Antes de costurar uma saia plissada, vale a pena se familiarizar com a história de sua criação e sua importância na história da moda. Recomenda-se selecionar as ferramentas adequadas para costurar esta peça de roupa e processar os tecidos corretamente. Se tudo for feito corretamente, a saia se tornará uma peça de grife digna entre os produtos padrão de fábrica.
História da pregas
A técnica de plissamento têxtil é conhecida desde os tempos das civilizações antigas. Os egípcios foram os primeiros a utilizar esse princípio de decoração de tecidos. Mais tarde, os gregos dominaram essa tecnologia. Artesãos asiáticos submeteram a seda a um tratamento semelhante.

Diferentes regiões utilizavam sua própria tecnologia para formar pequenas dobras. Os tecidos eram costurados e franzidos, tratados com compostos de amido. Em meados do século XIX, surgiram os primeiros ferros e prensas para uso doméstico, o que impulsionou a criação de máquinas especiais. No final do século, surgiram cada vez mais modelos de máquinas de pregar. Como resultado, surgiram mais fabricantes de roupas plissadas. O volume de itens plissados à venda também aumentou.
O tecido plissado entrou em uso graças às seguintes mudanças na moda:
- Em 1907, o estilista espanhol Mariano Fortuny y Madrazo criou o lendário vestido “delphos” de estilo grego, feito de tecido finamente plissado.
- Em 1921, o estilista francês Jean Pat lançou uma saia plissada para a tenista Suzanne Lenglen. As pregas curtas causaram sensação.
- Dior recolocou as pregas no status de traje de noite já em 1947, quando estreou com o desfile New Look. Outros estilistas se juntaram ao maestro.
- Em 1993, o estilista japonês Issey Miyake lançou a coleção Pleats Please, na qual apresentou roupas plissadas usando seu próprio método. E ele trouxe esse tipo de tecido de volta à popularidade.
- As pregas reapareceram na coleção de estreia de Alessandro Michele para a Gucci em 2016 e continuam sendo uma tendência desde então.

Tecidos decorados com essa tecnologia são usados em funções completamente novas.
Escolha de tecido e cor
O principal é escolher inicialmente a opção têxtil certa. A escolha é determinada por vários fatores:
- Depende da estação do ano para a qual a peça será confeccionada. Se for verão, o chiffon ondulado será a opção ideal.
- Onde quer que você queira usá-lo. Se a peça for usada para sair, é melhor escolher um tecido mais aristocrático: veludo.
- Preferências pessoais. Se materiais translúcidos não forem aceitáveis, é melhor escolher tecidos densos, como os de trama fechada.
Lojas especializadas oferecem uma ampla variedade de materiais para costurar esse tipo de peça. Não é necessário levar produtos padronizados. O couro ecológico é muito popular.

Observe! Para escolher a cor certa dos tecidos, vale a pena prestar atenção às tendências da moda da estação.
O esquema de cores não precisa ser necessariamente monocromático. Telas impressas podem ser usadas.
Ferramentas e materiais
Costurar é considerado um trabalho difícil. Você pode simplificar a tarefa se preparar com antecedência. Antes de costurar uma saia plissada, você precisa estocar as ferramentas e os materiais necessários para o trabalho:
- Tecido plissado.
- Elástico largo que será usado para fazer o vivo no cós.
- Fios para combinar com o tecido.
- Uma agulha e alfinetes de segurança.
- Tesoura afiada.
- Giz ou um pedaço de sabão.
- Tecido de forro.
- Papel e fita métrica para construir o molde.
- Máquina de costura. Além disso, equipe o aparelho com uma agulha de costura "super elástica".

Com um conjunto tão mínimo de ferramentas, você pode criar uma saia realmente linda e estilosa.
Tecido plissado em casa
Algumas opções de tecido podem ser plissadas em casa. O procedimento é o seguinte:
- Um molde é feito. A superfície de dois papéis Whatman é marcada em tiras, cuja largura será igual ao tamanho das dobras.
- Dobre o papel em formato de sanfona ao longo das linhas marcadas, passando a ferro os vincos.
- Coloque uma folha de papel Whatman sobre a tábua de passar e coloque o tecido sobre ela. Coloque outra folha por cima.
- Dobre a estrutura resultante ao longo das dobras do molde. À medida que as dobras se formam, elas devem ser fixadas com grampos ou costuradas.
- Primeiro, passe a peça de trabalho no vapor e depois passe-a a ferro.
- Deixe a estrutura sob pressão por 10 horas.

Durante o processo de pregas, você precisa garantir constantemente que o tecido entre os papéis Whatman não se mova.

