Soluções de interiores e decoração não podem ser imaginadas sem o uso de tecidos. As tendências populares e mais recentes em decoração sugerem seu amplo uso. São usadas, por exemplo, para decorar paredes, tetos, janelas e portas. Cortinas têxteis ajudam a criar uma imagem única para cada casa, apartamento ou cômodo. Este material lhe dirá o que são cortinas de tecido e como elas podem ser usadas.
O que é isso?
Em termos simples, drapeado é o processo de dar a tecidos e outros têxteis uma forma tridimensional quando montados. Se você pesquisar mais a fundo, descobrirá que existem muitos tipos de design. Aqui estão alguns deles:
- A opção mais simples é uni-lo com um cordão ou fita;
- Drapeado em fitas e cadarços com fixação em suportes ou ganchos em determinados pontos;

- Criação de dobras uniformes únicas, que podem ser unilaterais, multilaterais, em forma de arco, etc.;
- Na posição horizontal utilizando mecanismos de suspensão;
- Criando moldes de cortinas usando um molde.

Importante! O último método de corte pode variar e depende do tipo de tecido, da forma final do elemento decorativo e da densidade da montagem. Tecidos ásperos devem ser montados com menos frequência. Tecidos menos densos, com menos grossura e frequência. De qualquer forma, antes da instalação, você precisa fazer esboços de soluções futuras.

O padrão depende de muitos parâmetros, incluindo: cálculo dos valores do padrão, adição de recortes, uso de fitas e cordões, suspensórios. É importante entender que o padrão dos tecidos para cortinas e seus detalhes, incluindo cascatas, guirlandas e laços, é mais complexo do que costurar uma cortina simples.
Também é importante entender que não é possível criar uma cortina eficaz com qualquer tecido. Alguns tecidos não permitem que você a estenda de forma rápida e fácil. Por exemplo, é aconselhável não drapejar tecidos de malha, pois eles podem esticar muito e o produto final mudará de forma. Materiais ásperos e pesados são difíceis de drapejar.

Apesar de tudo isso, a escolha de materiais que caiam bem é ampla. Eles devem ser escolhidos com base na finalidade do produto. Por exemplo, tecidos leves e arejados são usados para cortinas e tecidos mais pesados para persianas. Tecidos que podem ser facilmente franzidos sem meios especiais são ideais para drapeados. Esses tecidos não devem ser muito pesados ou elásticos, nem duros ou macios.

Importante! Ao escolher um material para cortinas, você precisa considerar não apenas suas propriedades, mas também o design geral do ambiente. Os elementos acabados devem ter uma boa aparência e harmonia com o cenário geral, enfatizando-o.

Drapeado em roupas
O drapeado nas roupas é um elemento de decoração e modelagem, que pode enfatizar a figura ideal ou esconder cuidadosamente suas falhas, transformando-a. Não há um único estilista que não recorra a essa técnica em suas coleções.
Como drapejar lindamente tecidos para roupas
Quanto às roupas, drapeados leves e agradáveis são obtidos com o uso de tecidos finos, como cambraia, chiffon e musselina; drapeados pesados são obtidos com seda, jersey e viscose; e drapeados volumosos são obtidos com o uso de tecidos texturizados que mantêm sua forma.

Importante! Esse elemento do design de roupas migrou há muito tempo de vestidos e saias para macacões e pulôveres. Até mesmo as blusas agora são drapeadas com as mais recentes tecnologias de fabricação de tecidos.

Cortina drapeada
A decoração de janelas é um dos pontos-chave na criação do interior da casa. Ao mesmo tempo, nenhuma janela pode prescindir de cortinas. Para criar o elemento de design perfeito em forma de cortinas, você precisa entender quais tipos de cortinas existem. São elas:
- Clássico, neoclássico, barroco. Estilos de luxo e alto custo. As cortinas são feitas de tecidos caros, como veludo, moiré, seda, etc. As telas são decoradas com franjas, rendas, cordões, ganchos e prendedores;
- Estilo Art Nouveau. Baseado em cortinas e drapeados simples em cores claras;
- Estilo Art Déco. Tecidos bons e caros, com estampas grandes e boas bordas. Caracterizado pelo contraste de cores claras e escuras;
- Provença, estilo campestre. Esses estilos são caracterizados pela máxima simplicidade e pelo uso de tecidos naturais como seda, linho ou algodão. As cortinas são apresentadas com dobras e ganchos simples.

Cortinas de parede
Este tipo de decoração de parede é raro e geralmente temporário. Ao usar este tipo de decoração, surgem várias vantagens:
- Possibilidade de instalação sem experiência em construção;
- Não é necessário tratar as paredes antes da instalação;
- Ocultação eficaz de defeitos de parede;
- Insonorização;
- Não há danos às paredes durante a instalação.
Importante! Soluções de parede modernas são feitas de materiais resistentes ao desbotamento, poeira e umidade.

Alguns tecidos também apresentam desvantagens quando usados dessa forma. Por exemplo, tecidos felpudos, apesar da impregnação, acumulam uma grande quantidade de poeira e, em um banheiro ou outro cômodo úmido, mesmo tecidos resistentes à umidade, mais cedo ou mais tarde, ficarão úmidos.
As recomendações gerais para decoração são as seguintes: não use tecido nas paredes de quartos de crianças ou corredores. Esta solução também não é adequada para ambientes mal ventilados. O tecido geralmente é fixado em bases de madeira ou metal para facilitar a remoção e a lavagem.

Cortinas de teto
Um dos tipos mais antigos de decoração, usado na antiguidade como obra de arte. O tecido pode ser aplicado no teto na forma de um plano de linhas retas, um cone de retângulos, cobrindo toda a superfície ou partes dela.
Cobrir o teto com tecidos tem as mesmas vantagens de cobrir as paredes, mas as desvantagens dessa abordagem são muito mais sérias:
- A altura do teto drapeado é visivelmente reduzida;
- Este tipo de decoração é difícil de encaixar no interior geral;
- O risco de incêndio aumenta porque o tecido é altamente inflamável;
- É mais difícil lavar e limpar uma tela dessas do que uma pendurada na parede.
Este tipo de teto é inadequado em cozinhas, banheiros e quartos de crianças.

Cortinas de porta
Tecidos com esses formatos são usados tanto no lugar de portas, como cortinas na entrada, quanto no interior das próprias portas, geralmente de vidro. No primeiro caso, o tipo de tecido, sua cor e formato devem reproduzir exatamente o tipo de tecido das janelas. As inserções de porta são usadas não apenas em portas internas, mas também para decorar portas de armários.
Em muitos casos, usar tecidos drapeados em portas em vez de portas sólidas é mais vantajoso e agradável à vista.
Importante! Esta solução deve ser usada onde não haja necessidade de isolar o ambiente. Por exemplo, entre a sala de estar e o corredor, o quarto e o escritório, etc.

Cortinas de arcos
São as mesmas aberturas, mas em forma de arcos. As portas geralmente não são instaladas sobre elas devido ao seu formato. Portanto, você pode decorar as aberturas com tecido drapeado. Dependendo do tipo de arco (interior, janela, porta), o estilo da cortina é escolhido.
Para arcos em aberturas de janelas, as soluções de cortinas são as seguintes:
- Jogue-o sobre o arco da cornija se o ambiente não for muito alto;
- Fixe-o sob a curvatura do arco em uma cornija regular para enfatizar sua beleza;
- Em forma de curva utilizando cornija flexível;
- Nas fixações ao longo da curva para maior leveza.
Para aberturas de janelas em arco, você pode usar persianas de rolo, cortinas com ganchos para musselina leve.
A decoração de uma porta interna em arco segue as mesmas regras das cortinas para portas comuns: seu estilo deve repetir o estilo das cortinas das janelas.

Cortinas de tenda
Se o teto do cômodo for muito alto, você pode criar uma decoração em forma de tenda drapeada. Nesse caso, você precisa usar elementos decorativos adicionais para destacar o teto.
Outra opção seria criar uma tenda no quarto, perto ou acima da cama. A essência da instalação permanecerá a mesma: é necessário determinar a altura do teto e o estilo geral do interior do quarto.

Importante! Não faz muito tempo, a decoração de cafés e restaurantes para eventos corporativos e eventos, como casamentos, em forma de tendas tornou-se comum. Esta não é a opção de decoração mais barata e utiliza uma enorme quantidade de tecidos, mas a impressão que causa é incrível.

Cortinas têxteis são um dos elementos de design mais importantes para criar interiores únicos, harmoniosos e elegantes. O mais importante é considerar a finalidade do ambiente, seu design e mobiliário originais, o tamanho do teto, janelas e aberturas.




