Um detalhe único no guarda-roupa que enfatiza a sofisticação e a elegância de cada mulher é a saia culotte, ou, em outras palavras, as culotes. Se nem todas as mulheres podem se dar ao luxo de usar calças comuns, as culotes são um item universal. Elas podem ser escolhidas para absolutamente todos os tipos de corpo. Uma saia culote esconde facilmente as imperfeições e enfatiza as vantagens de mulheres cheinhas, esbeltas, corpulentas e elegantes.
Moldes e ordem de costura de saias e calças para mulheres
Conhecendo as características do seu corpo e parâmetros, você pode facilmente fazer uma saia-calça com as próprias mãos em casa. Os moldes e as tecnologias de costura para tal produto não são difíceis na prática, mas a teoria precisa ser compreendida em detalhes. Este artigo fornece uma análise passo a passo de moldes de culotes de corte simples para mulheres cheinhas.

O que é
Culottes são calças curtas e largas. O comprimento das calças varia do joelho ao tornozelo.
Importante! Apesar de as pantalonas serem uma peça universal, é preciso ter cautela na escolha do modelo. Estilo e acessórios mal escolhidos podem deixar a silhueta feminina mais pesada, distorcer as proporções, aumentar visualmente o volume e encurtar as pernas.
Para manter seu visual fresco e harmonioso, você precisa conhecer as seguintes regras para escolher e usar essas calças:
- Qualquer estilista e designer dirá que 50% do visual vencedor é composto por sapatos bem selecionados. As próprias calças culotte encurtam o comprimento das pernas. E se mulheres altas podem se dar ao luxo de combinar saia-calça com sapatos baixos, então mulheres baixas e cheinhas são categoricamente recomendadas a criar um visual com salto alto. Isso ajudará a manter as proporções da silhueta.
- É preciso prestar atenção especial à escolha do material. Tecidos densos e volumosos roubam visualmente proporções e altura.
- Todos os tipos de drapeados, babados, babados, uma grande quantidade de dobras, laços e outros detalhes têm a mesma propriedade. Como você sabe, o diabo mora nos detalhes. Portanto, é melhor dar preferência às culotes no estilo minimalista. Essas saias-calças combinam elegância e simplicidade, conveniência e praticidade em um só conjunto.

A história do surgimento das culotes é interessante. No mundo moderno, elas são uma peça bastante popular do guarda-roupa feminino. Mas, inicialmente, eram uma peça distintiva do vestuário masculino para aristocratas. Chegaram até nós da França no século XVI e, inicialmente, pareciam calças curtas com fecho abaixo do joelho.
Interessante! O termo "sans-culottes" (francês sans-without, cullott-calças curtas) representantes da classe não aristocrática que usavam calças compridas e largas em vez de curtas eram chamados com desprezo.

No guarda-roupa feminino, as calças-saia começaram a aparecer no século XIX, com a paixão das mulheres por ciclismo, equitação e esportes. Como certas regras de etiqueta e estilo de vida estavam estabelecidas na sociedade da época, as mulheres tinham que usar calças por baixo da saia ou escondê-las com a bainha dos vestidos. Ou então, usavam calças-transform, que se assemelhavam a saias tradicionais na frente e eram confortáveis nas pernas atrás.

A sociedade feminina deve o surgimento das culotes como as conhecemos hoje à estilista Elsa Schiaparelli. Ela as criou para a tenista Lily de Alvarez no torneio de Wimbledon em 1931.

Modelos populares
Na moda moderna, as culotes podem ser encontradas em designs e combinações completamente diferentes. Assim como as saias, elas são uma peça versátil, adequada para looks do dia a dia, passeios formais e reuniões de negócios.
Os modelos de culotes diferem no comprimento e na largura das calças, bem como no material de execução. Dependendo da finalidade, são selecionados tecidos de diferentes densidades.
Tecidos densos e "sólidos" são adequados para reuniões de negócios. Couro, jeans e malhas isolantes são uma boa opção para passeios e caminhadas do dia a dia, inclusive na estação fria. Materiais leves como seda, malhas e tecidos translúcidos são escolhidos para viagens de verão, encontros e reuniões.

O comprimento do modelo é selecionado estritamente individualmente para o corpo de cada menina. Existe um princípio geral, seguindo o qual você pode escolher o "seu" estilo: o comprimento da perna da calça deve cobrir a parte mais larga, deixando visível apenas a parte refinada e graciosa da canela. Ao mesmo tempo, é preciso levar em conta a cintura. Uma cintura alta a enfatiza visualmente, alongando as pernas.

De acordo com a largura das calças, as culotes podem ser de corte reto, alargadas, largas e largas. Quem tem curvas e usa calções deve ter um cuidado especial ao escolher a largura das calças – modelos largos podem adicionar visualmente ainda mais volume e peso.

Princípios de construção de modelos
Talvez, depois de ler as instruções, você tenha a impressão de que fazer calças pantalonas com as próprias mãos é difícil. Na prática, tudo é bem simples. Uma representação mais visual pode ser obtida neste vídeo da estilista profissional Julia: https://www.youtube.com/watch?v=jJH0B7Gr-Js
As calças-saia com padrão são feitas de acordo com o esquema básico. Para isso, você precisará: giz branco, fita métrica, régua, tesoura.
Antes de começar a trabalhar, é necessário preparar o tecido. A largura é selecionada com base nos parâmetros da figura, em particular, dos quadris. Se for escolhido tecido elástico para a confecção de uma saia-calça, devem ser adicionados 45 cm ao volume do quadril. Se for preparado tecido inelástico para o trabalho, devem ser adicionados 65 cm ao volume do quadril. O valor resultante é a largura do tecido necessária para o trabalho.

Se a circunferência do quadril for de 100 cm e for escolhido um material elástico, a largura deverá ser de 145 cm. Por analogia, a largura do corte de um formato não elástico é de 165 cm.
- Divida o tecido ao meio, coloque as peças uma sobre a outra, com os lados direitos voltados para dentro.
- Com essa tecnologia, as calças pantalonas terão um leve alargamento. Em um segmento, é necessário dividir as superfícies frontal e traseira das calças pantalonas. Isso é feito de acordo com os seguintes cálculos:
Divida a circunferência do quadril pela metade. Some ao resultado: para a parte de trás, 27,5 cm; para a parte da frente, 17,5 cm.
Esses valores são comuns para toda a superfície posterior. Como há dois cortes preparados, cada cálculo resultante deve ser dividido pela metade.
Se a circunferência do quadril for de 100 cm, o cálculo da superfície posterior em cada corte será o seguinte: 50 cm + 27,5 cm = 77,5 cm. A largura da superfície posterior em um corte é de aproximadamente 40 cm.
Cálculo da superfície frontal: 50 cm + 17,5 cm = 67,5 cm. A largura da superfície frontal para uma perna é de aproximadamente 35 cm.

- Meça 40 cm da borda do tecido e use giz para separar as superfícies frontal e traseira.
- No "território" da metade traseira, recue 5 cm de cada borda e desenhe duas linhas retas. Por analogia, marque a metade frontal da perna com duas linhas a um passo de 2,5 cm.
- A próxima tarefa é marcar a altura do aumento. Instruções detalhadas sobre como fazer isso estão na seção "Tirando medidas". A partir da parte superior do tecido, marque o comprimento necessário e desenhe uma linha reta na largura.
- Para um bom ajuste das calças culotte, é necessário calcular com precisão a costura traseira, a chamada "costura de cintura". A partir da linha mais à esquerda da perna traseira, marque 8-9 cm. A partir do canto inferior esquerdo do retângulo resultante, desenhe um "meio-sol", alinhando-o até a cintura.
- Marque uma distância de 3 a 4 cm da cintura para o elástico. Meça mais 22 cm a partir dela (a altura da cintura pode variar dependendo do tamanho da mulher) + corte mais 2 cm da borda da linha desenhada à direita. Conecte os pontos resultantes com uma linha diagonal.
- Agora, medidas no "território" da superfície frontal da perna da calça: a partir da linha mais externa à direita, meça 3 cm e desenhe uma linha, também arredondando na extremidade. A partir da altura da cintura, marque 5 cm à direita e 4 cm à esquerda e conecte com a próxima linha.
- Na área da superfície posterior, marque também 4 cm da altura da cintura e trace uma linha até o ponto de recuo na superfície frontal, a outra até o ponto superior da coxa em direção à superfície posterior.
- O próximo passo é o alargamento. Do ponto do quadril marcado acima, desenhe uma linha reta até o ponto extremo inferior da perna da calça. Desenhe simetricamente a partir do lado oposto. Por analogia, faça o mesmo na área "frontal" do corte. O molde básico está quase pronto.
- Além disso, você pode adicionar pinças ou dobras, dependendo do tipo de tecido.
Tirando medidas
A criação de um desenho da futura saia-short é necessária de acordo com os seguintes parâmetros:
- Comprimento do produto;
- Circunferência da cintura;
- Circunferência do quadril;
- Altura do assento.

O comprimento do produto é medido a partir da cintura. O ponto mais baixo será o comprimento desejado da perna. Como mencionado acima, as pantalonas ideais devem revelar uma parte fina e elegante da perna.
Para medir a altura do assento, você precisa sentar em uma cadeira e medir o comprimento do plano horizontal da cadeira até a linha da cintura.
A circunferência do quadril é medida usando uma régua na posição vertical.

Processo de costura
Não foi difícil fazer um molde usando a tecnologia descrita acima. Agora é preciso prosseguir diretamente para a costura da saia-calça:
- Usando uma tesoura, recorte cuidadosamente os formatos das peças que precisarão ser costuradas ao longo do contorno externo desenhado.
- O primeiro passo é moldar os dardos.
- Em seguida, as partes da frente das pernas são colocadas sobre as partes de trás, com os cortes voltados para dentro. As pernas são costuradas ao longo do contorno externo.
Importante! O princípio de montagem é sempre o mesmo. A tecnologia de costura é realizada de cima para baixo, em ambos os lados, para que a perna da calça não fique torta.
- Após processar as costuras externas, prossiga para unir as calças ao longo da linha ciática.
- Os passos finais são passar o elástico e finalizar a bainha da calça pantalona.
Depois que as calças estiverem prontas, passe as costuras internas e puxe-as para fora.
Usando este molde básico, você pode criar calças pantalonas para meninas, bem como um molde para saias e shorts para mulheres plus size.
Quanto maior o aumento na largura do tecido, mais "alargamento" pode ser medido.

Tendo estudado teoricamente o processo de criação de uma saia-calça com um padrão de acordo com o esquema básico, você pode facilmente lidar com a costura de culotes, que são relevantes pela terceira temporada consecutiva. Este é o detalhe do guarda-roupa que deve estar no arsenal de peças estilosas de toda fashionista.




