Costureiras frequentemente substituem ferramentas e dispositivos manuais, familiares às gerações mais velhas, por máquinas de costura automatizadas de diversos tipos. Cada uma delas é adequada para um determinado tipo de trabalho e possui características funcionais próprias. Anteriormente, ninguém sequer sonhava com isso. Apesar da grande variedade, todas as máquinas exigem praticamente os mesmos cuidados e medidas de manutenção. Isso inclui a lubrificação das principais unidades de trabalho com óleo especial. Isso é necessário não apenas para prolongar a vida útil da unidade, mas também para seu funcionamento impecável.
- O que é óleo para máquina de costura
- Por que você precisa de óleo em uma máquina de costura?
- Óleo para Juki
- Como escolher óleo para lubrificação
- Lubrificante para equipamentos de costura industrial
- Características do procedimento de lubrificação
- Com que frequência você deve lubrificar sua máquina de costura?
O que é óleo para máquina de costura
O óleo para máquina de costura é uma composição especial que ajuda a reduzir a força de atrito das peças nas principais unidades de movimentação do dispositivo. Uma camada dessa substância protege as partes móveis do dispositivo contra o desgaste e prolonga sua vida útil.

Se você precisa saber qual lubrificante é melhor usar para uma máquina específica, onde fica o compartimento de óleo em dispositivos com sistema de lubrificação automática e outros pontos, leia o manual de instruções do equipamento. Ele acompanha todos os dispositivos.
Importante! É estritamente proibido usar óleo de máquina ou vegetal, pois não proporciona lubrificação adequada, acumula poeira e tem efeito negativo no funcionamento dos componentes individuais e de todo o mecanismo como um todo.

A qualidade do óleo depende diretamente dos componentes dos quais ele é feito. Suas propriedades, por sua vez, são determinadas pela composição das matérias-primas primárias. Distinguem-se os seguintes tipos de lubrificantes:
- semissintético. É uma mistura de petróleo e óleos sintéticos em uma determinada proporção;
- mineral ou petróleo. São obtidos após o refino do petróleo. O resultado é uma mistura de hidrocarbonetos de alto ponto de ebulição;
- Óleos sintéticos. São produzidos pela síntese de elementos químicos, o que torna a composição quase totalmente isenta de gorduras minerais e solventes.

Por que você precisa de óleo em uma máquina de costura?
Quando a máquina é mantida e usada com cuidado, a probabilidade de precisar de reparos frequentes é reduzida. Apesar disso, após muitos anos de operação, ainda é necessário limpar o dispositivo de transporte, bem como outras peças móveis. Na maioria dos dispositivos, é necessário limpar a caixa da bobina, o mecanismo de transporte e a própria lançadeira. Isso é feito com uma escova de cerdas grossas. Se você não limpar a parte mecânica, poeira e fiapos de tecido ou linha podem se acumular nela, o que interferirá na eficiência do trabalho.
Além do processo de limpeza, também é importante lubrificar as unidades de funcionamento com óleo industrial especial. Isso protege as peças do dispositivo do atrito intenso e evita que poeira e sujeira entrem nas unidades.
Importante! Além disso, o lubrificante oferece proteção contra corrosão, revestindo as peças em locais onde o metal está desgastado e mais suscetível à ferrugem.
Resumindo, podemos dizer que a lubrificação da máquina visa evitar suas quebras. Isso é alcançado por meio de:
- reduzindo o atrito das peças do dispositivo;
- reduzindo a carga sobre os mecanismos;
- proteção contra poeira e partículas maiores;
- prevenindo o aparecimento de ferrugem.

Marcas de fabricantes que exigem lubrificação
Ao reparar e operar equipamentos de costura, a lubrificação pode ser necessária para quase todos os seus tipos:
- máquinas de costura manuais;
- elétrico;
- com controle por microprocessador;
- costura e bordado;
- bordado;
- overlocks;

- armários de carpete;
- máquinas de costura industriais;
- overlocks industriais;
- unidades articuladas;
- dispositivos de costura plana;
- máquinas de costura de botões;

- máquinas de peletização e fixação;
- tipos de costura de bolsa e laço;

- máquinas de mangas;
- dispositivos de costura e coluna.
Isso significa que, independentemente do tipo de dispositivo, sua finalidade funcional e características, ele deve ser lubrificado e revisado periodicamente.
Óleo para Juki
Muitas pessoas não sabem qual óleo usar para lubrificar uma máquina de costura Juki. A resposta é bem simples. O melhor tratamento é aquele que vem com a máquina. É por isso que o óleo está incluso no kit de muitas máquinas. Você pode comprá-lo separadamente em uma loja especializada ou encomendá-lo através de representantes oficiais do fabricante.

Se o lubrificante não estiver incluso no kit ou estiver esgotado, procure outros óleos com consistência e composição adequadas. Você pode verificar a composição do produto original nas instruções ou no rótulo. Se não estiver disponível inicialmente, não será difícil encontrá-lo no site oficial do fabricante.
A substância também deve ser armazenada de acordo com os padrões estabelecidos: em um frasco transparente lacrado ou em um lubrificador especial. O recipiente deve ser feito de plástico de alta qualidade que não reaja com os componentes do lubrificante.

Como escolher óleo para lubrificação
Lubrificantes para máquinas de costura têm uma estrutura bastante viscosa. Quando se utiliza uma substância muito espessa, existe o risco de as peças e mecanismos internos não serem lubrificados adequadamente. E são eles que suportam a carga principal. O mesmo se aplica a uma consistência muito fluida: não terá tempo de penetrar profundamente e as unidades também permanecerão sem lubrificação. É por essas razões que a composição deve ser de viscosidade média. Muitas vezes, o indicador está indicado no rótulo.
Importante! Alguns equipamentos de costura não necessitam de lubrificação, pois já vêm equipados inicialmente com um sistema automático capaz de realizar a manutenção de forma independente após um determinado tempo ou com base nas leituras dos sensores.
Como já mencionado, o óleo mais adequado para uma determinada máquina de costura vem com o aparelho. Se, por algum motivo, não estiver disponível, você deve escolher o lubrificante da melhor qualidade. Seu custo começa em 100 rublos. É vendido em garrafas plásticas comuns.

Lubrificante para equipamentos de costura industrial
Os equipamentos industriais mais modernos contam com um sistema de lubrificação automática. Basta verificar o nível do óleo de tempos em tempos e encher o reservatório se a marca estiver abaixo do normal.
Algumas máquinas de costura industriais mais antigas, como as domésticas, são lubrificadas por gotejamento ou por lubrificação a seco. Nesse caso, as principais peças e mecanismos de fricção devem ser processados manualmente e somente por especialistas qualificados.
Unidades industriais geralmente são tratadas com óleos minerais ou sintéticos. Entre os compostos sintéticos para mecanismos de costura, os de silicone são particularmente procurados. Este tipo é usado apenas em certas partes do dispositivo, a saber:
- lâminas e facas;
- peças e conjuntos de motores;
- elementos de plástico e grafite.
O tratamento deve ser feito com uma escova grossa e um pulverizador.

Características do procedimento de lubrificação
É um equívoco acreditar que, ao lubrificar, é necessário aplicar o máximo possível da composição. Isso está longe de ser verdade. Quantidades excessivas de óleo podem causar ainda mais acúmulo de poeira, pedaços de linha e tecido. A massa formada por grumos de corpos estranhos geralmente se acumula em um local e leva à quebra de um determinado mecanismo.

Com que frequência você deve lubrificar sua máquina de costura?
Não existe uma recomendação universal para a frequência e o método de processamento da máquina. Tudo depende da regularidade do uso e da qualidade da montagem. Se o dispositivo for usado várias vezes por semana, será suficiente trocar o lubrificante algumas vezes por ano. O método de processamento também é diferente em cada lugar e depende da estrutura do dispositivo. A desmontagem de dispositivos com lançadeira vertical e horizontal, por exemplo, difere, assim como a localização das unidades principais.

Assim, com cuidados de alta qualidade e cumprimento de todas as regras de operação, a máquina de costura poderá servir por muito tempo e trazer muitos benefícios ao seu proprietário.




