O uso de mangas caídas era muito popular nos anos 50 do século passado. O formato especial confere estilo e elegância às roupas. Você mesmo pode criar um molde usando essa manga. Roupas com mangas caídas impressionarão mesmo em tecidos simples e de uma única cor.
- Descrição da manga desinflada e seu escopo de aplicação
- Variedades
- Selecionando um material com base no seu tipo de corpo
- Criando um padrão
- Tecnologia de processamento
- Características da construção de um molde para um top com ombro caído
- Características da construção de um molde para uma blusa com ombro caído
- Características da construção de um molde para um suéter com ombro caído
- Características da construção de um molde para um vestido com ombro caído
Descrição da manga desinflada e seu escopo de aplicação
Uma manga caída é qualquer manga cuja linha de conexão corre abaixo da borda natural entre o ombro e o braço. Apesar da simplicidade do corte, este método permite muitas soluções interessantes e bonitas. Essas mangas podem ser feitas com base em um raglan.

Inicialmente, eram feitos para roupas de malha. Eram mais fáceis de criar e, naquela época, roupas largas eram especialmente populares. Em revistas de moda, era comum ver moldes que usavam mangas caídas ou padrões de tricô para essas roupas.
Este tipo de manga pode, por exemplo, ser costurado junto com as costas e a frente sem a necessidade de costurar uma parte separada. Nesse caso, será curta. Você também pode cortar opções com mangas curtas e compridas. Nesse caso, você precisará costurá-las.
Alguns exemplos de uso deste corte:
- Se usado em roupas esportivas, escolha um corte reto ou afunilado.
- Em trajes de noite, mangas afuniladas e largas se tornaram populares.
- Se uma empresa tem um código de vestimenta rigoroso, as mangas caídas destacarão a beleza e a originalidade de uma mulher sem violar as restrições estabelecidas.
Para a sua informação! Essas mangas são usadas em produtos tricotados com agulhas. O uso criativo deste corte é limitado apenas pela imaginação criativa do mestre.

Variedades
Existem muitas variedades dessas mangas. Por exemplo, elas podem variar em comprimento: curtas, três quartos, longas. Cortes retos, afunilados ou alargados também podem ser considerados.
Para a sua informação! Opções mais complexas podem ser usadas: uma lanterna ou um bastão, por exemplo.
Selecionando um material com base no seu tipo de corpo
Ao escolher um modelo adequado para uma manga caída, você precisa levar em consideração as características do tipo de corpo da mulher. Nesse caso, você deve considerar o seguinte:
- Usar um quimono feito de um material rígido que enfatize formas geométricas ajudará a equilibrar visualmente quadris grossos.
- Uma figura magra e angular ficará espetacular se for usado um vestido de corte solto e mangas drapeadas.
- O padrão de mangas curtas caídas permite que você crie um top ou blusa que combina feminilidade com leveza e praticidade.
- Se o corte usar uma linha suave do ombro ao cotovelo, ele pode compensar ombros muito largos.
- Um vestido de corte reto e semi-ajustado pode fazer com que sua silhueta pareça mais magra.
Essas mangas podem ser usadas não apenas para uma blusa ou vestido, mas também para um casaco.
Observe! Um corte bem escolhido de mangas caídas destacará as vantagens e compensará características indesejáveis da silhueta.

Criando um padrão
Ao fazer uma manga caída, o molde é formado da seguinte forma: ele é criado com base no molde básico da peça de ombro. Para criar um diagrama para o tipo de roupa desejado, serão feitas construções simples, com base nas quais um novo molde será criado.
Para concluir o trabalho, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- Você precisa preparar alguma malha ou outro tecido.
- Você precisará de uma mesa para fazer o trabalho.
- Tesoura.
- Papel vegetal.
- Lápis para fazer anotações.
- É necessário preparar um molde básico, que deve utilizar uma manga de uma costura.
- Governante.
- Um conjunto de padrões para corte.

Depois de preparar tudo o que você precisa, você pode começar a cortar. As instruções passo a passo para o corte são as seguintes:
- Os moldes da frente, costas e mangas são colocados sobre a mesa e cobertos com papel vegetal, através do qual ficam claramente visíveis. Para evitar que as camadas de papel se movam, objetos pequenos e pesados devem ser colocados sobre o papel vegetal em vários pontos. As dimensões foram levadas em consideração no molde básico preparado com antecedência.

- O trabalho começa com a análise do molde da prateleira. A borda superior da costura do ombro é um segmento de linha reta. A borda que fica na lateral do pescoço deve ser deslocada 2 cm para o lado, alargando o decote. É necessário marcar a nova borda no papel vegetal.

- Agora você precisa prestar atenção à borda externa do segmento. Ela precisa ser deslocada para o lado em 5 cm. A partir do ponto resultante, meça 2 cm perpendicularmente para baixo.
- A borda anterior da costura do ombro e o ponto obtido agora são conectados por uma linha arredondada. Ela é desenhada usando um molde adequado. Esses pontos são chamados, respectivamente, de A e B.

- Desenhe um segmento de reta e trace uma perpendicular a partir desse ponto. Ela seguirá diagonalmente e cruzará a cava. Este ponto é chamado de B. De B a B, desenhe uma linha arredondada usando um gabarito.

- Em seguida, o trabalho é feito na parte de trás. As operações realizadas são semelhantes às realizadas com a prateleira. Primeiro, você precisa alargar o braço em 2 cm.
- É necessário continuar a parte externa da linha dos ombros em 5 cm e depois medir 2 cm perpendicularmente para baixo.
- Usando um modelo, desenhe uma linha arredondada conectando os pontos A1 e B1, semelhante a A e B.
- Trace um segmento A1–B1 e desça uma linha perpendicular até a intersecção com a cava. Este ponto é chamado de B1. Os pontos B1 e B1 são conectados por uma linha arredondada. O ponto B1 estará localizado 1,5 cm abaixo de B.
- A parte inferior da cava geralmente permanece inalterada. No entanto, a critério do mestre, a descida pode ser reduzida em 1,5 a 2 cm.

- Agora começamos a ajustar o molde da manga. Para isso, precisamos cortar a frente e as costas. A parte inferior da cava até os pontos B e B1 é colocada na parte correspondente da manga e esses dois pontos são transferidos para o desenho. Teremos G e G1.

- Agora é necessário construir um ponto na parte mais alta. Deste ponto, meça 5 cm para baixo e obtenha o ponto D.

- Agora, usando o modelo, desenhe uma linha arredondada conectando os pontos G, D e G1.
Agora você precisa cortar os moldes e usá-los para preparar o tecido.
Para a sua informação! O uso dessas mangas pode ser combinado com o uso de dardos.
Tecnologia de processamento
Varra e costure as laterais e os ombros. Alinhe os pontos G e G1 da manga com os pontos correspondentes da cava e alinhave. Em seguida, prenda a parte superior da manga. Depois disso, você precisa experimentá-la. Se tudo for feito corretamente, tudo pode ser costurado.

Características da construção de um molde para um top com ombro caído
O molde da blusa é feito da maneira usual, descrita acima. No entanto, aqui é necessário fazer uma entretela. As mangas da blusa são uma só peça, com as costas e a frente. A entretela é feita na parte externa das mangas caídas. Para isso, a tira é aplicada de fora para dentro. Ela é costurada ao longo da borda.
Em seguida, a tira é dobrada para dentro da manga e uma segunda costura é feita para prendê-la. Depois disso, as costuras devem ser cuidadosamente passadas a ferro.
Para a sua informação! Os seguintes tecidos são comumente usados para a parte de cima: chiffon, crepe georgette, cetim fino ou outros tecidos leves e arejados.

Características da construção de um molde para uma blusa com ombro caído
Estas blusas têm um visual bem feminino, adicionando um leve desleixo artístico. Vários tipos de estampas podem ser usados:
- A peculiaridade da manga de uma peça é que ela divide a frente e as costas. Ao mesmo tempo, é bem curta. Se a artesã quiser dar à blusa um visual mais original, pode usar um molde de blusa com ombros caídos em combinação, por exemplo, com um decote bonito.
- O tipo clássico costurado ficará original, já que seu início está localizado no meio do ombro.
- Blusas ombro a ombro estão se tornando cada vez mais populares (por exemplo, a blusa "camponesa"). Neste modelo, a manga começa no meio do ombro. Ela pode ser curta ou longa.
Para a sua informação! O uso dos tipos de mangas considerados combina relativa facilidade de fabricação com um visual original e elegante.

Características da construção de um molde para um suéter com ombro caído
Existem diferenças significativas entre um suéter e uma blusa:
- Blusa é uma peça de roupa elegante e ajustada, feita de tecido leve. É um tipo de vestimenta externa elegante. Frequentemente, utiliza enfeites: babados, babados ou apliques de miçangas.
- A blusa geralmente é a base para agasalhos. A gola costuma ser alta e dobrada para baixo, e os fechos são zíperes ou botões.
Observe! A principal diferença está na aplicação. A blusa tem um visual muito mais formal. O suéter é frequentemente considerado casual. Será apropriado no trabalho ou em eventos formais.
Mangas caídas são usadas em blusas feitas de tecidos mais leves. O tecido mais atraente neste caso será um tecido liso. As mangas são dobradas para dentro. 1 cm é adicionado às cavas laterais e aos ombros ao fazer o molde.
Características da construção de um molde para um vestido com ombro caído
Esses vestidos parecem leves, arejados e femininos. Uma variedade de mangas caídas, como ombros nus, tornou-se comum. Nesse caso, a borda superior do vestido fica ao longo da linha horizontal. Um modelo de vestido com ombros caídos ajudará a criar uma roupa original e bonita. Uma mulher pode diminuir ou aumentar a altura da borda superior, alterando o grau de desnudamento dos ombros.

Toda mulher quer usar roupas bonitas, estilosas e originais. No entanto, nem sempre é possível encontrar vestidos ou blusas adequados nas lojas. Nesse caso, faz sentido reabastecer seu guarda-roupa com roupas costuradas por você mesma. Um molde para uma blusa com ombros caídos pode ajudar a resolver o problema, e até mesmo artesãs iniciantes podem fazê-lo sozinhas.




