No outono, uma capa de chuva será útil. É conveniente guardá-la e carregá-la em uma bolsa – não ocupa muito espaço, mas será indispensável em caso de chuva muito forte. Mas as lojas vendem principalmente opções caras ou de baixa qualidade, então a melhor solução seria costurar uma capa de chuva com as próprias mãos. Até mesmo uma costureira iniciante consegue fazer isso. Basta encontrar instruções e dicas sobre como costurar uma capa de chuva e você pode começar a trabalhar.
Requisitos para capas de chuva
Este tipo de vestimenta é necessário para proteger uma pessoa da chuva. Portanto, os seguintes requisitos são impostos a ela:
- Ele deve ser confortável e não restringir os movimentos.
- Ao escolher o tecido, dê preferência a materiais não muito duros e densos. Isso permitirá que você dobre a capa de chuva facilmente, sem medo de amassados e quebras.
- Claro, você precisa escolher um tecido completamente impermeável.
- Nos modelos de polietileno, as costuras devem ser soldadas e, nas versões de membrana, coladas. Não é permitida a costura das costuras.
- É preferível usar rebites, pois a água pode penetrar pelas casas dos botões.
- O capuz deve ter elásticos ou tiras. Isso ajudará a mantê-lo na cabeça durante ventos fortes.

Informações adicionaisRecomenda-se a instalação de furos sob os braços. Eles permitirão a circulação de ar e eliminarão o efeito estufa.
Escolha de estilo e tecido
Para costurar uma capa de chuva confiável e de alta qualidade, você precisa escolher um tecido impermeável e repelente à água. Esse material pode ser facilmente encontrado em lojas de materiais de construção ou costura. Nesse caso, é melhor verificar com o vendedor se a opção selecionada é adequada para costurar uma capa de chuva e quais são suas características.
Como regra, uma capa de chuva não é usada regularmente, não faz sentido escolher um tecido muito caro – até mesmo lavsan ou polietileno servem. Em média, para roupas de tamanho padrão, você precisará de cerca de 3 metros quadrados de material.

Importante! As capas de chuva podem ser de dois estilos: capa de chuva de duas peças ou capa de chuva semicircular. O comprimento e a largura podem ser diferentes, a escolha depende apenas da preferência pessoal.
Tirando medidas
O molde de uma capa de chuva com capuz para mulher, homem ou criança começa, em qualquer caso, com as medidas. Como essa peça de roupa geralmente é bastante espaçosa, seu comprimento será a principal característica. Ele pode ser determinado medindo um casaco ou vestido do tamanho apropriado com uma fita métrica, e a melhor opção é transferi-lo para o molde. Para se proteger da umidade da forma mais confiável possível, recomenda-se costurar uma capa de chuva longa.
Se você estiver fazendo uma capa semicircular, precisará de dois pedaços de tecido, além de um pouco mais para o acabamento das bordas e da gola. Se quiser costurar uma peça que caia bem, tire as medidas dos quadris e do peito. Mas, na maioria dos casos, você pode dispensá-las.

Capa de chuva faça você mesmo: molde, dicas e recomendações
Antes de começar a trabalhar, prepare as ferramentas necessárias. Para costurar a capa, você precisará de um pedaço de tecido, um pedaço de giz, uma fita métrica, uma tesoura, uma agulha, um furador e linhas. Quando tudo estiver pronto, você pode começar a fazer o molde. Desenhá-lo é bem simples — até mesmo um iniciante consegue.

A maneira mais fácil de fazer a opção é sem molde. Para isso, você precisará pegar um pedaço de tecido medindo 180 × 150 cm, dobrá-lo em quatro camadas e estimar o formato desejado da capa de chuva a olho nu. Em seguida, você deve cortar furos para a cabeça e os braços e cortar a prateleira ao meio.
Informações adicionaisO polietileno é um material relativamente barato, então você pode fazer amostras de teste e verificar se elas servem. Depois de determinar o tamanho, você pode começar a costurar a versão final da capa de chuva.

Você também pode costurar uma capa de chuva como se fosse uma capa. O material precisa ser costurado diagonalmente e moldado em um semicírculo. O raio da peça é considerado igual ao comprimento dos braços. Depois disso, você pode começar a cortar a gola e fazer um corte na frente da capa de chuva.

Padrão de capuz
Ao modelar uma capa de chuva, um poncho com capuz é feito da mesma maneira, e o capuz é feito com o pedaço restante do material. Outra opção é fazer uma capa de chuva em forma de estola – ideal para quem não tem máquina de costura. Se você tiver uma capa de chuva velha, pode fazer um molde simplesmente traçando o contorno.

Uma capa que se ajusta à sua figura
Para fazer uma capa de chuva que se ajuste perfeitamente ao seu corpo, você precisa pegar um suéter do tamanho apropriado e desenhar um molde nele, com alguma margem para costuras. A parte de baixo deve ser mais comprida. As aberturas para o pescoço e as mangas são cortadas de acordo com o molde, e o capuz também pode ser feito de acordo com uma versão existente.
Etapas do trabalho
A costura do produto deve ser realizada passo a passo:
- As costuras laterais são unidas à mão ou com uma máquina de costura.
- O capuz é aplicado no pescoço e costurado.
- As mangas e bordas são finalizadas com costuras adicionais.
- Os fixadores são fixados ao produto acabado.
- Se necessário, o produto pode ser decorado.
Elementos decorativos
No caso de capas de chuva femininas ou infantis, elementos decorativos adicionais podem ser adicionados para embelezá-las. A melhor opção seria decorar a capa com adesivos termocolantes. No entanto, essa opção não é adequada para capas de chuva feitas de polietileno. Você também pode pensar em uma capa de chuva feita de outros materiais.

Capa de chuva sem estampa
Se você precisa fazer uma capa de chuva muito rapidamente, você pode usar a opção de fazer uma capa de chuva sem molde.

O principal é escolher a quantidade certa de material e você pode começar a trabalhar:
- O material é dobrado ao meio e o comprimento da capa de chuva é medido.
- Adicione 10 cm à metade da circunferência do quadril para obter a parte de trás do produto.
- O comprimento das mangas é medido a partir das costas, levando em consideração as margens.
- O pescoço é cortado.
- O padrão do capô é feito de peças quadradas, todas as bordas afiadas são arredondadas.
- Fixadores e elementos decorativos são fixados ao produto acabado.

Assim, seguindo todas as dicas e recomendações, você poderá costurar facilmente uma capa de chuva infantil ou adulta, que é conveniente para carregar na bolsa em dias nublados, para que em caso de precipitação você tenha proteção confiável em mãos.




