Uma capa de sofá "faça você mesmo" pode se tornar um complemento ideal para o interior e uma capa funcional para proteger os móveis da sujeira. Fazer você mesmo um acessório desses é bem simples se você conhecer alguns segredos e sutilezas.
- Vantagens
- Características funcionais
- Por que é melhor costurar uma colcha você mesmo
- Inventário necessário
- Seleção de material
- Seleção de cores
- Design e forma
- Cálculo do consumo de tecido
- Costurando uma capa você mesmo
- Colcha de retalhos
- Patchwork e jeans
- Patchwork com figo
- Capas de tricô de tapeçaria
- Capas sem braços
- Capa para sofá de canto
Vantagens
Uma colcha artesanal para cobrir um sofá será uma ótima alternativa a um produto de fábrica. No processo de fabricação, podem ser utilizados todos os tipos de técnicas de costura, materiais e peças decorativas, além de elementos decorativos.

Muitas características artesanais tornam o item valioso e atraente.
Características funcionais
Ao fabricar um item têxtil, você precisa determinar imediatamente para que ele é necessário e por quê. O item desempenha diversas funções simultaneamente, que são de grande importância em sua área:
- O estofamento do sofá fica protegido contra danos mecânicos e de outros tipos.
- Evita que a sujeira penetre nos estofados de fábrica dos móveis.
- Decorativo. Um produto feito à mão será único e adicionará um toque aconchegante e individual à atmosfera.
- Uma característica adicional do modelo pode ser a presença de um cobertor.

Você pode criar alguns elementos adicionais que tornarão o item ainda mais original. Você pode costurar pequenos bolsos nas laterais da capa. Aqui você pode guardar o controle remoto da TV, uma revista e óculos.
Por que é melhor costurar uma colcha você mesmo
É melhor costurar você mesmo algo com essa funcionalidade. Há vários bons motivos para isso:
- Você pode escolher dimensões e formas individuais.
- Qualquer material pode ser usado.
- Qualquer tipo de material pode ser usado para acabamento.
- A cor do item depende da preferência pessoal.
- É fácil escolher um design de produto individual.

Além disso, o item será de alta qualidade e certamente durará muitos anos.
Inventário necessário
O conjunto de ferramentas depende do design do produto e do tipo de tecido. O conjunto padrão de ferramentas de costura será o seguinte:
- Tesoura ou faca têxtil.
- Giz, fita métrica.
- Sovela, linha, agulha, alfinetes de segurança.
- Um elástico, fita ou cordão para prender algumas peças.
- Máquina de costura para formar costuras básicas.
- Ferro de passar para alisar costuras.

Dependendo do modelo e das condições específicas de fabricação, outras ferramentas e dispositivos podem ser usados.
Seleção de material
Existem muitas opções de design tátil adequadas para costurar este item. No processo de escolha, vale a pena prestar atenção a algumas nuances que ajudarão você a decidir. É necessário considerar por quanto tempo o item será usado e como ficará após a costura.
- Os tecidos de algodão têm muitas vantagens. São agradáveis ao toque, não causam alergias, são duráveis, bonitos e estão disponíveis em diversas cores. A desvantagem é que encolhem após a lavagem.
- O tecido de lã é bastante durável e quente, além de ter um visual muito atraente. Pode causar formigamento, alergias, não é adequado para uso no verão e é caro.
- A seda natural é cara, difícil de lavar ou limpar da sujeira, mas o tecido parece caro e rico.
- Os tecidos sintéticos são os mais utilizados, apresentam inúmeras vantagens inerentes aos tecidos naturais e são baratos. A desvantagem é que podem acumular eletricidade estática, dificultando a escolha de uma opção de qualidade.
- A tapeçaria é a opção têxtil mais relevante e adequada para costurar capas de móveis. Ela mantém bem sua forma, é densa, não encolhe durante a lavagem e tem uma aparência elegante e elegante.
Ao escolher qualquer tipo de tecido, vale a pena prestar atenção à qualidade. Se o tecido for feito com fibras finas e mal dispostas, mesmo o produto mais caro se tornará rapidamente inutilizável no momento do uso.

Observe! Em vez de tecido, tiras de bambu são frequentemente usadas para formar mantas para sofás, poltronas ou cadeiras.
Além das características estéticas e de qualidade, é preciso prestar atenção às características funcionais adicionais: higiene, hipoalergenicidade, percepção tátil.
Seleção de cores
Vale a pena seguir as recomendações em termos de escolha da cor dos tecidos:
- Em uma sala pequena, a cor da capa deve combinar com o tom das cortinas ou do tapete.
- Cômodos grandes podem usar itens claros e coloridos. Cores escuras em um cômodo grande o tornarão visualmente menor e mais aconchegante.
- Tons quentes são bem-vindos em ambientes com vista para o norte. Espaços constantemente inundados de luz solar ganham um toque perfeito com a ajuda de cores frias.
- Quem gosta de mudanças pode comprar um cobertor dupla face.
Importante! Se você precisa esconder o desgaste de um sofá, é melhor fazer um produto exuberante e com muitos pequenos detalhes.
Design e forma
Para fazer um corte, você precisa decidir o modelo e o formato. Existem várias opções básicas. O formato das peças pode ser angular ou arredondado. Quanto ao modelo, é importante considerar o tipo de sofá em si: angular, redondo, longo, quadrado.

Podem haver fechos na forma de gravatas, elásticos, botões, zíperes. Além disso, você pode costurar babados, babados, inserções e babados.
Cálculo do consumo de tecido
Para costurar uma colcha para um sofá de canto com as próprias mãos ou para um sofá reto comum, vale a pena calcular corretamente o consumo de tecido. Para isso, você precisa fazer o seguinte:
- Tire as medidas dos móveis.
- Decida o modelo e o design.
- Leve em consideração o encolhimento do tecido.
Informações adicionais! Para verificar o grau de encolhimento do tecido, você precisa lavar, secar e passar um pedaço de lona. Em seguida, compare o tamanho resultante do pedaço com o original.

Além disso, é preciso levar em conta o consumo de vários cm para arrematar e dar acabamento nas bordas.
Costurando uma capa você mesmo
Para entender como costurar uma colcha para um sofá com as próprias mãos, vale a pena considerar uma técnica como o patchwork. A técnica envolve vários níveis de complexidade, o que permite que até mesmo um iniciante consiga lidar com o trabalho.
Colcha de retalhos
Uma ideia maravilhosa para fazer em casa é um cobertor feito no estilo patchwork. No processo de criação, vários pedaços coloridos de tecido são costurados, criando um padrão único.

Há muitos padrões que podem ser usados ao trabalhar em um design exclusivo.
Patchwork e jeans
Patchwork de jeans não é uma novidade, sendo fácil de implementar. Ao mesmo tempo, você não precisa procurar material – basta cortar vários retalhos idênticos de jeans velhos. Para diversificar o "padrão", vale usar retalhos de outro tecido.

As instruções para trabalhar em uma obra-prima dessas consistem em apenas algumas etapas consecutivas: preparar remendos idênticos, formar um padrão e costurar as peças.
Patchwork com figo
Ao criar uma capa de patchwork com um figo, você deve usar este “padrão”:

No processo de trabalho em tal produto, você precisa conhecer o princípio de criação do próprio figo.
Capas de tricô de tapeçaria
Se você quer uma colcha bonita, grossa e multifuncional para seu sofá, então você deve tentar fazer um modelo que consiste em retalhos de tapeçaria conectados com fios.

Você pode formar uma peça de conexão para remendos de tapeçaria usando agulhas de tricô ou uma agulha de crochê. Basta tricotar tiras longas com qualquer padrão, às quais os remendos de tecido serão costurados posteriormente.
Capas sem braços
Uma capa sem braços é a mais simples em termos de produção. Vale a pena usar este padrão para o trabalho:

A aula magistral sobre como fazê-lo fica completamente clara nas instruções de costura.
Capa para sofá de canto
Para decidir como costurar uma capa para um sofá de canto, você deve primeiro tirar as medidas do móvel e depois começar a trabalhar no item.

Para criar tal produto, você pode usar qualquer técnica de costura e material.

Um sofá antigo se transformará instantaneamente se você costurar uma linda colcha para a peça. Há muitas opções e modelos deste item, cada um com suas próprias características e vantagens. O mesmo se aplica ao plano de fabricação.




