Flores artificiais de seda criam uma atmosfera agradável. Com a ajuda de composições únicas, designers decoram casamentos, mesas festivas e criam buquês únicos com as próprias mãos. Flores de seda feitas à mão ficam ótimas em grampos de cabelo e tiaras. Este artigo apresenta diagramas para iniciantes fazerem flores de seda passo a passo com as próprias mãos.
- Por que seda?
- Vantagens do tecido
- Materiais e ferramentas que serão necessários
- Nós criamos beleza com nossas próprias mãos
- Como uma flor é formada – as principais etapas
- Áster de seda delicado em técnica japonesa
- Executando ações
- Nenúfar
- Materiais e equipamentos para trabalho
- Grande composição na técnica kanzashi
Por que seda?
Após analisarmos diversos tipos de tecidos, podemos concluir que a principal característica distintiva da seda natural é seu brilho suave e nobre. A fibra tem seção transversal triangular e refrata a luz como um prisma. Devido a esse efeito óptico, a seda tem aparência leve e elegante. Ela se assemelha à superfície lisa da água.

Vantagens do tecido
Vantagens gerais dos tecidos de seda:
- respirabilidade – graças às propriedades únicas do material, a pele não superaquece (portanto, esses brinquedos podem ser usados por crianças pequenas);
- higroscopicidade – o material absorve perfeitamente a umidade do corpo;
- higiene – a seda não permite que parasitas dos tecidos cheguem ao corpo;
- elasticidade – o material estica bem sem deformar.

Este material delicado, muito leve e agradável ao toque é um verdadeiro achado para muitas costureiras. É mais frequentemente usado para fazer flores. Variedades únicas de material também incluem organza ou cetim.
Observe! A popular técnica kanzashi é amplamente utilizada para dobrar flores decorativas.
Uma flor de seda japonesa semelhante pode ser frequentemente vista como elemento decorativo em cortinas, sanefas e lambrequins. Belíssimas joias e acessórios femininos são feitos com fios e arame de seda, utilizando a técnica ganutel. Artesãs iniciantes devem escolher tecidos sintéticos baratos (seda artificial - viscose) ou organza para dobrar flores artificiais, para se familiarizarem com a técnica.
Materiais e ferramentas que serão necessários
Na produção de flores, utiliza-se seda natural tecida, tratada com uma composição especial. Assim, todos os detalhes da flor manterão sua forma. Para rosas, você pode escolher um material delicado e leve - organza, que dará leveza à flor. Para folhas - cetim com um brilho quase imperceptível.

Para obter uma obra-prima única, as seguintes ferramentas irão ajudá-lo:
- organza para rosas;
- cetim de folhas;
- fita fina de seda ou cortina;
- ferro de solda com acessórios;
- pinças;
- tesoura;
- cola;
- fio fino 0,4 mm;
- tintas de seda;
- algodão;
- tecido de forro na cor das folhas (chiffon).
Nós criamos beleza com nossas próprias mãos
Uma master class passo a passo ajudará as costureiras iniciantes a criar uma verdadeira obra-prima para o feriado.
Primeiro, você precisa preparar uma solução para gelatinizar a seda. Adicione 3 colheres de chá de gelatina a 200 ml de água. Espere até que o ingrediente esteja em infusão. Em seguida, aqueça levemente a mistura no fogão.

Importante! Assim que a gelatina estiver dissolvida na água aquecida, a seda deve ser mergulhada na solução preparada. Quando o tecido estiver completamente embebido na solução, o material deve ser cuidadosamente removido e pendurado para secar (não é recomendado torcer a seda antes de secar).
Como uma flor é formada – as principais etapas
As meninas decoram suas tiaras e grampos de cabelo com essas flores, tornando-os únicos. Elas também são o principal atributo de um casamento ou outra celebração. São usadas para decorar salões de banquete e carros.
Para formar uma flor, você deve cortar 7 pétalas grandes, 7 médias e 7 pequenas de seda gelatinizada. Especialistas recomendam o uso de moldes de papelão. Para obter os produtos, você precisa cortar os espaços em branco em um ângulo de 45° em relação à linha dos veios.

Em seguida, pegue um tecido fino que possa ser usado como chiffon para criar uma bela textura em forma de gofrado nas pétalas de uma flor de seda. Agora você precisa dobrar a pétala ao meio e colocá-la em um ângulo de 45° em relação à fibra do chiffon.
A folha em branco deve ser pressionada contra a superfície com o pulso. A base da folha em branco será uma folha ondulada.
Todos os passos acima devem ser feitos com as pétalas de seda restantes e, em seguida, dobre-as cuidadosamente com um leve deslocamento uma em relação à outra e costure com uma linha forte na cor da seda.
Áster de seda delicado em técnica japonesa
O Japão é um país onde a floricultura é uma arte importante. A história da produção de belas flores é conhecida há muito tempo. A floricultura nasceu de costumes e hábitos.

Para concluir o trabalho usando tecnologia japonesa, você precisará dos seguintes materiais:
Um material com impregnação, graças ao qual a flor manterá sua forma (seda natural - habotai, para fazer pétalas, cetim para folhas);
- tintas batik;
- paleta;
- escovar;
- pinças;
- jornal;
- toalha;
- fio enrolado em papel;
- estames para flores;
- solução adesiva;
- fita de papel em rolo para embrulhar caules;
- materiais adicionais (pé japonês largo, bem como pé japonês com ranhura);
- 3 ferros de solda;
- Almofada de borracha macia média coberta com tecido.
Executando ações
- Do habotai, você precisa cortar pétalas em forma de coração. São necessárias cerca de 10 pétalas para uma flor. Elas podem ser cortadas em várias camadas. Em seguida, pegue o cetim, do qual corte uma folha, um suporte e uma tira para o tronco.
- As pétalas precisam ser pintadas de roxo. As folhas, o forro e o caule são pintados de verde e levemente tingidos de roxo, para uma cor mais viva e ao mesmo tempo fantástica.

Importante! Depois que a folha estiver seca, use cola PVA para colar o fio no centro da folha e depois adicione as folhas laterais.
As pétalas precisam ser umedecidas com uma toalha. Em seguida, os ferros de solda são conectados. Um ferro de solda (sem bico) deve ser colocado em um suporte e a pinça aquecida nele. Usando o agente aquecido, as pétalas são enroladas ao longo da borda.
Para moldar as pétalas, você precisa usar um ferro de solda com bico. Uma pata estreita com uma ranhura é usada para moldar as folhas. Uma nervura central é desenhada ao longo da parte frontal da folha. Em seguida, você precisa processar cada folíolo a partir da parte de trás.
Em seguida, você terá que colar as pétalas no arame, duas de cada vez. Você precisa fazer cinco pares de pétalas para cada flor. Em seguida, um conjunto de estames é fixado ao arame, que é o centro do produto. Em seguida, o caule é colado, o suporte é revestido com solução adesiva e conectado à flor. Para fazer uma perfuração no caule, você precisa usar um furador. A base do folíolo precisa ser revestida com cola e só então inserida no caule.
Observe! Você precisa segurá-la em suas mãos por um tempo para que a folha fique firmemente fixada.
Depois disso, você precisa endireitar cuidadosamente as peças acabadas. Você obterá um buquê de flores ideal para o ambiente, feito com a técnica japonesa.
Nenúfar
Um nenúfar ou lírio d'água é feito usando vários métodos. Cada costureira incorpora sua ideia de criação à sua maneira. Nesta etapa, consideraremos o método de fazer um nenúfar a partir de pedaços de material usando a técnica kanzashi.

Materiais e equipamentos para trabalho
Esta opção exigirá:
- qualquer tecido liso de dois tons próximos;
- alfinetes de alfaiate;
- tesoura;
- um pedaço de seda;
- agulha e linha.

Você deve cortar quadrados de dois tamanhos: 7,5 cm × 7,5 cm – 16 pedaços e 5 cm × 5 cm – 8 pedaços.
Primeiro, as pétalas são feitas de quadrados grandes. Em seguida, o tecido é cuidadosamente dobrado ao meio várias vezes.
Agora você precisa fazer uma dobra no centro do canto inferior para dentro. Você deve furar todas as dobras com um alfinete de alfaiate. Em seguida, pegue uma agulha e linha e costure ao longo da lasca. A linha terá que ser puxada firmemente e, em seguida, dar um nó. Como resultado, você obterá uma pétala de nenúfar.
Para o primeiro círculo, você precisa fazer pétalas (oito pedaços) e conectá-las com um fio ou fita. O fio precisa ser esticado, amarrado com um nó e depois cortado com cuidado.
O segundo círculo é feito de oito pétalas. Elas precisam ser colocadas sobre o primeiro. As pétalas devem ficar entre as pétalas do primeiro círculo. Em seguida, esses círculos precisam ser conectados com um fio.
Agora você precisa fazer a terceira fileira de pétalas com pequenos pedaços de seda. Pegue um quadrado de seda e dobre-o ao meio duas vezes. Em seguida, faça uma dobra no centro do canto externo. Os triângulos laterais que sobem até a dobra convexa precisam ser fixados com alfinetes.
Em seguida, pegue uma agulha e linha para criar o terceiro círculo. As pétalas pequenas precisam ser conectadas umas às outras. O círculo resultante deve ser colocado no centro, entre as pétalas da segunda fileira, e preso com uma linha.
Em seguida, vire a peça de trabalho para o lado avesso. Recorte um pequeno círculo no tecido e cole o broto finalizado nele. O centro deve ser preenchido com enchimento macio.
Observe! Você pode colar um pequeno círculo em cima e bordar vários padrões de miçangas.
Grande composição na técnica kanzashi
Flores feitas de tecido com a técnica kanzashi são muito originais. Um acessório como esse pode se tornar uma decoração para um salão de banquetes ou um carro de casamento.

Para criar uma flor você precisa:
- fita larga de cetim de diferentes tons,
- pistola de cola,
- linhas, agulha, tesoura,
- contas, miçangas, strass, etc.,
- papelão ou bola, saco de celofane.
Primeiro, pegue uma fita larga e corte-a em pedaços de 7 cm. Em seguida, dobre-a ao meio e corte-a em ângulo usando um ferro de solda. Do outro lado, enrole a fita na direção oposta e chamusque a borda, unindo as duas pontas. Dessa forma, você pode fazer o número desejado de pétalas em branco. Em seguida, pegue um pedaço de papelão e desenhe um círculo ao longo do qual as pétalas serão coladas.
Observe! Quanto maior o diâmetro do círculo, maior será o acessório.
Todas as pétalas terão que ser coladas formando um círculo.
Toda mulher tem retalhos de tecido em casa que são difíceis de usar em qualquer lugar. Para não jogá-los fora, você pode pensar um pouco e, no final, criar uma verdadeira obra-prima. Ao criar composições originais, sempre há espaço para a imaginação. Um buquê, uma decoração para o interior de um quarto ou cozinha, uma tiara ou faixa de cabelo original - todos esses produtos, feitos com suas próprias mãos, se tornarão um presente original para você, sua família e amigos.




