Vestidos são adorados pela maioria das mulheres. Eles podem realçar a silhueta e esconder quilos extras. O estilo certo pode mudar radicalmente a aparência. Este artigo explica como costurar um vestido de noite e o que é necessário para isso.
Como escolher o estilo certo
Se o peso principal de uma pessoa se concentra na parte inferior do corpo, ou seja, quadris e nádegas largos, mas ao mesmo tempo possui cintura e peito elegantes e ombros estreitos, esse tipo de corpo é chamado de silhueta A. Para tais proporções, um vestido estilo império é perfeito – com cintura alta, saia trapézio larga e bastante drapeado. Você também pode usar vestidos longos com detalhes decorativos no corpete.

Se a silhueta for em formato de ampulheta, esse tipo é chamado de silhueta B. Essa silhueta é caracterizada por um busto grande, ombros e quadris largos e uma cintura bastante estreita. Nesse caso, é melhor escolher peças com ênfase na cintura. Se você quiser roupas justas, use um cinto largo. Para esse tipo de corpo, você pode usar qualquer corte com cintura alta.

Se uma pessoa tem cintura quase invisível, ombros muito largos e busto pequeno, esse tipo de silhueta é chamado de C. Com esses parâmetros, as meninas geralmente têm pernas finas, o que pode ser destacado. É aconselhável comprar produtos logo acima dos joelhos.
Quem usa a silhueta D tem ombros estreitos, busto grande e quadris largos. O objetivo principal é obter uma aparência alongada e mais esbelta. Nesse caso, é aconselhável escolher um vestido elegante com corpete justo e decote profundo. Para ombros assim, use apenas mangas largas.
Proprietários do tipo de silhueta E têm pescoço grande, costas largas, busto volumoso, quadris largos e cintura cheia.

Ao escolher um vestido de noite, você precisa se concentrar em modelos trapezoidais. Você pode escolher um modelo que seja relevante para uma determinada estação, com um top amplo e uma saia curta e ampla. Para esse tipo de corpo, é melhor usar tecidos finos.
A combinação de ombros largos, busto grande, cintura baixa, quadris largos e retos e pernas bonitas causa muitos problemas para as meninas do tipo F. O principal objetivo é escolher um modelo que não a deixe visualmente ainda maior. É melhor dar preferência a peças de uma só peça, com pouco caimento e comprimento logo abaixo do joelho.

A atenção pode ser focada no design original da parte inferior ou do pescoço. Todos os modelos de vestido devem cobrir os ombros.
Preparação do tecido
A qualidade do produto, sua resistência ao desgaste e propriedades dependem diretamente da escolha correta do tecido.
Regras básicas para escolher materiais para costurar um vestido de noite:
- Não compre materiais com pouca elasticidade e que desfiem nas bordas. É bastante difícil trabalhar com esses tecidos e eles não são adequados para iniciantes. Para que o produto fique elegante, cada linha deve ser colocada corretamente e todas as costuras devem estar no lugar;

- É aconselhável dar preferência a malhas. Elas podem ser grossas ou finas. Se o material esticar um pouco, será muito mais fácil de trabalhar e o vestido se ajustará perfeitamente. Não há necessidade de fazer pinças ou pregas pesadas. As bordas são bem fáceis de processar. Às vezes, é preciso cortar cuidadosamente o excesso — e não é possível fazer bainha;
- Não escolha estampas muito pesadas no tecido. A melhor opção seria um tecido de cor única, de tom claro, ou, inversamente, cores pastéis;
- Antes de comprar o tecido, você precisa escolher o estilo do vestido, calcular a quantidade de material necessária e também comprar todas as ferramentas (tesouras, linhas, botões).
Tirando medidas
A Tabela 6 mostra todas as medidas necessárias para a construção de um molde de vestido de festa. Ao medir os parâmetros, você precisa ficar em pé, sem se curvar. A fita métrica deve se ajustar perfeitamente ao corpo, mas sem apertá-lo. Você também precisa levar em consideração as folgas. Abaixo, você encontra uma descrição de como construir um molde rápido para o produto.

Construção do padrão
Sequência de construção do padrão:
- Modele o corpete. Você pode usar um molde básico do produto que se adapte aos parâmetros da pessoa e começar a modelar. O corpete é composto por duas partes, então a parte superior e a inferior serão feitas separadamente.
- Costure o cinto. Meça 5 cm ao longo dos cortes das costas e da frente e, em seguida, alinhe os pontos com um segmento. Corte o cinto junto com a saia. Assim, formam-se as costas e duas prateleiras.
- É necessário mover as costuras da cunha do ombro para baixo.
- Faça as alças com até 3 cm de largura. Adicione 4 cm ao longo da parte inferior do busto, pois as pinças já foram transferidas e as dobras devem ser feitas.

Como costurar um cinto? A largura do cinto será de cerca de 5 a 7 cm. O comprimento é calculado pela equação:
- para a borda superior - 2x + 2 y (o comprimento de cada elemento do corpete ao longo da linha inferior é somado). Também é necessário adicionar margens imediatamente;
- para o corte inferior - A+B, parâmetro de circunferência da cintura.
Construção da saia:
- livrar-se das pinças na cintura;
- na saia, faça uma diluição. Aqui é necessário construir linhas de corte em ambos os lados da saia;
- expandir as peças obtidas para o tamanho necessário.

A construção da saia termina com o desenho da cintura e dos cortes. O comprimento pode ser escolhido à vontade.
Layout e corte
Agora você precisa executar o processo de corte dos elementos. Corte dois elementos para o corpete, um cinto e uma peça para a saia.
Atenção! Em alguns casos, o corpete precisa ser forrado para evitar que fique visível.
Deixe margens de costura e folgas na parte inferior e nas laterais. Coloque as peças do molde sobre uma superfície plana e verifique os tamanhos. Veja abaixo como costurar as peças do vestido.
Costurando as peças da frente e de trás
Ao costurar um vestido de noite, todos os elementos são pré-alinhavados (fixados com alfinetes) ou com pontos regulares de uso temporário, o que simplifica sua costura final e aumenta a qualidade da costura à máquina.

Antes do processo de alinhavo, as peças são dobradas, geralmente com os lados externos para dentro, conectando as marcas de controle e os cortes.
Ao varrer dois elementos ao longo de cortes de comprimentos diferentes, por exemplo, as costas e a frente ao longo das linhas dos ombros, o decote com a gola, as laterais com a frente e assim por diante, o processo é realizado a partir do lado do elemento que precisa ser "encolhido" um pouco, ou seja, do lado das partes com um corte grande (decote, frente).
A costura à máquina é feita pela parte interna do produto.
Após o processo de alinhavo, você precisa passar essas áreas para alisar as costuras.

Como costurar um forro em um vestido
Trabalho passo a passo:
- Todas as costuras e pinças precisam ser feitas.
- Processe as bordas e passe-as a ferro.
- Dobre a parte inferior do vestido e costure.
- Faça uma cava com ponto alto.
- Costure a peça principal com a capa com os lados direito juntos, unindo as costuras dos ombros com as costuras laterais.
- O material do forro deve ficar folgado no corpo.
- Costure um zíper entre o forro e o vestido. Para isso, vire o material da capa do avesso, prenda o zíper e costure.
Somente materiais naturais e finos são usados como forro.

Decoração de cinto e laço
Trabalho passo a passo:
- Para aparar o cinto, você precisa de um retângulo da mesma largura, mas várias vezes maior;
- Costure o retângulo ao longo das laterais e puxe-o cuidadosamente para que fique uniforme na largura da faixa da prateleira. Costure essas partes e costure. Em seguida, prenda a cortina ao longo das bordas superior e inferior. Faça-a como um elemento de camada única;
- Para o laço, você precisa cortar dois retângulos. A largura deve ser igual à parte da frente do cinto e o comprimento deve ser de 70 cm;
- Costure todas as partes do produto. Costure as partes finalizadas do laço nas laterais do vestido e amarre nas costas.
Se desejar, o laço pode ser bordado com pedras ou miçangas, e uma longa cauda pode ser adicionada na parte inferior. Assim, o produto ficará mais festivo.

Portanto, costurar um vestido elegante com as próprias mãos será bastante difícil para uma costureira iniciante. Para facilitar o trabalho, você pode usar os moldes deste artigo. Esses vestidos podem ser usados em aniversários, casamentos ou festas. É aconselhável assistir a várias masterclasses antes de começar a costurar e aprender todas as nuances ao fazer um vestido de noite.




