Existem muitos modelos de mangas e opções de punhos. Todos eles podem ser calculados com base em um molde básico. Você pode escolher o modelo de manga mais adequado e preparar um molde para ele. Para isso, você precisa entender os princípios do cálculo e a sequência de ações ao executá-lo. Dessa forma, você pode criar um molde para o tipo de manga que desejar.
- Determinação dos parâmetros do comprimento e profundidade da cava
- Medidas para construção
- Circunferências
- Comprimentos
- Construção de um molde básico para uma manga de uma costura de uma peça de roupa
- Tolerâncias a serem adicionadas à largura da manga
- Manga embutida de largura média para uma figura completa
- Peculiaridades da construção de padrões
- Manga larga com punho embutido - costura
- Manga embutida com gola baixa e punho embutido – costura
- Manga curta embutida - costura
Determinação dos parâmetros do comprimento e profundidade da cava
A construção da cava afeta não apenas o caimento da manga, mas também a folga do peito e o ajuste de toda a peça ao corpo. A cava é a abertura do ombro onde a manga é costurada. Se for confeccionada uma peça sem mangas, o braço é passado por essa abertura.
O comprimento da cava é a medida da abertura tomada de cima para baixo. Pode ser determinado com uma régua. Normalmente, isso requer a medição deste parâmetro para as roupas que estão sendo usadas. Neste caso, as mangas devem estar livremente abaixadas.

Este valor pode ser medido com mais precisão a partir das costas. O ponto de partida é na parte superior, onde se encontra a borda da curvatura do ombro. Ao palpar, você pode sentir o osso neste local. A distância deve ser medida até a borda inferior da axila.
A largura da axila é a variação horizontal da parte mais larga da axila. Ela pode ser determinada com mais precisão medindo-se o comprimento do segmento entre os pontos mais altos da frente e de trás da axila.
Medidas para construção
Ao realizar as medições, a pessoa a ser medida deve ficar em pé, ereta e sem tensão. Nesse caso, é necessário prestar atenção ao seguinte:
- Os braços devem estar abaixados ao longo do corpo. É importante prestar atenção a isso quando o modelo for uma criança.
- Os pés devem ser posicionados de forma que os calcanhares fiquem juntos e os dedos ligeiramente afastados. A distância entre os dedos deve ser de aproximadamente 15 a 20 cm.
- O modelo pode verificar a exatidão das medições realizadas em frente ao espelho. Isso ajudará a tornar o processo mais preciso.
- Para maior precisão, o cliente deve usar apenas roupas íntimas ao realizar as medições. Roupas justas e sem mangas são permitidas.
- Para aumentar a precisão das medições, podem ser feitas marcas no corpo. Elas podem ser marcadas com giz ou com alfinetes.
- Recomenda-se posicionar a base do pescoço, a linha dos ombros e a ponta dos ombros no corpo da modelo. Esses parâmetros são muito importantes para que o molde da manga seja desenhado corretamente.
- As bordas superiores das axilas são marcadas. Elas estão localizadas no mesmo nível das partes salientes das escápulas.
Medidas precisas ajudarão a criar um molde de alta qualidade. Assim, você pode fazer qualquer modelo de manga, por exemplo, uma raglan.
Circunferências
Ao construir um molde, não são consideradas apenas as profundidades das cavas da frente e de trás, mas também as circunferências das mangas no cotovelo e no punho. Ao usar esses valores, é necessário levar em consideração o ajuste para o caimento.
Comprimentos
O molde requer o comprimento da manga, medido da borda do ombro até a cintura. Você precisará determinar onde o cotovelo está localizado. Para isso, você precisa medir a distância dele até a borda do ombro.
Construção de um molde básico para uma manga de uma costura de uma peça de roupa
Vários métodos podem ser usados para realizar a construção.

Um dos métodos de cálculo baseia-se no uso de uma fórmula. Nesse caso, a medida da cava (comprimento ou largura) é calculada como a soma da medida da cava e da margem de ajuste, que depende do ajuste necessário da manga.
Outro método baseia-se na construção de uma grade de medidas. Neste caso, utiliza-se o seguinte procedimento:
- Primeiro, observe os moldes da frente e de trás juntos, unindo-os ao longo da costura lateral.
- O comprimento necessário é medido a partir do centro das costas.
- Meça a distância da frente até a abertura da manga.
- Com base nessas medidas, são determinados o comprimento e a largura da cava.
É assim que as dimensões são determinadas ao construir um molde para uma manga de uma costura.
Outro método para determinar a profundidade da cava pode ser usado.

Para realizar o procedimento, você precisa fazer o seguinte:
- As partes da frente e de trás são colocadas lado a lado. Elas precisam ser posicionadas de forma que os pontos inferiores das cavas se toquem.
- As bordas superiores das cavas das partes frontal e traseira do produto não se tocarão — haverá uma certa distância entre elas. Vamos marcar esses pontos, respectivamente, como A e B. Agora precisamos desenhar um segmento entre eles.
- Do ponto de contato entre a parte inferior da cava traseira e a parte frontal, você precisa traçar uma linha vertical para cima. Ela deve cruzar o segmento entre os pontos A e B.
- A distância do ponto de intersecção até a parte inferior da cava é considerada a profundidade da cava.
Ao utilizar esse valor, você precisa fazer um ajuste para o grau de aperto.

O molde exigirá as medidas das cavas da frente e de trás. A primeira é medida com um centímetro ao longo da borda da cava, colocada na prateleira. A medida da cava de trás é medida de forma semelhante, mas, para isso, utiliza-se o molde das costas.
Abaixo mostraremos como cortar uma manga:
- Primeiro, a construção começa com uma linha vertical na qual os pontos necessários devem ser marcados. A e B são os pontos extremos – a borda do ombro e a ponta. A distância entre eles é o comprimento da manga. O ponto C é a profundidade da cava. O segmento AC é a profundidade da cava. O ponto F denota o meio deste segmento.

- No nível do ponto C, desenhe um segmento horizontal. O ponto D é colocado para trás. A distância até ele é igual a três quartos do comprimento da cava traseira. O ponto E é marcado para frente. A distância até ele é igual a três quartos do comprimento da cava frontal.

- Com base nos pontos construídos, você precisa desenhar um triângulo (os vértices serão os pontos A, D e E).
- A partir do ponto C, dois segmentos devem ser traçados em um ângulo de 45 graus com a vertical: nos lados inclinados frontal e traseiro do triângulo construído. As mesmas construções são feitas com base no ponto F.

- Na parte inferior, nos lados inclinados do triângulo, mede-se metade da distância até os pontos de intersecção mais próximos.

- Agora só falta desenhar a cava usando os moldes disponíveis.

- Agora você precisa colocar a ponta do cotovelo para fora da ponta extrema do ombro. Neste ponto, faça uma pinça frontal. Sua extensão não pode exceder três centímetros e o comprimento, sete. Também é necessário fornecer outra pinça frontal na parte inferior da manga.

Agora o molde básico está pronto. Ele mostrará como costurar a manga. É necessário deixar uma margem para a cava para um ajuste justo.

É importante lembrar que a margem de ajuste depende não apenas da liberdade de ajuste desejada, mas também do tipo de produto que está sendo criado. Por exemplo, para um casaco, a margem será maior do que para um vestido, e para um casaco, ela aumentará ainda mais.

Tolerâncias a serem adicionadas à largura da manga
Ao costurar roupas, elas podem apresentar diferenças relacionadas às características da silhueta. Esta lição deve ser levada em consideração. Nesse caso, vestidos ajustados, semi-ajustados e outros tipos podem ser considerados. As mesmas características são levadas em consideração ao costurar mangas.
Importante! Ao fazer uma manga, é feito um ajuste da quantidade apropriada para garantir o grau de ajuste desejado.
Abaixo estão as tolerâncias para vestidos de acordo com a opção de manga desejada:
- quando se trata de uma manga justa, é usada uma margem de 2–3 cm;
- se a opção adjacente for considerada, então esse valor se torna igual a 4–5 cm;
- manga semi-ajustada significa 5-7 cm;
- para estendido, são necessários 8–9 cm;
- para uma manga solta, um acréscimo de 10–11 cm é adequado;
- para um ajuste muito folgado, você precisará deixar 10–11 cm.
Importante! Para um casaco, a margem aumentará de 2 a 3 cm. Se você estiver costurando um casaco, ela aumentará aproximadamente na mesma proporção. Este cálculo é usado não apenas para costura, mas também para tricô.
Manga embutida de largura média para uma figura completa
Antes de criar um padrão, você precisa fazer várias medições:
- É necessário utilizar o desenho existente e fazer uma medição vertical do diâmetro da cava. Para isso, é necessário unir as partes superiores da prateleira e a parte traseira. A medição é feita entre as marcas correspondentes.
- Agora você precisa marcar o meio do segmento obtido. A partir deste ponto, você precisa desenhar outro segmento que vai até a marca da profundidade do recorte da manga.
- Do ponto central da linha superior do molde, desce-se uma perpendicular até a linha horizontal que toca a parte inferior da manga.
Agora você precisa calcular a largura da manga. Para isso, você precisará da medida da circunferência do ombro obtida anteriormente, à qual deverá adicionar um ajuste para o grau de ajuste desejado.
Abaixo mostraremos como cortar uma manga de acordo com a cava do produto final:
- Para começar a construir o molde, você deve primeiro desenhar um segmento horizontal que marcará a borda superior da manga. A partir dele, desenhe uma linha vertical para baixo, na qual o comprimento da manga será medido.
- O ponto inicial do corte é o meio do segmento horizontal superior. A partir dele, você precisa separar metade da largura da manga em ambas as direções e desenhar linhas verticais nesses pontos.
- Agora você precisa determinar onde cortar o cotovelo. Para isso, você precisa medir o comprimento da parte do ombro e fazer a marcação necessária. Essa distância é definida a partir da ponta da manga.
- Na parte superior do desenho, marque a cava com uma linha suave. É importante fazer marcas nos pontos de controle. É necessário garantir que essas marcas coincidam no molde da manga e nos locais correspondentes das costas e da cava.
- Agora você precisa contornar a parte inferior do desenho com uma linha suave. Aqui, assim como na parte superior, você precisa marcar os pontos de controle e, em seguida, certificar-se de que eles coincidam com as marcas semelhantes na parte de trás e na prateleira.
- Marque uma linha que corresponda ao rolo da manga frontal.
- Agora você precisa marcar a largura da manga inferior no molde.
- O chanfro inferior é desenhado em uma direção vertical para baixo.
- Agora só falta contornar o rolo do cotovelo inferior.
Depois disso, a base do molde da manga será formada.
Peculiaridades da construção de padrões
Durante o processo de trabalho, você precisa prestar atenção às características de criação de um padrão:
- Dividir a cava em partes superior e inferior ajuda a colocar marcas nela e na parte principal do molde com mais precisão.
- Depois que a manga da peça estiver costurada na cava, é necessário experimentá-la para garantir que ela foi cortada e fixada corretamente.
- Durante o processo de trabalho, é necessário levar em consideração que o tamanho da cava excede as dimensões da cava na quantidade do suplemento pretendido para levar em conta o grau de ajuste.
- O ajuste da manga precisa ser feito ao longo da parte superior da cava. Na parte inferior, o tamanho é mínimo. Isso acontece porque não há necessidade de ajustar a cava neste ponto. Isso deve ser levado em consideração ao cortar qualquer manga, por exemplo, uma manga lanterna.
- Depois que a manga estiver presa à cava, você precisa ter certeza de que não há tensão excessiva.
Depois de terminar o trabalho, você precisa experimentá-lo para ter certeza de que o molde da manga do vestido foi feito corretamente.
Manga larga com punho embutido - costura
Existem vários tipos diferentes de punhos. Por exemplo, você pode considerar os retos ou os moldados. Os primeiros têm um formato retangular quando cortados. Os moldados não têm uma aparência padrão: podem ter um formato complexo, depressões ou saliências, usar ângulos internos ou externos. Um babado pode ser usado para esse propósito.

Informações adicionais! O uso de punhos é aceitável em mangas de praticamente qualquer tamanho. Podem ser inteiros, três quartos, meio tamanho ou sete oitavos do tamanho normal. É importante que o formato e a cor combinem com o design da gola e dos bolsos da peça. Até mesmo uma costureira iniciante pode costurá-los.
A borda da manga, quando fixada ao punho, pode ser levemente ou fortemente franzida. Se não for franzida, o punho parece uma continuação da manga.
Esta peça pode ser fechada em forma de anel ou ter fecho. Em alguns casos, o punho é construído de forma que permaneça desconectado e não utilize fecho.
Manga embutida com gola baixa e punho embutido – costura
Para prender o punho embutido na manga, coloque-o com a face para baixo na parte interna da manga e costure ao longo da borda.
Em seguida, dobre-o para trás, de modo que a frente fique voltada para fora. A costura ficará visível do lado de fora. Ele deve ser dobrado para baixo e costurado a uma distância de 1 a 1,5 mm da costura anterior.
Depois disso, você precisa passar o tecido de modo que a costura fique dobrada para baixo e cubra a junta.

Manga curta embutida - costura
Existem vários tipos de mangas curtas embutidas. A menor é chamada de "asa". Quando se faz um molde para uma manga curta, a gola é feita da mesma forma que na básica. A manga em si tem de 18 a 20 cm de comprimento. O comprimento é medido a partir do ponto superior da gola. Essa manga às vezes é chamada de asa.

O modelo das mangas do vestido pode ser escolhido de acordo com o seu gosto. Os punhos podem ser usados para decoração. Ao cortar, a principal atenção deve ser dada à formação correta da cava.




