagens e escondendo as desvantagens, basta conhecer e avaliar corretamente todas as características do corpo e quais linhas predominam nele - lineares ou arredondadas.

Corte reto

Este tipo de calça combina tanto com corpos masculinos quanto femininos. Se a cintura for significativamente menor que os quadris (15 a 25 cm), pernas finas ou quadris estreitos e atléticos, o modelo de corte reto enfatizará perfeitamente todas as vantagens desse tipo de corpo.

Corte reto
Corte reto

Cônico ou alargado

Se a transição da cintura para os quadris for perceptível (se a diferença for maior que 25-30 cm) e eles forem redondos, é melhor usar calças largas ou afuniladas.

Observe! Se a cintura for muito larga, calças harem ou calças largas com um corte largo descendo da cintura não são adequadas - isso aumentará visualmente a silhueta para dimensões enormes.

Cintura baixa

Calças de cintura baixa são adequadas para meninas com uma transição discreta da cintura para os quadris. As calças devem ser complementadas com bolsos largos e volumosos ou bordados brilhantes, drapeados – esses elementos adicionais permitirão criar um volume visível para uma cintura elegante.

Cintura baixa
Cintura baixa

Ajuste regular ou cintura alta

Se seus quadris são muito largos e se destacam do resto do corpo, você deve procurar calças que não enfatizem todos os detalhes e volumes desnecessários. Calças estilo flare na altura do joelho com caimento clássico são perfeitas para esse tipo de corpo. Evite muitos enfeites nos quadris, pois eles podem alargar visualmente os quadris já bastante largos.

Escolha do tecido

Antes de escolher o tecido certo, vale a pena decidir para que tipo de calça ele será usado: para o dia a dia ou para festas e fins de semana. E em que estação, em que clima: inverno frio, verão quente, outono fresco ou primavera incerta.

Os tecidos são divididos em dois tipos:

  1. Verão - na maioria das vezes são materiais naturais, já que em climas quentes os tecidos artificiais não absorvem a umidade e não permitem que a pele "respire", o que pode levar ao superaquecimento do corpo.
  2. Inverno - os requisitos para esses tecidos são os mesmos: reter bem o calor. Nesse caso, tanto materiais artificiais quanto naturais são adequados.

Linho

Propriedades distintivas:

  • Não fica eletrificado;
  • Não requer cuidados especiais;
  • O tecido é natural e ecológico;
  • Conduz bem o calor;
  • O material contém sílica, o que impede o desenvolvimento de uma série de bactérias ao usar roupas feitas com esse material;
  • Longa vida útil.
Você pode estar interessado nisto:  Fazendo um molde e costurando uma saia ou vestido tulipa
Calças de linho
Calças de linho

Calças de linho se destacam pela simplicidade, conforto e praticidade. Graças às diferentes técnicas de processamento, o tecido pode ser denso e leve, sem perder a respirabilidade. Uma excelente opção para o verão com roupas feitas de materiais naturais.

Informações adicionais! Para ternos de negócios, onde é necessário um tecido mais denso, utiliza-se linha de linho proveniente de resíduos.

Viscose

Propriedades distintivas:

  • Absorve bem a umidade;
  • Tecido leve e respirável;
  • Hipoalergênico;
  • Textura macia e delicada;
  • Fácil de lavar;
  • Mantém a cor perfeitamente, mesmo após inúmeras lavagens.
Calças de viscose
Calças de viscose

Uma opção de tecido econômica com excelentes características de desempenho. Resistente ao desgaste, confortável de usar e com ótimo ajuste ao corpo — uma ótima opção para o uso diário no verão ou na primavera.

Chambray

Propriedades distintivas:

  • Resistente ao desgaste;
  • Apesar da sua densidade, o tecido é bastante leve;
  • Higroscópico e respirável;
  • Não fica eletrificado;
  • Não enruga;
  • Fácil de lavar, suporta bem a centrifugação.

O material pertence ao grupo dos tecidos denim. A estrutura é semelhante à da cambraia. Este tecido é de meia estação e é adequado para costurar calças para qualquer clima. Costurar calças com este material não causará dificuldades, mesmo o artesão mais inexperiente pode facilmente cortar qualquer modelo graças à sua textura, adequada para qualquer tipo de corpo.

Gabardine (lã, artificial)

Propriedades distintivas:

  • Longa vida útil;
  • Tecido leve e agradável ao toque;
  • Material resistente à umidade e a rugas;
  • Drapeado.

Este material tem uma trama de sarja. É perfeito para costurar calças de inverno, pois retém bem o calor. Passar a ferro só é permitido com vapor. Não passe com muita força, pois isso pode fazer com que o tecido fique brilhante.

Gabardine
Gabardine

A escolha dos tecidos deve ser feita com bastante responsabilidade. Vale a pena considerar não apenas as características externas, mas também as propriedades distintivas. Para costura, você também pode usar cetim, veludo cotelê ou veludo, materiais que nunca saem de moda.

Desenhos

Existem vários métodos para criar padrões.

Método italiano

Esta técnica de confecção de calças é principalmente aplicável a mulheres com uma curvatura bastante grande nas costas, na base da cintura. Estas calças têm um ajuste excelente nos quadris e na cintura.

Para fazer um molde, você deve tirar as medidas: ao redor dos quadris e da cintura, altura do quadril, altura do cós, altura do joelho, circunferência do joelho, comprimento principal do calcanhar até a cintura.

Padrão de acordo com o método italiano
Padrão de acordo com o método italiano

Segundo Muller

A construção do esquema do molde segundo Müller é uma das mais simples e adequadas para iniciantes. Neste molde, também é utilizado o conceito de costura em degraus, o que simplifica bastante a costura e torna o produto mais preciso em termos de tamanho.

As medidas são tiradas de acordo com os seguintes dados: circunferência da cintura e do quadril, altura do assento, comprimento lateral, largura da parte inferior das calças, tamanho do passo.

Padrão segundo Muller
Padrão segundo Muller

Medidas necessárias e regras para tomá-las

Regras básicas para fazer medições corretamente:

  1. A medida deve ser tirada de uma pessoa vestindo roupas justas ou roupas íntimas que serão usadas com o item que precisa ser costurado.
  2. A cintura deve ser marcada com um cinto ou fita.
  3. Ao fazer as medições, a pessoa deve ficar em pé, ereta, relaxada e em uma postura que lhe seja familiar, para que sua postura fique em uma posição natural.
  4. A fita métrica deve se ajustar perfeitamente ao corpo da pessoa, em hipótese alguma deve apertá-la e, principalmente, não deve ser abaixada.
  5. A medida é feita no lado direito, onde o corpo é mais desenvolvido; se a pessoa for canhota, o mesmo é feito no lado esquerdo.
Você pode estar interessado nisto:  Fazendo um molde e costurando um brinquedo de pelúcia desdentado

Medidas necessárias para costurar calças:

Meia circunferência da cintura (L) - a medida é feita no ponto mais estreito da cintura, o centímetro é tirado estritamente ao longo da parte horizontal da cintura (para registrar, divida os dados por 2).

Meia circunferência do quadril (A) - a medida é feita nos pontos mais proeminentes dos quadris, na horizontal (para registrar, divida os dados por 2).

Sentado
Sentado

Comprimento da calça - a medida é tirada da cintura até o calcanhar ao longo da linha lateral (registrada por extenso).

Comprimento das calças até o joelho (LTK) - a medida é tirada da linha da cintura até o meio do joelho (o número inteiro é registrado).

Circunferência do joelho (OK) — a circunferência do joelho é medida com a pessoa sentada e a perna dobrada a 90 graus. Para calças que devem ficar justas, a medida é feita com a perna esticada (a medida é registrada por completo).

OK
OK

Circunferência do quadril - a medida é tirada na parte mais larga da parte superior da perna (a medida é registrada por completo).

Sobre
Sobre

Circunferência da panturrilha (CP) - a medida é feita na parte mais larga da perna, abaixo do joelho, nos músculos da panturrilha (a medida é registrada por completo).

Circunferência do tornozelo (CB) - a medida é feita abaixo da parte interna do tornozelo, na horizontal (a medida é registrada por completo).

Oh
Oh

Comprimento da virilha (CV) - da cintura na parte de trás, passando pela virilha, até a parte da frente da linha da cintura (a medida é registrada por completo).

Altura do assento (AS) - As medidas são tiradas de uma posição sentada em uma cadeira, da linha da cintura até o assento da cadeira (a medida é registrada por completo).

Procedimento operacional

Depois de escolher o tecido, tirar as medidas e preparar os atributos necessários, costuramos calças femininas seguindo o passo a passo da aula.

  1. As calças são cortadas de acordo com as medidas tiradas. Inicialmente, as partes principais são dispostas sobre o tecido e, só então, as peças menores são colocadas nas aberturas restantes.
Layout
Layout
  1. Uma margem de costura é feita em cada pedaço contornado.
Layout 2
Layout 2
  1. Depois, todos os detalhes são recortados, as bordas são processadas e chega a hora de costurar todas as peças.

Sequência de costura das calças:

  • Antes de começar, você deve marcar onde ficarão os bolsos;
  • Tratamento térmico;
  • Varra as calças seguindo as linhas e experimente-as antes de costurar;
  • Os bolsos e pinças devem ser finalizados;
  • Processamento e costura de zíperes.
  • Processamento de cortes (degraus e laterais);
  • As seções do meio precisam ser lixadas;
  • Passagem final do produto.

Costura faça você mesmo

Abaixo veremos como costurar diferentes tipos de calças.

Bananas

Aula magistral sobre costura de calças estilo banana.

