Como costurar moxas para crianças e o que elas são é um assunto cada vez mais de interesse para as jovens mães. As moxas são os primeiros sapatos do bebê, macias e confortáveis. O elástico garante a confiabilidade e as moxas não escorregam do pé.
Em cada casa há retalhos de tecido que podem ser usados para costurar os primeiros sapatinhos aconchegantes, aquecidos pelo calor da mamãe.
O que é moxa
Calçados infantis macios feitos à mão são chamados de moxa. Os tecidos naturais usados na costura não permitem que os pés das crianças congelem ou suem. Esses calçados não escorregam em superfícies brilhantes.

Por que fazer você mesmo?
Até mesmo um iniciante que nunca costurou consegue lidar com a costura. O padrão dos moxes infantis é simples, a costura é elementar. Você pode costurá-los em uma noite.
Ao contrário das meias, que muitas vezes se perdem e escorregam dos pés das crianças, estas se ajustam bem e são mantidas no lugar pelo elástico inserido na borda superior.
Para a sua informação! As moxas duplas podem ser usadas de duas maneiras, proporcionando maior praticidade.
Esses chinelos engraçados são costurados para crianças pequenas. Encontrar chinelos desses tamanhos pode ser problemático. Por isso, os primeiros chinelos costurados com carinho e com as próprias mãos são sempre um prazer para os pezinhos.
Ferramentas necessárias para costurar moxas
Para costurar você precisará das seguintes ferramentas e acessórios:
- tesoura;
- fita métrica;
- formigamento;
- fios;
- máquina de costura;
- ferro.
Se você não tiver uma máquina de costura, pode costurar as peças à mão. Além de tudo isso, você precisará de um molde em tamanho real de moxes em papel.
Qual tecido escolher
Sempre há sobras de tecido em casa. Materiais naturais são adequados para um bebê: flanela, baeta, jersey de lã ou algodão, jeans, algodão grosso e quente. Para costura, você pode usar fleece, mas vale lembrar que nem todas as máquinas de costura conseguem lidar com isso.
Você também precisará de um elástico têxtil comum. Se quiser fazer moxes ou botas quentinhas para crianças com o mesmo padrão, precisará de um enchimento fino de poliéster. Os detalhes são cortados da mesma forma que no tecido.
Observe! É melhor escolher um tecido estruturado (não liso) para a sola, para que ela deslize menos. Se não houver um antiderrapante adequado, você terá que aplicar cola de silicone em tubo nas solas.

Padrões de moxa prontos com tamanhos
O padrão de moxa com dimensões é fornecido abaixo.
Importante! Você pode personalizar o produto de acordo com suas medidas individuais.
A tabela mostra os tamanhos padrão dos pés de acordo com a idade do bebê. Com eles, você pode facilmente criar um molde e costurar moski para crianças de qualquer idade:
| Idade do bebê | Comprimento do pé, cm |
| 0 – 3 meses | 9,5 |
| 3 – 6 meses. | 10,5 |
| 6–12 meses | 11,7 |
| 12–18 meses | 12,5 |
| 18–24 meses | 13.4 |
| 2 anos | 14.3 |
| 2–2,5 anos | 14,7 |
| 2,5–3 anos | 15.2 |
Considerando que um recém-nascido cresce em altura a cada mês, você pode usar tamanhos padrão, adicionando 1–1,5 cm ao comprimento do pé.
Para a sua informação! Para o padrão, você pode usar os dados de intervalo de tamanho fornecidos na tabela.
Você também pode usar moldes prontos de moxes para crianças pequenas, que são fáceis de baixar em tamanho real. Depois, basta recortá-los, sem esquecer de deixar margem para as costuras. Para margem, 0,6 cm da largura padrão do calcador da máquina de costura é suficiente.
Trabalhando com um padrão
Para quem não tem ideia de como costurar moxas para bebê e fazer um molde, vale a pena ler atentamente o passo a passo proposto.
Primeiro, você precisa pegar uma folha de papel e desenhar um padrão de moxas, medindo o pé da criança. A imagem mostra um padrão de amostra para bebês de 6 meses a um ano.

É mais fácil trabalhar com um esquema pronto; para baixá-lo e imprimi-lo, você precisará de uma impressora.
Importante! Moxes para crianças - o molde é fornecido sem margem de costura. As partes de papel são cortadas de forma que as margens de costura permaneçam ao longo das bordas das linhas. As margens de costura serão de 0,6 a 1 cm.
Não é necessário deixar grandes margens para que as costuras não fiquem ásperas e grossas. É melhor cortar o excesso de tecido após unir as peças para 0,3–0,4 cm.
Abaixo está um molde - botas de moxa para crianças de 6 a 8 meses. Todas as peças são cortadas em dois tecidos e uma camada de poliéster acolchoado é colocada entre elas. Para facilitar a costura, você precisa combinar os pontos marcados com números. Por exemplo, o ponto 4 na parte do cano precisa ser combinado com o ponto 4 na parte do peito do pé.

Abertura de moxas
Detalhes do produto: sola, parte traseira e cabedal. Cada detalhe deve ser recortado do material para a parte interna. Algumas mães duplicam os detalhes com materiais adesivos não tecidos (doublerin, entretela) para dar rigidez aos tecidos.
O tecido deve ser estendido sobre uma superfície plana, com o avesso para cima, e os pedaços de papel devem ser colocados sobre ele.
Observe! Ao cortar peças de roupa, o tecido é estendido, dobrado ao meio com o avesso para cima. Neste caso, ao cortar moxes, são usados pedaços de tecido. Portanto, é necessário garantir que todos sejam cortados na quantidade correta.
Trace os contornos do molde de papel com giz de alfaiate ou lápis. Recorte os pedaços do tecido. Faça o mesmo com o outro tecido. Se estiver usando poliéster de enchimento, coloque os pedaços recortados sobre um pedaço de poliéster de enchimento e recorte a camada interna de moxa.
O resultado deve ser: todas as peças são 2 peças, de dois tipos de tecido. Você pode costurar moxas para um recém-nascido facilmente, seguindo todas as etapas de costura da master class proposta (mk) abaixo.

Peças de conexão
Se for utilizado material não tecido adesivo, ele deve ser colado na parte de trás com um ferro de passar. Após o procedimento de colagem, as peças devem permanecer esticadas por pelo menos 20 minutos. O reforço com entretela (fleece) é suficiente apenas para as peças feitas de um único material, que serão externas ao produto.
A costura começa com a costura das partes de trás. Dois pedaços de tecido são dobrados frente a frente e costurados à máquina ao longo do lado comprido, deixando 0,6 cm da borda (o tamanho do calcador da máquina de costura).
A peça é virada do avesso. A costura é passada a ferro. A uma distância de 1 a 1,2 cm da borda, é feito um pesponto. Ele é necessário para inserir o elástico.

O mesmo é feito com os detalhes das costas da segunda moxa. Dois pedaços de 12 cm de comprimento são cortados do elástico. O elástico é inserido nas costas e suas bordas são costuradas ao tecido à mão ou à máquina. Isso resulta em um verso dupla face.

Para garantir que o produto fique uniforme e se ajuste bem ao pé da criança, você precisará fazer o seguinte: medir o tamanho do corte reto da parte superior, dividir por 3 e fazer marcas. Elas servirão como pontos de conexão da parte superior com a parte de trás.
Nos pontos marcados, a peça das costas é costurada à peça superior de duas camadas. Mas primeiro, você precisará prender as peças com alfinetes de alfaiate. Prenda-as de forma que os cortes curtos da peça das costas fiquem sobre o terço marcado do corte reto da parte superior.

Neste caso, o elástico fica dentro do produto e os cortes curtos ficam localizados entre as partes superiores, dobradas com as laterais da frente. A parte superior feita de enchimento sintético é aplicada às partes fixadas dessa forma, e todas essas camadas são costuradas à máquina em linha reta.

A parte de cima dos chinelos de bebê está pronta. Só falta costurar a sola. Para evitar distorções, marque os centros da parte de cima e da palmilha (exatamente no meio) e desloque-os em ambas as partes. Prenda-as com alfinetes assim: uma parte da palmilha na parte de cima. Neste caso, a parte interna será costurada.

Para maior comodidade, você pode fazer um ponto de alinhavo e depois costurá-lo na máquina.

Agora você precisa costurar a parte externa da palmilha. Primeiro, marque o local que ficará sem costura. Através desse furo, vire as moxas do avesso.

Coloque a parte com a face para baixo sobre o chinelo montado, de modo que haja partes da sola em ambos os lados. Costure à máquina, deixando 3–4 cm sem costura.
Vire as moxas do avesso através da abertura e una as peças ao longo da borda não costurada com um ponto invisível.
Observe! Se for usado material grosso (como couro ou feltro) para a sola externa, ela terá que ser costurada manualmente com ponto atrás. Um furador, usado para fazer furos no couro ou feltro para os pontos, facilitará a tarefa.
Opções de decoração de moxa
Qualquer mãe que já tenha costurado algo novo vai querer decorá-lo. E não importa que a princesa recém-nascida ainda não aprecie. O senso de estilo e beleza é incutido desde o berço.
Os pequenos cavaleiros não ficam atrás das meninas. Além disso, a decoração tornará os chinelos exclusivos para casa. Afinal, tantas costureiras — tantas ideias.

Como opção de decoração, você pode usar rendas trançadas macias, pompons e babados de tecido. O principal é que seja confortável e não cause desconforto ao bebê.
Se sobrar tecido suficiente da costura, você pode costurar outros itens de guarda-roupa para seu bebê (um gorro, um babador, etc.).

Tendo tentado costurar sozinha uma vez, uma mãe artesã poderá explicar às amigas como costurar moxas para crianças. Esta atividade é simples e emocionante.