É especialmente fácil formar dobras em tecidos de chiffon e seda. É melhor costurar tecidos mais densos e, adicionalmente, usar soluções de amido para corrigir o formato das dobras.
Como costurar uma saia plissada
Existem muitos modelos desse tipo de saia, mas vale a pena começar pelos mais simples e clássicos: uma saia de corte reto e uma saia meio-sol. Depois, você pode experimentar um corte assimétrico na bainha e camadas. Nessas situações, você precisa ter pelo menos um nível médio de habilidade.

Aula mestre passo a passo sobre como costurar uma saia plissada:
- Coloque o tecido sobre uma superfície plana. Dobre-o ao meio. É desejável que o tecido fique com o lado certo para dentro.
- Desenhe um retângulo equilátero com giz. O comprimento da peça deve seguir a linha do veio da fibra, e a meia circunferência dos quadris deve seguir a linha transversal.
- Adicione 3 cm ao comprimento da bainha e 4 cm em ambos os lados dos quadris para permitir um ajuste mais solto.
- Você pode ajustar a largura. O tamanho selecionado é responsável pelo efeito desejado de esplendor da bainha.
- Recorte o retângulo preparado. A saia plissada, cujo molde é apresentado, é considerada padrão.
- Processe as bordas do tecido ao longo de todo o perímetro em uma máquina overloque. Se você dobrar as bordas e costurar com um ponto comum à máquina, o formato do produto ficará deformado.
- O produto é costurado com um único corte lateral. A peça ficará com a aparência de um cano.
- Costure um elástico largo para formar um círculo. Você pode prendê-lo inicialmente com um alfinete comum e, em seguida, prendê-lo completamente.
- Prenda o cós elástico na parte superior da saia com alfinetes de segurança.
- Arrume o produto e costure o elástico usando uma agulha especial na máquina de costura. É melhor usar um ponto zigue-zague.
Se o tecido plissado for transparente, será necessário fazer uma anágua adicional. O forro desse tipo geralmente é feito de seda ou óleo de malha.
Importante! Para não estragar tudo logo no começo, vale a pena prestar atenção em como fazer a bainha de uma saia plissada - processe as bordas com um overlock.

Costurar uma saia assim pode ser um pouco diferente. Use um molde em formato de semi-sol em vez de um retângulo. A bainha desse formato será mais volumosa e fluida. Para esconder o elástico, uma pala adicional é feita do mesmo tecido do produto. O restante do processo de costura e acabamento das bordas não é diferente da primeira opção.

As técnicas são simples e quase idênticas às habilidades básicas das costureiras iniciantes.
O que vestir com uma saia passada
Se você costurar esta versão de saia, muitas dúvidas surgirão sobre como usá-la. Na verdade, há muitas combinações possíveis, já que a saia é universal:
- Uma saia curta combina perfeitamente com uma blusa simples e formal. Não sobrecarregue o look com recortes e rendas pouco chamativos.
- Um corte mais longo pode ser combinado com uma blusa leve com decote. A blusa deve ser colocada para dentro da saia ou valorizada com um cinto para não "perder" a cintura.
- Uma ótima combinação com jaquetas e blazers ajustados. Combinações contrastantes ficam ótimas.
- Um suéter de malha volumoso, de cor sólida e vibrante, pode ajudar a alcançar um corpo mais arredondado. Suéteres com textura mais leve, assim como suéteres com estampas variadas, combinam melhor com jaquetas.
- Os calçados podem ser usados de diferentes maneiras. Aqui, apenas uma regra se aplica: uma saia curta deve ser combinada com saltos para uma saída à noite ou com botas rústicas ou sapatilhas.

Para que os looks sejam diversos e únicos, você não deve ter medo de experimentar. Basta lembrar das restrições de idade. Para meninas, saias curtas plissadas são a melhor opção. Elas enfatizam a magreza da silhueta e a beleza das pernas. O look, combinado com essa saia, acaba sendo feminino, tocante, mas ao mesmo tempo um pouco ousado.
Mulheres devem evitar comprimentos ultracurtos. É melhor escolher um modelo logo acima do joelho ou experimentar um maxi. O comprimento midi em tons claros e com pregas claras fica ótimo. Combina perfeitamente com uma blusa preta e scarpins clássicos. É melhor escolher uma saia maxi com pregas suaves e complementá-la com uma blusa transparente e fluida, um cinto escuro fino e sapatos de festa.

Costurar uma saia plissada não é difícil; mais problemas podem surgir no processo de trabalhar com o próprio tecido. Ao mesmo tempo, o produto terá uma aparência inimitável, única e original. O esquema de cores e a textura são selecionados individualmente. Algumas artesãs conseguem até mesmo plissar o tecido elas mesmas. Se você fizer isso, poderá criar os looks mais inusitados. Há muitas opções para looks modernos.




