Patchwork é uma técnica de costura que dá uma segunda vida a tecidos antigos. Quase todo mundo tem jeans velhos, então por que não fazer algo interessante com eles? Vamos dar uma olhada mais de perto na costura de patchwork a partir de jeans.
Patchwork de jeans velhos
Se você quiser criar itens de interior exclusivos, pode usar jeans velhos que ninguém usa, ou até mesmo rasgados. O trabalho ficará mais interessante se houver várias cores ou tons. Com esses tecidos, você pode criar tudo: roupas novas, bolsas, cobertores, tapetes, uma colcha de jeans velhos no estilo patchwork, etc.

Este é um artesanato muito popular, então você pode encontrar uma infinidade de ideias e moldes para ele na internet. Ao costurar remendos, você pode usar diferentes costuras, técnicas e até combiná-las. Tudo depende da imaginação de quem costura. O resultado é sempre exclusivo, não há como repetir.

O jeans é ideal para patchwork devido à sua densidade e elasticidade. Para patchwork, esses tecidos são muito convenientes e práticos. Além disso, esta é uma oportunidade ideal para reciclar coisas velhas e desnecessárias. Produtos feitos de jeans podem durar muito tempo. Conjuntos como um cobertor e travesseiros, por exemplo, ficam interessantes.
Prós do jeans
O tecido jeans é frequentemente usado em patchwork porque tem muitas vantagens em relação a outros tecidos:
- alta resistência e resistência ao desgaste;
- devido ao alto percentual de algodão na composição, o tecido possui propriedades respiráveis;
- não fica eletrificado;
- hipoalergênico.

Uma vantagem adicional é que o tecido não desfia durante o trabalho, não estica nem encolhe. O patchwork jeans é ideal para colchas, travesseiros, brinquedos, etc.
Ferramentas necessárias
Primeiro, você deve decidir sobre o produto. Depois de fazer a escolha, é hora de preparar as ferramentas. Para o trabalho, você precisará de:
- peças jeans velhas (recorte remendos de peças inteiras e sem uso, e cores e texturas diferentes serão uma grande vantagem). Antes do trabalho, lave bem o tecido e corte remendos dos tamanhos necessários;

- tecido de forro, para que o verso fique macio caso o futuro produto fique em contato com o corpo (para um cobertor, por exemplo, você pode usar lã natural para torná-lo mais confortável);
- o enchimento será útil para cobertores ou brinquedos, você pode escolher lã natural ou enchimento sintético (este último será muito mais barato, mas não é um material natural);

- fios e agulhas grossas, mas você deve tomar cuidado com antecedência para que sejam adequados para tecido jeans, e a cor dos fios deve ser no mesmo tom ou contrastante, mas combinar;
- se você tiver uma máquina de costura, estoque agulhas, calcadores e alfinetes, assim o trabalho progredirá muito mais rápido;

- giz, tesoura, régua, diagrama e padrão.
Atenção! Não há nada de complicado em costurar patchwork. O mais importante é encontrar um bom molde. Criar um molde tornará o trabalho muito mais fácil.
Preparando os patches
Um produto de patchwork não deve parecer algo velho e desgastado, mas sim ser exclusivo. Para isso, você precisa cuidar da preparação correta dos retalhos. Primeiro, você precisa escolher pedaços inteiros de tecido de boa qualidade. Em seguida, crie um esboço, com base no qual os moldes serão recortados (antes de cortar o tecido, recorte os elementos em papel grosso ou papelão). Em seguida, selecione pedaços de tecido com tonalidades próximas e use giz para contornar os espaços em branco do papel. Após essa etapa, os retalhos são recortados e empilhados em pilhas por cor.

Importante! É melhor não usar tecidos que soltem pelos para patchwork.
Masterclasses de Patchwork
Qualquer pessoa pode trabalhar com a técnica de patchwork, basta entender um pouco as nuances. Abaixo, apresentamos os itens mais populares feitos com patchwork e suas instruções.
Xadrez
Apesar do volume do produto, é bastante fácil de fazer. Para o cobertor, prepare abas quadradas ou retangulares. Nesse caso, fios contrastantes (por exemplo, vermelho, laranja ou verde) ficarão ótimos. Então, uma colcha de jeans velho com suas próprias mãos, passo a passo:
- Recorte as peças de acordo com o molde e organize-as em pilhas na sequência desejada.
- Costure as peças usando um ponto zigue-zague, costurando cada costura 3 a 4 vezes para dar resistência.
- Todas as tiras individuais também são costuradas de ponta a ponta.
Estas são todas as nuances deste processo simples. O cobertor com retalhos de jeans está pronto com suas próprias mãos; a master class dará a todos a oportunidade de fazê-lo.

Cobertor
Os estágios iniciais são semelhantes à costura de um cobertor, mas, como os remendos são costurados com uma costura reta, é necessário deixar imediatamente 1 cm de margem. Além disso, você precisará de tecido de forro e fitas (podem ser feitos do mesmo forro). Durante o processo de costura, as costuras internas devem ser passadas em direções diferentes. Os remendos costurados e o tecido de forro são dobrados frente a frente e costurados ao longo do perímetro, deixando uma área não costurada de 30 cm. Vire o cobertor por cima e costure com uma costura decorativa.

Travesseiro
Para costurar, você precisará de moldes pré-preparados. Os retalhos são cortados com uma margem de 1 cm e costurados uns aos outros, começando pelo centro. Para que a almofada fique com um visual impecável, o verso pode ser liso. Ambas as partes são costuradas e o interior é preenchido com enchimento de poliéster ou outro material.

Bolsa de cosméticos
Neste caso, você também precisará de um forro interno e um zíper. Os primeiros passos não são diferentes dos produtos anteriores. A maneira mais fácil de encontrar um molde para uma nécessaire é na internet. O forro é cortado no formato da nécessaire e costurado depois que todas as peças forem costuradas. O zíper é costurado na última etapa.

Estofamento de móveis
Uma maneira muito eficaz de renovar o estofamento antigo de um sofá. Aqui, você precisará passar por várias etapas:
- Rasgue cuidadosamente o estofamento antigo ao longo das costuras e remova-o.
- Use material velho como molde para cortar tecido jeans.
- Cada peça de estofamento é costurada individualmente e fixada ao sofá usando pregos para móveis ou um grampeador.

Graças a esse método econômico, todos podem atualizar seu interior por conta própria.
Bolsa
Este é um dos produtos mais populares e, ao mesmo tempo, relativamente difícil de fabricar. O trabalho é realizado em várias etapas:
- Prepare retalhos para a própria bolsa e para a alça (se não estiverem prontos).
- Os tecidos principais são costurados nas laterais e na parte inferior, e um forro é costurado (se necessário).
- Dobre a parte superior da bolsa para dentro e costure; nesta etapa você pode costurar botões ou um zíper.
- As alças são costuradas na bolsa, isso precisa ser feito para que elas não se soltem.
- Decore a bolsa (pode ser miçangas, lantejoulas, pedras de maré).
Observe! Se esta for sua primeira bolsa de patchwork, é melhor confiar em moldes prontos.

Brinquedos
Na maioria das vezes, as almofadas de brinquedo são feitas usando a técnica de patchwork. Via de regra, são os rostos de algum animal, o que não só agradará as crianças, como também é prático. Não há nada de complicado em costurar uma almofada dessas. Você precisará de:
- Prepare duas bases redondas, orelhas e, se necessário, elementos decorativos, recorte os detalhes.
- Costure todos os elementos decorativos na parte da frente, olhos (você pode usar botões), bigode, nariz e costure as orelhas.
- Coloque as duas partes da base frente a frente, deixando um pequeno pedaço para poder virar o brinquedo do avesso.
- Depois que o produto estiver virado do avesso, preencha-o com enchimento e costure-o.
Desta forma simples, você pode criar uma verdadeira obra-prima. Para brinquedos mais complexos, você precisará aprimorar suas habilidades e ter bastante tempo livre.

Puf
Para costurar um pufe, você precisa decidir o tamanho dele. Em seguida, quatro lados do pufe são preparados separadamente usando um molde, depois os lados são dobrados frente a frente e costurados. Em seguida, seguem os seguintes passos:
- Costure a parte inferior nas laterais (frente).
- Costure a parte superior nas laterais (também com a parte da frente voltada para cima) e deixe uma pequena área para poder virar o produto do avesso.
- Encha o pufe com enchimento e costure a área não costurada.
Pufes podem ser costurados em absolutamente qualquer formato e altura. O formato circular fica especialmente interessante. Se desejar, você pode decorá-lo com elementos decorativos.

Pano
A costura patchwork oferece muitas novas possibilidades na hora de costurar roupas. Normalmente, essa técnica é usada para costurar roupas do dia a dia: camisas, casacos, jaquetas, coletes. Essa técnica adiciona um toque único ao produto. Usando moldes padrão, você pode montar qualquer peça usando a técnica patchwork.

Patchwork é lindo e fácil para iniciantes, especialmente em jeans. Esta é uma ótima oportunidade para costureiras criarem peças únicas que ninguém consegue repetir, e iniciantes podem encontrar lições e segui-las. Cada dona de casa poderá criar uma colcha de patchwork com jeans, usando as próprias mãos e outros materiais.




