Fazer coisas com as próprias mãos é divertido e interessante. Isso também se aplica à costura de todos os tipos de produtos. Toda dona de casa quer decorar a si mesma e ao seu sofá ou casa com elementos de design feitos à mão. Uma das soluções mais simples é criar almofadas decorativas. Com a ajuda delas, você pode complementar logicamente qualquer interior. O mais importante é que, ao fazer almofadas, você não precisa de habilidades especiais de costura, muita experiência ou conhecimento profundo. Até mesmo um iniciante pode criar uma almofada.
Hoje, vamos te ensinar como costurar uma almofada, como fazer moldes de almofadas com as próprias mãos e moldes para elementos decorativos. Graças a esse conhecimento, você poderá costurar uma linda almofada sem perder tempo.

- Como escolher tecido, enchimento e acessórios
- Enchimento
- Acessórios
- Quais ferramentas você precisará?
- Como costurar um travesseiro para dormir com as próprias mãos
- Como costurar uma almofada com retalhos de tecido
- Recheio
- Recheio artificial
- Recheio de plantas
- Recheio de origem animal
- Como você pode decorar?
- Decorando uma fronha com estampas de plantas
- Renda, tricô e bordado
- Como costurar um aplique em uma almofada decorativa
Como escolher tecido, enchimento e acessórios
Antes de costurar um belo item decorativo, incluindo uma almofada, você deve considerar cuidadosamente seu enchimento e o material com o qual será feito. É importante escolher tecidos que sejam o mais fáceis de cuidar possível. Além disso, o material não deve eletrificar durante o uso e atrair poeira. O ideal para isso seria:
- Seda, cetim e materiais semelhantes;
- Material de cetim, flanela, chita e linho;
- Tecido usado para estofamento de móveis ou cadeiras.

Para uma opção mais original e econômica, você pode usar roupas velhas ou partes delas. A almofada ficará no estilo patchwork e ninguém vai nem perceber que ela contém camisetas, suéteres e calças velhas.

Enchimento
Se você não tem ideia do que preencher o futuro produto, precisa se familiarizar com a lista de materiais populares. Você deve escolher materiais que não comecem a grudar depois de um certo tempo. Com base nisso, enchimentos sintéticos e algodão estão imediatamente fora de questão. Você também não deve usar penas ou plumas para esses fins, pois esses materiais não mantêm bem sua forma e não são adequados para cama.

As opções mais preferidas são:
- Fibra oca, que pode manter suas características por 10 anos de operação;
- Silicone, ou melhor, seus grânulos. Ideal para produtos infantis. São práticos, pois podem ser retirados para lavar o travesseiro e despejados de volta;
- Materiais naturais como cones de lúpulo, cascas de trigo sarraceno, ervas aromáticas.

Acessórios
Para costurar uma almofada decorativa, à mão ou à máquina, você precisará de linhas de uma determinada cor e número. Geralmente, a partir de 40. Para bordar no produto, você precisará de fio dental. Se a base da almofada for de tricô, use praticamente qualquer fio. Se a capa do produto for removível, pode ser necessário usar botões ou um zíper.

Quais ferramentas você precisará?
As ferramentas são preparadas dependendo do material que será feito o elemento de design e do formato que ele terá. Se você quiser tricotar a base, é claro que precisará de agulhas de tricô, uma agulha de crochê e lã. Para decoração, os seguintes itens serão úteis:
- Agulha, linha, máquina de costura;
- Papel, papel vegetal ou cartolina para o diagrama;
- Giz ou sabão, lápis especial;
- Tesoura.

Como costurar um travesseiro para dormir com as próprias mãos
Uma almofada costurada com suas próprias mãos atenderá a todos os padrões de qualidade de uma dona de casa e economizará dinheiro na compra de equivalentes comprados em lojas. Depois de preparar o enchimento e os acessórios adequados para a fronha, como agulhas, linhas e tecido, você pode começar a trabalhar. Mas antes disso, você precisa determinar o tamanho do futuro produto. O padrão é 70 x 70 cm, e o modelo europeu é 70 x 50. Se você não seguir esses padrões, também terá que costurar a fronha você mesmo.

