Ao costurar qualquer peça de tecido ou couro, você deve primeiro construir suas partes no papel e só então transferi-las para o material. Isso permite evitar erros e falhas no corte. As partes de papel são chamadas de moldes, e o termo "molde" também é usado. O que é e por que é necessário?
- Para que é necessário?
- Padrão e modelo - qual é a diferença
- Moldes de alfaiataria: tipos e formas
- Por que fazemos entalhes nos padrões?
- Princípios básicos de fabricação
- Por que você deve criar seus próprios padrões
- Como fazer um padrão
- Quais materiais são melhores para usar?
- Requisitos técnicos para fabricação
- Como mudar o tamanho do molde de uma blusa
Para que é necessário?
A costura de qualquer roupa começa com a construção de um molde ou molde. São desenhos, moldes ou amostras de peças a partir das quais as próprias roupas serão montadas.

Qualquer costura de roupa ocorre em várias etapas:
- Tirar medidas do modelo;
- Construção de padrões;
- Corte o tecido de acordo com os moldes;
- Juntar pedaços de tecido e experimentá-los se necessário;
- Costura de todas as peças e posterior acabamento: costura de botões e zíperes, acabamento das costuras.
Todo o processo depende da construção correta dos moldes: quanto mais corretos e precisos forem os moldes, mais fácil será trabalhar posteriormente. Mas para que servem os moldes?

Importante! Não confunda molde (sua definição é um instrumento de desenho com o qual você pode desenhar uma linha curva) e molde de alfaiate (a palavra é usada apenas no plural).
Padrão e modelo - qual é a diferença
Moldes são vários detalhes desenhados no papel. Se necessário, eles podem ser alterados, por exemplo, alongados ou alargados, detalhes podem ser alterados ou retrabalhados criativamente. Ao usar moldes, o principal é observar como as roupas se ajustam durante a prova e corrigi-los de acordo com a situação. Eles geralmente são usados em costura doméstica ou na criação de um produto personalizado.

O que é um molde de costura? Um molde é um modelo pronto para um lote de um produto, com todas as costuras e folgas indicadas. São preparados para uma peça e um tamanho específicos e não podem ser alterados ou retrabalhados de forma alguma. A presença de um estêncil significa que a peça de teste foi costurada, todas as alterações foram feitas e todo o lote pode ser confeccionado de acordo com elas.
Existem outras diferenças entre os conceitos:
- Os moldes são feitos em papel comum ou quadriculado, e os moldes em papelão grosso com densidade de cerca de 0,3 gramas por metro. Algumas empresas mantêm padrões — os mais claros e precisos;
Importante! Às vezes, os moldes são desenhados em papel comum, mas depois de cortar um lote de itens, eles se tornam inutilizáveis.
- Os moldes são projetados para uma única vez, raramente várias vezes, pois se deterioram rapidamente e são ajustados aos tamanhos individuais. Os moldes são usados muitas vezes, de acordo com eles, lotes de roupas são costurados;
- Os moldes, diferentemente dos moldes de costura, são mais precisos; todas as costuras, margens e pinças são marcadas neles.

Moldes de alfaiataria: tipos e formas
Os estênceis podem ser:
- Básico: necessário para cortar as partes principais de uma peça. Isso inclui costas, mangas, frentes e costas de calças e saias;
- Auxiliares: servem para construir cortes e bolsos, e marcar a localização de casas de botão e casas de botão;
- Produção: inclui moldes para peças que servem de acabamento para a parte superior ou inferior das roupas. Isso inclui golas ou cintos.
Por que fazemos entalhes nos padrões?
É comum ver entalhes e fendas em estênceis. Esses são pontos de controle ao longo dos quais todas as peças são conectadas. Este é um excelente dispositivo auxiliar necessário para facilitar o processo de montagem do produto final. Por exemplo, nos estênceis de uma jaqueta, uma pequena marca é feita nas costas e na frente, na altura da cintura, na margem da costura lateral.

Princípios básicos de fabricação
Antes de começar a construir seu próprio estêncil, vale lembrar algumas regras. Elas ajudarão você a fazer tudo rapidamente e sem erros:
- A versão final do molde só pode ser construída após a costura de uma amostra de controle, ou seja, após a verificação do molde;
- Eles precisam ser feitos de material forte e durável;
- Anote todas as costuras, margens e detalhes necessários no molde e indique as dimensões e graus, se necessário.
Por que você deve criar seus próprios padrões
Vale a pena fazer estênceis de um item específico se você planeja fazer várias peças idênticas, por exemplo, para brinquedos de pelúcia ou móveis semelhantes. Todos os detalhes são marcados nessas amostras, foram trabalhados na costura e não serão alterados.

Você também pode fazer desenhos para partes individuais da roupa, como golas, cavas e bolsos. Isso ajudará a acelerar e simplificar o processo de costura.
Como fazer um padrão
Fazer moldes com as próprias mãos não é difícil. O layout pode ser feito em várias etapas:
- É necessário preparar todos os materiais necessários: uma base, instrumentos de escrita, um molde que precisa ser transferido, réguas, alfinetes para fixação;
- O molde deve ser colocado na base e fixado com pinos;
- Trace o molde e recorte-o em um material grosso, assinando se necessário;
- Transferir todas as designações necessárias;
- Prenda as bordas com algo grosso para que não desfiem.
Quais materiais são melhores para usar?
A vida útil das amostras e a conveniência de trabalhar com elas dependem da densidade e da qualidade do material. Você pode usar:
- Papel vegetal. É um papel branco translúcido, ótimo para transferir moldes, por exemplo, de uma revista. O papel vegetal é vendido com superfície lisa e áspera em rolos finos de diferentes larguras. O material tem duas desvantagens: rasga-se facilmente e enrola-se;

Importante! Para endireitar o papel vegetal, ele deve ser passado com ferro morno.
- Papel milimetrado. Papel grosso com células desenhadas, cujos lados medem um milímetro. Esse papel é geralmente usado para criar desenhos, mas também é adequado para moldes. O papel milimetrado é mais espesso e durável, mas não muito;
- Papelão. Geralmente, utiliza-se papelão fino ou de média densidade. Este material é mais durável e confiável e, se manuseado com cuidado, pode facilmente durar bastante tempo. É importante reforçar as bordas das folhas com antecedência, pois elas começarão a se desgastar e desfiar gradualmente;
- Filme de PVC transparente. Não tem medo de umidade e não rasga, graças à "adesão" devido à eletricidade estática, facilitando a construção sobre o filme. Você pode armazenar moldes feitos de filme enrolando-os em um rolo;

- Papel comum. Se o molde for necessário com urgência ou não for usado mais de 1 ou 2 vezes, você pode colar várias folhas de papel e recortar o pedaço grande resultante.
Você também pode usar outros materiais: tecido, oleado e até mesmo jornal simples.
Requisitos técnicos para fabricação
Para a produção de padrões
- Para cada modelo, é feito um conjunto completo de padrões - das peças principais até as menores;
- Os moldes são recortados de um material denso, como papelão. As bordas são delimitadas com tiras de metal;
- As linhas são desenhadas com lápis, tinta ou rímel, ou seja, com algo que não será apagado;

- Todos os entalhes, cortes e dobras também são aplicados aos moldes, e marcações e partes (metades, terços, quartos) são frequentemente aplicadas. Além disso, de acordo com o GOST, linhas devem ser aplicadas indicando a direção da fibra do material e os desvios permitidos da direção da fibra.
Como mudar o tamanho do molde de uma blusa
É impossível alterar o tamanho dos padrões, pois eles não implicam alterações. Mas os padrões podem ser alterados: basta aumentar ou diminuir as linhas existentes para o tamanho desejado, por exemplo, adicionar alguns centímetros para aumentar o volume.

Os moldes para costureiras profissionais ou amadoras são um auxiliar indispensável na hora de costurar. Graças a eles, não há necessidade de criar moldes novos a cada vez – basta criar o molde correto uma vez e usá-lo. Ao contrário dos moldes, os moldes não mudam e não se ajustam a uma figura específica.




