Roupas forradas com elástico não são apenas práticas e confortáveis de usar, mas também têm um visual mais justo. Com a ajuda do elástico, você pode criar lindos franzidos no tecido, além de fazer dobras inusitadas. No entanto, antes de costurá-lo ao tecido, vale a pena se familiarizar com os métodos mais convenientes. Afinal, nem todos eles podem ser usados em roupas de qualquer corte e material.
- Onde são usados elásticos
- Maneiras simples de costurar elásticos
- Com a ajuda de uma máquina
- Método manual
- Regras básicas para costurar elásticos
- Costurando fios de borracha em um carretel
- Alinhavando bem os elásticos
- Taxa de compressão da borracha
- Franzido com elástico
- Costuramos elástico no cós das calças ou pantalonas
- Como costurar elástico na cintura de um vestido
- Como costurar elástico em calcinha
- Faixa elástica sob o cordão
- Usando um elástico de chapéu
- Como costurar elástico na parte inferior da perna de uma calça jeans
Onde são usados elásticos
Os elásticos são muito utilizados na costura de roupas e até mesmo de roupa de cama.

Frequentemente, são usadas para tratar as bordas de colchões e lençóis para facilitar o uso. Mas, para roupas, a fita elástica pode ser usada de diversas maneiras.

O elástico é usado para finalidades completamente diferentes:
- apoiar a cintura da roupa – saias, calças, shorts, alguns tipos de vestidos;
- ajuste na cintura em tops, vestidos, blusas e vestidos de verão;
- estreitamento de mangas e bainhas de calças, blusas, camisas;
- costura de roupas íntimas e trajes de banho.

Você também pode costurar um elástico em qualquer peça de roupa para maior praticidade ou para deixá-la mais bonita. Recomenda-se costurar um elástico comum nos ombros, mangas, cintura, pescoço ou abaixo do busto. Nesse caso, a peça ganhará relevos mais precisos e se ajustará perfeitamente à silhueta.
Maneiras simples de costurar elásticos
Métodos simples para costurar elástico em tecido incluem o uso de pontos simples. Este ponto pode ser feito à mão ou à máquina de costura. No entanto, neste último caso, é mais confiável usar um ponto zigue-zague.

Observe! O ponto ziguezague garante boa tensão do tecido sem criar áreas deformadas.
Com a ajuda de uma máquina
Costurar elástico à máquina é um método mais fácil do que manualmente. É melhor, claro, usar dispositivos que tenham muitas funções que ajudem a facilitar e agilizar o processo. As mais eficazes para esse fim são as máquinas de costura das marcas Janome, Singer ou Brother.
Usando uma máquina de costura, o elástico pode ser costurado no tecido de várias maneiras:
- Alinhavo. Isso pode ser feito até mesmo nas máquinas mais comuns. Antes de costurar o elástico ao tecido na máquina, você deve primeiro marcar a linha ao longo da qual a costura será realizada.
- Ziguezague. Um método muito prático. Você precisa prender uma fita elástica circular no tecido com o mesmo comprimento e pressioná-la firmemente com o calcador da máquina. Antes de começar, você precisa ajustar o regulador de tamanho do ziguezague para a largura máxima.
- Cordão ou cordão. Além disso, você precisa preparar uma tira separada de tecido de forma que ela seja um pouco mais larga que o elástico e alcance o comprimento da seção de tecido na qual será costurada.
- Bobina ou carretel. Neste caso, não costuram o elástico em si, mas usam linhas elásticas especiais que são enfiadas na máquina junto com linhas comuns.

Método manual
Você pode costurar o elástico manualmente, não apenas com um ponto reto comum, mas também com um ponto zigue-zague. Para garantir que tudo esteja costurado uniformemente, primeiro você precisa dividir o comprimento do tecido em várias partes iguais. Em seguida, aplique o elástico redondo e puxe-o ao longo de todo o comprimento de trabalho, prendendo-o nos pontos indicados anteriormente. Este método facilitará muito o trabalho e você não precisará refazê-lo várias vezes.
Regras básicas para costurar elásticos
Como há muitas maneiras de costurar elástico no tecido, há regras para cada método.