As instruções de costura passo a passo são as seguintes:
- O tecido é estendido sobre uma mesa plana ou no chão. O tecido é medido. Por exemplo, se o futuro travesseiro tem 50 x 50 cm, você deve medir 50 x 100 cm. Desenhe marcas e linhas com giz e adicione margens de 2 cm de cada lado. Você obterá um pedaço de 54 x 103 cm;
- Dobre o retângulo ao meio e passe a ferro. Prenda as futuras costuras com alfinetes e alinhave;
- Costure as costuras seguindo as linhas marcadas anteriormente. Anteriormente, isso era feito à mão, mas agora são usadas máquinas;

- Costure os cantos, fazendo pequenos arredondamentos. Deixe 10 centímetros de espaço sem costura em um dos lados. Arrume a fronha e feche as costuras, cortando os fios;
- Vire a base do avesso e endireite todos os cantos, passando-os a ferro;
- Preencha o produto com o recheio selecionado através da abertura deixada sem costura;
- Costure a costura de qualquer maneira, deixando-a invisível. Agite o produto com as mãos.

Como costurar uma almofada com retalhos de tecido
Se não houver tecido adequado e você não quiser ir à loja ou seu bolso não permitir, você pode usar retalhos de coisas velhas ou materiais que sobraram de estofados de móveis. As instruções gerais são as seguintes:
- Desenvolvimento de diagrama e ordem de disposição dos elementos na parte frontal da fronha;
- Recorte o tecido restante de acordo com o molde;
- Costurar elementos e decorá-los com renda, trança e outros elementos.

Outra maneira é usar estênceis e tintas acrílicas sobre tecido. Depois de costurar a capa, o desenho é aplicado na parte da frente com um lápis e depois pintado por cima.
Importante! Desenhos com contornos pretos ficam interessantes. Esses produtos podem ser presenteados a parentes e amigos, retratando seus hobbies ou nomes.

Recheio
Mais sobre o enchimento. Antes de tudo, você precisa analisar as propriedades do enchimento em si, pois esta é a principal característica do futuro travesseiro. O produto pode ser preenchido com enchimento sintético ou fita de malha, algodão e outros materiais bastante baratos. Caso o enchimento seja necessário para um modelo decorativo, é importante abordar o processo de escolha do enchimento com mais seriedade.

As principais propriedades que o material deve ter:
- Elasticidade suficiente. Ao ser pressionado, o produto deve recuperar rapidamente sua forma e não deixar marcas se você dormir sobre ele;
- Respirabilidade. Todos os materiais, incluindo os utilizados na fabricação da base, da capa e do acolchoamento, devem ser respiráveis e permitir que a pele respire;
- Hipoalergênico. Todos esses materiais também devem ser seguros para a saúde humana e não causar alergias ou irritações na pele;
- Fácil de cuidar. A fronha, a capa e o próprio travesseiro devem ser fáceis de lavar e laváveis à máquina.

Por tipo, o recheio é dividido em três categorias:
- Material artificial;
- Material natural de origem vegetal;
- Material natural de origem animal.

Recheio artificial
Os materiais artificiais possuem uma série de propriedades que os colocam no mesmo nível dos naturais. Além disso, possuem características próprias e distintas. Tal composição não permite o desenvolvimento de ácaros e não causa alergias. Os materiais sintéticos são mais fáceis de lavar e secam rapidamente.

Os enchimentos artificiais mais utilizados são o sintepon e a holofibra. A primeira opção é mais econômica. O sintepon é usado não apenas para isso, mas também na fabricação de roupas.
Importante! Uma desvantagem significativa do enchimento sintético é que ele rapidamente acumula caroços e não recupera bem sua forma. Se você usar esse tipo de travesseiro ativamente, ele rapidamente acumulará caroços e sua superfície ficará dura.

Por isso, a melhor escolha seria a holofibra, um material não tecido composto por fibras de poliéster entrelaçadas. O espaço entre as fibras tem uma estrutura porosa e é preenchido com ar, o que torna a holofibra leve e quente. Além disso, a composição possui as seguintes características:
- Remoção de umidade e água;
- Respirabilidade;
- Longa vida útil;
- Não há geração de eletricidade estática;
- Fácil de cuidar e lavável à máquina;
- Sem odor.

Recheio de plantas
Materiais vegetais são frequentemente usados para fazer almofadas decorativas ou itens de cama. Algumas das opções mais populares incluem:
- Ervas secas e algas marinhas;
- Folhas de ervas como hortelã ou erva cidreira;
- Cones de lúpulo;
- Cascas de trigo sarraceno.

