O guarda-roupa de uma mulher deve ter uma saia em seu arsenal, de preferência mais de uma. O modelo plissado é relevante em todas as ocasiões. Se você precisa de uma saia plissada, este artigo ajudará você a costurá-la de forma bonita e eficiente com suas próprias mãos.
Seleção de materiais
A escolha de materiais agora é ilimitada, e este modelo permite usar tanto tecidos densos quanto tecidos leves, arejados ou fluidos. Quase todas as opções são adequadas para costura:
- gabardine;
- camurça;
- linho;
- drapejar;
- lã;
- tweed.

Para que a saia mantenha bem sua forma, é melhor usar um material mais denso; para um estilo de sol esvoaçante, uma densidade média.
Muitas pessoas gostam de modelos fluidos nas pernas; para essas saias, você precisará de materiais mais leves. Ideal para:
- chiffon;
- seda;
- crepe cetim;
- cambraia.

É verdade que as dobras desses modelos não serão claramente expressas, mas serão muito femininas.
Importante: Quanto à cor, qualquer uma ficará estilosa: lisa, xadrez, com estampa geométrica, etc.
Tipos de dobras
Existem muitos tipos de produtos. Globalmente, eles são divididos em:
- circulares - olham em uma direção e são a base para a construção de outros modelos;

- balcão - um design complexo em que as dobras ficam voltadas uma para a outra;
- em forma de arco - voltados para direções opostas;

- em forma de leque - todos se originam de um ponto.
Além disso, eles são divididos pelo método de implementação:
- costurados - conectados uns aos outros por uma costura no lado interno, invisível;
- costurado - conectado com uma costura decorativa na parte frontal;
- conectando - conectado com uma costura invisível que atravessa o lado oculto da dobra.

Cada tipo tem suas próprias nuances.
Características do processamento de dobra
Dependendo da variedade, eles são processados de forma diferente:
- para trabalhar com circulares, é preciso dobrar a profundidade da dobra, depois costurar e desdobrar e, se necessário, fazer um ponto decorativo na parte da frente;
- para os que se aproximam, são colocadas 2 dobras simples, dobradas uma em direção à outra e dobradas, depois costuradas ou costuradas no cinto;
- as dobras do arco são costuradas ao longo de toda a largura da dobra, a partir do lado da frente, e depois passadas a ferro;
- em forma de leque - as dobras são marcadas, colocadas uma sobre a outra e duplicadas em imagem espelhada no lado oposto.

Cálculo de dobras
Para calcular, você deve primeiro decidir o tipo. O consumo de tecido não será diferente, mas o cálculo das características técnicas será diferente.
O cálculo é baseado no volume do quadril. A largura das dobras (dobras) geralmente varia de 3 a 7 cm. A largura das dobras circulares unilaterais é metade da profundidade. Um exemplo de cálculo da quantidade é (volume do quadril (95) + margem (4)) / 5 = 20 dobras.
Se você planeja usar uma caixa, a largura será duas vezes maior e o cálculo será o seguinte: (circunferência do quadril (95) + margem (4)) / 10 = 10 dobras.

Cálculo de tecido
Um produto com tais elementos, como já mencionado, pode ter profundidade menor que a largura ou até o dobro. Consequentemente, o consumo de tecido será diferente. Para calcular a largura de tecido necessária, a medida do quadril é multiplicada por 3 (para dobras completas) + margem de costura. Com detalhes econômicos, o consumo será menor. A largura dos elementos não possui regras especiais, sendo escolhida com base nas preferências pessoais da menina.

Padrão básico passo a passo
A primeira coisa que você precisa fazer é medir. O exemplo de cálculo terá os seguintes parâmetros:
- comprimento do produto - 65 cm;
- tamanho da cintura - 72 cm;
- volume do quadril - 100 cm;
- altura do quadril - 20 cm.

Para calcular o comprimento do tecido: comprimento (65) * 2 (largura) + margem para a parte superior (1,5) + margem para a parte inferior (4) = 135,5 cm.
Para calcular a largura do cinto: largura desejada (4) * 2 + folgas (3) = 11 cm.
Ou seja, você precisará de um total de 146,5 cm de tecido.
Para calcular a quantidade, você precisará pegar 2 larguras de tecido e dividi-las pela largura da dobra.
Após todos os cálculos, as duas peças são alinhavadas e você pode começar a costurar. Em seguida, as costuras laterais são costuradas, um zíper é costurado em uma delas e um cinto é costurado na dobra ao longo da borda superior (você pode fazer uma versão no jugo). Este modelo é adequado para costurar qualquer saia com pregas.
Saia com pregas, molde e descrição passo a passo
Existem muitas master classes na internet. Mas tudo pode ser feito com muito mais facilidade se você não for um mestre com muita experiência. Para esses produtos, não é necessário fazer um molde. As dobras podem ser alinhavadas com giz ou qualquer outra substância lavável (por exemplo, sabão). A largura da quantidade necessária de tecido é calculada usando a fórmula: volume da cintura * 3 + folgas. Para que a saia não fique justa, mas sim ajustada à figura, você precisará de mais 4 cm; se ficar folgada e esconder as imperfeições, + 15 cm.

Atenção: Ao costurar 2 partes do tecido, alinhave, marque a linha da cintura com giz (cerca de 1 cm do topo) e comece a formar dobras a partir daí.
Modelo com pregas invertidas
Um material mais adequado para tal saia seria o linho.
Estenda o tecido e meça 45 cm (excluindo o cós) + 3 cm para a bainha da parte inferior. Em seguida, corte um retângulo e comece a formar dobras, prendendo-as com alfinetes (frente uma à outra). Durante o processo, recomenda-se experimentar a saia periodicamente para que ela fique bem firme na cintura. Passe as dobras. Em seguida, pegue um pedaço de tecido de 10 cm de largura para o cós (deve ser igual à circunferência da cintura + 2 cm). Para deixar o cós mais justo, você pode colar entretela nele. Em seguida, costure o cós na parte superior da saia, costure um zíper ao longo da costura lateral, passe todas as costuras e margens cuidadosamente e costure a parte inferior do produto.

Saia com prega na frente
Primeiro, você precisa preparar todos os detalhes. Para isso, meça a cintura, divida por 2, adicione 20 cm para a dobra frontal e 3 cm para a costura. Adicione 5 cm ao comprimento desejado para o cinto e a bainha. Para as costas, metade da cintura * 1,5 e + 2,5 cm. O comprimento permanece inalterado. Para o elástico, subtraia 5 cm da metade da cintura.

Quando tudo estiver pronto, comece a costurar a saia. Primeiro, meça o centro e 10 cm à direita e à esquerda, alinhave esses pontos. Costure ao redor do perímetro. Dobre a frente e as costas a 5 mm da parte superior e passe a ferro. Em seguida, dobre o cós (3 cm), insira o elástico (apenas na parte de trás) e costure. Dobre a frente e as costas com os lados direitos juntos, costure as costuras laterais, dobre e costure a parte inferior do produto.
Costurar uma saia plissada com as próprias mãos pode ser difícil no começo, mas depois que você começar, tudo dará certo. E as instruções passo a passo ajudarão com isso.