Costurando fios de borracha em um carretel
Já foi mencionado acima que este método é feito com uma máquina e fios de borracha. O trabalho final esticará bem e não rasgará sob forte tensão. Este método é bom para usar em tecidos frágeis e elásticos: seda, malhas, cetim. Mas jeans ou algodão grosso dificilmente são adequados.

Antes de costurar, enfie linhas elásticas em um carretel e use linhas regulares como a outra linha da frente. Se a costura for feita com um ponto reto simples, é melhor enrolar o tecido em várias partes separadamente. Dessa forma, o formato da peça finalizada será uniforme e simétrico, evitando que ela fique dobrada em um lugar e estique em outro.
Alinhavando bem os elásticos
Este método é usado para roupas com estrutura e costura complexas, que possuem muitos detalhes, dobras e diversas montagens. Primeiro, marque a linha onde o elástico será costurado, por exemplo, na cintura ou na perna. Em seguida, divida a fita em duas partes: uma será costurada separadamente na frente e a segunda atrás. Ao final do trabalho, ambas as pontas são cuidadosamente e discretamente fixadas uma à outra nas laterais. Ao costurar, o elástico pode ser puxado conforme sua preferência.

Para a sua informação! Quanto maior a tensão, mais visíveis e volumosas as dobras ficarão.
Taxa de compressão da borracha
Vale a pena considerar o coeficiente de compressão da linha, especialmente ao unir material em uma grande área de tecido. Este método é amplamente utilizado para processar cintos e alças de saias e calças.

Para medir a taxa de compressão elástica, primeiro pegue um pedaço de tecido para teste. Em seguida, costure até o final, gire o trabalho 90 graus e costure a fileira novamente na máquina. Durante a costura, o tecido deve ser esticado, segurando-o com a mão. Em seguida, meça os pontos resultantes e a distância. E então, se necessário, você pode diminuir ou aumentar a largura do ponto.
Franzido com elástico
Recomenda-se franzir materiais densos ou roupas com várias camadas com fita elástica. Simplificando, um elástico comum é costurado nele. Sua largura não deve ser inferior a 5 milímetros, caso contrário, não proporcionará um efeito de aperto em tecidos grossos. Os elásticos são costurados em várias fileiras paralelas.

Coloque o elástico no avesso do tecido e puxe-o pela borda inferior. Costure com ponto reto comum à máquina. Para costurar vários elásticos juntos, é melhor traçar imediatamente as linhas ao longo das quais eles serão fixados, caso contrário, o produto final ficará torto e deformado.
Costuramos elástico no cós das calças ou pantalonas
Antes de costurar o elástico no cós da calça, é importante lembrar que é muito difícil fazer isso manualmente. Portanto, se você não tiver uma máquina, é melhor levar a peça a um ateliê.
Em uma máquina de costura, a costura do elástico no cós das calças é feita da seguinte maneira:
- Pegue um elástico com pelo menos 2 centímetros de largura. Para determinar o comprimento exato, primeiro enrole-o na cintura e puxe-o até a circunferência desejada.
- Na máquina, você precisa definir o modo “ponto tricô” e definir o intervalo na escala para 3. Coloque o calcador em zigue-zague.
- Conecte as bordas do elástico e costure na máquina.

- Vire a calça do avesso e costure o elástico ao longo da borda do cinto. Para garantir que fique bem costurado, você precisa prendê-lo ao cinto em alguns pontos.
- Finalize todas as bordas de forma que o elástico não possa sair das costuras. Para isso, ajuste o calcador da máquina para o modo de chuleado e selecione o ponto overloque.
- No final, é recomendável ajustar o calcador para o método de costura normal e costurar o elástico de baixo para cima, recuando 1–2 centímetros da borda.

Como costurar elástico na cintura de um vestido
Existem as mesmas regras para costura manual e à máquina de elástico no cós de um vestido:
- Não fure o elástico com objetos pontiagudos, pois você pode danificá-lo deformando os veios de borracha. Por isso, recomenda-se costurar o elástico com ponto zigue-zague em vez de ponto reto.
- Ao costurar, você precisa esticar o elástico uniformemente. Isso afetará o franzimento do tecido no produto final. Em algumas áreas, ele ficará esticado, enquanto em outras, ao contrário, terá muitas dobras e franzido densamente.
Antes de costurar elástico na cintura de um vestido, você precisa se familiarizar com os métodos. Você pode costurá-lo manualmente, o que não é muito prático. No entanto, você pode usar diferentes modos de costura na máquina.

Primeiro, meça o elástico, puxando-o levemente ao redor da cintura. Em seguida, divida a cintura em 4 partes e marque com um pedaço de sabão na parte interna do vestido. Divida também o próprio elástico. Una as 4 marcas e costure. Agora você pode costurar as seções restantes, puxando o tecido e o elástico.

Importante! Se o trabalho for feito manualmente, vale a pena dividir a circunferência da cintura e o elástico não em 4, mas em 8 partes.
Como costurar elástico em calcinha
Costurar elástico em calcinhas não é tão difícil, mas vale ressaltar que ele pode esticar e perder a elasticidade rapidamente. Nesse caso, você precisa seguir alguns passos. Este método é adequado para costurar e consertar roupas íntimas não apenas para adultos, mas também para crianças.
Para costurar roupas íntimas femininas, é melhor usar elásticos vazados decorativos. Eles precisam ser costurados na parte da frente devido aos padrões decorativos. Deixe 5 milímetros de margem ao longo da borda do tecido. Prenda o elástico ao tecido com alfinetes de segurança e costure à máquina. Agora você pode cortar as bordas do material que aparecem por trás do elástico.

Em seguida, você precisa mudar o modo de costura da máquina para zigue-zague. Se a máquina for multifuncional, você precisa selecionar "zigue-zague elástico". Você precisa costurar o elástico mais próximo da linha da costura superior.
Faixa elástica sob o cordão
Muitas costureiras se perguntam como costurar elástico em tecido para que ele estique. No entanto, a maioria das pessoas acha que só existe uma maneira mais conveniente de fazer isso: usando um ponto zigue-zague. Existe outro método interessante: inserir um elástico sob o cordão. O cordão é uma tira de tecido costurada sobre o elástico. Pode ser pequena ou grande, dependendo da área de trabalho do material.

Antes de começar a trabalhar, meça o comprimento necessário do elástico e a mesma quantidade de tecido. O material é costurado em forma de "tubo" e, em seguida, a ponta do elástico é furada com um alfinete e passada pelo cordão. As bordas são unidas e processadas.
Este método é ideal para costurar roupas esportivas, infantis e itens para gestantes. O elástico não puxa nem esfrega a pele demais, além de ajudar a evitar o enrugamento do material e dobras desnecessárias. Portanto, com a ajuda do cordão, você pode costurar roupas de tecidos grossos e ásperos, como chita, algodão e jeans.

Observe! Se você tratar roupas com cordão na cintura, poderá até mesmo dispensar o botão; esse método é usado para consertar roupas de gestantes e crianças.
Usando um elástico de chapéu
Recomenda-se costurar o elástico do chapéu com um ponto zigue-zague na parte interna da peça. Com esse método, você não deve esticar o elástico, pois ele se moverá livremente na própria peça.

Para a sua informação! Este método não pode ser executado em uma máquina de costura comum, pois requer um tipo especial de calcador. A largura do ponto deve ser do mesmo tamanho do calcador.
Como costurar elástico na parte inferior da perna de uma calça jeans
Em alguns casos, é necessário costurar um elástico na parte inferior da perna, especialmente em roupas esportivas. Para começar, pegue uma fita de 3 cm de largura e uma máquina com costura em zigue-zague. Una as pontas do elástico e costure. Em seguida, prenda-o com alfinetes na parte interna da perna. Costure ao longo da borda do tecido e finalize com um ponto chuleado.

Agora, a borda da perna, juntamente com o elástico, é dobrada para dentro e fixada com alfinetes para facilitar a costura. A costura do tricô é feita na máquina. O produto deve ser costurado a uma distância de 1,5 a 3 centímetros da borda.

Costurar elástico em roupas não é tão difícil, pois existem muitas maneiras de fazer isso. Nem todos os métodos são adequados para certos tipos de produtos, e a estrutura do tecido também pode afetar a qualidade do trabalho. Tudo isso deve ser levado em consideração antes de iniciar o processo de costura de elástico.