Importante! Em muitos casos, esse recheio será benéfico para a saúde, adicionará um pouco de originalidade ao produto e um agradável aroma de ervas que se espalhará por todo o ambiente.
Algodão também é frequentemente usado. Um travesseiro preenchido com algodão será hipoalergênico, e organismos e insetos nocivos não se multiplicarão nele. Se você o encher com algodão corretamente e cuidar do travesseiro, poderá prolongar significativamente sua vida útil.

Recheio de origem animal
Tradicionalmente, o enchimento de animais é considerado plumas e penas de pássaros (galinhas, gansos, cisnes, patos). Os travesseiros são leves, macios e rapidamente se moldam após a deformação. Uma desvantagem é que não é aconselhável que pessoas com alergia a ácaros durmam sobre eles. O problema é que, com o tempo, microrganismos podem se instalar nesse enchimento, o que pode causar ataques de asma em pessoas alérgicas. Mas isso pode ser evitado. Basta cuidar adequadamente do item, lavá-lo, secá-lo e arejá-lo constantemente.

Além disso, você pode encher o travesseiro com lã de camelo ou ovelha. Não será apenas confortável, mas também terapêutico, pois a lã de camelo ajuda pessoas que sofrem de radiculite a se livrar dos sintomas. Este material também tem desvantagens: é pesado e se enrola rapidamente.
Importante! Você também pode usar pedaços desnecessários de lã ou um casaco de pele velho. Corte-os em pedaços e distribua-os uniformemente sobre a base. Esse tipo de travesseiro acumula bastante poeira, por isso deve ser lavado ou batido com mais frequência.

Como você pode decorar?
Cada dona de casa tem suas próprias ideias de decoração. Algumas decoram com botões, outras com franjas. Você também pode costurar rendas, miçangas ou strass e criar padrões com eles. As maneiras mais originais são decorar com estampas de plantas, rendas ou bordados e apliques.

Decorando uma fronha com estampas de plantas
Decorar com enfeites de plantas envolve transferir estampas de folhas frescas ou grama para uma fronha, criando combinações e padrões. Para implementar essa ideia, você precisará de:
- Plantas recém-colhidas;
- Tecido leve natural;
- Tesoura e martelo;
- Pergaminho.

O processo em si envolve estender a planta sobre o tecido e cobri-la com papel manteiga. Em seguida, a planta é batida forte e uniformemente com um martelo, o que permite que a seiva da planta libere, que é absorvida pelo tecido e deixa um padrão. Essas almofadas exigem cuidados especiais. As fronhas devem ser lavadas em água morna, em ciclo delicado, com detergente.

Renda, tricô e bordado
Este método é bastante trabalhoso, mas dará aos produtos uma aparência e estética únicas. Almofadas de tricô têm uma certa vantagem sobre as costuradas. Primeiro, elas são gofradas e, segundo, todas as costuras são muito fáceis de cobrir. Tricotar um produto desses você mesmo, é claro, leva muito tempo, mas fazê-lo a partir de um suéter velho é moleza.
Bordar em almofadas também exige habilidade e conhecimento do que exatamente você deseja representar com linhas. Podem ser padrões, flores ou apenas linhas retas ou quebradas. Com renda é ainda mais fácil. Basta comprá-la ou destacá-la de produtos antigos e fixá-la nas almofadas. A renda pode ser feita de tule velho.

Como costurar um aplique em uma almofada decorativa
Também é um tipo de decoração bastante interessante. Almofadas com apliques podem ser usadas não apenas para decoração, mas também para dormir, já que essa decoração fica bem justa na capa ou fronha. O algoritmo passo a passo é mais ou menos o seguinte:
- Prepare um molde e corte a base da almofada com margem de costura;
- Recorte apliques do tamanho desejado no material decorativo;
- Alfinete e alinhave o aplique usando um ponto decorativo ou ponto overloque em uma máquina de costura;
- Se desejar, coloque uma trança decorativa;
- Costure as duas peças da fronha para completar o travesseiro.

Concluindo, gostaria de dizer que costurar uma almofada com as próprias mãos não é tão difícil. Depois de concluir qualquer master class sobre costura de almofadas, até mesmo uma artesã iniciante poderá aprender a fazer tanto almofadas simples para dormir quanto itens decorativos para sofás, almofadas e protetores de berço para bebês e recém-nascidos.




