Como costurar um ursinho de pelúcia: criando um molde

O ursinho de pelúcia é um brinquedo que começou sua história no início do século XX. Durante esse período, dezenas de variedades foram criadas. Portanto, é impossível definir um padrão único para a fabricação deste brinquedo. No entanto, o ursinho de pelúcia clássico existe e tem características próprias. Você pode comprá-lo ou fazê-lo você mesmo para o seu filho. Se você seguir certas regras de fabricação, poderá dizer que este é "aquele mesmo" ursinho de pelúcia.

Peculiaridades

A boneca Teddy tem as seguintes características:

  1. As patas e a cabeça são fixadas em dobradiças especiais, o que permite que sejam giradas em qualquer ângulo desejado.
  2. Em ursinhos de pelúcia, é comum usar serragem como enchimento. Nesse caso, a cabeça é bem preenchida. Nesse caso, o formato que ela assumirá depende da execução dessa operação.
  3. Para torná-lo mais pesado, eles usam um material especial: granulado, que é adicionado às pontas das patas e à parte inferior do corpo.
Ursinhos de pelúcia
Ursinhos de pelúcia

Um dos fabricantes mais famosos é a Steiff.

O molde prevê que o corpo, a cabeça, as patas superiores e inferiores sejam feitos separadamente e fixados com fechos especiais. Essas bonecas podem ser usadas para apresentações em teatro de fantoches.

Um dos tipos de ursinhos de pelúcia
Um dos tipos de ursinhos de pelúcia

Materiais

Existem requisitos especiais para os materiais com os quais a boneca é feita. Aqui estão alguns deles:

  1. O tecido deve ser grosso o suficiente para evitar vazamentos de enchimento denso.
  2. Para que a boneca tenha uma pelagem bonita, é necessário usar material felpudo na produção. Para isso, podem ser utilizadas peles naturais, alpaca, mohair e outros materiais semelhantes.
  3. A serragem para enchimento pode ser comprada em lojas especializadas. Se você optar por serragem comum, ela deve ser peneirada, removendo os pedaços maiores. A serragem de lariço é bem adequada para esse trabalho.

Importante! Ao fazer um ursinho de pelúcia, o artesão cria pequenos detalhes de acordo com seu gosto. Às vezes, essa boneca é chamada de Tilda.

Opções de padrão

Ao longo da longa história dos ursinhos de pelúcia, vários tipos desses bonecos foram criados. No entanto, as opções mais populares são as seguintes.

Clássico

É composto por seis partes. As seguintes proporções são observadas:

  • o comprimento da boneca é 4 vezes maior que a cabeça;
  • patas inferiores - 1,4 vezes, patas superiores - 1,6 vezes;
  • a cabeça tem metade do tamanho do corpo;

Esses modelos de ursinhos de pelúcia de 33 cm de comprimento eram populares antes de 1970. Eles tinham focinho pontudo e patas superiores ligeiramente curvadas nos pulsos.

Simplificado

Este padrão para um ursinho de pelúcia é obra da mestre Natalia Shepel. Neste caso, o modelo clássico foi simplificado. Agora, até costureiras iniciantes podem fazer um modelo assim. Aqui estão algumas diferenças:

  1. As patas não são compostas por três, mas por duas partes: frente e trás.
  2. O design não inclui dardos.
  3. Cunhas faltando.
  4. Não é necessário apertar.

Neste caso, a altura do urso é de 19 cm. Você pode fazer um macacão ou outras roupas para a boneca.

Você pode estar interessado nisto:  Moldes e instruções para costurar capas de chuva

Como neste caso o modelo é menor do que o normal, é possível usar não apenas serragem, mas também lã de feltragem para enchimento. Para decorar os detalhes, você pode usar fios de lã individuais.

Vintage

Neste caso, estamos falando de bonecas muito populares na década de 30 do século XX. Eram feitas em fábricas ou à mão. Sua aparência tem características próprias: um nariz menos pontudo e um focinho mais achatado, como o de um filhote de urso.

Os bonecos Teddy vintage parecem mais roliços do que os modelos modernos. O molde permite costurar o urso usando um material complementar. Os pés e a parte interna das orelhas são feitos desse material. Feltro pode ser usado para esse fim.

Para enfatizar a atmosfera retrô, recomenda-se usar um material com lã grossa e curta. A cor deve ser marrom. Um vestido ou jaqueta podem ser feitos para bonecas.

Algumas pessoas preferem fazer essas bonecas em tons de branco. Isso lhes dá uma aparência bonita e mais delicada.

Como fazer um corte

Para escolher como costurar um urso com suas próprias mãos, você precisa escolher o estilo certo. A história do ursinho de pelúcia tem mais de 100 anos. Foi lembrada pela primeira vez em 1902. Desde então, muitos tipos de moldes foram criados.

Padrão clássico de urso de pelúcia
Padrão clássico de urso de pelúcia

É preciso encontrá-lo online e baixá-lo. Em seguida, o molde do urso é transferido para o papel. Depois disso, você pode cortar o tecido de acordo com os desenhos disponíveis.

A figura é composta pelas seguintes partes:

  • 1 peça superior e 2 peças laterais de cabeça;
  • ouvidos;
  • cauda;
  • torso;
  • pernas superiores feitas de três partes - externa, interna e patas;
  • pernas inferiores feitas de três partes.

Se necessário, você mesmo pode fazer o molde.

Antes de costurar um urso, você precisa verificar o seguinte:

  1. Combinar peças em pares em formato e tamanho.
  2. As bordas das partes a serem costuradas devem ter o mesmo tamanho. Isso pode ser verificado passando uma linha por elas e comparando seu comprimento.

Você precisa verificar se tem todas as peças necessárias de acordo com o molde do Ursinho de Pelúcia.

Transferindo o molde para o tecido
Transferindo o molde para o tecido

Conselhos

Para trabalhar, você precisa preparar materiais e ferramentas. Para costurar o Teddy, você precisará de:

  1. Para costurar, você precisa preparar mohair. Se estiver trabalhando em um urso pela primeira vez, é melhor escolher um mohair fino desta vez.
  2. Para fixar as patas superiores e inferiores, você precisará de 4 pinos de fixação em forma de T, medindo 2x20 mm. Para a cabeça, você precisará de outro, medindo 2x25 mm.
  3. As fixações serão feitas com base em discos de madeira compensada. Para as patas superiores, você precisará de 4 peças com diâmetro de 25 mm. Para as inferiores, o mesmo número de 30 mm. Para a cabeça, um diâmetro de 25 mm (costurado na cabeça) e 20 mm (no pescoço).
  4. Você também precisará de 12 arruelas de metal (12 mm) para fixação.
  5. Você precisará costurar olhos pretos (2 peças). O mestre os escolherá.
  6. Você precisa preparar linhas fortes para fixar os olhos e outras partes da boneca. Você precisará de linhas de costura comuns, bem como aquelas que serão usadas para moldar o nariz.
  7. O urso precisará de enchimento. Na maioria dos casos, costuma-se usar penugem sintética ou serragem.
  8. É necessária uma pequena quantidade de agente de ponderação. Areia de quartzo é usada para esse fim.
  9. Você pode fazer roupas para o Teddy.
  10. Você precisará de dois tipos de agulhas: uma agulha de costura para fazer a parte principal do trabalho e uma agulha longa de boneca para apertá-la.
  11. Usando um furador, você pode fazer furos e endireitar a pilha.
  12. Você precisará de um palito para o enchimento.
  13. Chave de pino.
  14. Depois que a boneca estiver pronta, será necessário tingi-la. Para isso, você precisará de um pincel e tinta a óleo.
Você pode estar interessado nisto:  Padrões de moxa em tamanho real e instruções de costura

Durante o processo, você pode precisar de alfinetes e alicates.

Há uma grande variedade de moldes para ursinhos de pelúcia. Você precisa escolher o mais adequado e recortar os detalhes em papel.

Em seguida, o desenho precisa ser transferido para o tecido. Nesse caso, você precisa prestar atenção para que a direção do pelo esteja correta.

Importante! Recomenda-se deixar bordas de 5-7 mm de largura para tolerância.

Detalhes do ursinho de pelúcia
Detalhes do ursinho de pelúcia

Ao costurar, as partes de pelúcia são colocadas com o pelo para dentro. Após a finalização da produção, essas partes da boneca devem ser viradas do avesso.

Costurando a cabeça

A cabeça é feita de duas peças laterais e uma cunha que fica no topo da cabeça. Antes de costurá-las, você precisa arrancar os pelos do local onde ficará o nariz do ursinho.

Detalhes para fazer a cabeça
Detalhes para fazer a cabeça

Antes de unir as laterais seguindo o molde do Teddy, elas precisam ser dobradas para que o pelo fique para dentro. A primeira costura deve ser feita do nariz até a base do focinho.

Costurando as partes laterais
Costurando as partes laterais

Agora você precisa costurar a parte superior. Ao mesmo tempo, certifique-se de que o entalhe acima do nariz do urso esteja visível. Pinças são feitas previamente nele e nas laterais. Você precisa costurá-las para que combinem.

Agora a cabeça está pronta.

A cabeça é feita
A cabeça é feita

Patas superiores

Cada pata superior, de acordo com o padrão do filhote de urso, consiste em três partes:

  • parte externa;
  • pata;
  • parte interna sem pata.

Importante! Para costurá-los, primeiro eles são dobrados com o pelo para dentro. Em seguida, as patas são costuradas. Em seguida, as partes são conectadas, deixando uma abertura por onde podem ser viradas do avesso.

Patas inferiores

Cada um deles consiste em três partes: duas laterais e uma parte inferior. Antes de começar, você precisa dobrá-los com o pelo para dentro.

Detalhes para fazer a parte inferior das pernas
Detalhes para fazer a parte inferior das pernas

Começam a costurar na parte de trás do calcanhar. Na imagem, isso corresponde ao espaço entre os pontos 1 e 2. Em seguida, as partes frontal e superior são costuradas entre os pontos 3 e 4. Em seguida, a parte inferior é fixada à pata. Antes de costurar firmemente, recomenda-se aplicar isca no tecido.

Eles costuram na pata
Eles costuram na pata

Design da cabeça

Para costurar um urso com suas próprias mãos, você precisa decorar sua cabeça.

Processando a cabeça da boneca
Processando a cabeça da boneca

Para a cabeça, você precisa fazer as orelhas, deixando uma abertura para desvirá-las. Depois disso, deixe um fio longo com o qual você precisará costurá-las à cabeça.

Depois, o fabricante de bonecas costura botões ou contas para os olhos.

As peças colocadas juntas
As peças colocadas juntas

Aperto

Esta parte do trabalho é necessária para dar expressividade ao ursinho de pelúcia finalizado. O aperto é feito em várias etapas.

Você pode estar interessado nisto:  Padrões interessantes e simples de macacões para cães
Preparando para apertar as patas
Preparando para apertar as patas

As patas devem ser bem preenchidas. Os locais onde a costura será feita devem ser marcados com alfinetes com antecedência. Serão necessários seis alfinetes nas patas inferiores. Três deles ficarão localizados em um triângulo no centro e três onde as garras do urso deverão ficar — um na frente e dois nas laterais, em lados diferentes.

Diagrama de aperto do pé
Diagrama de aperto do pé

O primeiro ponto é feito de dentro da pata (para um urso em pé, será de cima para baixo). A linha deve sair por um dos pinos internos (1). O ponto é feito de forma que a agulha volte para perto de um dos pinos externos (4).

A agulha então perfura a pata no ponto 2 e retorna pelo ponto 5 e pelo ponto 3 até o ponto 6.

Depois disso, a agulha é retornada pelo ponto 5, a linha é esticada e amarrada na ponta inicial da pata.

Este procedimento deve ser repetido para cada uma das patas.

É necessário apertar o focinho do urso. Nesse caso, recomenda-se marcá-lo com alfinetes. Em seguida, bordar a boca e o nariz.

O focinho do Teddy está apertando
O focinho do Teddy está apertando

Fixação de peças móveis

O corpo, as patas e a cabeça são conectados por meio de discos, arruelas e contrapinos em forma de T. Primeiro, são feitos furos com um furador nos locais corretos das patas. Uma arruela e um disco são colocados no contrapino por dentro. O contrapino passa por eles e sai. A mesma operação é realizada com a cabeça do urso.

Instalando os fixadores
Instalando os fixadores

Em seguida, faça furos no corpo nos lugares certos com um furador. Insira os contrapinos, coloque discos de madeira compensada dentro e, em seguida, arruelas de metal. Em seguida, dobre os contrapinos para fixar a conexão.

Após a instalação da fixação, o corpo é preenchido e a quantidade necessária de material de ponderação é despejada nele.

Com o que encher um brinquedo

Na maioria dos casos, utiliza-se serragem para embalar, que é despejada no interior e compactada com um pedaço de madeira.

A serragem pode ser usada seca ou úmida. No primeiro caso, ela não absorve poeira e pequenos detritos. No entanto, após o enchimento, a serragem não muda de forma e densidade.

Preparando-se para o enchimento do ursinho
Preparando-se para o enchimento do ursinho

Ao utilizar material úmido, o procedimento de preenchimento com serragem será mais confortável. Ao mesmo tempo, não haverá formação de poeira. No entanto, à medida que a serragem seca, seu volume pode mudar.

Além do enchimento, será necessário adicionar um agente de peso. Ele é colocado nas pontas das patas e na parte inferior do corpo. O enchimento é feito separadamente no corpo, em cada pata e na cabeça. A serragem permite dar-lhes a forma desejada.

Neste caso, certifique-se de que as pontas das patas estejam bem apertadas. Isso porque depois será necessário apertar e moldar os dedos. O corpo será preenchido por último, após a inserção dos discos de conexão. Você também pode costurar um vestido ou uma jaqueta para o brinquedo.

Fazer um ursinho de pelúcia não é fácil. No entanto, é possível fazer este boneco para o seu filho se você trabalhar com cuidado e precisão, de acordo com os requisitos da tecnologia de fabricação.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior