Máquinas de costura industriais são usadas não apenas em grandes oficinas, mas também em pequenos estúdios e até mesmo em casa. Esses equipamentos são adquiridos por quem precisa costurar rapidamente e em grandes quantidades. Mas equipamentos de costura industrial dificilmente são adequados para iniciantes, pois exigem habilidades profissionais adequadas para utilizá-los.
- Finalidade das máquinas de costura industriais
- Principais tipos de máquinas para produção
- Fabricantes de máquinas de costura industriais: análise de modelos
- Breve visão geral dos modelos
- Máquina de costura industrial classe 22
- Máquina de costura classe 1022
- Máquina de costura classe 97
- Análise do modelo Brother B845
- Análise do modelo Brother B780
- Máquinas da empresa Juki
- JACK JK-210D
- Características do modelo JACK JK-781D
- Análise do Jack JK-D900
- GC6150-H TÍPICO
Finalidade das máquinas de costura industriais
Diferenciam-se dos equipamentos domésticos e semiprofissionais pela alta velocidade de operação e pela capacidade de produzir um grande número de produtos em pouco tempo. Destacam-se pela alta potência, sendo utilizados em grandes empresas. Mas podem ser encontrados com frequência em pequenas instalações de produção e até mesmo em residências.

As máquinas de costura industriais não são universais, mas desempenham funções específicas:
- produção de roupa de cama;
- costura de malhas;
- fabricação de artigos de couro;
- processamento e fabricação de produtos de pele;
- trabalhando com tecidos densos e grossos.
Existem máquinas que têm um foco mais restrito:
- trabalhando com zíperes e botões;
- processamento de loop;
- trabalhando com aplicativos.

Todas as funções acima podem ser executadas rapidamente graças à regulagem mais precisa das operações de costura, o que é impossível de fazer em modelos domésticos e semiprofissionais.
Importante! Em casa e para estudar, o modelo Aurora é frequentemente usado. Esta máquina é barata e permite que você adquira as habilidades de costura necessárias para trabalhar com equipamentos profissionais.
A alta velocidade de operação é garantida por potentes acionamentos elétricos, permitindo que a máquina funcione 24 horas por dia. Além disso, a vida útil deste equipamento é maior do que a dos modelos domésticos e semiprofissionais. As máquinas de costura industriais trabalham principalmente com um tipo específico de tecido. Mas existem variedades que funcionam bem tanto com tecidos finos quanto densos.

Principais tipos de máquinas para produção
De acordo com sua finalidade, elas são divididas em dois grandes grupos: universais e especializadas. As universais realizam um grande número de operações de costura: processam as bordas do produto, costuram botões, fazem laçadas, pontos diversos e decoram o produto com apliques. Os modelos especializados podem realizar apenas algumas operações simples de costura.
As máquinas de costura industriais também são divididas em máquinas de ponto corrente e máquinas de ponto lançadeira. As máquinas de ponto corrente incluem:
- linha reta;
- costura plana;
- bainha.
Os dispositivos de ponto fixo incluem os de manga e os de coluna. Os dispositivos de ponto reto são divididos em agulha única (por exemplo, o modelo Durkopp), agulha dupla e agulha múltipla.

As máquinas de costura industriais também são divididas por finalidade (pois não existem apenas modelos multifuncionais, mas também altamente especializados):
- As máquinas de costura são as mais populares, sendo amplamente utilizadas tanto na produção em larga escala quanto em pequenos estúdios. Seu principal objetivo é costurar em linha reta, que é a base da maioria das operações. Além disso, outros equipamentos de costura são adquiridos.
- O overloque é usado para chulear produtos. Pode ser de agulha simples ou dupla. A maioria dos modelos utiliza chuleamento de 3 e 4 fios. Muitas costureiras consideram desnecessário comprar um overloque separadamente, pois algumas máquinas podem realizar essas operações. No entanto, a qualidade é inferior à do overloque. Portanto, é essencial em ateliês e na produção. Costureiras iniciantes devem dar uma olhada mais de perto no overloque de 3 fios, pois é mais fácil de trabalhar.
- Tricô - este tipo de equipamento também é utilizado na produção de costura em larga escala. Seu principal objetivo é produzir produtos de malha de alta qualidade. Possuem configurações integradas para a escolha do padrão e da técnica. Essas máquinas reduzem significativamente o tempo gasto no tricô.
- As máquinas de bordar são consideradas um dos modelos mais complexos de equipamentos de costura. Elas já possuem diversas técnicas de bordado e apliques integradas, até mesmo as mais complexas, como quilling e patchwork. E alguns modelos modernos permitem até mesmo transferir uma foto ou imagem para o tecido, permitindo a criação de produtos exclusivos.
- Além disso, as máquinas de costura também possuem uma divisão por classes. Cada uma delas é designada por um número específico. Essa classificação é universal e utilizada por fabricantes em todos os países. Ela é necessária para que o comprador possa determinar as características do mecanismo de costura.
Para a sua informação! Para decifrar símbolos, são utilizadas tabelas especiais.

Fabricantes de máquinas de costura industriais: análise de modelos
Os fabricantes japoneses são considerados líderes de mercado, oferecendo uma grande variedade de modelos que se destacam pela funcionalidade, confiabilidade e baixo custo. As máquinas de costura japonesas mais populares são a JUKI.
Os fabricantes chineses não ficam atrás de seus concorrentes. Eles também oferecem diversos modelos de máquinas de costura multifuncionais. Sua principal vantagem é o baixo custo. As marcas chinesas mais populares são SHUNFA, JACK e TYPICAL.

Profissionais preferem costurar roupas esportivas, de trabalho, de proteção e roupas íntimas com equipamentos da fabricante alemã Pfaff. Eles se destacam pela alta qualidade e velocidade de costura.
O fabricante americano Zinger não perdeu sua posição de liderança por muito tempo.
Para a sua informação! Há muitas avaliações positivas sobre seus equipamentos, e a qualidade de seus produtos resistiu ao teste do tempo.
Breve visão geral dos modelos
A maioria das costureiras prefere trabalhar em máquinas universais, devido à capacidade de criar diferentes tipos de pontos em diferentes tipos de tecido. Ao comprar o equipamento, você precisa prestar atenção a todos os seus componentes para escolher a opção certa.

Máquina de costura industrial classe 22
Este modelo não é mais produzido, mas ainda pode ser encontrado em pequenas fábricas de costura e em lojas de artesanato. Os profissionais acreditam que, em alguns aspectos, ele não é inferior nem mesmo aos modelos modernos. Sua principal vantagem é a confiabilidade e a versatilidade.
Importante! Em uma máquina industrial de classe 22, você pode costurar produtos de qualquer tecido.
Máquina de costura classe 1022
Também é chamado de uma interpretação moderna do modelo de 22ª classe. A principal diferença é sua aparência moderna. No entanto, apesar de todas as inovações, seu antecessor é considerado uma opção mais bem-sucedida.
Para a sua informação! Uma das principais desvantagens da máquina de costura da classe 1022 é a presença de ruído característico.

Máquina de costura classe 97
Os fabricantes a tornaram silenciosa e a equiparam com lubrificação forçada contínua. Ela também apresenta alta velocidade de operação e qualidade de ponto. Mas ela só funciona com tecidos grossos e suas configurações são mais complexas em comparação com outros modelos.
Análise do modelo Brother B845
O Brother B845 é um dos modelos mais populares. Possui dois passadores de linha, ajuste independente do comprimento do ponto e lançadeira horizontal. Entre as vantagens, destaca-se o dispositivo para a criação de ponto invisível. Sua principal desvantagem é a baixa potência do motor.

Análise do modelo Brother B780
A Brother B780 também é um modelo popular com um enfiador de alta qualidade com suporte. Durante a operação, são usados 2 carretéis ao mesmo tempo, facilitando a troca. Outra vantagem é a possibilidade de criar pontos decorativos em zigue-zague. Mas sua principal desvantagem é o comprimento reduzido do ponto.

Máquinas da empresa Juki
JUKI LBH-780 U – possui lançadeira combinada e regulagem automática da tensão da linha. Esta máquina de costura lida bem com a criação de pontos overloque e chuleado da borda do produto. Mas, às vezes, pode haver dificuldades na criação de laçadas.
A JUKI CP-180D possui um controle de velocidade de costura e um regulador de tensão da linha com mecanismo de rolete. Esta máquina de costura é confortável de usar devido à sua ampla área de trabalho e pés duráveis. No entanto, pode haver dificuldades com quilting devido ao suporte desconfortável e ao comprimento curto do calcador de overlock.
JACK JK-210D
A JACK JK-210D é prática porque vem com um conjunto de bobinas, agulhas de reposição e calcadores. É possível ajustar a tensão da linha, e o enrolamento ocorre automaticamente. Entre as desvantagens, vale destacar o peso e a baixa potência do motor.

Características do modelo JACK JK-781D
A JACK JK-781D possui uma lançadeira vertical e uma função para alterar o comprimento da laçada. A pressão na bobina é ajustada mecanicamente. Além disso, esta máquina de costura permite realizar diversos tipos de pontos e bordados. A JACK JK-781D é compacta e possui boa estabilidade. Entre as desvantagens, podemos destacar a impossibilidade de costura reta e o pequeno conjunto de patas.
Análise do Jack JK-D900
Essas máquinas de costura industriais pertencem à classe econômica. Mas, apesar do preço não ser muito alto, possuem peças de boa qualidade. O dispositivo é adequado tanto para costura reta quanto overlock. Entre as desvantagens, vale destacar as frequentes quebras do passador de linha e o ajuste inconveniente do calcador, bem como a variedade extremamente escassa no kit.

GC6150-H TÍPICO
A TYPICAL GC6150-H se diferencia das demais por possuir uma almofada larga na área de trabalho. Esta máquina pode chulear bordas, fazer pontos retos e overloque, e sua lançadeira é horizontal. Mas neste modelo não será possível fazer um ponto reforçado, e o enfiador pode rolar.
A seleção de modelos de máquinas de costura industriais é extremamente ampla. Ao comprar, preste atenção às características do equipamento e à sua funcionalidade. O preço dependerá do tipo de máquina desejada.

Todos os modelos de máquinas de costura mencionados acima são amplamente utilizados na indústria leve. Eles permitem produzir uma grande quantidade de produtos de alta qualidade para venda, economizando tempo. Há opções de baixo custo, então algumas artesãs as compram para uso doméstico.




