Um cardigan é um modelo moderno de suéter composto por uma parte traseira e várias partes frontais. Possui fecho em todo o comprimento. Pode ter um acessório na forma de bolsos de aplicação, cintos e outros drapeados. Como tirar medidas e escolher o tecido para criar um cardigan, como preparar o tecido para o corte, como costurar o modelo e processar as bordas? Mais sobre isso e muito mais abaixo.
- Selecionando o tecido e tirando as medidas
- Abertura
- Verificando se há defeitos no tecido
- Tecido decorativo
- Direção dos loops
- Cortando um cardigan
- Estabelecendo padrões em tecido
- Modelando a prateleira e o verso
- Modelando a manga
- Cortando fora
- Preparando para a adaptação
- Tradução de linhas de giz
- Peças de conexão
- Montagem
- De costura
- Fazendo alterações depois de experimentar
- Costuras de costura
- Base de produtos
- Bolsos
- Colarinho
- Conectando a coleira ao produto
- Costura nas mangas
- Como costurar um cardigan você mesma e sem molde
Selecionando o tecido e tirando as medidas
Antes de costurar um cardigan, você precisará tirar as medidas do peito, quadril, braços e circunferência dos pulsos. Você também precisará saber o comprimento do braço, o comprimento de todo o produto e a medida de teste do comprimento dos ombros e do braço. Em seguida, você precisará ir à loja para comprar o tecido adequado.
Observe! Um cardigan pode ser feito de tweed, mohair, neoprene, cashmere, jersey, angorá, lã, footer, bouclé, camurça, vison, fleece e couro.

É muito agradável trabalhar com malhas melange. Para um produto padrão, você precisa de um tecido com 180 centímetros de largura. Se o tecido tiver 160 centímetros de largura e as circunferências tiverem mais de 120 centímetros, você precisará pegar um rolo de malha e adicionar mais um metro para a manga.

A beleza de um cardigan é que ele pode ser costurado com qualquer tecido. Ao mesmo tempo, usando o molde apresentado, é possível fazer uma jaqueta com um robe e um quimono.

Abertura
Antes de começar a cortar, você precisa preparar os materiais necessários. Pegue um tecido de malha com uma reserva de 25 centímetros, um ferro de passar, tesoura, um quadro negro, linha, cantos, alfinetes, giz, moldes para a prateleira com costas e mangas, uma régua longa, uma fita métrica e uma overloque.

Verificando se há defeitos no tecido
Antes de cortar, é necessário verificar se há defeitos no tecido. É possível encontrar nós, buracos, tecidos, etc. Se houver defeitos, eles devem ser imediatamente contornados com giz.

Tecido decorativo
A decapeamento deve ser feita durante a fase inicial do corte. Se não for feita, durante a costura, as peças ficarão deformadas. Isso fará com que o produto fique assimétrico e enviesado ao final.

Direção dos loops
Para definir a direção correta das laçadas, você precisa dobrar o tecido para dentro ao longo da borda. Posicione as bordas voltadas para você. Vale ressaltar que as malhas têm sua peculiaridade. Por serem tecidos de malha, são tricotados à máquina, o que significa que possuem laçadas que são alimentadas para desfiar. Por isso, as laçadas precisam ser colocadas de cima para baixo. Para isso, puxe o fio suavemente na direção transversal.
Observe! Se o tecido começar a desfiar facilmente, como ao tricotar um cachecol, a parte superior estará visível. Em seguida, após determinar a parte superior do tecido, você precisa alinhar a parte inferior, fazendo uma marca com giz. A partir da linha resultante, reserve uma margem de cerca de 3 centímetros na parte inferior e desenhe novamente uma linha de dobra. A partir da linha resultante, marque o comprimento do produto para cima.

Cortando um cardigan
Depois de verificar se há defeitos no tecido, descascá-lo, determinar a direção do laço e cortar o excesso de tecido, você pode começar a cortar o futuro cardigã, delineando os moldes no tecido, modelando a frente, as costas, as mangas e recortando os detalhes em um estilo moderno.
Estabelecendo padrões em tecido
Para dispor os moldes no tecido, pegue os moldes de uma só peça da frente e das costas e coloque-os com o ponto mais alto do ombro para cima. O centro das costas deve estar no mesmo ponto da dobra do tecido. A folga entre essas duas seções será igual à largura dobrada da margem ao longo das costuras laterais. Para economizar tecido, use o segundo método. Coloque a frente com a parte central voltada para a borda e deixe uma margem para processamento. Isso permitirá mais espaço para a frente e as costas. Isso é especialmente útil quando você precisa cortar peças grandes.

Modelando a prateleira e o verso
As linhas do molde de controle na parte superior e nas costas (cintura com quadris e peito) devem estar no mesmo nível. É necessário contornar os detalhes com giz e transferir a pinça para a cava. Esta opção será perfeita para quem tem seios fartos. Isso eliminará vincos com dobras na cava. Também vale lembrar de encurtar a ponta da pinça em quatro centímetros a partir da distância onde o centro do peito está localizado.
Observe! A pinça nas costas pode ser eliminada. Para isso, encurte a linha da costura do ombro pela largura da pinça e aumente-a em um centímetro. A partir do ponto resultante, desenhe uma linha até que o ponto mais alto do pescoço coincida. Marque a margem de um centímetro e meio ao longo da linha do ombro e da cava.

Modelando a manga
A manga deve ser posicionada na parte superior da borda. Para isso, meça o comprimento da manga para cima, a partir do ombro da prateleira, adicionando uma margem de quatro centímetros para a parte inferior da manga. Dependendo do modelo e dos moldes disponíveis, você deve determinar a largura na parte inferior da manga e remodelar o cotovelo com a linha interna da manga. Aplique margens de 1,5 centímetros ao longo da manga e 2 centímetros ao longo do cotovelo. Verifique novamente o desenho para verificar a largura e o comprimento. Certifique-se de levar em consideração as margens para criar um ajuste folgado.

Cortando fora
Em seguida, recorte as partes estampadas, levando em consideração a localização das margens. Para evitar que as peças deslizem, prenda-as com alfinetes.

Preparando para a adaptação
Depois que o material for cortado e as etapas principais de modelagem da frente, costas e mangas forem concluídas e as peças forem costuradas, você pode se preparar gradualmente para a primeira prova.
Tradução de linhas de giz
Usando um cortador de quadro negro, desenhe linhas de giz de uma peça para outra.
Peças de conexão
Em seguida, alinhave as pinças na frente. Conecte-as às costas na parte das costuras laterais e dos ombros. Alinhave a manga direita com a manga esquerda. Esta última pode ser omitida, pois, se alguma alteração precisar ser feita, ela será feita simetricamente em relação ao segundo lado. A exceção são as figuras com formato assimétrico na postura. Vale ressaltar que, se o modelo tiver detalhes decorativos, como gola, punhos e bolsos, a primeira prova pode ser feita junto com os esboços em papel ou em maquete.

Montagem
Durante a primeira prova, a manga é fixada na cava e o comprimento, a largura do produto, as mangas e o decote são especificados, e a localização dos apliques decorativos é marcada. O molde do cardigan nem sempre está disponível, então o sonho de uma peça nova e quentinha nem sempre se realiza. Mas você não deve esperar para encontrar o molde certo para o cardigan feito de malha.
Observe! Não perca tempo procurando, faça você mesmo um cardigan boho usando moldes básicos e no tamanho apropriado. Basta considerá-los como os principais, fazer as devidas alterações e, em seguida, fazer as concessões. Ao experimentar, você entenderá imediatamente onde precisa ajustar e onde pular, cortar e remover.

De costura
Após a primeira prova e as medidas tomadas para encontrar possíveis erros, você pode começar a costurar o produto para uma mulher.
Fazendo alterações depois de experimentar
Antes de costurar, você precisa marcar com giz os locais onde os alfinetes serão fixados para imprimir giz em ambos os lados dos moldes. Em seguida, divida as peças. Para facilitar o ajuste dos moldes, você precisa remover o alinhavo de cada lado e da costura do ombro. Em seguida, pegue uma fita métrica e uma régua e meça a distância horizontal das marcas de giz até o corte de cada peça. Depois de somar os valores resultantes, haverá um excedente. Agora, esse valor precisa ser dividido igualmente ao longo das costuras laterais em uma área específica. Para fazer isso, divida o total resultante por dois e distribua-o ao longo das costuras laterais. A mesma ação precisa ser feita em outras áreas de giz e, em seguida, mova lentamente para baixo, ajustando os indicadores.
Isso é necessário para equilibrar o tecido usando o caminho calculado, pois, ao experimentar, o excesso de costura é fixado de forma irregular. Se você não fizer esse procedimento, na hora de unir as peças, você obterá um cardigan assimétrico, torto e deformado.
Depois de fazer as alterações na prateleira lateral e nas costuras traseiras, você precisa conectar as marcas de linha resultantes. Para isso, dobre a peça traseira ao meio, alinhe os cortes e conecte as marcas com giz, usando os moldes.
Observe! Em seguida, alinhe a parte de trás com a prateleira ao longo da costura lateral, deixe uma margem de um centímetro e remova o excesso de tecido. Assim, você pode cortar o excesso ao longo da parte de trás com a prateleira. O mesmo procedimento deve ser feito com o outro lado.

