Lindos moldes de vestidos para autocostura

Na era das roupas compradas em lojas, parece não haver necessidade de costurar um vestido você mesma. Mas se você tem habilidades de costura e as ferramentas necessárias, por que não costurar um vestido você mesma, incorporando todas as suas ideias na sua criação? O artigo explica como cortar um vestido para uma menina, o que é necessário para isso e qual a sequência de ações.

Padrão de um vestido de verão com corpete e alças de malha

As malhas não requerem cuidados especiais, o material estica, veste bem em qualquer corpo e não sobressai (não há necessidade de processamento adicional nas bordas). Ao fazer malhas, use:

  • viscose (fio artificial obtido da celulose da madeira);
  • algodão (um material natural feito de fibras vegetais);
  • lycra (fibras de celulose tratadas com anidrido acético);
  • seda (obtida dos casulos do bicho-da-seda);
  • elastano (fibras sintéticas);
  • fios de lã torcidos obtidos de pelos de animais.
Vestido de verão com alças e corpete
Vestido de verão com alças e corpete

Para costurar um lindo vestido com estampas e corpete e alças de tricô para uma menina, você precisa de tecido de algodão ou seda. Antes de furar, meça a circunferência:

  • seios;
  • cintura;
  • quadris;
  • o comprimento do vestido a partir da cintura.

Importante! As costas e a frente do vestido são cortadas usando o mesmo molde, mantendo as margens de costura (restam 1 cm nos lados direito e esquerdo).

Costurar um vestido de verão com alças de acordo com as instruções tem as seguintes características:

  • o tecido é colocado sobre uma superfície plana;
  • desenhe o contorno do futuro vestido usando um lápis ou giz simples (para maior comodidade, você pode fazer um molde no papel e traçá-lo);
  • recorte os contornos resultantes do tecido;
  • o padrão é posicionado de forma que haja elementos decorativos na parte inferior do vestido;
  • não são necessárias margens para o decote frontal e as cavas;
  • as folgas na parte inferior do vestido devem ser de 2-3 cm.

Para as alças, você precisará de uma fita (a largura depende da preferência pessoal, mas não inferior a 1 cm). O produto é costurado com uma costura elástica usando overlock:

  • costure as costuras laterais, processe as margens, dobre e costure a bainha;
  • se você planeja fazer um forro, alinhave e costure o tecido do forro, processando as margens na parte inferior;
  • a cava e o decote do vestido são finalizados com ponto overlock, e uma trança é costurada;
  • a bainha do vestido é finalizada com fita;
  • costure a fita no corpete, tendo primeiro medido a quantidade necessária.

O clássico vestido de verão está pronto, é fácil de costurar você mesma, sem a ajuda de um profissional.

Vestido de manga comprida com decote plissado

Ao costurar um vestido com mangas compridas e pregas no pescoço, lembre-se de que esses modelos geralmente são costurados com forro. Os tecidos utilizados para o forro e a costura do próprio produto devem ser combinados (não devem ser eletrificados, devem ser elásticos).

Você pode estar interessado nisto:  Aulas magistrais sobre como costurar saias a partir de jeans velhos
Como fazer uma dobra no pescoço
Como fazer uma dobra no pescoço

A sequência de ações ao costurar é a seguinte:

  1. os detalhes básicos do molde do vestido feminino são transferidos para o tecido;
  2. Recorte separadamente o forro para o pescoço (várias peças) e o forro;
  3. nas laterais, deixe margem de costura de 1 cm (na parte inferior e nas mangas, o comprimento das margens é de 3-4 cm);
  4. o forro é cortado de acordo com o molde do top, encurtado em 5 cm;
  5. as partes do produto são cortadas em tecido;
  6. costuras futuras são aparadas;
  7. costurado nas laterais;
  8. a frente é alinhavada, as dobras são costuradas, a 2 cm de profundidade do decote, as linhas são passadas a ferro;
  9. uma operação semelhante é repetida com a frente do forro;
  10. costure as costuras dos ombros, depois faça o ponto overloque e passe-os em direção às costas;
  11. conecte as peças destinadas ao decote;
  12. as bordas internas do revestimento são passadas a ferro no lado avesso, após o que o revestimento é costurado no forro, aparando a margem do forro em 0,6 cm e passando bem;
  13. costure as costuras dos ombros e laterais do vestido e do forro, alinhave todas as margens de costura e passe-as a ferro nas costas;
  14. o pescoço do vestido é aparado com um forro, o produto é virado para o avesso e o pescoço é varrido à mão, após o que uma costura de acabamento é colocada;
  15. as costuras nos ombros do forro e do vestido são costuradas à mão;
  16. passe o forro do vestido ao longo da cava;
  17. As costuras das mangas são costuradas, processadas e as próprias mangas são dobradas para dentro das cavas (costura dupla é usada para ajustar as mangas).

A costura é finalizada com o processamento da parte inferior do vestido, a bainha e a costura das margens de costura. O produto final é passado a ferro.

Vestido com mangas morcego e mangas três quartos

Para peças com mangas estilo morcego, não são feitas pinças adicionais na região do peito, exceto nos casos em que o vestido é costurado para uma mulher com seios grandes. O estilo para um vestido de costura rápida é o mais simples.

Manga asa de morcego
Manga asa de morcego

Os recursos de modelagem do produto são os seguintes:

  • a abertura do pescoço nas costas é de 2,5 cm;
  • Para calcular o tamanho do decote, use a fórmula: R = 1/6 ОШ + 1 (ОШ - circunferência do pescoço);
  • a partir da marca extrema onde termina o ombro, recue 1 cm e estenda a linha do ombro (coloque as medidas do comprimento do ombro e do comprimento da manga ao longo da linha);
  • desenhe uma linha ao longo da parte inferior da manga em um ângulo reto (o comprimento é calculado usando a fórmula 1/2Oz + adição, onde Oz é a circunferência do pulso).
  • desenhe uma linha suave e ligeiramente arredondada ao longo da costura inferior da manga, fluindo para a lateral.

O molde do papel é traçado no tecido, os detalhes são recortados e as laterais, o decote e as linhas dos ombros são costuradas.

Importante! Mangas estilo asa de morcego e mangas três quartos às vezes são costuradas sem costura.

Com mangas compridas e decote franzido

Um vestido com mangas compridas e decote franzido é costurado usando o mesmo molde de um vestido com pregas. Primeiro, cria-se um molde, depois do qual todas as linhas e detalhes necessários são transferidos para o tecido, a frente do vestido, as costas e as mangas são recortados, o tecido para o decote é preparado e recortado usando um molde.

Este é um modelo de vestido simples, adequado tanto para o escritório quanto para um passeio festivo. O tecido é grosso, mas elástico. Você pode precisar pensar em um forro se planeja criar uma versão mais quente do produto para o outono.

Como modelar uma montagem
Como modelar uma montagem

Vestido simples com alças para mulheres plus size

Para costurar um vestido simples, de corte simples e alças, para uma mulher cheia, faça um molde no papel e transfira-o para o tecido. É importante não se esquecer de transferir as pinças do molde para a frente do produto, costurá-las e passá-las bem. É melhor usar tecidos de linho para costura.

Você pode estar interessado nisto:  Costura de suéteres e blusas simples com e sem moldes

Para costurar, você pode usar o molde de um vestido de verão da moda com alça. O principal é calcular corretamente as dimensões do futuro produto e lembrar da importância de deixar margem de costura. As tiras de tecido destinadas à criação das alças devem ser mais largas do que ao costurar um produto para mulheres magras.

Produto com alças para corpos cheios
Produto com alças para corpos cheios

Vestido de verão com mangas curtas

A base do produto é cortada seguindo o mesmo padrão de um vestido de manga comprida. Vale lembrar que existem diversas opções para costurar uma manga (12). Ela pode ser, na verdade, uma manga curta, assim como uma manga:

  • vibração;
  • pétala;
  • lanterna;
  • raglan.

O formato da manga deve ser selecionado de acordo com o seu tipo de corpo. Você também pode costurar um robe usando este molde.

Manga curta asa
Manga curta asa

Modelo de vestido de noite para mulheres plus size em tamanho real

O material pode ser qualquer, mas a seda é melhor. O molde é feito de acordo com suas próprias medidas em toda a altura, deixando grandes margens para costuras (se o produto estiver um pouco comprimido, você sempre pode refazê-lo).

As costas precisam de 2 peças, a parte central do corpete e a saia também precisam de duas peças com pregas. As partes superiores do corpete são cortadas em renda (2 peças), as inferiores em tecido normal (2 peças). A manga é feita de seda (2 peças) - o comprimento depende do comprimento do braço, você pode costurar um vestido sem mangas, com alças. Ao criar um molde, é importante escolher o modelo certo, saber com antecedência se o produto será com decote ou sem decote, com manga curta ou longa. O comprimento do produto é determinado independentemente, a bainha pode cair abaixo do tornozelo ou ser ligeiramente mais alta. É melhor escolher um modelo solto. O estilo trapezoidal de alfaiataria fica bem em mulheres cheinhas. Esses modelos ficam especialmente bem em mulheres mais velhas.

Padrão de uma roupa de noite para mulheres rechonchudas
Padrão de uma roupa de noite para mulheres rechonchudas

Vestido de verão simples feito de jersey com corpete e saia cortados

Para criar um molde para uma peça com corpete cortado, você precisará de malha, um forro para o corpete, entretela e um zíper invisível. Partes individuais da peça são cortadas do tecido seguindo as linhas do desenho previamente aplicado, sem esquecer a necessidade de desenhar e recortar as pinças com antecedência. A sequência de ações é a seguinte:

  1. processar o corpete;
  2. dobre e costure a parte inferior da saia;
  3. costurar a saia ao corpete;
  4. passe as margens de costura;
  5. um zíper é costurado na parte central das costas;
  6. pinças são costuradas no forro e costuras são feitas;
  7. processar o pescoço;
  8. Se houver mangas, então pinças são costuradas nelas.

O produto acabado é passado a ferro.

Corpete cortado
Corpete cortado

Vestido de verão com saia sol 4 moldes

Um vestido de verão com saia sol pode ser costurado usando 4 moldes ao mesmo tempo e em diversas variações: meio-sol, sol propriamente dito, saia evasê, semi-estilosa. Como base, você pode usar a parte de cima de qualquer vestido que desejar (com franzidos, mangas compridas ou curtas) e um molde para saia sol. O produto deve ser ajustado sem fendas.

Molde de blusa de verão com mangas curtas

Se você já tem um molde pronto de um vestido reto com mangas curtas, usando a parte superior como base, pode recortar uma blusa de verão. O principal é decidir imediatamente o formato da manga, do decote e a presença ou ausência de pinças.

Você pode estar interessado nisto:  Criando um molde e costurando uma bolsa de compras você mesmo
saia de sol
saia de sol

A blusa pode ser lindamente decorada com botões ou flores de tecido. Assim, não será apenas uma opção de verão, mas uma peça elegante para usar em uma festa ou em uma visita.

Modelo de vestido tubinho sem mangas simples

Este modelo de vestido é adequado tanto para o dia a dia quanto para uma roupa festiva. O vestido é costurado com um molde simples. O processo de costura é facilitado pela ausência de mangas. Elas podem ser substituídas por alças ou o produto pode ser feito com um corpete cortado.

Importante! Não se esqueça da necessidade de criar pinças no molde e transferi-las para o tecido. Como material para costura, é melhor escolher qualquer tecido de malha, sua densidade dependerá da finalidade do produto (para outono, para verão, para inverno).

Molde de vestido tubinho
Molde de vestido tubinho

Com mangas curtas de uma peça

Ao construir um molde para tal vestido, as seguintes características de modelagem são levadas em consideração:

  • a largura da manga é determinada pelo ângulo do chanfro da linha externa do ombro e pela profundidade da cava;
  • quanto maior o ângulo de inclinação, mais estreita a manga;
  • A largura da manga é afetada pela profundidade da cava.

Uma das variações da manga de uma peça é a asa de morcego.

Sequência de corte e costura

O corte e a costura do produto finalizado só começam após a preparação de todos os detalhes, incluindo os destinados ao acabamento do produto: gola, bolsos, punhos. Há uma sequência padrão de corte e montagem que deve ser seguida na costura.

Padrão com manga de uma peça
Padrão com manga de uma peça

Decote

Antes de começar a criar um molde para o decote, calcule a largura de cada uma das partes. O decote frontal e o decote traseiro têm profundidades e larguras diferentes. Eles são cortados separadamente, depois conectados e costurados às partes já montadas neste molde. Fórmulas separadas são usadas para calcular a profundidade e a largura das diferentes partes.

dardo de busto

As pinças do busto são transferidas do papel para o tecido. Elas são costuradas antes da montagem da peça em si, ou seja, antes de unir o vestido ao longo das laterais e ombros. Para construir a pinça, você precisa saber:

  • altura da cava;
  • largura do peito (medida duas vezes usando dois parâmetros diferentes).

É mais conveniente construir essa pinça em uma costura lateral ou cava.

Linha do ombro frontal

Para construir a linha do ombro frontal:

  • traça-se uma linha pontilhada do ponto superior do lado esquerdo da pinça do busto até o ponto superior da divisão da linha auxiliar da cava posterior;
  • Ao longo dela são medidos 8 cm;
  • A partir dessa mesma linha pontilhada, traça-se outra linha para baixo, com 2 cm de comprimento, em ângulo reto.

Desenhe a linha do ombro frontal.

Linha da cava traseira

Para desenhar a linha da cava das costas, quatro pontos-chave são determinados no desenho. A linha da cava é traçada através desses pontos.

Desenhe a linha da cava das costas

Ao criar um molde, leve em consideração que pode haver perdas na largura das costas. Para preservá-la, reserve um segmento separado à direita da linha da cava.

Linha da cava
Linha da cava

Antes de cortar o produto, o estilo é definido, uma grande quantidade de papel é estocada para aplicar o desenho, que é então transferido para o tecido. A complexidade da construção do desenho e do corte subsequente depende em grande parte do tipo de tecido e da ideia da costureira. O vestido é cortado, observando a sequência típica de corte. Até mesmo uma costureira iniciante consegue fazer isso.

https://www.youtube.com/watch?v=JvjIgtWH4qg

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior