A arte do artesanato costuma ser uma raridade. No mundo moderno, a alta tecnologia nos permite produzir uma enorme variedade de tipos de roupas. No entanto, nem sempre a qualidade é suficiente e corresponde exatamente ao tamanho desejado. Ao fazer você mesmo, se seguir rigorosamente as instruções, você pode criar vestidos que combinam estilo e praticidade. Este artigo explica como começar a criar seu próprio guarda-roupa.
- Tirar medidas para criar um padrão
- O que é um padrão e como abordá-lo
- O que é controle de padrões e para que serve?
- Preparando o tecido para cortar um vestido
- Andamento do trabalho
- Padrão básico
- Linha do ombro frontal
- Linha da cava traseira
- dardo de busto
- Decote
- Os vestidos DIY mais fáceis: recomendações práticas
- Como costurar um vestido simples de malha com suas próprias mãos
- Teoria do vestido com jugo redondo
- Padrão de um vestido longo
- Molde de vestido com alças
- Modelo de maternidade DIY simples
- Prática de vestido guipura
- Como costurar um vestido de noite simples
- Como costurar rapidamente um vestido caseiro sem molde
- Várias dicas para iniciantes
Tirar medidas para criar um padrão
Quando um futuro mestre começa a aprender corte e costura, ele tenta determinar qual será o primeiro passo. É necessário começar a trabalhar em um novo produto desenhando um molde, e isso é impossível sem antes tirar medidas.
É necessário abordar a tomada de medidas com muito cuidado. É importante lembrar que erros nesse sentido podem levar à produção de roupas desconfortáveis.

Para garantir que os números obtidos sejam tão precisos quanto possível, é preciso levar em consideração o seguinte.
- Ao fazer medições, não puxe a fita métrica com muita força nem a segure muito frouxa.
- As medições devem ser feitas com roupas justas para evitar distorções nos resultados.
- Durante este procedimento, você deve ficar em pé, mantendo a postura.
Geralmente, são medidos o peito, o pescoço, a cintura e os quadris. Também são medidos o tamanho da cava, a altura da cintura ao pescoço e o comprimento até o chão.
Em alguns casos, medições adicionais podem ser necessárias.
O que é um padrão e como abordá-lo
Normalmente, um desenho feito de acordo com regras rígidas é usado para criar um vestido, ou um molde padrão é usado. Em alguns casos, esse procedimento pode ser simplificado pelo fato de o molde consistir em várias figuras simples.
A base do molde são as medidas obtidas previamente. Embora em alguns casos seja permitido cortar o tecido diretamente, geralmente os moldes são feitos primeiro em papel grosso ou outro material semelhante.
Em seguida, pedaços do tamanho necessário são cortados do tecido e um vestido é feito a partir deles em uma ordem precisamente definida. Este procedimento é mais complicado do que fazer uma capa de edredom, mas, na verdade, consiste em etapas semelhantes.

O que é controle de padrões e para que serve?
Após a criação do molde, é necessário verificar sua exatidão. Para isso, cria-se um modelo com ligadura crua. É permitido fazê-lo em papel, fixado com alfinetes, mas essa verificação será de menor qualidade.
É preciso sentir como o vestido, que ainda não foi costurado, se ajusta ao corpo e avaliar sua aparência pretendida.
Preparando o tecido para cortar um vestido
Para transferir um molde dos moldes para o tecido com alta qualidade, esse procedimento deve ser devidamente organizado.
Para isso, você precisará de uma mesa de tamanho suficiente, alfinetes para prender o tecido e giz. Depois que as dimensões forem transferidas para o tecido, você precisa verificar a precisão do processo. Para isso, você precisa medir as partes principais. Se tudo for feito corretamente, você pode prosseguir com o trabalho.
Andamento do trabalho
Ao criar um padrão, você precisa prestar atenção especial aos momentos mais difíceis. Essas questões serão discutidas com mais detalhes a seguir.
Padrão básico
Ao construir um molde básico, você pode usar um dos desenhos padrão. É necessário construir um molde levando em consideração o grau de ajuste necessário: um vestido ajustado, semi-ajustado ou solto.
Em seguida, você precisa fazer ajustes de acordo com as medidas tiradas.
Linha do ombro frontal
Esta costura pode ser feita uniformemente ou deslocada para frente ou para trás devido a imprecisões no corte. Essa circunstância geralmente é revelada durante a inspeção do molde. Nesse caso, você precisa fazer o seguinte:
- Se houver um deslocamento para a frente, a tira correspondente é cortada do ombro das costas e fixada no padrão da prateleira.
- Se a linha do ombro for deslocada para trás, a tira será cortada do ombro da prateleira e fixada na parte de trás.
Importante! Depois que as alterações forem feitas, a linha dos ombros ficará uniforme.
Linha da cava traseira
Ao criar um molde, o desenho é convencionalmente dividido em três zonas: costas, cavas e peito. A primeira parte tem um tamanho igual à metade da largura das costas, a cava corresponde à metade da circunferência do peito, dividida por quatro. A parte restante é o molde da frente.
dardo de busto
Para calcular o comprimento da pinça, você precisa subtrair a meia circunferência da cintura da meia circunferência do peito. Este é o excesso de tecido que precisa ser escondido. Normalmente, são usados os seguintes materiais para isso: uma pinça no peito, costura nas costas e na parte inferior.

Normalmente, em cada um desses casos, cerca de um terço do valor calculado é removido.
Decote
Para determinar o tamanho da parte de trás do pescoço, divida a meia circunferência do pescoço por três e adicione 1-1,5 cm. Para calcular a altura, multiplique a meia circunferência do pescoço por 0,15 e adicione 7 mm.
A parte da frente do braço tem a mesma largura que a parte de trás, mas a profundidade é um centímetro maior.
Os vestidos DIY mais fáceis: recomendações práticas
Para costureiras iniciantes, há oportunidades de confeccionar vestidos de diversos estilos por conta própria. As opções mais populares para costurar seguindo um molde serão discutidas a seguir.
Como costurar um vestido simples de malha com suas próprias mãos
Para criar um padrão, você precisa fazer o seguinte:
- Afaste-se 4 cm da borda superior. Afaste-se ligeiramente da borda horizontalmente e marque o ponto inicial.
- Agora meça o comprimento das costas. Com base nisso, posicione a linha da cintura horizontalmente.
- A partir do último, meça a distância até os quadris.
- Você precisa pegar metade do comprimento das costas e desenhar uma linha correspondente.
- A borda inferior é ajustada de acordo com o comprimento desejado do vestido.

- A partir do ponto inicialmente fixado, desenhe um pescoço em forma de semicírculo, que repousa nos lados esquerdo e superior do desenho.
- Desenhe uma linha ligeiramente arredondada de cima até a altura do quadril. Neste caso, você precisa levar em consideração as medidas tiradas anteriormente.
- No nível mais baixo, é feito um ligeiro estreitamento de dois centímetros.
- Um segmento horizontal igual à metade da largura das costas é desenhado a partir do centro. Nesse ponto, uma marca é feita na parte superior da extremidade do ombro. A partir daí, a manga do comprimento necessário é medida. Na extremidade, a circunferência da manga é medida perpendicularmente.
Em seguida, o desenho finalizado é fixado com alfinetes ao tecido e este é recortado. 2 cm são adicionados ao tecido para cada costura. Para criar um vestido, basta costurar as laterais e os ombros e processar a parte inferior do vestido dobrando o tecido.

Antes de costurar, você precisa alinhavar o tecido e experimentar o produto resultante. Depois, costure os detalhes. Agora o vestido está completamente pronto. Ele pode ser usado para criar diversos estilos (por exemplo, boho).

Teoria do vestido com jugo redondo
A seguir, mostraremos como costurar um jugo com suas próprias mãos:
- Para facilitar, você pode usar uma camiseta velha. Coloque-a sobre uma superfície plana. Meça o comprimento total a partir do topo.
- A partir das axilas, desenhe um trapézio, que determinará o formato do produto. A borda inferior deve ser ligeiramente arredondada. Nesse caso, as bordas devem ficar alguns centímetros mais altas em relação ao meio.
- Você precisa desenhar o formato do jugo. Para isso, desenhe uma tira da largura apropriada ao longo do pescoço. Ela precisa ser cortada. Nesse caso, é necessário prever margens de costura. Normalmente, a linha de corte inferior passa pela parte superior das axilas.
- O tecido resultante é feito em forma de anel. Ele deve ser cortado na parte de trás. Assim, o tecido ficará em forma de semicírculo.
- Nos cortes, é preciso adicionar 3 cm em ambas as bordas para inserir os fechos. Geralmente, são usados botões ou fechos de pressão para essa finalidade.
Depois de fazer o jugo de acordo com esse molde, você precisa costurá-lo na parte superior do vestido.

Padrão de um vestido longo
Neste caso, você pode proceder de diferentes maneiras:
- Faça o vestido ter o comprimento apropriado.
- Crie um pequeno trem de modo que ele cubra completamente as pernas.
Importante! Vestidos feitos neste estilo enfatizam efetivamente a figura, permitem que você sinta melhor a beleza e a graça e expressam sofisticação.

Antes do processo de criação do molde, você precisa pensar detalhadamente na sua imagem futura.
O corte deve ser feito na seguinte sequência:
- Use um padrão básico para cortar.
- É necessário levar em consideração as medidas tomadas anteriormente no desenho.
- Ao cortar, por conveniência, você pode considerar os níveis superior e inferior separadamente.
- A imagem da saia é desenhada levando em consideração o comprimento necessário e os cortes que serão feitos.
- O corpete é cortado levando em conta as pinças e inserções necessárias.
Depois que o corte estiver finalizado, você pode usá-lo como base para um vestido costurado por você.

Molde de vestido com alças
Esses modelos expõem o pescoço e os ombros o máximo possível, enfatizando a beleza da figura feminina ou infantil.

Para fazer um molde corretamente, você precisa tirar medidas do peito, cintura e quadris.

É necessário levar em consideração que esse modelo geralmente é feito de tecidos elásticos. O trabalho de criação do vestido é realizado de acordo com as seguintes instruções:
- Para a frente e as costas, o molde é retirado do desenho, fazendo ajustes de acordo com as medidas tiradas. Neste caso, é necessário prever uma margem de costura de um centímetro.
- Você precisa alinhavar e costurar as costuras laterais.
- Ao processar a parte inferior, ela é dobrada e costurada com uma costura dupla.
- Ao processar o decote, as margens da frente e das costas são dobradas para dentro e costuradas. O mesmo é feito com as margens das cavas.
- Faça duas tiras. Para isso, use tiras de tecido com o comprimento necessário e 3 cm de largura. Dobre-as ao meio no sentido do comprimento e costure. Em uma das pontas, passe uma agulha com linha pelo tecido e puxe-a por dentro da costura.
Agora você precisa costurar as alças na parte de cima. Isso completa a criação do vestido.
Modelo de maternidade DIY simples
Durante a gravidez, você quer estar bonita. Existe a oportunidade de criar uma roupa que deixe a mulher estilosa e prática durante esse período difícil.

Uma das opções de roupas de maternidade pode ser um molde simples de vestido com canga para costureiras iniciantes.

É ajustado na parte superior e solto na cintura. Criar um molde não é difícil – consiste em retângulos. Para que as roupas caiam bem, você precisa tirar medidas e ajustar o molde de acordo com suas medidas.
A parte mais difícil da fabricação é criar o jugo. Para isso, siga as instruções passo a passo:
- O molde desta parte do vestido é recortado em papel. Ao mesmo tempo, você precisa adicionar um pouco de tecido (1 cm) para as margens de costura. Isso pode ser feito com base em uma blusa que combine com o estilo e o tamanho.
- As costas e a frente do vestido serão compostas por duas peças retangulares cada. As inferiores serão a bainha. Os retângulos superiores envolverão as costas e o peito.
Neste ponto, o molde estará pronto. Você precisará costurar as laterais e prender o encaixe. Normalmente, um elástico é costurado no vestido abaixo do busto para torná-lo confortável de usar.
Prática de vestido guipura
Ao costurar um vestido de guipura, na verdade, você precisa fazer um forro adicional. Neste último caso, costuma-se usar malhas naturais grossas. Para o forro, você precisa usar um zíper. Ele deve ser da mesma cor do tecido.

O vestido é costurado desta maneira:
- As pinças são primeiro costuradas no vestido e depois são feitas no mesmo lugar no forro.
- Os dardos estão costurados.

- Alinhave as costuras laterais.
- O vestido tem pinças na cintura.
- As costuras dos ombros são processadas na capa e depois no vestido de guipura.
- Em seguida, o forro e o vestido são unidos usando guipura.
- Eles costuram um zíper.
- A parte inferior de ambos os vestidos está sendo processada.
Depois disso, o trabalho no vestido está concluído.
Como costurar um vestido de noite simples
Para trabalhar, você precisa escolher o tecido certo. Uma opção pode ser usar tule.

Não deve ser apenas bonito, mas também confortável de costurar. Nesse caso, leve em consideração o seguinte:
- Evite usar tecidos de cetim ou seda. Eles não esticam bem e têm bordas fracas.
- O material mais conveniente para criar um vestido de noite simples é a malha.
- Faz sentido evitar designs complexos.
Uma boa opção para iniciantes seria fazer um vestido de tricô com renda.
Para o molde da parte de cima, você pode usar sua camiseta, e para a de baixo, escolha uma saia longa. Para garantir que o vestido se ajuste ao seu corpo, você precisa tirar medidas.
A parte inferior é feita de acordo com as medidas da cintura e do quadril. A saia é ligeiramente afunilada em direção aos joelhos.

Como resultado do corte, você obterá dois pedaços de tecido para a frente e as costas do corpete e seis tiras que serão conectadas para formar uma saia longa. Agora, tudo o que resta é conectar todos os elementos preparados. O produto final pode ser usado como vestido de baile ou de noite.
Como costurar rapidamente um vestido caseiro sem molde
Para criar um vestido sem cortes, você pode fazer um desenho composto por duas partes: frente e costas. Elas se repetirão em formato.

Para fazer roupas de acordo com seu tamanho, você precisa se basear em apenas duas medidas: peito e quadril.
Depois de cortar o tecido, adicione 1 cm ao longo da borda para fazer as costuras. A borda inferior do vestido precisa ser dobrada e bainhada.
Várias dicas para iniciantes
Ao criar um vestido, você precisa considerar o seguinte:
- Antes de comprar o tecido, você precisa escolher o tipo, a cor e a quantidade necessária.
- Ao trabalhar, é importante ter certeza de que você tem todas as ferramentas necessárias à mão: tesouras, linhas, agulhas, fita métrica, giz e outros.
É importante seguir as instruções à risca ao confeccionar vestidos. À medida que você adquire mais experiência e sua classe profissional melhora, você pode agir de acordo com suas próprias ideias.
Conhecer os princípios básicos de corte e costura de vestidos permitirá que você encha seu guarda-roupa com modelos originais, espetaculares e práticos. Compreensão e experiência, você gradualmente terá a oportunidade de costurar não apenas modelos simples, mas também complexos, incomuns e belos. Gradualmente, seu guarda-roupa se tornará não apenas bonito, mas também prático.




