Um móbile de feltro faça você mesmo, cujos moldes estão disponíveis online, é fácil de fazer. Até mesmo uma artesã iniciante pode fazer um brinquedo interessante para o seu filho ou encomendá-lo. Esta é uma oportunidade para mostrar sua imaginação e decorar o quarto de uma criança ao seu gosto.
- O que é um móbile para bebês?
- Quais são os benefícios de um móbile infantil?
- Como deve ser um móbile infantil
- Variantes móveis
- Qual é o melhor material para fazer um móbile infantil DIY?
- Nós fazemos uma moldura
- Faça você mesmo: Masterclasses e dicas para fazer
- Aulas magistrais sobre como fazer elementos de suspensão para móbiles
- Animais de material original
- Mais ideias de brinquedos de feltro
- Como fazer um móbile com fios de lã
O que é um móbile para bebês?
Desde os primeiros dias de vida de um bebê, os pais querem dar a ele os melhores e mais fofos brinquedos. Só um recém-nascido se interessa pouco por carrinhos ou bonecas. Por isso, para uma criança que passa a maior parte do tempo no berço, eles compram um móbile. Trata-se de um pingente especial para a lateral da cama. Sua semelhança foi feita há vários séculos. No entanto, naquela época, esses dispositivos tinham um significado diferente. Eram usados como talismãs.

As lojas vendem uma variedade de modelos que tocam canções de ninar, giram e também acendem. Eles vêm em tamanhos diferentes, são feitos de todos os materiais disponíveis e em estilos diferentes. Mas uma criança não ficará menos interessada em um pingente de feltro com pequenas figuras.

Quais são os benefícios de um móbile infantil?
Antigamente, acreditava-se que os amuletos deveriam ser pendurados sobre o berço, para que tivessem seus benefícios, segundo os pais. Hoje, os pingentes desempenham várias funções ao mesmo tempo. Primeiramente, são uma forma de acalmar o bebê. A criança se distrai com os movimentos das figuras acima do berço, deixa de ser caprichosa e também adormece mais rápido. Outro motivo igualmente importante para o uso é que o bebê começa a prestar atenção em cores diferentes, ocorrendo uma espécie de treinamento visual. Quando animais ou bolas se movem, a criança os alcança, desenvolvendo os braços.

Os móbiles também se tornaram parte integrante do interior do quarto de uma criança. Portanto, ao fazer um pingente por conta própria, a mãe pode dar um toque especial ao design. Esta é uma oportunidade de escolher um esquema de cores que combine perfeitamente com o quarto.

Como deve ser um móbile infantil
O principal parâmetro pelo qual os pais devem escolher um dispositivo é a segurança. O que observar:
- O pingente deve estar firmemente preso à cama. Não deve cair sobre o bebê. A confiabilidade da fixação deve ser verificada na loja;
- o dispositivo não deve ter cantos afiados, pois isso pode machucar a criança caso ela o toque;
- os brinquedos devem ser coloridos, mas não muito brilhantes, para não irritar o bebê;
- Se houver função de rotação ou música integrada, vale a pena verificar se tudo funciona perfeitamente. Sons extras, gagueira e paradas afetarão negativamente o humor do recém-nascido;
- O material do qual o pingente é feito deve ser hipoalergênico e completamente seguro.
Importante! Você deve escolher um brinquedo leve, caso ele não prenda bem na lateral e caia.

Variantes móveis
A loja oferece uma grande variedade de acessórios para berços em quartos infantis. O carrossel gira em qualquer situação, pois o movimento acima do berço cria a funcionalidade da suspensão. Os modelos mecânicos precisam ser acionados manualmente e giram por no máximo 5 minutos. Podem ter música ou outros sons integrados.

Existem também móbiles elétricos que giram independentemente por mais de 20 minutos. Os pais podem deixar o bebê com esse berço e fazer suas próprias coisas. Os modelos mais caros são controlados por controle remoto. Se houver som, ele pode ser ajustado. Às vezes, são vendidos dispositivos com função de luz noturna.
Importante! No entanto, é importante lembrar que a qualidade do produto é mais importante do que o número de funções integradas.
Há também opções com brinquedos removíveis. A vantagem é que as figuras podem ser usadas separadamente e podem ser facilmente processadas, bastando destacá-las da estrutura.

Qual é o melhor material para fazer um móbile infantil DIY?
Os berços comprados em lojas são, em sua maioria, feitos de plástico seguro. Você pode criar suas próprias figuras de madeira ou malha, ou até mesmo de feltro. Produtos feitos com este último material terão um visual mais interessante.
A desvantagem dos brinquedos artesanais é que o tecido acumula odores e poeira, é difícil de processar e precisa ser lavado. Mas o plástico pode ser limpo e desinfetado a qualquer momento. No entanto, neste caso, só podemos falar da segurança de um bom plástico. Se for barato, a estatueta pode ser tóxica, então é melhor fazer um carrossel de feltro.

Nós fazemos uma moldura
Você pode fazer um carrossel infantil inteiramente com suas próprias mãos ou comprar um modelo pronto, remover as figuras e substituí-las por outras feitas em casa. A dificuldade da autoprodução surge justamente na fase de resolver o problema da estrutura. Se os animais de feltro são fáceis de fazer, a base onde eles serão pendurados é uma tarefa mais trabalhosa.
A opção mais confiável para um berço totalmente artesanal é fazer uma estrutura de madeira. Você pode pendurar as figuras em bastidores de bordado ou galhos, desde que combinem com o interior e sejam processados corretamente. Um círculo pode ser facilmente feito com materiais improvisados e coberto com tecido ou fios de tricô. Outra opção para a base é uma cruz e um suporte. Raramente se encontram nas lojas pingentes prontos para pendurar suas figuras.

Faça você mesmo: Masterclasses e dicas para fazer
Moldes para móbiles são fáceis de encontrar na internet ou até mesmo desenhá-los você mesmo. Geralmente, as figuras são bem simples. Você pode imprimir uma imagem ou desenhá-la no papel e depois recortá-la. Não é necessário levar um molde para uma canção de ninar; moldes para brinquedos também funcionam, pois todos os produtos de feltro são feitos de maneira semelhante. Para começar, você pode costurar uma nuvem, flores ou estrelas; essas são as figuras mais simples que não precisam de molde.
Um móbile de feltro faça você mesmo para um menino, usando um molde, deve ser feito de material de qualidade. O feltro pode ser de lã, semi-lã ou totalmente sintético. Os materiais naturais são os mais bonitos.
Importante! O feltro só deve ser cortado com tesouras de alfaiate afiadas.

Aulas magistrais sobre como fazer elementos de suspensão para móbiles
Um móbile de feltro, cujos moldes estão disponíveis, deve ser limpo e brilhante, então você deve usar bons materiais e lembrar que as figuras do móbile terão que ser lavadas.
O que você precisa preparar para costurar brinquedos:
- estêncil;
- sentido;
- tesoura afiada, agulha especial;
- fios de fio dental;
- material de enchimento;
- pinos.
Primeiro, recorte todos os detalhes de acordo com os moldes e, em seguida, prenda-os com alfinetes. As duas partes são costuradas com uma costura externa, usando linhas decorativas da cor desejada. São usados pontos chuleados. Bolas de lã enroladas são usadas como enchimento. Quando o trabalho estiver concluído, costure uma linha com a qual a figura será fixada à base.

Animais de material original
Moldes para brinquedos de móbile de bebê podem ser usados em outros materiais. Artesãs usam não apenas tecido, mas também papel para fazer berços. Um avião, uma flor, uma coruja, um urso ou outro animal podem ser feitos de papelão ou madeira. Essas opções são menos populares e confiáveis.

Mais ideias de brinquedos de feltro
Você pode fazer uma variedade de figuras de feltro, como um lobo, uma lebre, um urso, etc. Animais, pássaros e personagens de desenhos animados são uma opção para costureiras experientes, mas são mais difíceis de costurar do que flores, estrelas ou corações. Para os meninos, você também pode usar um estilo marinho, criando âncoras e estrelas. E para as meninas, costure nuvens.

Como fazer um móbile com fios de lã
O móbile pode ser feito com fios de lã. Para isso, enrole uma camada grossa sobre uma tira estreita de papelão, retire o novelo e prenda-o no meio. O próximo passo é cortar as bordas e afofar o pompom. A desvantagem dessas bolas é que elas acumulam poeira rapidamente.

O móbile é fácil de fazer com as próprias mãos, usando feltro de alta qualidade. A costureira pode escolher as figuras e cores que desejar. Não é necessário procurar um molde, pois é fácil desenhar estrelas e até animais. Você pode substituir o tecido por pompons de papel ou lã.




