Nas lojas, você pode encontrar peças feitas com a técnica de patchwork. Mas elas são bem caras. O custo depende do tecido, da complexidade da cor e do padrão. Este artigo explica como costurar uma colcha de patchwork com suas próprias mãos e o que você precisa para isso.
Materiais e ferramentas necessários
Lista de ferramentas básicas para colcha de patchwork:
- Material. Para esta técnica, você precisa ter o máximo de retalhos possível. Para um formato de manta clássico - 1,5 x 2,3 metros - você precisa de pedaços quadrados de tecido com lados de 23 cm. Se desejar, você precisa preparar um enchimento, que pode ser enchimento sintético ou penugem sintética;
- O fio deve ser selecionado de acordo com a cor do material de suporte e o tom dos retalhos, que serão os mais numerosos no produto. Portanto, serão necessárias pelo menos três cores de linha;
- overloque ou agulhas e linhas para trabalhos manuais;
- rolo de tecido.

O cálculo do material é realizado de acordo com as dimensões da cama ou sofá onde o produto acabado deve ser colocado.
Seleção de peças de tecido
A aparência única do cobertor é muito semelhante à construção de um mosaico, quando retalhos de tecido coloridos, cada um com seu próprio ornamento ou padrão, são combinados em uma única tela.
Atenção! Patchwork é uma forma de arte relativamente nova que permite dar vida a padrões e designs originais. Esses produtos podem ser presenteados.
O tecido mais popular para esse tipo de atividade é considerado o algodão, porque:

- tem densidade média;
- o tecido não desfia, por isso as bordas não precisam ser processadas em máquina overlock;
- o tecido é leve e agradável ao toque;
- mantém sua forma e dificilmente enruga;
- fácil de costurar;
- não brilha;
- não encolhe quando lavado;
- material completamente natural, por isso não causa reações alérgicas.

A tecelagem direta de fios em tecido de algodão é a melhor opção para costura de patchwork. Além de cobertores, o algodão pode ser usado para fazer panos de prato ou pegadores de panela.
Às vezes, a seda é usada para artesanato; parece luxuosa, mas não é confortável. Itens de seda ou colchas são muito bonitos, mas, infelizmente, sua vida útil é curta. Principalmente se precisarem ser lavados com frequência (por exemplo, cortinas ou cobertores).
Alguns pedaços de tecido podem ser retirados de peças antigas, como robes ou cobertores. Se desejar, cada pedaço pode ter uma franja curta. É importante que todos os pedaços sejam feitos do mesmo material, para que o produto fique realmente bonito e não fique chamativo.
Seleção de peças por cor
A seleção de cores é uma etapa muito importante na técnica de patchwork. Se as cores não estiverem em harmonia ou apresentarem muito contraste, os olhos ficarão cansados e o produto não combinará com o interior da casa.

É necessário seguir as instruções para combinar tons. Artesãs iniciantes podem usar a técnica de três cores e três padrões. Nesse caso, tons contrastantes mantêm a dinâmica se a tela principal não for de uma cor vibrante.
Requisitos para escolher um design:
- Para começar, você pode fazer um modelo do produto para ter uma ideia visual do trabalho futuro;
- não deve haver padrões muito pequenos e brilhantes, caso contrário os olhos começarão a ofuscar;
- para um design complexo, é aconselhável experimentar através de tons em vez de desenhar pequenos elementos;
- é aconselhável escolher desenhos grandes em um tom único e brilhante, em vez de muitos pequenos com seus próprios padrões;
- Coloque os pedaços no chão e afaste-se para verificar se as cores estão corretas.

Além disso, se esse processo for difícil para alguém, você pode usar um programa especial na internet. Ele seleciona automaticamente as cores que combinam. Abaixo, uma descrição detalhada de como costurar uma manta de patchwork.
Técnica de criação
A opção mais fácil é costurar uma peça de patchwork com pedaços idênticos de quadrados. Nesse caso, o processo de trabalho será muito fácil e adequado para costureiras iniciantes.
Como costurar uma manta de patchwork com suas próprias mãos, instruções passo a passo:

- das peças é necessário cortar o máximo possível de quadrados idênticos - é aconselhável usar um centímetro para obter as dimensões exatas;
- Trabalhar na máquina economizará muito tempo, mas também é possível fazer isso à mão com bastante rapidez. Costure os quadrados em fileiras e, em seguida, costure as fileiras. Quando o produto estiver pronto, ele deve ser passado de dentro para fora para alisar as costuras;
- Em seguida, você precisa medir a colcha para fazer o forro interno. Você precisa prender a colcha ao forro com a parte da frente para cima;
- Em seguida, você precisa cortar um quadrado de jeans ou qualquer outro material – este será o interior do cobertor. Agora, coloque o jeans com a face para baixo sobre a pilha de forro e colcha;
- É necessário costurar esta pilha. É importante lembrar que é deixado um furo no cobertor para que ele possa ser virado do avesso posteriormente;
- Se o trabalho for feito corretamente, de um lado haverá material jeans, do outro lado - o lado externo do cobertor feito de peças e do lado interno - forro;
- Costure o buraco com uma costura escondida e passe bem o produto acabado.

O cobertor está pronto, agora precisa ser lavado e passado.
O tamanho do produto é selecionado de acordo com a vontade de cada pessoa, sendo feito principalmente para uma cama de casal. Jeans ou lã podem ser usados como forro. Abaixo, uma colcha em patchwork, linda e fácil para iniciantes.
Moldes de costura usados
Esta é uma técnica de colcha de retalhos faça você mesmo para iniciantes:

- o diagrama é o mais simples, mostrado na Figura 4;
- Materiais de diferentes tamanhos e cores servem, mas não muito coloridos;
- Coloque as peças sobre um pedaço de tecido do tamanho desejado para a colcha finalizada. O padrão é escolhido à vontade, ou sem ele;
- adicione uma camada de tule por cima;
- ferro a 70 graus;
- costurar um cobertor em uma máquina.
Em diversas masterclasses, você pode ver padrões e blocos ainda mais simples, perfeitos para iniciantes. Os melhores sites de artesanato são o Postila e o Lifehacker. Eles contêm muitos trabalhos de artesãos profissionais com comentários.
Técnica de quilting
É melhor usar os dedos para este trabalho. Coloque o dedo indicador da mão esquerda sob a aba, exatamente onde será feita a primeira perfuração.
Ao posicionar os dedos, lembre-se de que a costura deve ser feita na direção em que você está.

Insira a agulha no produto a uma distância de 0,5 centímetros da marca de saída da linha desejada e passe-a perpendicularmente ao cobertor através de todas as camadas do produto.
A agulha deve ser movimentada com o dedo indicador da mão direita até que sua ponta toque o dedo indicador da mão esquerda no lado avesso do cobertor.
Isso criará uma pequena dobra no produto, por onde você precisará passar a agulha e a linha. É assim que se obtém um ponto acolchoado. Você precisa verificar se ele atravessa todas as camadas do cobertor. Quando perceber que a linha está acabando, deixe um pedaço de cerca de cinco centímetros, prenda-o pelo ponto externo, insira a agulha novamente em duas camadas do cobertor - a parte inferior e o forro - e puxe-a para fora e corte a linha perto da superfície. Depois disso, você pode continuar a quiltar o cobertor.

Você pode lavar peças feitas com essa técnica, mas deve seguir o regime de temperatura.
Atenção! A água não deve estar acima de 80 graus, caso contrário os fios podem começar a brilhar.
É aconselhável usar apenas pós e amaciantes líquidos para que partículas do produto não fiquem presas no enchimento. Se possível, é melhor não passar o produto a ferro, mas sim passá-lo a vapor. Seque somente em ambientes fechados, pois a luz solar direta pode queimar parcialmente o tecido. É aconselhável ter uma capa de edredom para esse produto, para que ele suje menos. É aconselhável costurá-lo usando a mesma técnica. Se desejar, você pode decorá-lo com bordados usando a técnica Bargello.
Assim, a técnica de patchwork, embora tenha surgido há relativamente pouco tempo, já conquistou o amor das artesãs. Sua grande vantagem é que mesmo pessoas sem muita experiência em bordado podem criar lindos produtos. Só é importante escolher as cores certas e recortar os remendos. Uma colcha de patchwork feita por você economizará bastante, já que nas lojas os preços começam a partir de 2.000 rublos* para um tamanho padrão.
*Os preços indicados são válidos a partir de outubro de 2019.




