Moldes e costura de blusas, tops e vestidos com peplum

Hoje em dia, existem muitas opções para ficar linda, elegante e única. Ninguém mais se surpreende quando vestidos ou camisas têm franzidos ou franjas. Um ótimo complemento para qualquer look é um peplum. O que ele é e como é costurado será descrito em detalhes neste artigo.

O que é um basco?

Uma das opções para finalizar um produto é o peplum. Geralmente é usado para aparar saias, vestidos, jaquetas e blusas. Ele deve ser costurado ao longo da cintura em forma de babado ou babado. O peplum se distingue pelo formato e tamanho. Pode ser longo e curto, inteiriço ou cortado separadamente. Também pode variar nas bordas. Bordas assimétricas e uniformes são diferenciadas. Se você usar sua imaginação, poderá dar a qualquer produto um visual incrível com a ajuda de um peplum. Se a blusa for escolhida corretamente para combinar com a saia, o look ficará elegante e moderno.

Como é um peplum?
Como é um peplum?

Como cortar um peplum

Artesãos experientes fazem padrões de peplum de três maneiras:

  • meio sol e sol;
  • reúne e dobra;
  • opções onde a imaginação individual é demonstrada.
Opção com franzidos e dobras
Opção com franzidos e dobras

No primeiro caso, a opção é considerada clássica e pode ser apresentada na forma de minissaia, saia-sol ou meia-saia. O princípio de construção do detalhe é o mesmo do molde da saia. A única diferença é o comprimento, que precisa ser um pouco mais curto.

No segundo caso, o processo de costura é muito mais fácil do que no primeiro. Para cortar esse detalhe, você precisa preparar um tecido retangular. Ao escolher o comprimento do retângulo, leve em consideração o esplendor desejado das dobras e meça um tecido duas vezes maior que a circunferência da cintura.

Variante meio-sol
Variante meio-sol

A terceira opção é a mais imprevisível. Não se limita a um único modelo. Aqui, tudo se baseia na imaginação do mestre. Este tipo de acabamento pode ser aplicado na lateral ou no verso. Em suma, tudo o que a imaginação do mestre puder conceber.

Você pode estar interessado nisto:  Instruções para engomar tecidos em casa

Como costurar um peplum

Um aspecto importante ao costurar um peplum é que a peça finalizada deve ser experimentada previamente. Isso facilita a determinação de onde exatamente será costurado e qual será o comprimento e a largura do peplum. Além disso, o peplum pode ser posicionado de forma a conferir à silhueta alguns traços graciosos ou, ao contrário, a esconder imperfeições.

Costura
Costura

É melhor cortar na diagonal. No entanto, há situações em que isso é impossível, por exemplo, no caso de cortes mais baixos. Para dar forma ao elemento decorativo, você pode costurar uma linha de pesca ao longo das bordas das peças.

Você precisa trabalhar com a franja quando todos os pinças estiverem costurados.

Molde de vestido basco sol faça você mesmo

Com a ajuda de um peplum, um vestido tubinho comum pode ser transformado em um vestido elegante e bonito, adequado tanto para uso diário quanto para uma festa corporativa.

Para fazer um molde para um vestido com peplum, você precisa usar um molde básico de vestido comum. Você pode encontrar esse molde na internet ou fazer você mesmo, de acordo com suas medidas.

Vestir
Vestir

Construção do padrão

Há muitas informações sobre como fazer isso corretamente, mas, de qualquer forma, você deve seguir algumas recomendações. O molde das costas e da frente deve ser cortado ao meio. Em seguida, você precisa modelar a parte de cima do vestido e os babados propriamente ditos.

Nas peças da frente e de trás, há uma linha de cintura, com 3 cm de sobra para cima. A peça resultante deve ser recortada e costurada ao longo da linha da pinça.

Em seguida, as pinças frontais precisam ser movidas. Usando um molde, marque o relevo das costas e da frente. Após recortar o molde resultante, corte a pinça frontal e feche-a.

Vestido com franzido
Vestido com franzido

Modelando um basco

Para cortar a franja, primeiro você precisa calcular o raio do corte. Ele é calculado usando a fórmula: subtraia um centímetro de 1/6 da circunferência da cintura. Com base nessa circunferência, você precisa construir um semicírculo, separar o comprimento da peça e desenhar a segunda metade do círculo.

Costurando um vestido

Para a confecção do produto, são adequados tecidos grossos para vestidos, que manterão bem o formato. Você pode usar gabardine ou crepe, ou uma mistura de materiais.

Você pode estar interessado nisto:  As principais diferenças entre plissado e gofre: fazendo você mesmo
Como é um molde de vestido com peplum?
Como é um molde de vestido com peplum?

Para calcular a quantidade de material, você precisa adicionar dois pedaços de peplum ao comprimento do vestido e mais 50 cm.

A partir das malhas preparadas, você precisa preparar o seguinte:

  • recortes da parte central do corpete das costas (2 peças);
  • recortes da parte lateral do corpete das costas (2 peças);
  • tecido da parte central da dobra do corpete;
  • tecido para a parte lateral do corpete (2 peças);
  • pedaço do cinto traseiro anexado (2 peças);
  • seção com dobra do painel frontal da saia;
  • seção do painel traseiro da saia (2 peças);
  • franjas em branco (2 peças).

Antes de começar, você precisa trabalhar nas margens internas. Elas precisam ser chuleadas e, em seguida, todas as costuras precisam ser bem passadas.

A primeira coisa que você precisa fazer é começar a costurar as costuras em relevo nas costas e na frente do corpete. Em seguida, costure as pinças no tecido da saia.

Em seguida, costure as laterais da saia e do corpete. Agora você precisa fazer o chuleado, dobrar e costurar com ponto invisível. Depois de dobrar o produto e a montagem com os lados direitos juntos, alinhave ao longo da cintura a partir do verso. Agora o corpete pode ser alinhavado à saia.

Em seguida, trate as cavas e o decote com entretelas de uma peça.

Como costurar uma blusa com peplum

Uma linda camisa franzida e seu molde são feitos com bastante facilidade, até mesmo um leigo consegue fazer.

Blusa
Blusa

Atenção! A base para a blusa pode ser uma camiseta com mangas. Você pode encontrar facilmente um molde de camiseta na internet.

O comprimento da camiseta deve ser somente até a cintura, pois a camisa começa na linha da cintura.

Depois de encontrar os moldes necessários, transfira-os para o tecido e recorte-os. Depois, você pode começar a costurar. Primeiro, você precisa costurar os ombros. Em seguida, costure as mangas e as laterais. Não se esqueça de processar o decote.

Para criar um peplum, dobre o tecido ao meio e marque o raio. Para calcular o raio, meça a parte de trás da borda inferior e a parte da frente. Em seguida, divida o resultado por pi e subtraia 1,7 cm.

Você pode estar interessado nisto:  Métodos para fazer bainha em jeans com as próprias mãos, sem máquina de costura

Corte a franja e dobre-a ao meio. Se você aplicá-la na borda inferior da blusa, elas devem combinar. Em seguida, costure a borda lateral no peplum, aplique a borda crua na blusa e costure na máquina.

No final, todas as bordas inferiores são processadas e a blusa pode ser usada.

Camisa
Camisa

Molde e costura de uma jaqueta com peplum

Tecidos jacquard e para ternos, gabardine, bouclé, camurça, veludo cotelê e alguns materiais naturais são perfeitos para costurar um paletó. A escolha do tecido depende da estação para a qual o paletó será costurado.

Você precisará de um material com dimensões de 1,5 x 1,5. O fecho, de preferência um zíper, deve ser selecionado de acordo com o tamanho do casaco. Além disso, você pode precisar de entretela para reforçar as laterais e a gola alta do casaco.

Padrão de uma jaqueta com peplum
Padrão de uma jaqueta com peplum

O molde finalizado é transferido para o tecido e a costura começa. Ao costurar um casaco, atenção especial deve ser dada a uma parte como o cinto basco, pois seu molde também não é complicado. A parte interna do cinto deve ser feita de um material mais macio. Isso contribuirá para o funcionamento ideal do elástico interno. O tamanho do cinto é calculado de acordo com as medidas individuais. Lembre-se também de que você precisa tirar as medidas corretamente; o casaco não deve restringir os ombros e os braços.

Atenção! O processo de costura em si pode ser encontrado na Internet assistindo a várias master classes.

Como é uma blusa com estampa peplum
Como é uma blusa com estampa peplum

Molde e costura de um top com peplum

O molde para fazer o top consiste em duas partes: a parte de trás e o peplum. Para este tipo de top, é melhor usar tecido de vestido ou blusa, espátula, seda e crepe.

Principal
Principal

Depois de tirar as medidas da frente e das costas, você pode começar a cortar a blusa. Se tiver alguma dificuldade, pode usar tutoriais em vídeo na internet. Depois que a blusa estiver pronta, você precisa costurar o peplum nela.

Não é difícil costurar um vestido com peplum, como em qualquer outro negócio, é preciso ter paciência. Atualmente, essa é uma tendência muito popular e qualquer garota com esse look ficará elegante e exclusiva.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior