Com a chegada do verão, é hora de renovar o guarda-roupa. Para isso, basta ir à loja e escolher a peça que você gosta. Se você fizer uma peça nova com suas próprias mãos, ela não só será confortável, como também original. Uma das opções possíveis é costurar um vestido slip.
Características do vestido
Este estilo é perfeito para o verão. O vestido slip é confortável para usar em dias quentes e pode ser usado como um vestido de noite, por exemplo, se for feito de seda. Costurar não é muito difícil e é acessível até para iniciantes.

Este vestido costuma ser decorado com elementos adicionais. Renda, laços ou babados podem ser uma boa opção. A combinação pode ser usada com diferentes tipos de calçados: sapatos, tênis ou sapatilhas.
O vestido corresponde a um estilo leve e descontraído. Por isso, combina com peças de guarda-roupa que se caracterizam por volume e peso.
Preparação de materiais e ferramentas
É necessário escolher um tecido adequado para o vestido. Para isso, você pode usar materiais comumente usados para fazer combinações: chiffon, cetim, seda. Você também pode usar qualquer tecido macio e fluido para esse fim, como a viscose. Você pode encontrar um molde adequado, seguindo, por exemplo, as recomendações da revista "Burda".
Para o vestido, você precisará de um pedaço de tecido com menos de um metro de comprimento.
Você também precisará de:
- entretela;
- fios com cores que combinem com o tom, e também contrastantes;
- tesoura;
- pinos;
- governante.
Depois disso, você pode começar a trabalhar.
Tecnologia de tomada de medidas
Para costurar um vestido, você precisa tirar as seguintes medidas:
- circunferência do peito (é necessário tirar as medidas levando em consideração os pontos mais proeminentes);
- comprimento dos ombros até a barra do vestido;
- altura do início da alça até a borda inferior do vestido;
- circunferência da cintura;
- o nível da cava é determinado - é medido da borda inferior até a axila;
- circunferência do quadril.
Antes de começar a trabalhar, é recomendável pensar no estilo de vestimenta mais adequado.
Ajustando tamanhos
Ao costurar um vestido slip, o molde deve prever 1 cm a mais para a criação das costuras. Para evitar que o vestido fique muito apertado, adicione 6 centímetros na largura. Você também precisa aumentar o tamanho em alguns centímetros nos quadris para que o vestido não fique muito apertado, mas sim um pouco folgado.
Modelando a base do vestido
Para um design independente, é conveniente usar o molde básico do vestido e fazer os ajustes necessários. Você precisa fazer o seguinte:
- Você precisará de dois dardos: um inclinado e direcionado para cima e para fora, o outro horizontalmente. Na figura, eles estão marcados com os números 1 e 2.

- A linha da cintura precisa ser elevada em um centímetro e meio.
- Em seguida, você precisa mudar os cortes laterais. Na parte superior, a prateleira e as costas são reduzidas em 1 cm, na altura da cintura - em 2 cm. Nos quadris, o tamanho permanece o mesmo, e na parte inferior, eles precisam ser alargados em 5 cm.

- Em seguida, novas linhas são desenhadas nas partes superiores da prateleira e do verso. A aparência específica dessas mudanças depende do tipo de vestido que a mulher deseja costurar para si mesma como resultado desse trabalho.

- Agora você precisa construir um molde de acordo com as alterações feitas no diagrama. Neste caso, você precisa fechar a pinça do busto, assim como os pontos 1 e 2. Eles são transferidos para o busto na costura lateral. As bordas frontal e superior da prateleira serão danificadas neste caso; para compensar, você precisará finalizá-las. Recomenda-se diminuir o comprimento da pinça em 3 cm para garantir um ajuste perfeito ao busto.

Importante! Para tamanhos de busto maiores, o comprimento da pinça no molde da combinação pode ser reduzido em 5 cm. As pinças na cintura não são usadas neste modelo.
Ao cortá-lo você mesmo, você pode prever diferentes linhas de topo de acordo com o gosto do mestre.

Preparando as tiras
Ao processar as bordas superiores, será necessário costurar as alças paralelamente. Portanto, elas precisam ser preparadas com antecedência. Para um vestido slip, as alças serão muito finas, então você precisará usar a tecnologia de criação de cadarços de tecido.
Para fazer as tiras, você precisa fazer o seguinte:

- Corte tiras estreitas do tecido. Elas devem ter 3 cm de largura. É melhor usar um comprimento maior do que o necessário. Se necessário, os cadarços podem ser encurtados manualmente até o comprimento desejado.
- Ao cortar as tiras, você precisa escolher a direção correta do corte. Ela precisa ser oblíqua e em um ângulo de 45 graus em relação à fibra e à rosca transversal. Nesse caso, o corte ficará mais bonito e durável.
- As tiras preparadas para as tiras precisam ser dobradas no sentido do comprimento ao longo de todo o comprimento.
- A uma distância de quatro milímetros da dobra, deve-se fazer uma linha.
- Em seguida, você precisará preparar uma agulha grande com linha da mesma cor do tecido. Costure-a na borda da tira costurada. Em seguida, enfie a agulha na tira e puxe-a até a ponta, virando-a do avesso.

Após a costura, o cordão precisará ser umedecido e, em seguida, seco, esticado. Isso pode ser feito colocando-o sobre uma cadeira e prendendo-o com alfinetes.
Informações adicionais! O número de tiras pode ser não apenas 2, mas mais.
Montagem do produto
Abaixo, você aprenderá a costurar um vestido slip. Para transferir o molde para o tecido, você precisa dobrá-lo ao meio. A parte da frente deve ficar para dentro. Aplique o molde na linha de dobra de forma que os cortes fiquem dentro do corte do tecido e o lado reto fique adjacente à dobra.

Depois que o tecido for cortado, você poderá ver a parte de trás e a frente.

Em seguida, você precisa preparar as pinças. Neste ponto, o tecido é dobrado adequadamente e costurado na máquina. Depois disso, é cuidadosamente passado a ferro, dobrando para baixo.

As costuras laterais podem ser finalizadas da maneira padrão. No entanto, se o tecido for fino, pode ser feita com uma costura francesa. Isso pode ser feito da seguinte maneira:
- Dobre o tecido com o avesso para dentro.
- Costure as costuras e depois passe a ferro.
- Depois disso, vire o produto do avesso.
- Depois você precisa costurar as laterais novamente e passá-las.
Agora você pode começar a processar o decote. Uma das maneiras de fazer isso é usando uma orla. Para isso, você precisará usar os moldes das costas e da frente. Desenhe uma faixa de 4 cm de largura ao longo da borda superior.
Esta figura precisa ser transferida para o tecido, adicionando 1 cm nas bordas para as costuras. Você precisa fazer a mesma tira com entretela. Depois, faça o seguinte:
- Prenda as bordas laterais das peças da frente e de trás.
- Recomenda-se costurar as costuras na máquina.
- Processe a borda inferior do revestimento com um overlock.

Para prender as alças, você precisa determinar com precisão o comprimento delas. Para isso, você precisa medi-las e fazer as marcações necessárias. Em seguida, você precisa alinhavá-las pela frente. Ao mesmo tempo, posicione-as de forma que fiquem voltadas para baixo e as pontas para cima. Coloque a frente sobre as alças. Sua borda superior deve ficar alinhada com o vestido. Agora você precisa costurar a frente e passá-la com cuidado. Em seguida, vire-a do avesso para que fique dentro do decote e costure a uma distância de 1 mm da borda externa.
A borda inferior do vestido pode ser dobrada para dentro duas vezes e costurada, para que o produto fique mais elegante. Depois que o produto estiver completamente pronto, ele precisa ser passado a vapor ou a ferro.
O vestido slip é perfeito para quem busca um estilo adequado para o verão quente ou uma solução original para um look de noite. Confeccioná-lo não exige muito esforço e permite que você encontre seu próprio visual original.




