Como calcular o consumo de tecido para uma saia meio-sol

As saias-sol são tendência há muitas décadas. São bem fáceis de fazer, até mesmo uma costureira iniciante consegue fazer seus moldes. Este artigo explica quanto tecido é necessário para uma saia-sol e como costurá-la corretamente.

Qual é a diferença entre uma saia de sol e uma saia meio-sol

  • A saia sol é muito ampla e volumosa. Muitas meninas compram uma versão ainda maior, com dobras diferentes.
  • Ambas as saias podem ter comprimentos variados, do mini ao longo do chão. Para o dia a dia, a maioria das meninas prefere os modelos meio-sol. Eles se adaptam muito melhor ao dia a dia. As pregas que caem não são tão profundas quanto as do outro modelo. Isso cria uma ilusão de ótica incrível, deixando cada silhueta mais esbelta.

Observe! A saia-sol dupla é frequentemente usada em trajes de estilo cigano. O tecido apropriado para ela é preto com flores vermelhas.

Sol modelo
Sol modelo
  • O sol é feito de um círculo inteiro ou cunhas, e o meio-sol de meio círculo.
  • A saia-sol pode ser feita sem costuras, pois é possível cortá-la de um pedaço inteiro de tecido. O meio-sol será feito com uma ou duas costuras.
  • Para produzir uma saia de sol, a quantidade de tecido necessária é dobrada.
  • É aconselhável fazer um meio-sol com um material que mantenha bem o formato. Já o modelo sol pode ser feito com um tecido mais fluido e leve.
  • O meio-sol geralmente tem um bolso costurado na costura da saia.
  • Quando desdobrado, o sol forma um círculo completo, e o meio-sol forma uma metade.
Estilo meio-sol
Estilo meio-sol

Ferramentas que você precisará para o trabalho:

  • Tecido selecionado;
  • Papel fino para scrapbooking;
  • Fita métrica;
  • Governante;
  • Giz para tecido;
  • Agulhas e linhas na cor do produto; se usar linhas muito contrastantes, estragará a peça;
  • Tesoura;
  • Overloque.
Padrão do produto
Padrão do produto

Estilos de saia meio-sol

Existem vários estilos dessas saias.

Em um elástico

Esses modelos são uma ótima opção para o dia a dia. Combinam com qualquer tipo de corpo. Este modelo é uma ótima opção para mulheres cheinhas, pois disfarça algumas imperfeições.

Com um cinto

Aqui, toda a atenção está voltada para a cintura. Esta escolha ficará ótima em uma silhueta esbelta. Esta saia pode ser facilmente combinada com chinelos leves ou sandálias.

Você pode estar interessado nisto:  Como costurar uma saia plissada

Com cheiro

Parece bastante original e bonito, pois o wrap pode ser usado tanto na frente quanto nas laterais. Este modelo pode ser feito em diferentes comprimentos, então cada mulher deve decidir qual estilo enfatiza melhor as curvas do seu corpo.

Com bolsos

A única diferença é que os bolsos são internos. Basicamente, este é um estilo de roupa mais ousado e ousado. Portanto, é preferível usá-lo com tênis e alguns suéteres ou blusas.

Processo de trabalho
Processo de trabalho

Com esses modelos de saias, você pode criar perfeitamente um estilo profissional e profissional. Basta adicionar uma camisa branca, que combinará com qualquer cor do produto. Quanto aos sapatos, todos os estilistas recomendam dar preferência a sandálias ou sapatos de salto alto. Se você usa chinelos comuns, essa saia encurtará visualmente suas pernas. O que não será uma visão muito agradável para meninas baixas. Para meninas com mais de 175 anos, você pode usar não apenas sapatos, mas também tênis com saias. Parece suave e ousado ao mesmo tempo. Este produto é perfeito para quem tem quadris largos; as dobras largas ajudam a esconder todas as imperfeições da silhueta.

Dobra grande
Dobra grande

Como resultado, essa saia é considerada um dos elementos universais do vestuário. Ela não apenas esconde falhas, mas também enfatiza a perfeição de cada corpo.

Selecionando tecido para costura.

Essa saia deve ser delicada e leve, feita de tecido natural ou sintético.
Produtos feitos de seda natural são os melhores. Mas se estiver ventando muito ao caminhar ao ar livre, você deve recusar a saia, pois ela a levantará facilmente até a cintura. Por isso, ao pensar em qual material escolher para uma saia meio-sol, você precisa se preocupar com a compra do forro. Uma pequena malha de fios artificiais funcionará bem.

Looks de verão
Looks de verão

Para o verão, você pode fazer um forro de chiffon ou tule. Ele ficará com a aparência de um sino se você costurar um fio fino ao longo da borda do produto. O produto será leve e a saia inferior evitará que as camadas grudem no corpo. E tem uma aparência bonita e não é abafada, apesar da grande quantidade de tecido.

O sucesso do produto final dependerá da escolha correta do tecido. Para a versão outonal da saia, você pode optar por couro sintético ou tecido drapeado.

Mas, independentemente do material escolhido, é necessário trabalhar apenas na máquina de costura para que a costura fique uniforme e forte. Por mais habilidosa que seja a costureira, é difícil fazer uma saia de qualidade à mão.

Você pode estar interessado nisto:  Moldes simples para bonecas de feltro: costure você mesmo
Decorando a bainha com renda de algodão
Decorando a bainha com renda de algodão

Muitas meninas decoram a bainha de suas saias de verão com renda leve. Isso as deixa com um visual delicado e muito fofo.

Cálculos necessários

Para costurar o produto corretamente, você precisa tirar medidas. Elas serão diferentes daquelas tiradas, por exemplo, ao costurar calças ou um vestido. Você precisará de apenas duas medidas: a circunferência da cintura e o comprimento da saia que deseja fazer. Portanto, tirar medidas é muito simples, até uma criança consegue.

Como desenhar a bainha de uma saia?

A partir dos pontos da cintura, meça o comprimento necessário da saia. Marque os pontos 1 e 2. A partir do ponto principal, usando um centímetro, desenhe a linha inferior.

Agora você precisa corrigir ambas as linhas. Para isso, faça com que a linha da cintura e a linha inferior não sejam muito convexas. A partir do ponto 2, marque 3 cm para cima e coloque o ponto 3. Desenhe uma nova linha da cintura.

Sol Duplo Exuberante
Sol Duplo Exuberante

E a partir do ponto 2, marque 4 cm para cima. Trace uma nova linha de fundo passando pela marca 3.

O molde da saia pode ser desenhado diretamente no produto, é importante dispor o tecido corretamente no início, levando em consideração o grão.

Cálculo para formar a linha da bainha

Para desenhar a bainha corretamente, você precisa calcular seu raio. Para isso, some duas somas: o comprimento da saia e o raio da cintura. Este valor será o raio da bainha. Para reduzir a "flacidez" da parte inferior ao desenhar o desenho, você precisa elevar o meio do arco em 4 cm e a linha da cintura em 3 cm. Se a parte inferior for decorada com renda, viés ou vários retalhos de tecido, adicione mais 3 cm.

Atenção! Se a saia tiver pregas grandes, o tamanho do raio da cintura e do arco inferior não diferirá muito do estilo do produto sem pregas. Para fazer o cálculo corretamente, você precisa decidir quantas dobras deseja.

Calculando o raio de um círculo para desenhar uma cintura

Para não danificar o material, é necessário realizar todos os cálculos necessários com precisão, principalmente no que diz respeito ao cálculo do raio da circunferência da cintura. Para isso, é necessário o coeficiente de curvatura, que é diferente para cada modelo de saia sino. Para este tipo, será de 0,65. Se tiver alguma dificuldade, pode usar uma calculadora online para calcular o raio. Mas artesãos mais experientes estão acostumados a calcular por conta própria e a confiar mais em si mesmos do que na máquina.

Como calcular a quantidade de tecido para uma saia dupla sol

O consumo de tecido para uma saia meio-sol depende do número de dobras desejadas. Um sol duplo é metade da circunferência da cintura dividida por 2 pi, que é igual a (34:6,28) e o raio é 5,4 cm. O método de cálculo para este estilo de produto é: primeiro, pegue metade da circunferência da cintura e costure um painel estilo sol para a frente e as costas, e combine as duas peças em uma saia.

Você pode estar interessado nisto:  Fazendo moldes e costurando um brinquedo para cachorro você mesmo
Versão infantil do produto com elástico
Versão infantil do produto com elástico

Se você precisar de uma peça que vá até o chão, a largura do tecido não será suficiente, então você precisará cortar não duas, mas quatro peças; nesta master class, o material é dobrado em quatro camadas.

Coloque o material no chão e marque um raio de 5,4 cm a partir do canto do produto, desenhe uma linha.

Em seguida, meça o comprimento da saia, que neste caso será de 69 cm. Desenhe raios com esse comprimento no tecido para marcar o raio da cintura. Em seguida, desenhe uma linha do comprimento da bainha ao longo das marcas finalizadas. No centro do recorte no viés, a parte inferior ficará mais flácida, então a linha precisa ser ajustada em cerca de meio cm em direção à cintura.

Corte a parte resultante ao meio, essas serão as costuras laterais.

Mini-saia
Mini-saia

A saia pode ser longa ou curta. O vestido de verão duplo fica melhor com um comprimento logo acima do joelho. Suas camadas podem ser abertas e usadas, por exemplo, com uma blusa ou suéter, para criar um estilo anos 70.

Construção do padrão básico

Passo um: Faça um ângulo reto com o vértice no ponto A

Segunda etapa. Dependendo do estilo desejado, de cima para baixo, estenda em ambas as direções o comprimento igual a: para um produto com elástico (meia circunferência da cintura + 1 cm), para um produto com zíper (meia circunferência da cintura + 0,5 cm) + 1 cm - tolerância para folga. 0,64 - o coeficiente será válido para todos os modelos do produto.

Medidas necessárias

Atenção! O trabalho de qualquer alfaiate começa com as medidas.

Para isso, você precisa de uma fita métrica. Meça a circunferência da cintura, a circunferência do quadril e o comprimento desejado. É aconselhável anotar as medidas tiradas, pois você não pode se confundir nem por 1 cm.

O processo de passar roupa
O processo de passar roupa

Você precisa lavar esse tipo de saia com muito cuidado. Devido ao grande número de dobras, elas não podem ser torcidas em alta velocidade. Podem ser secas em qualquer posição, mas só é permitido passar a ferro a uma temperatura de 40 a 45 graus.

Concluindo, vale ressaltar que fazer uma saia meio-sol é bastante simples. É importante conhecer todas as medidas e a fórmula para calcular o consumo de tecido. Para entender a quantidade de tecido necessária para uma saia meio-sol, você precisa consultar modelos de produtos na internet e escolher o seu. A única dificuldade que pode surgir é calcular o raio da saia. Para alfaiates iniciantes, será difícil calcular a fórmula no início. Mas, para isso, você pode consultar diversos fóruns, onde eles podem explicar o que é e como calculá-lo.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior