Designers de vanguarda e especialistas em vestuário afirmam que a moda é cíclica. Vestidos-camisa eram populares na Europa nos anos 80 e agora são considerados tendência para 2019-2020. Este artigo explica como costurar um vestido-camisa com as próprias mãos e o que você precisa para isso.
Selecionando um modelo e material
Abaixo estão os principais tecidos usados para costurar um vestido-camisa.
Tecidos grossos de lã
Esses materiais encolhem bastante após a lavagem, por isso é necessário comprar com pelo menos 10% de margem. Com esse produto, você pode caminhar facilmente durante todo o outono e inverno. É adequado tanto para trabalho de escritório quanto para caminhadas. O vestido fica ótimo com leggings ou jeans quentinhos.
Tecidos jeans
O corte padrão do produto pressupõe um corte reto, mangas transformáveis e bolsos laterais amplos. O vestido jeans é adequado para meninas de qualquer idade e pode ser decorado com botões ou zíper.

Tecidos de algodão
Este material é usado em muitos produtos. Um vestido-camisa de algodão é perfeito para quem tem alergia a sintéticos, pois o tecido é completamente natural. Mas é melhor comprar tecidos com adição de elastano para maior durabilidade.
Linho clássico
Um tecido natural macio com um leve toque étnico. O linho se destaca especialmente em peças monocromáticas ou com geometria clara (quadrados, linhas), bem como com uma pequena estampa floral. Ao comprar belos tecidos à base de linho, lembre-se da possibilidade de enrugamento. A textura do linho é macia ao corpo, mas não combina com tudo.
Chiffon fino. Este modelo de produto será usado principalmente em passeios noturnos. O material é bastante leve e fluido, por isso é melhor não sobrecarregá-lo com mangas, bolsos ou pequenos detalhes. É aconselhável construir um molde com zíperes ocultos e adicionar uma gola falsa.
Designers famosos usam vestidos-camisa em seus trabalhos há muito tempo. Abaixo estão os principais modelos populares.
Fora do ombro
Um vestido deste tipo não prevê a ausência de mangas; aqui, pelo contrário, mangas compridas ficarão muito bonitas. Você pode enfatizar a cintura com um cinto largo.

Modelos de renda
Um vestido-camisa com renda pode ser costurado em vários estilos e usado para diversos eventos. Por exemplo, se apenas a bainha for decorada com renda, você pode andar ou ir ao escritório com esse vestido; se o corpete for feito inteiramente desse tecido, este modelo é considerado para a noite.
Com cheiro
Não há zíperes ou botões envolvidos, por isso o vestido envelope é considerado prático.
Atenção! Mas você deve ter cuidado com esse tipo de produto, porque alguns modelos parecem um avental médico.
Abaixo está um molde de vestido-camisa para iniciantes.
Cortando um vestido camisa reto
Existe um molde básico de vestido, e você pode costurar um produto de acordo com ele. Para iniciantes, você pode usar um vestido antigo, basta editá-lo um pouco. Alfaiates experientes podem adicionar uma saia linda e fofa, mas será difícil. Construir um molde de acordo com os tamanhos individuais não é tão difícil se você dividir o processo em etapas.

Basicamente, todos os moldes estão disponíveis na internet ou em sites de artesanato. Portanto, não será difícil encontrar algo que se adapte ao seu gosto. O fórum "Postil" ou "Burda" apresenta moldes de qualquer complexidade e com saias lindas.
É muito importante tirar as medidas corretamente antes de costurar. E é melhor fazer isso várias vezes, pois o tamanho pode mudar. Por exemplo, se na primeira vez a circunferência do peito foi 60 e na segunda 62, você precisa escolher o parâmetro maior.
Corte de camisa justa
O comprimento do produto ajustado ao longo da parte traseira é de aproximadamente 85 cm, enquanto a prateleira é 7 cm mais curta. O comprimento pode ser ajustado de acordo com a preferência pessoal.
Para fazer um vestido, você pode usar o padrão clássico de um corpete com pinça no busto (adicionando margens para o busto).
Para construir as costas, é necessário aprofundar a cava em 1 cm e fazer uma nova linha para a cava. Ao longo da linha central das costas, a partir do pescoço, desenhe 9 cm de largura para o encaixe.