Padrão:

  1. Metades da frente e de trás das calças - 2 peças cada;
  2. Corte lateral, peça única com bolso - 2 peças;
  3. Serapilheira de bolso - 2 peças;
  4. Parte da cintura - 4 peças;
  5. Passadores de cinto - 6 peças, largura a seu critério, em média 3-5 cm, e comprimento 7-9 cm.
Banana
Banana

Costurando bananas usando os moldes feitos:

  1. Na parte da frente você deve fazer um bolso com um lado cortado.
  2. Na parte de trás, você precisa alinhavar e costurar a pinça. Passe tudo até a costura central ao longo da parte de trás da calça.
  3. Faça o mesmo com as costuras laterais e internas, e com a costura do meio da bainha.
  4. Costure um zíper.
  5. Reforce o cinto com tecido térmico.
  6. Costure um cinto.
  7. Vire a parte de baixo das calças e alinhave-as à mão com um ponto invisível.
  8. Costure as passantes do cinto no cós da calça.

A seu critério, o cinto pode ser alto ou baixo.

Para mulheres grávidas

Costuramos calças femininas para gestantes com um encaixe de malha na frente. Esse encaixe largo é o ponto-chave na costura desse tipo de calça. Você também pode modelar o encaixe com base no tecido selecionado e afetando apenas a parte da frente da calça: desenhe um círculo ao longo das linhas da costura lateral, recuando 5 a 6 cm.

Você pode estar interessado nisto:  O procedimento para criar pinças para um vestido nas costas e no peito
Para mulheres grávidas
Para mulheres grávidas

O local onde as costuras da virilha perdem a curvatura e se tornam uma linha reta é na linha inferior ou no ponto de inserção da malha.

  1. Também vale a pena pensar com antecedência na localização do zíper, caso você precise dele.
  2. Vale a pena escolher um tecido com pouca elastina, assim ele não estica muito e mantém o formato conforme a barriga cresce.
  3. É melhor lixar a elastina 4 vezes para uso no inverno e 2 vezes para uso no verão.

Isolado com enchimento sintético

O padrão usado é o de Müller descrito anteriormente, apenas um forro adicional baseado em enchimento sintético ou debrum é adicionado, um cós elástico largo é costurado e punhos são colocados na parte inferior das calças.

Em estilo oriental com elástico

Costuramos calças femininas no estilo oriental. Ao comprar o tecido, certifique-se de que ele seja longo o suficiente e corresponda aos parâmetros do comprimento das calças. Para calças harém ou estilo Aladdin, o ideal é escolher tecidos fluidos. Acessórios brilhantes para decorar as calças também são aceitáveis.

O padrão das calças orientais é mostrado na imagem abaixo.

Calça
Calça

As medidas e costuras são semelhantes ao molde da calça banana.

Calças de casa sem molde

Um grande número de opções para cortar calças sem molde e desenhos para iniciantes são armazenadas na Internet, um dos métodos simples é descrito abaixo.

Medidas necessárias:

  • Circunferência do quadril e da cintura (antes do registro, o valor deve ser aumentado em 6 a 8 cm);
  • Comprimento total da cintura ao calcanhar;
  • Comprimento do selim;
  • Medida da virilha.
  • Tornozelos e joelhos são registrados como 18 e 21 cm, respectivamente, independentemente de outras dimensões.

Importante! Se você quiser calças mais folgadas, deixe margens maiores.

Após as medidas, vale a pena transferir todos os dados para o verso do tecido usando giz de alfaiate e recortar todos os detalhes. Após a costura, você precisa decidir o cinto – pode ser de cordão ou elástico. Se for elástico, ele deve ser puxado para dentro antes de costurar a base.

3 tipos
3 tipos

Calças palazzo, joggers e cigarros.

As saias palazzo lembram culotes, já que a boca de sino vai diretamente do quadril. A costura é feita de acordo com o método italiano; o molde é mostrado na imagem abaixo.

Molde de calça palazzo
Molde de calça palazzo

As joggers são calças confortáveis ​​para o dia a dia, com cós baixo, justas nos quadris e não muito afuniladas em direção ao tornozelo. A costura é feita usando a técnica Muller. O molde está na imagem abaixo.

Padrão de calças de corrida
Padrão de calças de corrida

As calças cigarrete enfatizam favoravelmente a sexualidade feminina. E o corte reto combina bem com jaquetas e blusas. Estas calças podem ser costuradas tanto de acordo com os desenhos de Müller quanto com o método italiano. O molde é apresentado abaixo.

Costurar lindas calças femininas não leva muito tempo. Estes moldes podem ser usados ​​para costurar calças infantis para meninos e meninas. Um compartilhamento de peças antigas também pode ser adequado para um molde rápido de calças caseiras. A seleção cuidadosa dos tecidos garante uma longa durabilidade. Hoje em dia, especialmente em Moscou, os modelos clássicos de calças são populares. Calças de lã e algodão, diluídas com renda, ficarão muito impressionantes e originais na cintura. Tecidos sintéticos, como a viscose, esticam perfeitamente, o que permite que as calças se ajustem perfeitamente a qualquer corpo. E o linho clássico é ótimo para o uso diário, a única desvantagem é que amassa facilmente. Mas todas as suas vantagens superam essa ninharia.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior