O que fazer se a sua camiseta favorita tiver uma mancha que não sai na lavagem e você se arrepende de desperdiçar uma peça linda com panos de chão? Existe uma solução: uma segunda vida pode ser dada a uma camiseta com a imaginação e... tintas acrílicas. Você pode facilmente transferir seu desenho favorito para o produto. Isso é feito com tintas, uma impressora e um estêncil. O aplique pode ser colorido, em tons frios ou de verão. Um desenho em tecido é uma ótima solução. Não custará muito, e uma camiseta nova será um ótimo motivo para compartilhar a ideia e contar aos seus amigos sobre a nova experiência.
Com a devida diligência, qualquer pessoa pode criar sua própria estampa original em tecido, independentemente de sua capacidade criativa e desenhista. Basta estar atento e seguir as instruções passo a passo. Então, como criar moldes para tecido? O que você precisa saber e levar em consideração?

Tipos de tecidos
Aplicar um design ao tecido é uma tarefa árdua. Antes de iniciar o processo criativo, você precisa inspecionar o futuro espaço para a criatividade e verificar a presença dos seguintes elementos:
- Oleado ou qualquer outro tipo de roupa de cama - são necessários para evitar que a tinta acrílica manche acidentalmente o espaço ao redor.
- Uma escova — ou melhor ainda, duas: uma grande e uma pequena. É preferível escolher escovas macias que deslizem facilmente sobre o tecido.
- Cotonetes, discos, trapos e acetona - se algo der errado, será muito mais fácil corrigir o defeito com pequenos cotonetes do que tentar mascarar algo com um pincel.

- Um jarro para água - um copo comum serve, mas um copo infantil "à prova de derramamento" é melhor.
- O verdadeiro campo para a criatividade é o tecido velho. Você precisa garantir que ele fique bem assentado na superfície de trabalho: é melhor trabalhar onde nada atrapalhe os movimentos das suas mãos.
- E, por fim, tintas acrílicas — não há restrições. Lojas de arte moderna têm uma enorme seleção de todos os tipos de cores e texturas.
- Se desejar, você pode preparar acessórios adicionais. Pinturas decorativas geralmente são decoradas com rendas, fitas, etc.
Em geral, qualquer superfície de tecido pode ser usada para implementar uma ideia criativa: tintas acrílicas podem ser aplicadas em tecidos naturais e sintéticos. Se desejar, você pode até pintar jeans!

Informações adicionais! Para quem quer saber os detalhes de como aplicar tinta em tecido corretamente, mas está fazendo isso pela primeira vez, é melhor começar com tecidos mais simples, como linho e algodão. Sua estrutura é tal que, ao pintar, o pincel desliza sem obstáculos — como resultado, o desenho fica claro e uniforme.
Roupas adequadas para pintura
O que você pode usar para desenhar em tecido em casa é uma pergunta comum, mas há muitas opções.
Você pode pintar com tinta acrílica em qualquer lugar. O principal é deixar claro se o item será usado diariamente: roupas pintadas com tinta acrílica devem ser lavadas apenas à mão.
No entanto, o padrão original pode ser usado para decorar camisetas triviais e bonés, moletons e até calças exóticas. É importante aplicar o padrão corretamente; às vezes, equipamentos especiais podem ser úteis.

Preparação do tecido
Não é necessária nenhuma preparação especial ou tratamento térmico do material antes da aplicação do desenho ao tecido. No entanto, é necessário seguir rigorosamente as instruções:
- O tecido está apagado. Mesmo que o objetivo seja disfarçar uma mancha não lavada com uma bela pintura, o restante da superfície precisa estar limpo. Inclusões estranhas podem não apenas estragar a estrutura do desenho, mas também distrair durante a atividade.
- A base para pintura é cuidadosamente passada a ferro – não deve haver irregularidades, caso contrário, isso afetará definitivamente o resultado final. É melhor passar o material em duas etapas – isso é mais confiável.
- Coloque cuidadosamente o tecido sobre o oleado. Certifique-se de que o protetor de mesa cubra completamente a área do tecido. Isso garantirá que o móvel permaneça são e salvo.

Aplicação correta de um desenho no tecido
Parece que a pintura acrílica não pode ter nenhuma variabilidade, pois o processo de mover o pincel sobre o tecido é o mesmo em todos os casos. No entanto, especialistas na área objetam veementemente: provavelmente não existe outra forma de arte com tantos métodos e estilos quanto a pintura em tecido. Abaixo estão os mais básicos.
Tintas acrílicas
Este método pode ser considerado o mais fácil de executar, pois requer o mínimo de materiais adicionais. Este tipo de desenho tem uma alta porcentagem de similaridade com todas as pinceladas comuns no papel. E quando perguntado sobre como criar padrões em tecido, até uma criança consegue!

Pintar com tintas acrílicas é um clássico na pintura em tecido.
Papel carbono
Se você quiser criar um design mais complexo em uma camiseta do que uma imagem esquemática de flores ou borboletas, a maneira mais fácil é usar um esboço. Você também pode adicionar técnicas de bordado. O bordado decorará perfeitamente os padrões.
Esboço - pode ser chamado de esboço a lápis de uma ideia no papel. Vale ressaltar que, após pintar o produto final, os contornos do lápis ficam quase invisíveis.
Este método tem uma desvantagem significativa: é praticamente impossível desenhar em tecido com um lápis fino. É por isso que muitas artesãs experientes transferem primeiro a ideia para uma folha de papel comum que têm em casa. Além disso, se você não estiver confiante em suas habilidades artísticas, pode simplesmente imprimir o desenho no papel.

Em seguida, você precisa pegar a folha de papel carbono e fazer uma espécie de "sanduíche": primeiro, o tecido é colocado na superfície de trabalho, depois o papel carbono, e somente na parte superior a folha é fixada com um esboço. A tarefa principal é apenas contornar cuidadosamente o desenho ao longo de todas as linhas. Isso é melhor feito com um lápis apontado ou uma agulha de tricô fina.

Bastidor de bordar
Bastidores são usados na pintura em tecido apenas quando se trata da técnica batik. Batik é o nome comum para pintura em tecido aplicada com compostos de reserva especiais.
Normalmente, para facilitar o trabalho com essa técnica, o tecido é inserido em armações e esticadores especiais: é mais fácil criar um padrão bonito em um espaço limitado. E os bastidores são uma alternativa econômica para armações caras: especialmente porque os "padrões circulares" acabados parecem muito originais.

Usando estênceis
A pintura com estêncil é uma verdadeira dádiva para quem não tem a mínima noção de desenho e não quer se preocupar com esboços impressos. Em lojas de materiais de arte, você encontra pilhas de nomes de estêncil para todos os gostos e cores - basta colar o dispositivo no tecido, pintar cuidadosamente a área desejada e aguardar. O resultado será tão bonito quanto o de um artesão profissional. Fica ótimo em tecido jacquard.

Ideias de pintura
A pintura em tecido é única, pois pode se transformar em uma verdadeira arte de pintura, e você pode aprender a criar caricaturas espirituosas em roupas. Existem vários estilos básicos — um iniciante pode se encaixar em um deles.
Como criar padrões em tecido:
- Padrões geométricos. Linhas retas, quadrados, xadrezes, cruzes – tudo é bem-vindo. O produto final fica bem inusitado.
- Retratos. Cômicos e não tão cômicos — camisetas com imagens de celebridades sempre foram populares. Desenhos assim podem até ser nomeados e assinados.
- Natureza. Você pode desenhar uma pintura de Shishkin, uma simples "natureza-morta com um pepino", um rosto sorridente, uma pata de flor ou um toco quebrado. Tudo depende da sua imaginação.

Design próprio
A resposta é óbvia: você precisa encontrar sua própria inspiração. Esse princípio funciona até mesmo ao desenhar em tecido, é fácil e simples.

Pintar roupas pode se tornar um hobby regular e favorito — cientistas afirmam que o processo criativo tem a propriedade de "aliviar o estresse". Além disso, o resultado final pode muito bem se tornar um presente fofo e original para alguém.




