As principais diferenças entre plissado e gofre: fazendo você mesmo

Saias, vestidos e outras peças de roupa decoradas com pregas não saem de moda há muitos anos. Existe diferença entre pregas e tecido gofrado? Como diferenciar? Este artigo apresentará as principais diferenças e aplicações dos tecidos plissado e gofrado.

A diferença entre plissado e ondulado

Tecidos plissados ​​são uma tendência da moda há muito tempo. Até os antigos egípcios aprenderam a enfatizar a silhueta com a ajuda de dobras. Ao mesmo tempo, os homens também seguiram essa tendência.

Existem dois tipos comuns de dobras: gofre e plissado. A tecnologia de produção de ambos é semelhante: são moldados por prensagem, o que pode ser feito em casa com um ferro de passar.

Como é a ondulação?
Como é a ondulação?

A diferença entre a ondulação externa e o tecido plissado está em dois detalhes.

  1. Largura da dobra.
  2. Disposição de dobras.

As tiras de tecido em pregas são dispostas paralelamente umas às outras, enquanto o gofre se distingue por uma espécie de “sanfona”, pois as dobras ficam em um leve ângulo.

O tecido plissado consiste em dobras do mesmo comprimento e largura, o que cria um efeito geométrico único. O tecido ondulado, por outro lado, pode ser caótico, deixando liberdade de imaginação para o designer. No entanto, para comprar algo bonito, não é necessário saber a diferença entre tecido ondulado e tecido plissado.

Tecido plissado
Tecido plissado

As fashionistas têm apreciado as vantagens óbvias das roupas plissadas: elas combinam com quase todo mundo, alongam as pernas e deixam a silhueta mais elegante. O tecido plissado tem apenas uma desvantagem: é difícil de cuidar.

Roupas onduladas
Roupas onduladas

Onde as dobras são usadas

Tecido ondulado e plissado é uma ferramenta favorita não só de designers de moda, mas também de designers de interiores em Stavropol. As dobras são usadas para costurar os seguintes itens:

  • saias de diferentes comprimentos;
  • vestidos;
  • blusas;
  • cortinas e persianas.

Observe! As pregas são especialmente relevantes na estação quente. Materiais leves e arejados criam vestidos leves que alongam visualmente as pernas devido às linhas retas formadas pelas pregas.

saia plissada
saia plissada

Se as persianas ficaram em segundo plano recentemente, o uso de persianas plissadas está ganhando força. Isso não é surpreendente, se você se lembrar das vantagens dessas persianas:

  1. Persianas plissadas são frequentemente instaladas em janelas de sótão e claraboias. Ao instalar um controle remoto, o proprietário da casa pode abaixar e levantar as cortinas conforme desejar.
  2. Dobras verticais e horizontais mudam completamente a percepção visual dos cômodos. As verticais tornam o ambiente mais alto, e as horizontais, mais espaçoso.
  3. Cortinas plissadas são fáceis de decorar superfícies inclinadas.
Você pode estar interessado nisto:  Várias maneiras de consertar buracos sem costuras
saia plissada
saia plissada

Tecidos plissados ​​e gofres são interessantes não apenas para especialistas em moda, mas também para quem se interessa por design de interiores. Tecidos plissados ​​fazem você olhar as coisas de uma nova maneira.

Diferenças de comprimento entre modelos

A gama de saias plissadas e caneladas é ampla, pois essa solução fica interessante independentemente do comprimento do produto. Há quatro opções de comprimento padrão:

  • maxi;
  • midi;
  • saia midi;
  • mini.
Vestido plissado
Vestido plissado

Independentemente do comprimento, é importante escolher o tipo certo de tecido e a paleta de cores. Ao comprar um vestido plissado, considere as características do seu tipo físico.

Portanto, uma minissaia cairá bem em mulheres com quadris estreitos e ombros largos. Muitas pessoas associam as pregas a um uniforme escolar. Geralmente, usa-se material grosso para costura. Se a borda plissada mal chega ao joelho, estamos falando de comprimento médio. Aqui, há uma maior variedade de tecidos; chiffon e organza leves ficam ótimos.

Uma gama semelhante de tecidos é observada em saias midi, que chegam aos joelhos. Plissados ​​densos ou leves ficarão igualmente bem em mulheres com cintura fina e pernas longas e finas.

Muitas mulheres optam por um vestido longo e conservador, e por um bom motivo: um vestido abaixo do joelho ou até o chão só enfatiza a feminilidade de quem o veste. Para criar bainhas mais longas, tecidos leves são frequentemente usados: chiffon, tafetá, organza. Seda e crepe fluem lindamente.

Vestido plissado
Vestido plissado

O que usar com gofre e pregas e como fazer

O guarda-roupa de qualquer menina terá uma dúzia de opções de saia plissada que podem criar um visual marcante.

Importante! Ao escolher a parte de cima do seu look, leve em consideração a estação. Uma camiseta esportiva e muito cara será inadequada no inverno.

Os designers dão algumas recomendações para quem não sabe o que combinar com gofre em qualquer estação.