Desenhe uma linha horizontal. Em seguida, ao longo da linha da cava, desça 1 cm da linha horizontal e desenhe uma linha para prender o encaixe, arredondando-o. Corte o encaixe.
Ao longo da linha central das costas a partir do decote, desça 85 cm. Endireite a costura lateral e deixe-a arredondada.
Corte e costura do produto
Abaixo, um passo a passo para costurar um vestido-camisa para iniciantes. Recomenda-se escolher linho ou algodão como tecido, sem estampas ou geometrias.
Corte
Primeiro de tudo, você precisa preparar todas as ferramentas para o trabalho:
- rolo de tecido;
- marcador de desaparecimento;
- centímetro;
- linhas com agulhas;
- têxtil.

É aconselhável lavar e passar o tecido antes de começar a costurar. Isso é necessário para que o tecido encolha.
Ao comprar o material, é melhor adicionar 15 cm ao tamanho necessário para reserva.
Agora você precisa transferir o molde para a base do produto. Isso é feito usando um marcador permanente. Quando todos os elementos estiverem desenhados, você pode recortá-los. Recorte as partes seguindo rigorosamente as linhas.
De costura
Para costurar, você precisa de uma máquina com opções de costura reta, elástica e zigue-zague, ou overloque. Antes do trabalho, você pode alinhavar todos os elementos do vestido com linhas. Assim, você terá a opção de alterar os tamanhos depois de experimentar. Costura passo a passo de um vestido-camisa.

A primeira coisa que você precisa fazer é duplicar as frentes, isso é necessário para que o vestido não perca o formato. Próximo:
- processar suas costuras internas usando uma máquina ou um ponto zigue-zague;
- costurar nas laterais;
- para a costura do ombro você precisa dobrar os elementos e costurar;
- duplique e monte a gola, costure-a no decote e decore;
- costure as mangas e finalize todas as bordas;
- faça o processamento e costure os punhos, se necessário;
- A parte inferior do vestido pode ser finalizada ou simplesmente dobrada no comprimento desejado.
Costuras laterais
A costura lateral precisa ser endireitada, seu comprimento da cintura até a barra será de aproximadamente 35 cm. Este ponto importante não pode ser ignorado, caso contrário, o vestido ficará torto.

O que vestir com
Há muitas opções de looks com esse produto. Para um passeio, você pode apostar nos sapatos e optar por saltos altos. Esse estilo é ideal para meninas com pernas finas, mas baixa estatura.
Um cinto largo fica ótimo com esse tipo de peça. Ele permite que você concentre toda a atenção na cintura e destaque o busto. Mulheres curvilíneas podem usar esses vestidos com leggings finas ou calças elásticas. Se usar um vestido-camisa no inverno, não é recomendável sobrecarregar o visual com vários acessórios. Você pode usar brincos pequenos ou óculos. No inverno, esses produtos são usados principalmente com botas de feltro quentes.

Para vestidos finos de verão, você pode usar bolsas pequenas ou clutches. Com esse look, você pode não só passear, mas também ir a um encontro. Para o estilo de trabalho, é aconselhável não usar vestidos com ombros descobertos ou muito curtos.
Vestidos-camisa ficam igualmente lindos com jeans e meias-calças finas. São muito semelhantes a uma túnica. Alguns modelos são costurados com a gola completamente fechada, e esses vestidos ficam ótimos com jaquetas de couro.
Atenção! Uma grande vantagem desse produto é que ele é adequado para mulheres de qualquer tipo de constituição física e é capaz de esconder falhas na silhueta ou enfatizar formas curvilíneas.
Um vestido-camisa pode ser costurado não só para você, mas também para uma criança. É bem confortável, e uma menina pode brincar, caminhar ou correr com ele no verão.

É preciso ter muito cuidado ao comprar tecidos. Artesãos novatos não devem comprar tecidos que se desfiem ao serem cortados. Nesse caso, será necessário processar as bordas, o que aumentará significativamente o tempo. Também é indesejável usar seda para os primeiros trabalhos, pois mesmo alfaiates experientes nem sempre conseguem trabalhar com ela. É aconselhável dar preferência a chita ou algodão, pois são bastante baratos e fáceis de cuidar. Alguns usam camisas velhas em seus trabalhos, o que será uma excelente opção para aprimorar suas habilidades.
Concluindo, vale ressaltar que até mesmo uma iniciante pode costurar um vestido assim sozinha. A principal dificuldade é tirar as medidas, mas você pode encontrar informações sobre como fazê-lo corretamente na internet. Costureiras experientes recomendam fortemente assistir a pelo menos três masterclasses antes de começar a trabalhar para entender com o que você trabalhará.




