Fazendo um molde e costurando botinhas para uma criança pequena com suas próprias mãos

Tudo o que envolve um bebê desde o nascimento toca os pais e, mais tarde, quando ele crescer, se tornará motivo de lembranças de uma infância maravilhosa. Os primeiros sapatos de uma criança são as botinhas. Elas são usadas até o pé se formar. Depois, será necessário trocar para outros sapatos mais adequados para essa idade. Costurar botinhas não é difícil se você souber como fazê-lo corretamente.

O que são botinhas?

Quando um bebê acaba de nascer, ele precisa de sapatos. Geralmente, as botinhas são usadas até a criança completar um ano de idade. Seus pés precisam de proteção contra ferimentos e frio. Para evitar que o bebê escorregue, elas ajudam a ter uma boa aderência à superfície.

Sapatos tipo botinhas
Sapatos tipo botinhas

Estes sapatos não se parecem com os que a criança usará mais tarde. Não dão suporte à canela e não têm sola rígida. As botinhas lembram mais meias do que botas.

Existem diferentes tipos de "tops" (como esse tipo de calçado às vezes é chamado):

  1. Feito de uma ou mais camadas de tecido.
  2. Feito com fios de lã.
  3. Feito de pele.

Esses calçados podem ter estilos diferentes. Há modelos em forma de sapatilhas de balé, tênis, abertos nos dedos, com tira, entre outros. Botas geralmente não fixam a canela, mas modelos em forma de botas de tecido também podem ser usados.

Modelo sem cadarço
Modelo sem cadarço

Para a sua informação! Ao planejar como costurar botinhas para crianças pequenas com suas próprias mãos, os moldes podem ser encontrados na World Wide Web ou feitos por você mesmo.

Qual tecido escolher

Os tecidos para costura são selecionados de acordo com o molde utilizado. Existem botinhas de tricô. Há modelos feitos de um único tipo de tecido. São usados ​​moldes de calçados, com três camadas: interna, intermediária e externa. Você pode fazer botinhas com sola de couro e parte superior de feltro. Você pode fazer botinhas de couro com suas próprias mãos; os moldes podem ser encontrados online.

É importante que os tecidos utilizados sejam naturais para a criança. É necessário evitar situações em que o pé do bebê esteja com vapor ou irritado. A melhor escolha é usar algodão, linho ou malha. Ao criar sapatos de inverno, você precisará de uma camada interna de tecido. O padrão das botinhas depende do estilo de calçado escolhido.

Materiais necessários para costurar botinhas

Então, vamos costurar botinhas. Para isso, você precisa preparar tecido, linhas com agulhas e tesouras. Para começar, você precisará primeiro encontrar moldes ou fazê-los você mesmo.

Você pode estar interessado nisto:  Tudo sobre máquinas de costura com função overlock

Os materiais utilizados podem ser malhas, lã, jeans, pele ou outras opções, dependendo da ideia do mestre. Para fazer botinhas com as próprias mãos e costurar as partes, siga as instruções abaixo.

Padrão padrão
Padrão padrão

Tamanhos de botinhas

Os tamanhos desses sapatos dependem da idade das crianças. Quanto mais velhas, maior o molde. Normalmente, os mesmos moldes podem ser usados ​​para uma criança, diferindo apenas no tamanho, dependendo da idade. Ao mesmo tempo, você não precisa se preocupar em como costurar botinhas corretamente – a produção delas é basicamente a mesma.

Detalhes de corte
Detalhes de corte

Padrões prontos

Os seguintes métodos podem ser usados ​​para construir um padrão:

  1. Supõe-se que o formato do "topo" seja oval. Para construí-lo, use o comprimento do pé de um recém-nascido. Normalmente, para bebês menores, esse tamanho é de 5 cm. O pé dele é quase do mesmo tamanho do de uma boneca. No entanto, ao criar um molde, você precisa adicionar um centímetro em todos os lados. Isso é necessário para costurar as costuras e garantir a liberdade de ajuste dos sapatos.
  2. Você pode começar a trabalhar com um retângulo. Seu comprimento corresponde ao comprimento do pé, e a largura corresponde à maior medida do pé nessa direção. Em seguida, é feito um desenho mais preciso do pé, de acordo com as características anatômicas. Em seguida, é feita uma pequena saliência para o dedão do pé e, para o restante, um chanfro de 5 graus. Onde está o calcanhar, é feito um chanfro mais acentuado, correspondente ao seu formato.
  3. Para formar a sola, você pode traçar o pé da criança com um lápis. Depois disso, a uma distância de um centímetro, desenhe outro, que mais tarde será considerado o contorno da sola.

Depois de determinar o tamanho do pé do bebê, você pode escolher um molde pronto. Há muitas opções de botinhas, entre as quais você só precisa escolher a que mais gosta. O molde em si não é particularmente difícil. Na maioria dos casos, ele consiste em três partes: a sola, a lateral e a ponta. O molde de botinhas para um bebê com dimensões reais é feito de acordo com o método apresentado aqui.

Sapatos de malha
Sapatos de malha

Trabalhando com um padrão

O molde finalizado precisa ser ajustado ao tamanho do pé do bebê. Nesse caso, todos os tamanhos precisam ser ajustados proporcionalmente, usando um dos métodos sugeridos aqui.

Sapatos de camurça
Sapatos de camurça

Você pode usar não apenas um molde pronto, mas também um feito por você. A opção mais simples é criar um molde infantil com três partes (sola, canela e biqueira) e ajustá-lo ao tamanho.

Você pode estar interessado nisto:  Criando um molde e costurando uma bolsa de praia você mesmo
Padrão
Padrão

Como costurar botinhas de tecido para uma criança com suas próprias mãos: master class passo a passo

Agora você pode começar a costurar botinhas. Para fazer sapatinhos para o seu bebê, recomenda-se usar três camadas:

  1. Interior feito de tecido adequado à pele do bebê.
  2. Externo, que dará resistência às botas.
  3. Médio, permitindo maior maciez para o pé da criança.

Antes de realizar o trabalho, é necessário processar o feltro ou outro material utilizado. Isso deve ser feito de acordo com as características do material. Malhas e tecidos de algodão são passados ​​a ferro, e tecidos de lã são vaporizados.

Como costurar corretamente
Como costurar corretamente

Imagem 8 Como costurar corretamente

Em seguida, para cada uma das três camadas, corte as partes do sapato de acordo com os moldes. É importante lembrar que as partes externas devem ser ligeiramente maiores que as internas. As partes não devem ser cortadas exatamente de acordo com o molde, mas sim 1 cm mais largas para garantir costuras confiáveis.

Depois que as peças estiverem preparadas, elas precisam ser conectadas corretamente.

Peças de conexão

Antes da costura, as peças são unidas com alfinetes. Nesse caso, a costura das camadas ocorre simultaneamente à costura dos sapatos.

Fixação de peças com pinos
Fixação de peças com pinos

Figura 9 Fixação das peças com pinos

Importante! Para costurar bem o tecido, primeiro você precisa dobrar as botinhas do avesso, depois costurá-las e depois virá-las do avesso para que elas retornem à sua aparência original.

Botas DIY com Jeans Velhos

Para começar, você precisa de tecido de jeans velho. Você pode usar pedaços de cores diferentes ou com costuras. Esses detalhes servirão como uma linda decoração.

Botas jeans
Botas jeans

Imagem 10 Botins jeans

Para o forro, você precisará de malha. Você precisará estocar tecido waffle ou algo semelhante para dar aos sapatos o grau necessário de rigidez. Você também precisará de passadores feitos de tiras de couro por onde os cadarços serão passados.

Para trabalhar você precisará de linhas, agulhas e cola.

As botinhas são feitas da seguinte forma:

  1. Primeiro, você precisa medir os pés do bebê. Usando as dimensões, desenhe três partes para cada sapatinho no papel. Você precisará de uma sola, um bico e uma parte de trás.
  2. Os moldes são transferidos do papel para o jeans. É necessário adicionar 0,5 a 1 cm nas bordas. Isso é necessário para criar costuras e deixar as botas mais folgadas.
  3. O algodão é costurado na parte interna das peças jeans. É necessário criar uma camada intermediária, projetada para aumentar a rigidez do calçado.
  4. Duas alças de couro são coladas na frente, por onde os cadarços precisarão ser passados.
Você pode estar interessado nisto:  Moldes e costura de blusas, tops e vestidos com peplum

Recomenda-se cortar a sola de um tecido grosso e colá-la com tecido jeans. Esta parte é colada ao sapato por baixo. Isso completa a parte principal da confecção das botas. Resta apenas fazer as decorações nelas (por exemplo, na forma de apliques).

Botinhas de malha
Botinhas de malha

Imagem 11 Botinhas de tricô

Sapatos de um velho casaco de pele de carneiro

Usando um casaco de pele de carneiro velho, você pode fazer botinhas de pele que serão muito confortáveis ​​para o seu bebê. Para começar, você precisa preparar o seguinte:

  1. Um pedaço de um casaco de pele de carneiro velho. Seria mais conveniente usar mangas, mas você também pode usar qualquer outra parte do casaco de pele que tiver.
  2. Algum enchimento sintético.
  3. Cadarços ou cordas.
  4. Agulha e linha. Será mais prático trabalhar com um dedal.

O trabalho não leva mais do que cinco horas para ser concluído.

Botinhas de pele de carneiro
Botinhas de pele de carneiro

Foto 12 Botinhas de casaco de pele de carneiro

A costura é realizada da seguinte forma:

  1. Você precisa fazer um diagrama no papel. Para isso, você pode desenhar as peças necessárias ou pegar um diagrama pronto da internet. Você pode adaptar o molde ao bebê, ajustando suas dimensões uniformemente.
  2. Agora você precisa cortar o casaco de pele de carneiro corretamente. O molde precisa ser transferido para o tecido da manga e adicionar 0,5 cm à borda da parte externa. Cortando de acordo com o diagrama, você verá que obtém duas partes: pele e camurça. A segunda parte será a externa e deve ser ligeiramente maior que a interna.
  3. Você precisa cortar as mesmas partes do enchimento de poliéster. Elas ficarão localizadas fora da camada de pelo.
  4. Agora você precisa costurar estas partes. Os sapatos para recém-nascidos são feitos com o pelo para dentro, e o enchimento de poliéster é costurado na parte de trás. Costure o cano, a sola e a lingueta.

Importante! Agora, eles fazem uma capa externa para os sapatos. Ela deve ser tal que as botas caibam nela. A camurça fica do lado de fora, e a parte interna, do lado de dentro. Elas são costuradas junto com as solas e, em seguida, viradas do avesso e presas uma à outra.

Botinhas de pele de carneiro
Botinhas de pele de carneiro

Imagem 13 Sapatos de pele de carneiro

Opções para decorar botinhas

Uma criança pequena não se importa com o que calça, mas os pais certamente ficarão mais felizes se os primeiros sapatinhos do bebê forem lindamente decorados. Para isso, você pode usar bordados, apliques ou enfeites feitos com acessórios (como lantejoulas). As decorações são preparadas antes que os sapatinhos sejam finalmente costurados. Sapatos lindamente decorados ficarão ótimos em um batizado.

Feito de feltro
Feito de feltro

Imagem 14 De feltro

Costurar botinhas não é particularmente difícil. Até mesmo um artesão iniciante pode fazer sapatos infantis de qualidade. Os pais poderão se alegrar e a vida do bebê será mais confortável.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior