Vestidos com mangas de uma peça proporcionam à mulher muito mais liberdade de movimentos, contribuindo para a leveza e a elegância. Além disso, o corte e a costura do vestido não são particularmente complicados. A grande variedade dessas peças permite encontrar opções bonitas e originais em praticamente qualquer ocasião. No entanto, para usar um vestido com manga de uma peça, você precisa entender as características desse estilo e saber como cortá-lo e costurá-lo corretamente.
- Características do estilo
- Para quem esse estilo é indicado?
- Com quem o estilo não combina?
- Vestido DIY com mangas de uma peça – Opções possíveis
- Quais medidas serão necessárias para construir o molde?
- Padrão básico para construção
- O que considerar ao cortar
- Como costurar um vestido com manga única sem molde
Características do estilo
Observe! As mangas de uma só peça se distinguem por não possuírem costura de conexão entre as costas e a frente. Elas formam um todo único com essas partes. Devido à redução do número de peças, o procedimento para a criação de um molde é significativamente simplificado.

Este estilo é conhecido desde a antiguidade. Provavelmente, seus representantes mais antigos eram as túnicas. Essas mangas eram usadas em camisas russas, usadas por baixo de sarafans. Esse corte não esfrega a pele e causa desconforto.
No século XX, a história desses vestidos foi aprofundada. Nos anos 50, a silhueta em forma de "O" estava na moda. Mangas de uma peça contribuíam para a criação de contornos suaves da figura, enfatizando a suavidade das linhas dos ombros. Esses vestidos eram usados por mulheres do 46º, 48º e outros tamanhos. Na segunda metade, o estilo de manga "asa de morcego" estava na moda. Ele previa que a manga fosse bem larga nos ombros e estreita nos pulsos.
Hoje em dia, as mangas de uma peça são usadas em uma ampla variedade de modelos – desde estilos casuais e profissionais até vestidos de noite e de festa. Sua produção é acessível a artesãs iniciantes.
Normalmente, essa manga consiste em duas partes: a parte de trás e a parte da frente. A primeira é parte das costas, a segunda é a cava. Não há costura nas cavas, o que contribui para a formação de contornos suaves na parte dos ombros do vestido.
Para a sua informação! Essa manga fica solta e praticamente não restringe os movimentos dos braços. Portanto, uma mulher com roupas desse corte se sente mais confiante.

Para quem esse estilo é indicado?
Para usar roupas com essas mangas, é necessário escolhê-las de forma que se ajustem ao corpo. Não importa o tamanho da mulher – 50, 52 ou qualquer outro. Mangas de uma peça enfatizam as vantagens nos seguintes casos:
- Como este corte deixa os ombros mais arredondados, este estilo ficará lindo em mulheres magras. Ombros ossudos e braços muito finos não chamarão a atenção de quem usa esses vestidos.
- Quem tem braços largos vai gostar de modelos com mangas três quartos. Quem usa tamanhos 46, 48 e outros ficará espetacular com esses vestidos.
- Ficará bem em quem está acostumado a estar na moda. Este corte não restringe os movimentos dos ombros e braços, o que acrescenta mais graça e confiança à beleza.
- Se a mulher tiver ombros largos, o estilo em questão esconderá a transição para a manga. O corte reto do casaco, vestido e manga curta tornará a linha dos ombros mais harmoniosa.
- Para quem tem quadris largos, uma linha de ombros arredondada equilibrará visualmente essa característica, deixando-os mais largos. Nesses casos, recomenda-se o uso de drapeados para decorar os ombros.
- Para quem tem um pouco mais de peso, o estilo em questão ajudará a parecer mais magro. Quem usa tamanhos 52, 54 ou outros ficará elegante. Mangas largas e ombros retos ajudam a esconder visualmente pequenas desproporções. Este look ficará ainda mais eficaz se você usar sapatos de salto alto.
Para a sua informação! Esse tipo de roupa faz com que a figura pareça mais atarracada, e esses sapatos corrigem a imagem com sucesso.
É necessário cortar o modelo da manga corretamente. Por exemplo, se uma mulher tem braços largos, recomenda-se usar um comprimento até o cotovelo ou três quartos. Uma manga comprida enfatizará o volume, por isso não deve ser usada. Essa restrição também se aplica a quem tem braços finos. Um modelo comprido não ficará bem. É melhor usar uma manga até o cotovelo ou três quartos. Para escolher um modelo adequado, você pode usar os materiais do site Paukšte.