Costuras de costura
As pinças precisam ser costuradas em um coverlock, usando um ponto tricô. Se você não tiver uma ferramenta para trabalhar com malhas, pode usar uma máquina de costura comum, mas certifique-se de usar uma agulha de tricô. Corte as margens das pinças em um centímetro e faça um ponto chuleado nas bordas. Passe as margens das pinças. Em seguida, costure as costuras laterais a partir do local onde estão as prateleiras. Passe as costuras também na parte de trás.

Base de produtos
Para fazer a base, você precisa dobrar o cardigan feminino com drapeado ao meio, alinhando os cortes com as costuras laterais e prendê-los com alfinetes. Em seguida, conecte-os com linhas suaves de giz ao longo da cava e aplique uma margem de centímetros. Alinhe a margem central da prateleira com a parte inferior do produto. Deixe a margem frontal, tendo processado os cortes. Você obterá uma versão simplificada do cardigan, mas não menos original.
Em seguida, meça a cava com uma fita métrica. Certifique-se de medir a cava e encontrar a diferença no quadrado resultante. Deve ter cerca de quatro centímetros. Se for mais, o excesso deve ser distribuído nas costuras. Em seguida, altere todos os dados, alinhe as costuras das mangas, faça a cava com moldes, adicione uma margem de centímetros e remova o excesso.
Una as costuras das mangas e as marcas dos ombros. Para evitar que as costuras estiquem durante o uso, cole o tecido adesivo nas margens das costas com um ferro de passar antes de costurar. Passe as costuras nas costas.

Bolsos
Em seguida, corte os bolsos. Ajuste as margens dos bolsos superiores e costure-as usando um fecho de cobertura e uma costura plana. Ajuste, alinhave e alfinete os bolsos no cardigã. Em seguida, pesponte os bolsos e remova os fios de alinhavo. Ajuste a parte inferior das mangas e da peça e costure-as usando um fecho de cobertura.

Colarinho
Para processar a gola, você precisa cortar uma tira de tecido com a mesma medida das laterais, do pescoço, das sobras e da largura da gola. Em seguida, dobre-a ao meio no sentido do comprimento, alinhe-as, corte o que for desnecessário, apare as pontas com um coverlock, vire tudo do avesso e passe a ferro.

Conectando a coleira ao produto
Alinhave e costure a gola ao cardigã. As pontas dobradas da gola devem coincidir com a parte inferior do produto. Curiosamente, um capuz pode ser facilmente usado no lugar da gola.

Costura nas mangas
Varra e costure as mangas nas cavas do lado do cardigã. Passe as sobras. Se desejar, você pode usar fita decorativa para costurar as mangas ou decorar as mangas costuradas com bordado à máquina, ajustes, etc.

Como costurar um cardigan você mesma e sem molde
Se desejar, você pode fazer um cinto do mesmo tecido para o modelo de cardigan finalizado ou complementar o produto moderno com um cinto de verão estiloso, um retângulo de broche de linho, um botão e uma flor com forro. O cardigan oversized resultante é uma peça versátil e prática. Combina com qualquer saia, calça e jeans. Pode ser útil em momentos em que não há tempo para criar um look único e elegante.
Observe! Pode ser levado em qualquer viagem, pois ocupa pouquíssimo espaço. O tecido macio é agradável ao corpo e pode aquecê-lo em dias frios.

Em geral, um cardigan é um tipo de suéter quente para o outono-inverno, costurado em tweed, mohair, neoprene, cashmere, jersey, angorá, lã, bouclé, camurça, vison, fleece e couro. Antes de começar a costurar, você precisa tirar medidas, fazer moldes e preparar o tecido. Você deve verificar cuidadosamente se há defeitos no tecido, fazer a desfiação e determinar a direção das laçadas. Em seguida, recorte e modele a cava, as costas e as mangas usando moldes prontos. À medida que você cria, experimente e costure as costuras. Após concluir a modelagem do produto, processe as bordas e faça bolsos ou uma gola, se desejar.




