Hoje em dia, muitas pessoas se recusam a ir ao ateliê em caso de uma pequena avaria no produto. Para não pagar a mais, você pode usar uma teia de aranha. Este artigo explica o que é fita adesiva para roupas, seu nome e como usá-la.
- O que é fita adesiva e por que ela é necessária?
- Onde a teia de aranha é usada?
- Por que duplicar detalhes de vestuário exterior
- Classificação de fitas adesivas: qual escolher
- Como colar teias de aranha em tecido corretamente
- Reparando roupas com fita adesiva
- Como remover fita adesiva de tecido
- Método um
- Método dois
O que é fita adesiva e por que ela é necessária?
A fita de entretela para roupas é necessária para colar peças. As teias de aranha são vendidas em rolos, o preço não é nada alto. Um rolo dura muito tempo. Nos anos 90 do século XX, não se economizava em costuras ocultas e overlocks. A teia de aranha faz a mesma coisa, só que com a ajuda de cola, e é muito mais barata.

Claro que, em vez de ponto aranha ou overlock, você pode fazer um ponto lançadeira comum.
A vantagem da fita teia de aranha para colar tecidos é que ela é segura para a saúde e não contém produtos químicos ou toxinas.

Também não acumula eletricidade estática e tem um preço muito baixo. Mas também apresenta uma série de desvantagens. Como o material é muito fino, pode rasgar facilmente. Sua vida útil é relativamente curta. Perde rapidamente suas funções e você precisa colar fita adesiva adicionalmente.
Onde a teia de aranha é usada?
Toda mulher deveria ter fita de tecido em estoque, pois pode ser útil em diferentes situações. Os usos mais comuns: quando você precisa fazer a bainha de uma peça, mas não há como; se houver um corte no material e você precisar colá-lo cuidadosamente por dentro para que o tecido não se desfaça; se você precisar colar um pequeno remendo ou decoração em uma peça; quando precisar reforçar o forro; se precisar fixar certas decorações em roupas; você pode facilmente encurtar cortinas sem usar uma máquina.

Por que duplicar detalhes de vestuário exterior
Os detalhes precisam ser duplicados para garantir que o tecido seja confiável.
- Dar forma a um produto (casacos, suéteres);
- Manter a forma quando usado (jaquetas, suéteres);
- Proteção contra estiramento;
- Conferindo durabilidade ao material;
- Aumenta a elasticidade do tecido.
Classificação de fitas adesivas: qual escolher
A teia para colagem de tecidos pode ter diferentes larguras (de 5 mm a 80 mm para diferentes materiais e aplicações) e densidades (aproximadamente de 0,17 a 0,25 mm de espessura). É vendida em rolos ou pacotes. Na loja, você pode comprar a quantidade necessária para processamento por metro.

As fitas adesivas para tecido são vendidas em dois tipos:
- teia de aranha sem pergaminho (fita larga);
- malha de teia de aranha com base de papel (dupla face).
Como colar teias de aranha em tecido corretamente
Para entender como usar a fita adesiva, você precisa preparar todas as ferramentas.
- Régua, centímetro.
- Teia de aranha com papel.
- Tesoura.
- Marcador de roupas.
- Alfinetes.
- Ferro.
- Área de trabalho.
- Tecido de algodão e gaze para passar o produto.
Execução passo a passo da obra:
- O tecido precisa ser passado;
- Meça a quantidade necessária de fita. Adicione alguns centímetros para sobreposição;
- Coloque o papel na parte de trás do produto, deixando alguns milímetros da borda.

- Aqueça o ferro a 110 graus.
- Passe o ferro no papel e retire-o.
- Coloque a segunda parte em cima para cobrir a base da teia em 1–2 mm.
- Passe a peça por vários minutos.
Reparando roupas com fita adesiva
Você precisa cortar a fita no comprimento necessário e colocá-la entre o material a ser colado. Passe o item com um ferro quente por 30 segundos. A cola começará a derreter e o material ficará grudado.
Importante! Caso seja necessário fazer a bainha da parte inferior do tecido, para apertar sua borda, é aconselhável utilizar uma tela à base de papel.
Para colar as calças, você precisa seguir as instruções:
- De dentro para fora, principalmente ao longo da borda do tecido, recuando alguns milímetros, coloque a fita com o lado adesivo voltado para o tecido e o lado do papel para cima.
- Passe a peça com ferro quente.

Isso deve ser feito lentamente para que a teia fique uniformemente.
- Quando estiver completamente colado, é preciso remover o papel.
- Faça uma pequena dobra para cobrir esta fita.
- Passe a dobra a ferro.
Se não houver malha ou se a fita colada tiver começado a se soltar e alisá-la não ajudar, você precisará usar cola para tecido.
A escolha de cola é bastante ampla, mas é preciso considerar a composição. Os tipos mais populares são:

- A cola Secunda é transparente, inodora, pouco líquida e também resistente à água e aos detergentes;
- A cola Liquid Thread é muito fácil de usar e tem base aquosa;
- A cola JAVANA é resistente à geada e ao calor, à umidade e também pode ser fixada com ferro de passar.
Como remover fita adesiva de tecido
Às vezes, a fita adesiva está colada de forma irregular ou o produto precisa ser costurado novamente. Portanto, podem surgir dificuldades na hora de remover a fita. Você pode entrar em contato com o estúdio ou fazer isso você mesmo.

Métodos:
- Descascar com ferro de passar;
- Uso de soluções contendo álcool.
Método um
Como colar uma teia de aranha em um tecido com um ferro de passar? Cuidadosamente, sem tocar no produto, aplique vapor na área a ser colada por 2 a 3 minutos. A fita começará a descascar devido ao vapor. Após o trabalho, remova os componentes colados do material e a cola. Ela é facilmente removida da superfície do tecido. No entanto, pequenas partes da fita podem permanecer no produto. Elas são removidas após a lavagem. Portanto, assim que a fita for removida, a peça deve ser lavada imediatamente. Se não tiver ferro de passar, você pode usar um secador de cabelo na temperatura mais alta. Seque o produto por 5 minutos.

Método dois
O produto também pode ser facilmente limpo com álcool. Para o trabalho, é necessário álcool medicinal, 70 ou 90%.
Aplique álcool cuidadosamente no algodão e espalhe-o sobre a área com a cola. Após cinco minutos, você pode remover a fita adesiva da roupa. Se a cola estiver muito impregnada, umedeça o algodão com álcool e aplique-o no tecido por alguns minutos.
Após o uso, a solução alcoólica terá um odor desagradável. A peça deve ser lavada imediatamente com um abrilhantador.
Outra maneira é com óleo vegetal. Da mesma forma que com álcool, unte generosamente o algodão com óleo e aplique-o na junção da cola com o tecido. Após alguns minutos, você pode remover o algodão e remover a fita lentamente.

Importante! Uma das maneiras mais difíceis, mas seguras, é usar uma borracha. Você precisa aplicar força e esfregar o material até que os últimos pedaços de cola rolem completamente.
Você também pode usar solvente, acetona ou terebintina. Mas use essas substâncias com cautela. Use um respirador e luvas de proteção nas mãos.
A fita adesiva para tecido deve estar no arsenal de qualquer pessoa. Com ela, você mesmo pode consertar cortes ou buracos em roupas. É bastante fácil de usar, mesmo quem não tem experiência em costura entenderá facilmente como usar a fita gossamer. Você só precisa seguir algumas regras ao trabalhar com a fita, para não precisar colá-la novamente mais tarde.