Quem tem braços bonitos vai gostar de uma manga comprida. Ela vai destacar os lados positivos da silhueta. Não importa o tamanho do vestido — 54, 56, menor ou maior.
Com quem o estilo não combina?
Para alguns tipos de corpo, mangas de uma peça não são uma boa escolha. Isso acontece, por exemplo, nos seguintes casos:
- Se uma mulher tem um corpo oval, linhas suaves nos ombros irão arredondar visualmente o corpo e fazê-lo parecer mais volumoso.
- Este estilo não é adequado para quem tem busto grande.
- Vestidos com mangas de uma só peça não devem ser usados por mulheres com rosto redondo. Nesse caso, a silhueta ficará visualmente mais pesada. Se o tamanho da mulher for 56, 58 ou maior, isso será ainda mais perceptível.
Ao planejar usar o estilo em questão, você precisa ter certeza de que ele combina com a dona do vestido. Você precisa escolher o tipo de manga mais vantajoso para a mulher.
Vestido DIY com mangas de uma peça – Opções possíveis
Este tipo de corte de manga é caracterizado pela ausência de cavas. No entanto, isso não limita o número de variedades. As mangas podem ser curtas, três quartos ou compridas. Podem ser estreitas, largas ou afuniladas.

Estilos diferentes são adequados para situações diferentes:
- Vestidos de verão com mangas curtas de uma só peça podem ser usados nos dias quentes de verão. Eles combinam conforto e elegância. Esses vestidos podem ser considerados básicos para um guarda-roupa de verão e podem ser usados com scarpins. Em dias quentes, podem ser usados sem roupas adicionais e, em dias frios, você pode usar uma jaqueta ou peça de roupa semelhante por cima.
- A túnica é usada com mangas de uma só peça e pode ser usada em qualquer comprimento.
- Como roupa de escritório para o verão e o inverno, você pode usar um vestido trapézio com o estilo de manga em questão. Essas roupas são soltas e permitirão que a mulher se sinta mais confiante.
- Mangas de uma só peça ficam ótimas como parte de vestidos de noite. Por exemplo, para mulheres com corpo tipo "pera", vestidos com mangas "asa de morcego" e drapeados na região do busto são adequados.
Para a sua informação! Se você usar um corte de manga com reforço, nesse caso a mulher terá mais liberdade de movimento.

Quais medidas serão necessárias para construir o molde?
Para costurar um vestido, você precisa tirar medidas. Para cortar o produto, você precisará dos seguintes parâmetros:
- Para descobrir o tamanho da circunferência do tórax, é necessário medi-la em seu maior volume.
- A medida da circunferência do quadril para a construção do diagrama deve ser feita nos pontos salientes.
- A circunferência da cintura é medida no ponto mais estreito.
- Você precisará da largura dos ombros e do comprimento das mangas.
O molde será criado com base nas medidas tiradas.

Padrão básico para construção
Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar tudo o que precisa para cortar e costurar. Você precisará do seguinte:
- Tecido para vestido.
- Tesoura.
- Papel milimetrado para criar um padrão preciso.
- Para desenhar os detalhes no papel, você precisará de canetas hidrográficas ou lápis.
- Para determinar distâncias com precisão e desenhar linhas retas, você precisa de uma fita métrica e uma régua.
- Para desenhar os detalhes com precisão, você precisará de um conjunto de diferentes tipos de padrões.
- Você precisa preparar uma almofada de alfinetes.
- Para contornar as partes arredondadas você precisará de um compasso.

Ao escolher o tecido para um molde de vestido com manga curta de uma peça, você precisa considerar o seguinte:
- Se falamos de verão, o molde de um vestido de verão com manga curta de uma peça deve ser feito com a expectativa de usar “tecidos flutuantes” leves (por exemplo, chiffon).
- Ao criar vestidos para o inverno, uma boa escolha seriam malhas simples. É importante lembrar que elas também precisarão de tecido para forro.
- O tecido precisa ter um bom caimento. Se o tecido cair livremente, ficará vantajoso.
Para a sua informação! Para fazer um molde de blusa com manga única, você precisa saber a circunferência do peito e o comprimento da manga que está usando.

Ao criar um vestido de uma peça, é importante fazer concessões no molde para melhorar a liberdade de movimento. A margem para o pescoço deve ser de um centímetro. Para as costuras laterais, será necessário um centímetro e meio.

O molde do vestido será mais complexo. A master class fica assim:
- Primeiro, você precisará tirar as medidas do peito e do quadril. O comprimento da manga é determinado com base na medida tirada, levando em consideração o modelo de manga escolhido.
- Utiliza-se um pedaço de tecido de 2 m de comprimento e 1,5 m de largura. Ele é dobrado ao meio, primeiro no sentido do comprimento e depois na largura. O corte é feito no material dobrado dessa maneira.
- A partir da dobra do canto, meça 7 cm para baixo e para a lateral. Desenhe uma linha suave. Este é o molde do decote.
- Meça um quarto da circunferência do quadril a partir da borda esquerda e adicione um centímetro e meio para a margem. Em seguida, desenhe uma linha vertical. Ela delimitará as prateleiras da frente e de trás.
- A partir da linha de dobra superior, desça 20 cm. Nessa distância, marque a linha da cava. Ela deve ser conectada com uma linha suave à parte inferior.
- Agora você precisa cortar as costas e a frente do vestido. Ao mesmo tempo, adicione tecido para a margem de costura.
- Do tecido restante, corte um forro para o decote do vestido.
Informações adicionais! Em seguida, você precisa conectar as peças e processar as bordas. Se você planejou fazer um zíper no vestido, precisa costurá-lo.
Se necessário, você pode usar um elástico. Depois disso, o vestido estará pronto.
O que considerar ao cortar
Se você estiver criando um molde para um vestido com manga única, precisa levar em consideração as características do seu corpo. É importante que as vantagens da sua aparência sejam enfatizadas e as desvantagens, invisíveis.

Ao escolher um modelo adequado sem dardo, você precisa prestar atenção ao seguinte:
- O uso deste estilo de mangas é universal. Para a maioria dos tipos de corpo, você pode escolher um tipo adequado de vestido com mangas de uma peça. Na maioria dos casos, um corte mais solto, desde que o estilo seja escolhido corretamente, esconderá as falhas existentes de uma mulher e enfatizará suas qualidades. Por exemplo, uma mulher com um vestido tamanho 60 ficará elegante com o modelo certo.
- Possibilidade de escolher o tipo de cintura desejado para o vestido. Quem tem corpo curvilíneo pode optar por um corte reto. Mulheres com corpo gracioso combinam com modelos ajustados.
- Linhas suaves enfatizam a suavidade e a feminilidade. Elas escondem a magreza e a angularidade excessivas. Se você costurar um vestido assim, o estilo em questão dará mais romantismo à dona do vestido.
Importante! É necessário escolher o tecido certo. Ele deve combinar com a imagem que está sendo criada. Ao cortar, é importante considerar o tipo de uso para o qual a peça está sendo criada: uma blusa leve, um vestido de escritório ou um traje de noite.
Ao criar um vestido com mangas caídas, o molde é baseado no esquema básico. A escolha correta das mangas enfatizará efetivamente as curvas da silhueta. Por exemplo, se uma mulher usa vestidos tamanho 58, o comprimento correto das mangas permitirá que ela enfatize as curvas da silhueta e crie uma imagem elegante.

É necessário levar em consideração o tecido com o qual a costura é feita. O molde geralmente é projetado para o seu tipo específico. Se foi projetado para trabalhar com tecido plano, o molde, independentemente do tamanho, pode ser usado para malha sem alterações.

Para a sua informação! No entanto, você não pode usar o mesmo tecido para tecido denso que foi usado para tecido de malha. O fato é que, para tecido denso, o tamanho das margens de costura deve ser maior do que para tecido de malha.

Como costurar um vestido com manga única sem molde
Você pode costurar um vestido desses sem criar um molde. Você precisará usar uma camiseta como base. Se ela for velha, você pode cortá-la ao longo das costuras e usar as partes resultantes para marcar o tecido. Você pode usar uma camiseta nova sem precisar cortá-la. Para criar um vestido assim, não é necessário usar moldes da revista Burda.
Para marcar tecido sem usar um molde, você precisa seguir os seguintes passos:
- Para começar a trabalhar, a camiseta previamente preparada deve ser fixada na mesa.
- Por cima dele você precisa colocar o tecido que precisa ser marcado.
- No tecido, você precisa desenhar linhas com giz que correspondam ao corte da camiseta. Se necessário, essas marcas podem ser facilmente apagadas quando não forem mais necessárias.
- Depois disso, é necessário estender as mangas até o tamanho desejado.
- Você pode ajustar a linha dos ombros para que o vestido fique mais confortável em seus ombros.
Ao marcar, é necessário adicionar margem de costura.
Usar um molde básico de vestido com manga única pode se tornar a base para as ideias criativas do mestre. Você pode criar versões desses vestidos para o dia a dia e como trajes festivos.