  1. No inverno, um casaco de pele ou de pele de carneiro. Recomenda-se escolher casacos de pele curtos e fofos. Para dar um toque de brilho ao visual, use um cachecol grande de tricô e luvas. Aqueça as pernas com botas.
  2. No outono e na primavera, dê preferência a tops, golas altas e suéteres. Modelos oversized estão na moda há muito tempo, mas se você quiser marcar a cintura, fique à vontade para usar um cinto e modelos justos. Sapatos de salto alto completam o visual.
  3. No verão quente, escolha não apenas saias feitas de tecidos leves, mas também blusas, camisetas e tops leves.
Você pode estar interessado nisto:  Moldes simples para macacões de bebê para recém-nascidos

Uma saia plissada será um ótimo detalhe para um look esportivo chique, que combina roupas esportivas e glamourosas. As pregas serão idealmente complementadas por tênis confortáveis, uma jaqueta bomber ou uma jaqueta de couro.

Saia esportiva plissada
Saia esportiva plissada

Meninas gordinhas devem pensar bem antes de comprar roupas plissadas. Se uma saia bem escolhida esconde o volume extra dos quadris, por exemplo, uma blusa plissada só vai pesar no look.

Certifique-se de que a prega envolva o corpo livremente, sem criar tensão. Caso contrário, a dobra divertida desaparecerá, transformando o look no pesadelo de qualquer estilista. Algumas lojas oferecem modelos com apliques plissados ​​que ficam bem posicionados.

Produto corrugado
Produto corrugado

Não se limite a saias e vestidos. Um cachecol ou gola plissados ​​darão um toque especial ao seu visual. No entanto, cada detalhe do seu look deve ser pensado.

Fazendo pregas em casa

Se uma fashionista não tem uma roupa da moda no armário, nada a impede de fazer pregas com as próprias mãos. Como fazer pregas? Em casa, a saia não ficará pior. Existem muitas masterclasses na internet, mas todas as aulas se baseiam na preparação de um molde em papel.

Plissado
Plissado

Depois de cortar um pedaço de tecido do tamanho desejado, começamos os preparativos. Para fazer pregas em casa, você precisará do seguinte:

  • material selecionado;
  • Papel Whatman (você precisará de duas folhas, cujo tamanho depende do tamanho do futuro produto);
  • governante;
  • lápis;
  • ferro;
  • grampos;
  • qualquer objeto pesado.

O trabalho começa com a criação de um molde. O papel Whatman é dobrado como uma sanfona, as tiras devem ter a mesma largura e o tamanho da dobra é escolhido à vontade. Mas quanto mais estreitas as tiras, mais interessante o resultado! O resultado são duas sanfonas. Para fazer dobras geometricamente uniformes e idênticas entre si, marque as linhas de dobra com antecedência com um lápis e uma régua.

A imagem da ondulação
A imagem da ondulação

Observe! Ao escolher um material para experimentos, deixe de lado seda, algodão e outros tecidos 100% naturais. Para garantir que as dobras formadas mantenham sua forma por muito tempo, recomenda-se usar um tecido com pelo menos 50% de fibras sintéticas. Após a passagem, os sintéticos serão cozidos na linha de dobra, fortalecendo-a.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição de todos os tipos de costuras para costura manual e à máquina

No entanto, até mesmo tecidos naturais podem ser tornados flexíveis e maleáveis. Para isso, o material é tratado com substâncias especiais. Após o tratamento, as peças não podem mais ser lavadas; você terá que recorrer a serviços de lavagem a seco.

Antes dos preparativos principais, é preciso levar em consideração que a produção das pregas exigirá o triplo da quantidade de tecido. Para não errar nos tamanhos, o volume do quadril obtido na medição é multiplicado por três, deixando um pequeno espaço para as costuras.

Se você escolher um tecido natural, precisará deixá-lo de molho em uma solução especial que você pode preparar em casa: 20 gramas de sabão (é conveniente usar aparas) e 2 colheres de sopa de vinagre diluídas em três litros de água.

O tecido embebido na solução é colocado sobre o papel Whatman, previamente desdobrado e disposto sobre a mesa, e então coberto com a mesma folha de papel. Para que a estrutura resultante mantenha sua forma, são utilizados clipes de papel. O papel Whatman é mantido sob pressão na superfície da mesa.

Visual plissado
Visual plissado

Após o material estar firmemente fixado ao papel, ele é vaporizado e passado a ferro. Após 8 horas, o tecido é retirado e são observadas dobras nítidas e uniformes – pregas. Se todos os passos forem seguidos corretamente, o material manterá sua forma.

Observe! O molde usado para criar as dobras pode ser usado repetidamente. No entanto, não será possível fazer dobras largas ou, inversamente, mais estreitas.

O cuidado com o plissado resultante deve ser feito com muito cuidado. Quando uma peça é comprada em uma loja, basta olhar a etiqueta para lavá-la corretamente. É melhor confiar uma peça feita em casa a profissionais de lavagem a seco. Peças 100% sintéticas mantêm bem o seu formato, por isso podem ser lavadas à mão com segurança, sem torcer. Lave em água morna.

Quanto ao ferro, é quase impossível passar tecidos plissados. A única coisa que resta a fazer é evitar que as roupas fiquem amassadas — cabides no armário ajudam nisso.

Tecidos plissados ​​e gofrados apresentam pequenas diferenças, mas qualquer uma dessas soluções de design deixará o look feminino e moderno. Ao escolher um vestido ou saia de tecido plissado, considere as características do seu tipo físico e preste atenção à qualidade do tecido.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior