A ordem de costura de uma colcha para cama à mão

O interior do quarto deve proporcionar descanso e relaxamento após um dia árduo de trabalho. Portanto, a decoração deve ser agradável aos olhos durante o dia e à noite. O sofá ou a cama atraem a atenção principal do quarto. Você pode decorá-lo com uma colcha feita por você, escolhendo seu padrão e cores favoritos e uma opção adequada para costura ou tricô.

Quais são as técnicas de fabricação?

Não é difícil fazer uma colcha com as próprias mãos. Além disso, é muito mais lucrativo do que encomendá-la de um ateliê. Esses produtos são feitos usando diversas técnicas:

  1. Colcha de retalhos.
  2. Ponto.
  3. Tricô.
  4. Crochê.
Patchwork
Patchwork

Cada uma dessas opções permite que você crie um produto interessante e bonito, que ficará ótimo e será agradável para você se cobrir.

Patchwork

Uma colcha de patchwork "faça você mesmo" é uma peça de tecido colorida, bonita e artisticamente competente. Não é rápida de costurar, mas vale a pena.

Para fazer uma colcha, você precisa proceder em etapas:

  1. Determinar o tamanho do produto;
  2. Escolha um esquema de cores adequado dependendo do interior do ambiente;
  3. Disponha os pedaços de tecido: pedaços, quadrados, tiras, retalhos;
  4. Prepare o tecido - o futuro verso da colcha;
  5. Separe as ferramentas necessárias: tesoura, linha, agulhas, máquina de costura, alfinetes, lápis (giz), régua com quadrados ou molde quadrado.
Produto com babados
Produto com babados

Os moldes podem ter qualquer formato. Se você é iniciante, é melhor começar com a figura geométrica mais simples. Caso contrário, ao assumir uma tarefa impossível, você pode acabar com algo feio ou simplesmente estragar muito tecido. Também é necessário decidir qual padrão será aplicado ao produto (e se haverá algum).

O material deve ser preparado antes do uso. Para isso, deixe o tecido de molho em água quente por cerca de dez minutos e depois enxágue em água morna. É ainda melhor engomar e passar a ferro os futuros espaços em branco.

Colcha acolchoada com folho

Uma colcha acolchoada é ideal para qualquer ambiente. É melhor escolher algodão, bambu ou algodão como tecido principal. Se a compatibilidade ambiental do material não for o mais importante, você pode usar tecidos sintéticos e mistos (por exemplo, tecido para cortinas, cetim, etc.).

Colcha
Colcha

Colchas acolchoadas são mais indicadas para serem feitas com tecidos usados ​​em cortinas. São mais densas, largas e resistentes ao desgaste. Se você usar materiais com largura de 220 a 24 centímetros, poderá criar um produto sem costuras ou junções adicionais.

O tecido de forro desses tecidos também deve ser grosso para não se desgastar rapidamente. Além disso, é necessário um enchimento sintético. Ao escolher um material grosso, as dobras de um cobertor jogado às pressas não ficarão visíveis, as costuras ficarão mais visíveis e o produto ficará mais quente.

Você pode estar interessado nisto:  Padrões simples e costura de um coelhinho de brinquedo dorminhoco com suas próprias mãos

O principal é escolher a agulha e a largura do ponto corretas. Tecidos finos exigem dispositivos finos. Algodão e materiais similares podem ser costurados com uma agulha grossa e os pontos mais largos possíveis.

Com agulhas de tricô

Você pode tricotar uma colcha com suas próprias mãos usando agulhas de tricô. Para isso, você precisa preparar os materiais necessários. O produto pode ser feito com os seguintes tipos de fios:

  • lã;
  • linho;
  • tecido de algodão;
  • sintéticos;
  • seda.
Produto de malha
Produto de malha

A manta pode ser tricotada com qualquer tipo de fio. O principal é não adicionar fios metálicos. O material é selecionado de acordo com a finalidade do produto, sua quantidade, o padrão escolhido e a opção de tricô. Se a colcha for decorada, será necessário material de acabamento adicional.

Importante! Ao tricotar, não é recomendado usar fios que estejam parados há muito tempo. O tecido desfiado ficará com aspecto desleixado.

Ferramentas para trabalho:

  • Agulhas de tricô (metal, osso, plástico, madeira). Produtos de alta qualidade são bem polidos, com pontas não muito afiadas ou rombas. As agulhas de tricô devem ser selecionadas com o dobro da espessura do fio;
  • alfinetes de tricô para prender pontos;
  • dispositivo de contagem de linhas;
  • dedal para facilitar a confecção de padrões do tipo jacquard;
  • bobinas que facilitam o trabalho com fios multicoloridos;
  • anéis de marcação que fixam o início de uma linha ou a localização de um padrão;
  • pontas de cores diferentes para evitar que as laçadas caiam;
  • tesouras com pontas afiadas para realizar trabalhos adicionais necessários.

Para desenhar os desenhos e criar os moldes, você pode precisar de ferramentas adicionais (caderno, ferro de passar, ferramentas de desenho). É melhor tricotar o cobertor em elementos (quadrados, listras) e depois conectá-los.

A sequência para costurar um cobertor com agulhas de tricô é a seguinte:

  1. Estudando o desenho.
  2. Tricotar uma pequena amostra do padrão montando e prendendo os pontos de acordo com o diagrama.
  3. Monte o número necessário de laçadas, sem contar a primeira e a última.
  4. Laços de tricô.
  5. Unir tiras por meio de tricô ou costura.
  6. Finalizando as bordas após finalizar o trabalho.
Conjunto rosa
Conjunto rosa

Para dar uma aparência bonita ao produto, após a conclusão do trabalho, é necessário aparar as bordas. As opções de decoração podem ser diferentes:

  • borda com uma fita de cor combinando ou contrastante. Para isso, você pode usar uma fita;
  • decoração com pequenos pompons de cores diferentes. Para isso, você pode tricotar uma carreira adicional (ou costurá-los);
  • costurar fitas com borlas;

Algumas donas de casa decoram colchas com diferentes retalhos de tecido. Você pode assistir a diversas master classes e ideias interessantes para decorar roupas de cama.

Você pode estar interessado nisto:  Padrão e costura de lindas bolsas de cosméticos com suas próprias mãos

Crochê

Para fazer um cobertor de crochê, você precisará das seguintes ferramentas:

  • fios para fazer crochê ou fios especiais feitos de malhas;
  • contas, fitas (se necessário);
  • linhas de costura (vestidos);
  • anzol do tamanho necessário;
  • Agulha de orifício grande para unir quadrados e costurar elementos decorativos.

A questão final, como fazer uma colcha de crochê, estas são as etapas do trabalho:

Manta para quarto infantil
Manta para quarto infantil
  1. Escolha um padrão de tricô. Você pode fazer quadrados idênticos ou diferentes tipos de figuras.
  2. Tricotar o número necessário de elementos.
  3. Conectando quadrados entre si.
  4. Amarre o cobertor ao redor do perímetro. Você pode fazer uma trança vazada ou amarrar as bordas com pontos baixos. Além disso, você pode decorar o produto com miçangas, apliques, flores de crochê ou fitas, passando-as pelos espaços entre os pontos baixos.

Selecionando um modelo e tecido

Depois de escolher o método de como costurar uma colcha, você precisa decidir o modelo e o tecido.

Importante! Se o cobertor for costurado para o quarto de uma criança, você precisa selecionar tecidos com textura agradável e delicada.

Uma colcha para um quarto e outros cômodos pode ser feita de forma fluida, leve, sem forro, ou um conjunto de cama denso e acolchoado pode ser costurado. A escolha dos materiais depende das preferências do proprietário e do estilo do quarto.

Você pode fazer uma colcha dupla face. Se ambas as superfícies forem iguais, você pode cobrir a cama com qualquer um dos lados. Se os lados tiverem cores ou padrões diferentes, você pode mudar a aparência do móvel virando o produto.

Uma colcha decorada com vários padrões ou elementos decorativos (rendas, fitas, babados, pufes) adicionará aconchego ao quarto e criará uma atmosfera de romance.

Importante! Usar um grande número de elementos têxteis na parte inferior do móvel permitirá esconder a estrutura do sofá ou da cama.

Conjunto de flores pastel
Conjunto de flores pastel

Usar seda, cetim e tapeçaria na cama ajudará a adicionar sofisticação ao quarto. Se o tecido for brilhante ou dourado, o quarto ficará ainda mais luxuoso.

Um produto de lã ou pele felpuda e espessa ajudará a isolar ainda mais a cama, tornando-a mais macia e confortável. Uma colcha feita com pontos criará uma atmosfera aconchegante e bem cuidada, adicionando aconchego e proteção térmica ao quarto.

Quanto melhor for a qualidade do material utilizado, mais agradável será o cobertor para todos os membros da família.

Selecionando a cor do produto

A escolha da cor deve depender do estilo, da iluminação, do tamanho do cômodo ou da estação do ano. Ao escolher uma gama de tons, você precisa considerar os seguintes aspectos:

Manta de crochê
Manta de crochê
  1. Um cobertor não pode ser uma fonte de contraste (a menos que seja uma técnica de design especial). Em uma sala pequena, um sofá não deve se destacar como um ponto colorido, caso contrário, preencherá visualmente todo o ambiente. É melhor escolher algo que tenha uma cor semelhante aos demais itens.
  2. O grau de iluminação do ambiente desempenha um papel importante. Em ambientes com pouca luz, você precisa escolher tecidos em cores claras e quentes. Se o ambiente for claro, você pode dar asas à sua imaginação na escolha dos tons.
  3. Em ambientes grandes, tecidos com brilho iridescente e metálico ficam bem. Em ambientes pequenos, eles parecem deslocados.
  4. Para adicionar variedade ao interior, você pode usar tecidos com estampas.
  5. Tons quentes darão ao ambiente aconchego e uma sensação de frescor. Cores pastel ampliarão visualmente os limites do ambiente.
Você pode estar interessado nisto:  Como calcular o consumo de tecido para uma saia meio-sol

Se você levar essas recomendações em consideração na hora de escolher o tecido, a colcha vai decorar qualquer interior.

Colcha estampada
Colcha estampada

Cálculo do consumo de tecido

Para calcular o consumo de material, você precisa fazer medições importantes. O tamanho da futura colcha é determinado da seguinte forma:

  1. Use um centímetro para medir a largura, o comprimento e a altura da cama;
  2. Faça um desenho em escala do futuro produto em um caderno quadriculado. O cobertor será desenhado como um retângulo, com espaço adicional para o babado marcado nas laterais;
  3. Durante o processo de desenho, o local para tolerâncias e ajuste do material é marcado (de três a cinco centímetros);
  4. O cálculo do material para a parte superior do cobertor é o seguinte: comprimento, largura e alguns centímetros extras para as costuras. Se houver babado, o comprimento principal da tira aumenta em uma vez e meia.

Se você calcular o tecido corretamente, não precisará comprar material adicional e costurá-lo à peça principal, deixando costuras.

Padrão de colcha faça você mesmo

O desenho pode ser feito em um caderno, em uma grade. Desenha-se um retângulo, e a largura e o comprimento do futuro produto são marcados em suas laterais. Babados, se houver, também são indicados.

Padrão simples para uma colcha
Padrão simples para uma colcha

No processo de desenho do molde, são considerados babados de cinco centímetros em todos os lados para costuras e processamento das bordas das peças. Ao planejar o molde de uma manta acolchoada, é necessário marcar as linhas dos pontos futuros no desenho.

Costurando o produto

As instruções para cortar e costurar o produto são simples. É mais conveniente cortar o tecido dobrando-o ao meio, de modo que o comprimento da tela fique exatamente ao meio ao longo da dobra. Depois disso, você precisa alisar o material e fixá-lo com alfinetes. O corte deve ser feito em uma superfície plana.

Ao cortar, o babado pode ser feito com os retalhos restantes. O principal é cortar os elementos do conjunto em uma direção. Se houver tecido para o forro, ele é cortado da mesma forma que as peças básicas.

Costurando o produto
Costurando o produto

A costura é feita da seguinte maneira: a base é conectada ao babado na máquina. As peças são colocadas com o avesso para cima. Se houver um forro além da capa, ele é costurado junto com a base, em uma única camada.

Não é difícil costurar uma colcha em casa. Se você não tem experiência, é melhor fazer um produto simples, sem padrões complexos e babados. No futuro, você pode complicar os modelos.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior