As roupas saem de moda muito rápido, mas os clássicos permanecem inalterados. Vestidos envelope pertencem a essa categoria. Muitas coleções de estilistas famosos do mundo apresentam os modelos mais diversos e incríveis. Mas um vestido assim pode ser costurado por conta própria. Até mesmo uma costureira iniciante pode preparar um molde e costurar a si mesma. Você precisa escolher o modelo certo e o material.
- Como escolher um material
- Quanto tecido você precisa?
- Molde básico de vestido envelope e modelos baseados nele
- Opções de modelo
- Vestido romântico de jersey
- Vestidos de verão para a praia
- Molde de vestido com saia meio-sol
- Costurando um vestido com corpete cortado
- Vestidos de negócios e de noite
- Modelos de verão para mulheres curvilíneas
- Como cortar
- Como costurar usando um molde pronto
- O que vestir com
Como escolher um material
A aparência de qualquer vestido depende do tipo de tecido escolhido para a costura. Existem várias opções básicas de materiais mais usados para costurar este estilo de produto:

- Veludo e cetim são tecidos adequados para criar uma opção festiva. Sair com um vestido assim certamente causará impacto.
- Linho e algodão são opções de verão ideais para passeios noturnos, visitas à praia e piqueniques.
- Malhas são um tipo de tecido padrão e universal usado para fazer itens de uso diário.
- Chiffon e seda são tecidos leves que adicionam romantismo ao seu visual. Ideais para encontros românticos e visitas a restaurantes e cafés.
- Tecidos de malha, como o jersey, são considerados um tipo de material cotidiano.

Observe! É recomendável usar somente materiais naturais para evitar os problemas que surgem ao usar tecidos sintéticos.
É necessário considerar o evento em que o item será usado. A preferência individual também ajudará a fazer a escolha certa.
Quanto tecido você precisa?
No processo de modelagem, surge imediatamente a questão de quanto tecido deve ser gasto para costurar o produto? Naturalmente, muito depende do modelo e do estilo. O "tamanho" do modelo, ou seja, altura e altura, também deve ser levado em consideração.

Normalmente, um vestido clássico requer 3 metros lineares. Com essa quantidade, todas as peças necessárias podem ser confeccionadas na íntegra.
Molde básico de vestido envelope e modelos baseados nele
Se você não tem experiência em costurar peças tão sérias, é melhor começar com opções de moldes clássicos e, portanto, simples. Um vestido estilo robe com alças cruzadas é considerado comum. Primeiro, você precisa tirar as medidas básicas:
- circunferência do pescoço;
- circunferência do quadril;
- circunferência do ombro;
- comprimento dos ombros;
- altura das costas até a cintura;
- comprimento do vestido;
- comprimento da manga;
- a distância da parte inferior da cava até a cintura.
O padrão clássico do vestido envelope é simples:
- Primeiro, desenhe um retângulo em um pedaço grande de papel.
- Na figura geométrica traçamos uma linha para definir o decote.
- Do ponto extremo do decote, separe um chanfro para o ombro.
- Em seguida, todos os recortes e inclinações são formados.

Em seguida, você pode cortar o tecido de acordo com o molde. A partir da base resultante, você pode criar praticamente qualquer modelo desse tipo de vestido, ajustando alguns detalhes.
Opções de modelo
A versão clássica da peça envolve um corte reto com uma intersecção diagonal da silhueta, além da fixação do vestido envelope na lateral. A revista Burda oferece cada vez mais modelos de vestidos envelope a cada ano. Para 2019, há várias opções favoritas. Cada uma tem uma diferença em termos de material e estilo da parte inferior:
- Vestidos com parte inferior larga, saia lápis e bainha assimétrica.
- Por tipo de tecido - malhas, crochê, seda e outros.
- Com mangas, com parte inferior ou superior drapeada, sem mangas.
- Comprimentos de saia: maxi, midi e mini.

Quando se trata de cores, estampas e acabamentos decorativos, há muitas opções disponíveis.
Vestido romântico de jersey
Para criar um look lindo para encontros românticos, você pode usar malhas. Normalmente, uma silhueta longa é usada para essas situações. Um molde de vestido envelope feito de malha é construído da seguinte forma, como mostrado na foto abaixo.

Observe! Ao preparar o molde, não é necessário deixar margem de costura, pois as malhas esticam.
A frente pode ser mais profunda. Para criar um visual verdadeiramente romântico, vale a pena decorar o decote com um babado.
Vestidos de verão para a praia
É bem fácil criar uma versão praiana da peça. Geralmente, esses modelos são confeccionados com alças finas, para que o produto fique leve e o mais aberto possível. Um molde de vestido envelope ideal para ir à praia:

A alça pode ser fina ou larga. É aconselhável usar os tecidos mais leves e finos para este modelo.
Molde de vestido com saia meio-sol
Para adicionar variedade às silhuetas retas padrão, você pode tentar criar um vestido com saia mais volumosa. A opção ideal seria um corte "meio-sol". Ao mesmo tempo, o padrão para esta opção não difere em complexidade dos modelos mais simples. O corpete do vestido pode ser absolutamente qualquer coisa, o principal é que ele harmonize com a parte inferior de um dos modelos.

Uma opção de vestido envelope com uma saia meio-sol na parte inferior da imagem
Este estilo é o mais próximo possível do retrô. Portanto, a imagem parece elegante e misteriosa, e a figura parece esculpida.
Costurando um vestido com corpete cortado
Para formar uma divisão figurativa entre a parte inferior e superior do vestido, pode-se usar um modelo em que o corpete pareça cortado. Costureiras mais experientes certamente não terão dificuldade em trabalhar no molde. Mas mesmo uma costureira iniciante pode tentar fazer uma roupa linda. O molde para um vestido envelope com corpete cortado pode ser construído de acordo com este esquema:

De frente, esse tipo de conexão entre corpete e saia parece muito interessante e até sexy. Em alguns casos, esse modelo pode ser comparado aos looks de Marilyn Monroe.
Vestidos de negócios e de noite
Roupões são muito populares. Não se trata de uma versão caseira do traje, mas sim de um look para ir ao escritório, a um restaurante ou a um passeio. Externamente, esse "roupão" realmente se assemelha a um roupão, mas com uma silhueta muito elegante. Um roupão com um padrão aparentemente complexo parece atraente.

Um vestido robe envolvente, cujo padrão pode ser construído de acordo com a versão já apresentada do tipo clássico de produto. Possui várias características principais. Pode ter um cinto removível ou costurado. O canto que sai do detalhe do corpete se estende significativamente além do cinto.
Modelos de verão para mulheres curvilíneas
Se uma mulher é cheinha, uma peça envolvente é indispensável em seu guarda-roupa. Ao mesmo tempo, drapeados adicionais na área sobreposta podem esconder imperfeições. Qualquer modelo pode ser usado, desde que o tamanho seja ajustado corretamente.

Você pode costurar um sarafan mais aberto, um lindo vestido romântico com mangas, com alças. Vale a pena escolher cuidadosamente o comprimento e o princípio de formação do próprio corpo. Para mulheres cheinhas, você pode criar opções de roupas bem coloridas.
Como cortar
A maneira mais rápida de criar um molde para uma peça de roupa é adaptá-la a um esboço pronto. Normalmente, editores de revistas oferecem esse tipo de molde com diferentes designações. Como trabalhar com o modelo proposto:
- As linhas auxiliares devem ser imediatamente destacadas com um marcador de cor diferente.
- Um corte é modelado na área do peito.
- Na parte inferior, o corpete, que toca a cintura, precisa ser um pouco arredondado.
- O esboço das costas não precisa ser alterado em nada.
- O decote e as mangas precisam de algum trabalho.
- Modele a manga que você gosta.

Informações adicionais! Não se esqueça de abaixar as costuras em cerca de 1,5-2 cm.
Todos os cortes são feitos ao longo da rota indicada pelas linhas vermelhas na figura.
Como costurar usando um molde pronto
As instruções para a fixação final de todas as peças incluem várias etapas. Algoritmo passo a passo para costurar peças já preparadas:
- Recorte as peças do molde e aplique no tecido. Prenda-as com alfinetes de segurança.
- Faça dardos com tecidos.
- Coloque os pedaços juntos e triture-os.
- Quando a base estiver pronta, você pode experimentá-la.
- Depois costure todas as peças usando uma máquina de costura.

A etapa final será decorar o produto final.
O que vestir com
Este tipo de item é absolutamente universal. Você pode combiná-lo com versões mais rústicas de sapatos e blusas. Jaquetas variadas, suéteres de tricô e coletes de couro servem. Sapatos elegantes com salto, sandálias de plataforma ou sapatilhas combinam perfeitamente com o visual geral.
Uma versão única da náiade completará o look e também será ideal para qualquer evento. Para não correr o risco de invadir butiques e perder tempo escolhendo o modelo ideal, vale a pena experimentar você mesmo. Há uma enorme variedade de padrões com diferentes níveis de complexidade.




