Moldes são sempre necessários para costurar produtos corretamente. Eles podem ser complexos ou simples. Tudo depende da habilidade da costureira. Este artigo apresenta os moldes mais simples para artesãs iniciantes.
- Qual é a diferença entre costurar com e sem moldes
- Como costurar sem moldes
- Como fazer padrões simples
- Padrões para iniciantes
- Vestido infantil
- Vestido de malha com babados na parte inferior
- Blusa de manga comprida
- Blusa de verão com mangas de asa
- Vestido de verão ajustado
- Vestidos lindos para mulheres plus size
- Vestido leve para o verão
- Vestidos de praia
- Blusa (pulôver) de malha
- Vestido com gola alta
- Blusa de manga curta com decote redondo
- Blusa com mangas largas de ¾
- Vestido com mangas compridas e decote franzido
- Shorts de algodão
- Vestido de renda
- Vestido de verão com corpete e alças de jersey
- Vestido tubinho simples sem mangas
- Bolsa de cintura plana
- Vestido com cintura drapeada
- Blusa leve
- Dicas para iniciantes
Qual é a diferença entre costurar com e sem moldes
Costurar peças sem moldes é muito mais fácil e também reduz o tempo de trabalho pela metade.
Peças sem desenhos geralmente são feitas em várias etapas, com apenas dois ou três detalhes. Costurar à mão sem moldes é ótimo para alfaiates iniciantes.

Como costurar sem moldes
Para costurar sem molde, você não precisa se impor uma tarefa difícil. Há uma grande probabilidade de não conseguir. Você precisa tentar fazer modelos leves e simples. Escolha o material certo para costurar, 70% do sucesso depende disso. Sem moldes, você pode costurar um avental, uma camisola ou camisetas simples.
Como fazer padrões simples
Instruções para criar um diagrama. Será muito útil se a pessoa tiver habilidades de desenho, pois será muito mais fácil construir um desenho.

Artesãs iniciantes podem imprimir esboços em uma impressora e transferi-los para o tecido. Em casos extremos, você pode transferir um molde de algo antigo.
Padrões para iniciantes
Abaixo estão alguns moldes originais para diferentes modelos de roupas. Costureiras iniciantes devem usar esses esboços.
Vestido infantil
Costure você mesmo um vestido infantil de forma rápida e fácil. Você pode usar uma camiseta velha ou um vestido de verão como desenho.
Coloque o papel Whatman sobre a superfície, coloque a camiseta sobre ele e contorne-a com uma caneta. É assim que a base do produto é criada. Em seguida, você pode começar a construir o molde da camiseta.
As linhas da camiseta desenhada facilitarão um pouco a construção do diagrama. Elas nos ajudarão a criar uma silhueta proporcional do produto, sem a necessidade de calcular o comprimento do ombro, a linha do peito ou o tamanho da cava.

Vestido de malha com babados na parte inferior
Você pode desenhar o molde você mesmo ou encontrá-lo na internet. Para o trabalho, você pode pegar o molde básico e editá-lo um pouco. Altere a linha dos ombros e o decote. Em termos de comprimento, o produto é selecionado de acordo com as preferências pessoais, mas deve ser mais largo na parte inferior para que você possa adicionar babados.
Blusa de manga comprida
Vale ressaltar que, neste estilo, a pinça no busto se transforma em uma pinça na cintura, mas, neste caso, é preciso manter uma silhueta ajustada e com o mínimo de costuras possível. As pinças na cintura são necessárias para enfatizar a silhueta. Para modelar uma blusa assim, é melhor usar um desenho básico de um corpete com pinça no busto com folga de 2 cm e um desenho de uma manga de uma costura. Você pode fazer uma túnica estilosa usando o mesmo molde.

Blusa de verão com mangas de asa
Não é necessário um desenho claro aqui. O esboço da frente e das costas deve ser transferido da parte superior da camiseta; elas são quase idênticas, apenas o decote é diferente – é 2 cm mais baixo na frente. Edite as costas e divida-as em 2 partes. Em seguida, você precisa fazer ajustes para o produto.
Vestido de verão ajustado
Primeiro, você precisa transferir a pinça do busto para baixo da cava. Para isso, desça 5 cm da cava e corte ao longo da linha até o topo da pinça. Em seguida, você precisa fechá-la e ela se abrirá em outro local marcado. A linha da cintura precisa ser elevada em alguns centímetros.

Para fazer uma saia para o produto, você precisa editar o molde básico. Corte ao longo das linhas marcadas e faça uma extensão da saia. Você pode adicionar algumas margens na parte inferior para que o vestido não fique apertado demais.
Na parte de trás, feche a pinça somente até a metade para que a peça não fique muito folgada.
Vestidos lindos para mulheres plus size
Aumente o decote das costas em 3 cm. Divida a profundidade da cava por dois e, a partir da marca de divisão, abaixe a linha da costura em relevo através das partes da pinça da cintura.
Para a prateleira, divida o comprimento da cava em 3 partes, faça uma seção da costura em relevo até o terço superior. Feche a pinça do busto e corte ao longo de um dos lados da pinça.

Faça um modelo do decote na parte da frente do vestido.
Para criar uma manga, use o desenho de uma manga de uma costura. É preciso lembrar das margens, pois para mulheres cheinhas isso ajudará a corrigir a silhueta.
Vestido leve para o verão
O diagrama é feito em papel ou papelão grosso.
Vestido leve pode ser do tamanho 34 ao 44. Elementos do desenho:
- O corpete da prateleira com dobra é uma peça única;
- O corpete traseiro com prega é uma peça única;
- A frente e a parte de trás da saia com dobra são duas peças.
Para fazer alças em um vestido, você não precisa de molde. Elas são simplesmente cortadas dos restos do material.
Vestidos de praia
O esboço de uma peça de roupa de praia geralmente se assemelha a um quadrado desenhado em papelão ou a um contorno feito diretamente no material. Os moldes para a maioria dos modelos são feitos de acordo com o princípio da simetria de duas partes básicas.
Mais práticos para trabalhar são modelos leves de vestidos de praia com cordão, baseados em um esboço quadrado ou em uma camiseta.
Blusa (pulôver) de malha
Um padrão básico é necessário para o trabalho. Abaixo, um desenho visual.

Vestido com gola alta
Primeiro, desenhe as costas do vestido. Ao longo da linha central das costas, marque 5 cm acima da linha da cintura. Ao longo da linha da costura lateral, marque 6 cm acima da linha da cintura. Conecte essas marcas e corte ao longo das linhas.
É preciso traçar uma linha até a parte inferior das costas. À esquerda e à direita dessa linha, reserve 8 cm. Faça linhas ligeiramente côncavas nos elementos do vestido.
Em seguida, faça um diagrama da prateleira. Ao longo da linha lateral da prateleira, desenhe 5 cm para cima a partir da linha da cintura. Ao longo da linha central da prateleira, desenhe 10 cm para cima a partir da linha da cintura. Conecte essas marcas. Corte o elemento superior do corpete da prateleira ao longo da linha marcada.

Blusa de manga curta com decote redondo
Você precisa colocar o ponto A, medir 2 cm à direita dele e colocar a marca A1. Conecte as marcas A e A1 e desenhe uma linha para cima.
A marca C1 deve coincidir com a marca T1. B1 fica entre elas ou abaixo do ponto B, dependendo do comprimento da blusa. O ponto C1 deve ser a parte inferior da frente central, pois a blusa é uma peça única.
Conecte as marcas A2 com o ponto A3 e continue para a esquerda até a marca de intersecção.
Blusa com mangas largas de ¾
Este modelo de blusa pode ser costurado com praticamente qualquer tecido. É importante que seja fácil de drapejar e contenha componentes naturais. O desenho é ideal para costureiras iniciantes.

Neste modelo, o elemento mais difícil é a pinça do busto. Se desejar, as mangas e a parte inferior podem ser decoradas. Não é necessário fazer ajustes no produto, apenas se a figura for completa.
Vestido com mangas compridas e decote franzido
O molde deste produto é baseado no molde básico mostrado acima. São necessárias 2 cm de folga para um ajuste folgado. Além do desenho do produto em si, você precisará construir um molde para uma manga de costura única.
Shorts de algodão
Shorts de verão são bem fáceis de fazer. Você precisa construir uma parte da frente e uma parte de trás do produto. Depois, transfira-o para o tecido e corte-o. Se desejar, você pode fazer amarrações ou costurar um elástico no cós.

Vestido de renda
Este vestido será um dos modelos leves, feito de acordo com o padrão básico de uma peça justa. Aqui, basta escolher os tecidos certos: a parte superior será de renda e a inferior, por exemplo, de chita. Nesse caso, é necessário usar uma camisa ou camisa de algodão por baixo da renda, para que o corpo não transpareça.
É aconselhável fazer alças ou costurar elástico na parte inferior do corpete para melhor sustentação do peito.
Vestido de verão com corpete e alças de jersey
Este molde pode ser usado nos tamanhos 42 a 48. O corpete cortado deste produto é feito de material elástico, malha ou jersey, e qualquer tecido pode ser escolhido para a saia. Para facilitar a construção do molde, você pode usar um vestido velho ou um vestido de verão. São necessárias apenas 4 peças para o trabalho. É melhor fazer as alças com elástico.

Vestido tubinho simples sem mangas
A singularidade deste produto reside no processamento dos cortes das mangas e da gola. Os cortes são processados com entretelas, que devem ser feitas à mão. No entanto, se o produto for costurado para uso diário, você pode costurar uma bainha clássica de 2 centímetros de largura.
Bolsa de cintura plana
O corte dos elementos da pochete é feito sem margem de manobra. A parte superior é o molde básico. Deve haver dois desses elementos do material principal e dois do forro.
O elemento inferior é um bolso plissado, deve ter um forro de 5 cm de largura e 12 cm de comprimento.

O molde é feito em papel e transferido para tecido, como nas obras acima. Esta bolsa universal é usada para guardar dinheiro, documentos ou pequenos itens.
Vestido com cintura drapeada
Primeiro, faça as costas. No desenho, você precisa aprofundar o decote em 3 cm e encurtar o ombro para 8 cm. Faça uma nova linha para as mangas e um decote para as costas. A partir da linha do quadril, desenhe 8 cm para baixo e estreite-o em 2 cm.
Em seguida, modele a frente. É necessário fazer o mesmo estreitamento das costas. Faça o decote da frente a partir do meio da cintura tangenciando o decote da frente até o início do ombro.
Desenhe linhas de corte no desenho. Adicione 2 cm de margem na cintura para o drapeado.

Blusa leve
Para costurar uma blusa simples, você precisa usar um molde básico.
Observe! O tecido deve ser leve, como chiffon, por exemplo. Você precisará de apenas duas partes para o trabalho: a frente e as costas. Para facilitar a costura, você pode pular as mangas da blusa.
Dicas para iniciantes
Regras básicas:
- Para construir um molde de saia, geralmente são suficientes 3 medidas: cintura, quadris e comprimento do produto. Se precisar fazer calças, haverá mais medidas. E para criar um produto, são necessárias 6 peças, por isso é melhor para um artesão iniciante recorrer a ajuda para tirar as medidas;
- Ao desenhar um padrão em uma tela, às vezes é difícil deslocar os elementos do desenho. Você pode usar agulhas finas e afiadas e prender o padrão ao tecido. Mas é melhor fixar os elementos emparelhados para que não se movam nem um centímetro;
- Um artesão iniciante deve selecionar apenas materiais simples. Não compre tecidos que se esfarelem ou brilhem, pois serão bastante difíceis de manusear;
- É aconselhável ter uma máquina de costura e um overlock, porque às vezes é difícil processar todas as bordas de uma coisa manualmente;
- É aconselhável usar vários tipos de tesouras para o trabalho, desde as pequenas até um rolo têxtil grande. Alguns materiais são mais difíceis de cortar com tesouras comuns e precisam ser afiados em tempo hábil;
- As agulhas não devem ser armazenadas em recipientes de metal, pois podem enferrujar.

Concluindo, vale ressaltar que qualquer pessoa pode costurar roupas sozinha. É importante aprender constantemente e experimentar trabalhos mais complexos. Um excelente site de treinamento para alfaiates é o Postila, ou "Eu me costuro com moldes". Lá, artesãos iniciantes e profissionais compartilham suas experiências e o passo a passo de seus trabalhos. No site, você encontra cortes de roupas inusitados e suas decorações.




